placardpt
Casa Pia estreia-se com vitória

Defender bem e atacar melhor

O Casa Pia entrou a vencer - e convencer - na edição 2023/24 da Liga Portugal Betclic. A formação lisboeta foi ao sul de Portugal derrotar o recém-promovido Farense por 0-3, num duelo com uma primeira metade bem jogada de parte a parte e com uma etapa complementar onde os forasteiros demonstraram supremacia.

Animação não faltou

Embora as temperaturas elevadas em Faro pudessem criar algumas dificuldades acrescidas às duas equipas, a realidade é que durante a primeira parte ninguém se mostrou particularmente limitado pelo calor. As duas equipas apresentaram-se no relvado do São Luís com futebol de ataque, sempre de olhos postos nas balizas.

Espaço era coisa que não faltava e, por isso, estavam reunidas as condições para Saviour Godwin fazer mossa e o extremo não se fez rogado. Durante o primeiro quarto de hora, Godwin esteve ligado a praticamente tudo o que o Casa Pia fez de bem no ataque, sendo dor de cabeça constante para Fran Delgado e fonte de desequilíbrio a favor da equipa comandada por Filipe Martins.

@Kapta+

Numa das tentativas do extremo acabou por nascer o lance que deu a vantagem aos gansos. Fran Delgado estava no sítio certo para impedir a cabeçada certeira do camisola 7, na sequência de um canto, mas o pontapé de canto seguinte trouxe mesmo o primeiro golo da tarde. O cruzamento de Leonardo Lelo teve a precisão de um cirurgião e Clayton cabeceou forte para o 0-1.

A equipa da casa não se encolheu perante a desvantagem e manteve-se fiel à ideia inicial. Logo no minuto seguinte, Rui Costa chegou a festejar o empate com um belo pontapé, mas viu o VAR anular o lance por fora de jogo. Até ao intervalo, o ponta de lança ainda teve mais uma bela oportunidade para o empate, mas Ricardo Batista respondeu à altura.

Menos caos, mais controlo

Cedo se percebeu que a segunda parte ia ser bem diferente da primeira. As duas equipas regressaram dos balneários com menor intensidade nas ações e um jogo até então atrativo e com perigo nas duas balizas deu lugar a um ritmo baixo e rico em perdas de bola nos primeiros minutos.

José Mota tentou mexer com o jogo logo ao intervalo, quando lançou Bruno Duarte e Cristian Ponde para dentro de campo. O técnico da casa acabou por ser pouco feliz nas mexidas, já que aqueles que foram entrando não trouxeram nada de novo ao coletivo. Filipe Martins, por outro lado, ganhou ainda mais controlo do meio-campo quando retirou Ângelo Neto e lançou Pablo Roberto. O brasileiro precisou de apenas oito minutos em campo para assinar o 0-2, na sequência de uma recuperação de bola em zona adiantada e de um remate de meia distância que contou com alguma ajuda de Ricardo Velho.

@Kapta+

Se a segunda metade já era de total controlo do Casa Pia, o golo veio dar a machadada final nas aspirações do Farense. Confiante também pelo tento apontado, Pablo Roberto continuou a mostrar bons pormenores na zona central e a assumir-se como uma das grandes figuras da etapa complementar. E por falar em figuras... Saviour Godwin. Ainda que mais apagado na segunda metade, o extremo ainda apareceu a tempo de coroar uma boa exibição com um golo. Depois de ter feito a cabeça de Fran Delgado em água mais uma vez, o nigeriano arrancou uma grande penalidade ao adversário e assumiu a marcação da mesma para fechar as contas do resultado.

No arranque do campeonato, o Casa Pia soma a terceira vitória da temporada - já tinha ganho dois jogos na Taça da Liga - e segue também sem sofrer qualquer golo. Numa série muito positiva de resultados, os casapianos têm duelo agendado com o Sporting na próxima jornada, um teste de fogo ao bom momento da turma de Pina Manique.

U Sábado, 12 Agosto 2023 - 18:00
Estádio de São Luís
Bruno Vieira
0-3
Clayton Silva 15'
Pablo Roberto 64'
Saviour Godwin 90' (g.p.)
Estádio de São Luís
Lotação7 000
Medidas102x65m
Inauguração1922
FaseCampeonato
JornadaJornada 1
Lances Capitais
15´
GOLO Casa Pia AC!
Clayton Silva marca
Clayton Silva marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
19´
GOLO INVALIDADO Farense: Rui Costa tinha devolvido a igualdade ao placard, com um belo pontapé de pé esquerdo, mas o VAR anula o lance por fora de jogo.
64´
GOLO Casa Pia AC!
Pablo Roberto marca
90´
GOLO Casa Pia AC
Saviour Godwin marca de grande penalidade!
Saviour Godwin marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
A Chave

A entrada de Pablo Roberto foi um momento crucial no desfecho do encontro. Não só pelo golo que marcou e que trouxe maior tranquilidade ao resultado, mas pela forma como ajudou a equipa a manter o controlo da zona nevrálgica do campo.

