placardpt
Sporting e Benfica empataram

Um título adiado e um adeus aos Milhões

Emoção e jogo de bancos não faltou num dérbi intenso e que acabou, como se esperava, decisivo para as contas do topo do campeonato. O 2-2 final mostrou-se justo pelo que cada equipa fez em cada parte do jogo e, no final, o título ficou em aberto para a última jornada e o Sporting disse o adeus à possibilidade dos milhões da Liga dos Campeões.

Privado de Antonio Adán, a grande novidade no onze inicial leonino era a titularidade de Franco Israel, habitual guarda-redes suplente, mas Rúben Amorim não se ficou por aqui e chamou ainda Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio, Nuno Santos e Morita, para os lugares de Matheus Reis, Bellerín, Arthur Gomes e Paulinho. Já do lado encarnado, destacava-se o regresso de Otamendi e a opção do meio campo composto por João Neves e Chiquinho. O título, e a Liga dos Campeões, jogava-se em Alvalade.

Rugido de leão

Ainda o apito inicial não tinha soado e a pressão era palpável no ar - até porque, infelizmente, houve incidentes relativos à venda de bilhetes -, mas as duas equipas entraram com tudo assim que João Pinheiro apitou a primeira vez. Ambas pressionavam alto, não dando tempo para grande estudo, e entreajudavam-se na recuperação e reação à perda e isso resultou numa série de erros, especialmente no capítulo do passe, logo a abrir.

Contudo, as duas equipas não aguentaram este nível, naturalmente, por muito tempo e a pressão foi baixando, especialmente do lado encarnado, que ia dando mais iniciativa aos leões - embora com mérito na recuperação de bola do Sporting - e estes assumiram com alguma naturalidade as rédeas do jogo. Com o Benfica em claro bloco baixo, defendendo com todos atrás da linha da bola, o Sporting tinha praticamente a bola sempre na sua posse e tinha «apenas» que controlar as transições adversárias, algo que fez de forma quase exímia.

Ofensivamente, o ataque do Sporting até estava algo estático, tendo em conta que tinha o seu trio mais móvel, e Trincão estava a passar algo ao lado, cabendo aos alas Esgaio e Nuno Santos dinamizar a equipa para tentar o tal bloco baixo. Com essa chegada dos alas mais frequente à área, as oportunidades leoninas foram surgindo e Pote até teve uma grande perdida aos 21', curiosamente três minutos antes de Rafa também ter falhado à boca da baliza, de cabeça, na única real oportunidade do Benfica.

Trincão fez o 1-0 @Kapta+
O ascendente era claramente verde e branco e parecia uma questão de tempo até ao leão ferir a águia descaracterizada, algo que aconteceu em cima do intervalo. Esgaio avisou aos 33' (Vlachodimos bem), mas seis minutos depois foi a vez de Trincão dar ares da sua graça, aproveitar a passividade encarnada na sequência de uma bola na esquerda, contornar Vlachodimos e fazer o merecido 1-0. Finalmente obrigado a arriscar, o Benfica balanceou-se realmente para o ataque pela primeira vez, mas o Sporting respondeu da melhor forma e aos 44' ampliou por Diomande, num canto. O título ficava mais longe.

Outra história

Depois de uma 1ª parte que deixou e muito a desejar, talvez a pior do Benfica esta época, Roger Schmidt claramente passou uma mensagem diferente aos seus jogadores. Tirou João Mário ao intervalo, depois de uma 1ª parte paupérrima, onde foi massacrado por assobios e pela marcação de Morita, colocou Bah e a equipa mostrou-se finalmente mais parecida a si mesma, pressionando alto e trocando a bola com uma maior intensidade, embora elementos como Neres estivessem num dia não.

Percebendo que o jogo estava claramente diferente, Rúben Amorim procurou proteger a sua equipa, baixou o bloco de pressão e chamou Paulinho a jogo, numa altura em que a sua equipa estava com dificuldades em segurar (e ter) a bola na frente. Ora, esta opção de segurar a vantagem da parte do técnico leonino fez o Benfica acreditar que podia crescer e reentrar na partida e a verdade é que isso acabou mesmo por acontecer. A equipa encarnada melhorou claramente com Aursnes a apoiar Bah na direita e ainda mais aquando das entradas de Musa e Guedes para a frente (Ramos e Rafa desaparecidos).

Diomande foi figura @Kapta+
Perante isto, o golo da redução encarnado era uma inevitabilidade e chegou por intermédio dos dois melhores do lado do Benfica: aos 71', Grimaldo cruzou na esquerda e Aursnes cabeceou para o 2-1, que relançava a partida. Foram alguns minutos onde o Sporting esteve encostado às cordas perante o crescimento encarnado, mas faltou clarividência no último terço e os leões conseguiram reequilibrar um pouco as contas do jogo, embora o Benfica fosse claramente (e com naturalidade) a equipa com ligeiro ascendente na partida.

Paulinho teve a oportunidade perfeita de fechar o jogo aos 86', mas Vlachodimos agigantou-se e o jogo ficou relançado até ao fim, até porque foram dados oito minutos de compensação. Estes minutos foram de sufoco praticamente total para os leões, perante o desespero encarnado, e acabou mesmo por sofrer, nos descontos, o golo que ditou dois destinos distintos. Num lance cheio de confusão, onde o Sporting não afastou o perigo, foi o novo «menino de ouro» da Luz, João Neves, quem alimentou o sonho do Benfica ser campeão, colocou a bola pelo buraco da agulha e fez o 2-2 final aos 90+4.

