placardpt
Ingleses conquistaram Supertaça Europeia

Nas linhas da ineficácia, City escreveu capítulo de história

2023/08/16 22:54

Depois de ter levantado a sua primeira Liga dos Campeões no passado mês de maio, o Manchester City voltou a festejar a conquista de um troféu pela primeira vez, isto na medida em que conta agora com uma Supertaça Europeia no seu palmarés.

Para tal desfecho, o conjunto de Pep Guardiola teve de saber sofrer frente ao Sevilla, clube ao qual só se conseguiu superiorizar nos penáltis (triunfo por 5-4, isto após um empate a uma bola no tempo regulamentar). De resto, do jogo disputado na Grécia é preciso realçar as ocasiões desperdiçadas pelos espanhóis em momentos críticos do jogo, num cenário que acabou por motivar o City.

Uma lição bem estudada

Apesar de, na teoria, ambas as equipas se terem apresentado em 4x2x3x1, a verdade é que as dinâmicas apresentadas pelos dois clubes não podiam ser mais diferentes. Pep Guardiola apostou em Akanji para fazer o papel de John Stones (defesa-central a jogar subido no meio-campo) e o Sevilla tentou aproveitar.

Pressionando o suíço, o conjunto de José Luis Mendilibar ganhou conforto no jogo e, mesmo nunca tendo muita bola, conseguiu conter as intenções do adversário.

Perante este cenário, foi sem grande surpresa que o Sevilla se conseguiu adiantar no marcador à passagem do minuto 25, isto depois de En-Nesyri ter respondido da melhor forma a um cruzamento milimétrico de Acuña. Até ao intervalo, o Manchester City intensificou a circulação de bola, mas não conseguiu criar real perigo junto da baliza de Bono.

Após o descanso, todos esperavam um City a toda a força e a encostar o adversário ao seu setor recuado, mas a verdade é que tal não se verificou. Disciplinados taticamente e inteligentes na forma como saíram para o contra-ataque, os sevilhanos tiveram uma mão cheia de boas ocasiões a abrir a etapa complementar, com um denominador comum: En-Nesyri

Logo aos 49 minutos, o avançado marroquino apareceu isolado no interior da área, após ser bem lançado por Ocampos, mas não conseguiu fazer melhor do que atirar contra Ederson.

Sem que nada o fizesse prever, e num lance totalmente contra a corrente do jogo, o Manchester City chegou ao golo aos 63'. Lançado na área com um cruzamento de grande nível de Rodri, o jovem Cole Palmer não tremeu na cara de Bono e, de cabeça, colocou a partida de novo empatada.

Quando muitos adeptos do City ainda festejavam, o Sevilla voltou a 'cheirar' o golo. Novamente isolado, En-Nesyri- o atacante vai ter pesadelos esta noite- atirou contra Ederson, num cenário que desmotivou por completo o conjunto que havia viajado desde o sul de Espanha.

A partir daqui, e até ao final da 2ª parte, só deu Manchester City. A formação orientada por Pep Guardiola pressinou e acercou-se da baliza de Bono (que teve defesas importantes), mas não conseguiu chegar ao tão desejado golo, surgindo assim o apito do árbitro com o 1-1 no marcador.

Sonho espanhol esbarrou na barra

Perante este cenário, a Supertaça Europeia acabou por ser decidida nos penáltis. 

Halaand, Julian Álvarez, Kovacic, Jack Grealish e Kyle Walker marcaram para o Manchester City, ao passo que Ocampos, Rafa Mir, Rakitic e Montiel festejaram para o lado do Sevilla. No entanto, no último penálti da série de cinco batidos, Gudelj rematou com estrondo à barra da baliza de Ederson e permitiu a festa inglesa.

Desta forma, o Manchester City tornou-se o 25º vencedor desta competição europeia.

 

jogos históricos
U Quarta, 16 Agosto 2023 - 20:00
Georgios Karaiskakis Stadium
François Letexier
1-1
(5-4 g.p.)
Cole Palmer 63'
Youssef En-Nesyri 25'

ESTÁDIO

Georgios Karaiskakis Stadium
Lotação33 334
Medidas105x68
Inauguração2004
Positivo
Guardiola recordista

Com o triunfo do Manchester City sobre o Sevilla, Pep Guardiola tornou-se o primeiro treinador da história a conquistar a Supertaça Europeia por três clubes diferentes (já havia ganho pelo Barcelona e pelo Bayern Munique). Para além disso, o espanhol tem agora tantas conquistas na prova, no caso quatro, como Carlo Ancelotti.