O Árbitro

Atuação muito positiva de Bruno Vieira. Atuou disciplinarmente quando o momento assim o exigia e manteve sempre a partida controlada.

O Melhor
Primeiros 45 minutos de qualidade

A primeira parte do encontro foi de grande espetáculo para aqueles a que a ela assistiram. Duas equipas fiéis aos seus ideais, a apostar em futebol ofensivo e a executar com qualidade. 45 minutos de futebol muito agradáveis.

O Pior
Substituições algarvias

José Mota tentou mexer logo no arranque da segunda parte, depois de uns primeiros 45 minutos com notas positivas da equipa, pese a desvantagem. Depois das substituições, o Farense não mais se encontrou e os jogadores que entraram não foram capazes de impactar o jogo.

Forma
Farense
2023/2024
3J
1V
1E
1D
4-6G
Casa Pia AC
2023/2024
3J
3V
0E
0D
7-0G

Fotografias(15)

Liga Portugal Betclic: Farense x Casa Pia
Liga Portugal Betclic: Farense x Casa Pia
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FARENSE
EMPATE
CASA PIA AC

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
RI
Errata
2023-08-13 22h42m por ricardoborgs123
". . . porque do R. Velho já não é primeiro frango que vejo. . . "
RI
Farense tem jogadores de primeira?
2023-08-13 22h40m por ricardoborgs123
São vários os jogadores farenses que não estão ao nível da primeira divisão. . . Baldé, Falcão, R. Velho, Mattheus Oliveira, Fran Delgado, Talocha (se calhar já foi, mas como é possível um lateral nunca subir até ao último terço da equipa contrária?!?!?). . . A equipa entrou tão, mas tão nervosa. . . o Marco Matias completamente perdido sem o apoio ofensivo do Talocha. . . há jogadores esforçados, Fabrício Isidoro, Ponde,
Gonçalo Silva, Rui Costa, mas serão suficientes p...ler comentário completo »
Spezia de Lisboa
2023-08-13 12h03m por O_Pestinha666
A começar o campeonato com mais 2 pontos que na época passada em que tinham empatado nos Açores.
slow
2023-08-13 11h50m por O_Pestinha666
Rio maior tem melhores condições devido ao centro de estágio.
E agora ficou disponivel devido à saida do Vila Franquense.
Quanto ao Pina Manique a responsabilidade é da câmara por causa das tretas das licenças.
SL
Casa Pia
2023-08-13 11h42m por slow
A caminho de mais uma época tranquila. A manter-se na primeira, a ver se a questão do estádio se resolve, ir para a segunda época e estar a jogar ainda mais longe de casa que o ano passado não se entende.
Juro que nao percebo
2023-08-13 11h39m por canelax
Existem tacticas defensivas e ofensivas porque e que o casa pia e obrigado a jogar ao ataque?? Quantas n tentam jogar futebol bonito e acabam por perder? Interessa e os resultados, o casa pia n tem muita capacidade d investimento e usa as armas que tem
supreme-spidey simy1
2023-08-13 09h39m por afonsofarense2000
De facto é muito bonito termos clubes sem estádios cujas obras ainda não começaram sequer a atuar nas ligas profissionais. Desceu o Vitória FC para aceitar 1º Dezembros e Casa Pias sem condições

Mas sim o Casa Pia tem bom plantel infelizmente, para ficar entre o 8º e 12º lugar

Amigo Simy1 praticamente fomos nós quem tomou conta da bola, com a entrada do Bellouimi, Bruno Duarte e do Barbosa lá conseguimos criar mais oportunidades mas faltou entrar. Quem não viu ...ler comentário completo »
Sad Algarve noises
2023-08-13 09h18m por supreme-spidey
Esperava mais do Farense mas admiro o que o Casa Pia tem feito até hoje. Parecem ter grandes personalidades no balneário. Não sei porque descartam eles de tal maneira, mas continuarão na primeira divisão na minha opinião
Para descer
2023-08-13 03h14m por TheGlutaminator9
Assim de cabeça aponto o Farense e o Portimonense, parecem-me as equipas mais frágeis do campeonato. Para playoff talvez apontasse Estrela ou Vizela. Depois diria uma segunda linha com Rio Ave, Boavista e Chaves, que também não me surpreendia se andassem mais aflitos. Acho que Casa Pia (e Moreirense, por exemplo) têm argumentos para se safar bem. Mas isto é sempre uma incógnita, é fácil haver surpresas na parte final da tabela.
Farense
2023-08-12 23h11m por EstrelistaForever
Já foi um, falta 33 para acabarem as suas férias na Primeira Liga.
SI
AfonsoFarense
2023-08-12 22h50m por Simy1
Isso deve ser a gozar. Casa Pia controlou sempre o jogo. Entrou melhor, marcou numa bola parada. Logo a seguir é que vocês marcaram em fora de jogo, mas o Casa Pia sempre esteve confortável a baixar as linhas. O Farense ainda teve uma oportunidade num canto e depois o José Mota fez o melhor que faz. Inventou. As substituições ao intervalo tiraram a equipa completamente do jogo. Depois a qualidade individual fraquissíma do Farense veio ao de cima com aquele grande frango do Ricardo Velho. O Casa Pia foi bem superior
o casa pia não joga nada.
2023-08-12 22h41m por RajaCasablanca
31 golos no ano passado.

o 3º pior ataque da prova. . . e ficou a meio da tabela.

um dia o barraco defensivo apesar de muito oleado vem abaixo.

o casa pia não joga nada. . . limita-se a defender.
afonsofarense20 00
2023-08-12 22h36m por SportingCP2023
Não sei que jogo viste mas ok. Casa Pia foi superior.
Casa Pia
2023-08-12 21h47m por gulpigaio
Não sei como há pessoas que apontam o Casa Pia à descida, quando existe uma mão cheia de equipas bem piores.
Farense
2023-08-12 21h39m por moumu
Baptismo ou banho de realidade há muitos anos que não estavam na 1ª liga, de facto o Casa Pia defende bem e contratou boa gente por isso acho que o ADN deles irá manter-se esta época. Para o Farense ainda é cedo para fazer prognósticos, vamos ver como correm as próximas jornadas.
GS
Farense 0 Casa Pia 3
2023-08-12 21h24m por GSCGrandeamor
A vitória é justa e natural. O Casa Pia tem um plantel mais equilibrado e mais forte. O Farense ainda tem alguns problemas que têm de ser corrigidos se querem lutar pela manutenção, porque a equipa é algo fraca e o treinador também não me parece o ideal.
Ainda agora começou e é cedo para tirar grandes conclusões mas se o Farense não se reforça bem. . . . temo o pior. . .

Saudações
Simy1
2023-08-12 21h23m por afonsofarense2000
Amigo acabado de chegar do estádio e jantado.
O Farense foi superior o jogo todo mas não conseguiu concretizar as oportunidades. O capeonato que eu saiba não acabou. Crie lá discord sff e discute futebol comigo mais à vontade
SI
AfonsoFarense
2023-08-12 21h20m por Simy1
Onde anda, amigo? Tudo aquilo que eu disse, concretizou-se. Vai ser muito difícil para o Farense se conseguir salvar
Entrada em falso
2023-08-12 21h12m por robbiefowler9
Do Farense, mais por demérito próprio do que por mérito do Casa Pia, que de facto aproveitou muito bem as oportunidades mas não jogou um futebol que faça sonhar
a arbitragem.
2023-08-12 20h43m por RajaCasablanca
a grande penalidade é engraçada.

o godwin é agarrado na camisola, era falta. . . mas depois disso dá um passo em frente com bola e deixa-se cair.

e só aí é que se vê o árbitro apitar.

vou ficar atento a estes critérios.
o anti futebol ganhou.
2023-08-12 20h40m por RajaCasablanca
o casa pia no campeonato anterior só marcou 31 golos. . . portanto descia de divisão.

como já marcaram 3. . . ficam com 28 para o resto da prova.

representam tudo o que é contra o futebol, não atacam, jogam devagar à espera do erro. Calhou hoje marcarem primeiro. Não arriscaram nada que é o que normalmente fazem.
Pablo Roberto
2023-08-12 20h34m por TIBERIUS1920
Pensei que estava no FM ou no FIFA a ver um regen do Zidane
FC
Casa Pia
2023-08-12 20h31m por Fcpflaw2506
Arranca bem o campeonato com uma vitória fora de portas. Do que fui vendo do jogo, o Farense esteve melhor no 1º tempo, com algumas oportunidades e o Casa Pia mais na segunda parte. Terem segurado Godwin é excelente para as ambições deles.
Farense 0-4 Casa Pia
2023-08-12 20h29m por Inuyashapt
O Casa Pia avariou a Mota do Farense. O que tem imenso valor uma vez que o Faro raramente perde em casa.
Casa Pia
2023-08-12 20h28m por Inuyashapt
Que atropelamento.

OUTRAS NOTÍCIAS

É Viral
Artur Jorge, técnico do Botafogo, após a vitória diante do Flamengo (2-0) foi questionado sobre a fadiga de um dos mais experientes do plantel - Damián Suárez - e a ...