Negativo
Aquelas duas chances de En-Nesyri...

En-Nesyri esteve no melhor e no pior dos espanhóis. É certo que colocou a sua equipa na frente do marcador, mas as oportunidades que desperdiçou na cara de Ederson, aos 49' e aos 63', deitaram por terra as esperanças sevilhanas.

Forma
Manchester City
2023/2024
3J
1V
2E
0D
5-2G
Sevilla
2023/2024
3J
0V
2E
1D
3-4G
O Árbitro

Apesar da tenra idade (tem apenas 34 anos) não se deixou intimidar pelo facto de estar num grande palco europeu e fez uma exibição segura. Teve um critério adequado à dimensão da partida e o maior elogio que se pode fazer está relacionado com o facto de ter passado quase despercebido nesta final.

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
MANCHESTER CITY
EMPATE
SEVILLA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
nicolas_gaitan
2023-08-17 16h01m por PotentEagle
O Olmo vai estar muito caro agora, pois o Leipzig já encaixou muito com Nkunku e Gvardiol, sendo que o espanhol também marcou agora um hat-trick ao Bayern. Paquetá deve ser a escolha. Na ala qualquer um dos dois é bom mas acredito que seja Doku, por ser mais jovem e barato, se bem que Pep já treinou Coman em Munique com êxito, aliás, foi ele que trouxe o francês para o Bayern.
City
2023-08-17 15h01m por nicolas_gaitan
Não tenho gostado das últimas exibições, falta um médio-ofensivo (Dani Olmo) e um extremo direito (Coman ou Doku).
Vasconeves08
2023-08-17 14h01m por DanielCosta19
Tem andado a def esquerdo e sempre fez essa posição, já no dinamo zagreb jogava grande parte das vezes a def esquerdo, só no leipzig é que jogou quase exclusivamente como central
VA
MonarchOfHell27
2023-08-17 12h58m por vasconeves08
O Gvardiol tem passado a defesa esquerdo, não foi tão ousado quanto isso.
City
2023-08-17 05h57m por moumu
Mais um troféu apesar de ter havido várias baixas com o Sevilla a dar grande réplica (pudera me provas a eliminar!), também acho que De Bruyne vai fazer falta, ele tem muita clarividência a soltar a bola e cria perigo, parabéns ao City desta vez não tremeram no penalties como na supertaça inglesa!
Supertaça
2023-08-17 00h15m por PotentEagle
Em abono da verdade, foi um jogo algo enfadonho, mas ver num ambiente divertido acabou por mitigar esse facto. Verificou-se um City ressentido, profundamente, das ausências de KDB e Bernardo, os dois principais criativos, sendo que Foden e Grealish não casam bem, pela procura igual que fazem dos espaços (esquerda para o centro). Jogarem em simultâneo não é o ideal. Kovacic também não é nenhum Gündogan, pelo menos em termos de se adequar ao esquema de Guardiola, cujo (quase) homónimo ...ler comentário completo »
zyxw4321
2023-08-16 23h17m por H2OReturns
Também acho uma aberração não ter havido prolongamento.
Madelo
2023-08-16 23h16m por ManCityArsenal
Sou do FCP e a nível internacional adoro acompanhar o Man. City pelo seu estilo do jogo. . . Já bem antes de Guardiola mas com ele foi a cereja no topo do bolo mesmo.
O Arsenal não me diz nada
ZY
Supertaça
2023-08-16 23h02m por zyxw4321
Fui apanhado desprevenido pela ausência de prolongamento. Isso não era assim até há pouco tempo.

Parabéns ao City por mais um troféu. O Mundial de Clubes há-de ser to próximo.
ManCityArsenal
2023-08-16 23h02m por madelo
És do City, do arsenal e do Porto?
City
2023-08-16 22h58m por ManCityArsenal
Finalmente após tantos anos de investimento e estabilidade, começa a limpar troféus internacionais.
Mais uma vez, falhou-se muitos passes mais uma vez. . . E tivemos sorte com aquelas defesas (enormes) de Ederson.

É preciso de 1 ou 2 reforços!

OUTRAS NOTÍCIAS

Futebol Espanhol
Avançado lamenta nunca ter conquistado prémio
A cumprir os primeiros dois anos em Barcelona, Robert Lewandowski puxou a fita atrás e recordou os tempos com a camisola do Bayern München, equipa que representou entre 2014 e 2022, ...
29-04-2024 11:38