Com este resultado, as contas do título apenas ficarão decididas na última jornada, com o Benfica a receber o Santa Clara com mais dois pontos que o rival FC Porto, que defronta o Vitória SC. O Sporting, por sua vez, disse o adeus definitivo à possibilidade de marcar presença na próxima edição da Liga dos Campeões, depois de ter estado a vencer por 2-0.

U Domingo, 21 Maio 2023 - 20:30
Estádio José Alvalade
João Pinheiro
2-2
Francisco Trincão 39'
Ousmane Diomande 44'
Fredrik Aursnes 71'
João Neves 90'
Estádio José Alvalade
Lotação50 095
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 33
Lances Capitais
39´
GOLO Sporting!
Francisco Trincão marca
Francisco Trincão marca o seu 10º golo na prova (33 jogos)
44´
GOLO Sporting!
Ousmane Diomande marca
Ousmane Diomande marca o seu 1º golo na prova (13 jogos)
71´
GOLO Benfica!
Fredrik Aursnes marca
Fredrik Aursnes marca o seu 2º golo na prova (27 jogos)
90´
+4
GOLO Benfica!
João Neves marca
João Neves marca o seu 1º golo na prova (16 jogos)
João Neves marcou o seu 1º golo na equipa (19 jogos)
A Chave

A chave do jogo esteve claramente na forma como o Benfica se mostrou a jogo depois daquela entrada intensa de parte a parte. Um pouco à imagem do Clássico com o FC Porto na Luz, as águias entraram bem, mas rapidamente se descaracterizaram, baixaram linhas e apostaram na transição. Mérito para o Sporting que soube assumir bem o jogo.

O Árbitro

O árbitro João Pinheiro foi fiel à sua habitual performance e pautou o jogo com uma série de faltas, para os dois lados, que não tinham necessidade de ser assinaladas, embora sem influência relevante no resultado.

O Melhor
Trabalho de banco

Se Roger Schmidt teve demérito na forma como a equipa entrou, Rúben Amorim teve mérito em balancear a equipa para aproveitar isso mesmo. Na 2ª parte, os papéis inverteram-se. Rúben Amorim tentou defender-se, Schmidt aproveitou. Um bom jogo para entender a importância do papel e mentalidade de um treinador ao longo de todo o jogo.

O Pior
Quem é este Benfica?

Roger Schmidt planeou mal a entrada para este jogo e a equipa pagou carro, dando de avanço uma parte ao Sporting, em vez de se baterem de frente para frente. Nem parecia a mesma equipa de tantos outros jogos e o Sporting teve todo o mérito em aproveitar para mandar.

Forma
Sporting
2022/2023
52J
30V
10E
12D
106-50G
Benfica
2022/2023
54J
41V
9E
4D
128-40G
Sabia que...by playmaker stats
Sporting esta temporada já sofreu mais golos do que a temporada anterior e dobro em relação à época que foi campeão nacional:
2022/23 - 50 golos (0.96 GS/J)
2021/22 - 49 golos (0.92 GS/J)
2020/21 - 28 golos (0.67 GS/J)
Há 61 anos que o Sporting não deixava fugir uma vantagem máxima de dois golos num dérbi frente ao Benfica (a primeira e única vez em Alvalade para a Liga):
2023 E 2-2
1962 E 3-3
Há 15 anos que uma vantagem máxima de dois golos não era anulada:
2008 Sporting 5-3 Benfica, Taça de Portugal
2023 Sporting 2-2 Benfica, Liga
Nos últimos 11 dérbis em Alvalade, os leões só venceram por uma vez as águias (1V, 5E, 5D).

O Benfica (35) continua com mais vitórias em Alvalade do que o Sporting (34), este foi o 22.º empate entre as duas equipas.
Desde a época 2017/18 que não havia duas igualdades nos dois dérbis entre Sporting e Benfica a contar para a Liga.

Curiosamente, também à 16.ª e 33.ª jornada do campeonato.
João Neves é 4.º mais jovem a marcar na estreia em dérbis (SCPxSLB):
1937 Espírito Santo [SLB], 17 anos, 3 meses
1977 Chalana [SLB], 17 anos, 11 meses
1918 Crespo [SLB], 18 anos, 4 meses
2023 João Neves [SLB], 18 anos, 8 meses
2018 João Félix [SLB], 18 anos, 9 meses
O Benfica consegue pela primeira vez anular uma desvantagem de 2 golos ao intervalo em Alvalade para a Liga Portuguesa.

Fotografias(39)

Liga BWIN: Sporting CP x SL Benfica
Liga BWIN: Sporting CP x SL Benfica
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
SPORTING
EMPATE
BENFICA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
GU
MisticaEncarnad a
2023-05-22 19h56m por Gutts
Sim, mas acho que os centrais do Porto estiveram melhores que os do Benfica esta época, claro que neste momento trocar o Pepe pelo António Silva não faz sentido por ele ser jovem. Basta ver que mesmo com a esquerda a ser uma via aberta neste momento o Porto tem apenas mais dois golos sofridos que o Benfica e isso deve-se muito à grande época do Diogo Costa, Marcano e o Pepe quando estava disponível. Acho que o Marcano está no top 3 de jogadores do Porto esta época, eu nunca gostei nada del...ler comentário completo »
Gutts
2023-05-22 18h38m por MisticaEncarnada
Do plantel do Porto quem faria realmente falta ao Benfica seria o Pepê. Joga na esquerda, é mais desequilibrador, o João Mário não tem dado nenhuma para a caixa ultimamente. O Otávio também faria alguma falta porque o Rafa é um jogador de fases, ora faz 2 bons jogos, ora está 5 sem jogar nada. Nisso vocês têm muita sorte em ter o Otávio, é um jogador que joga quase sempre bem e é super regular.
No meio campo, o Uribe seria bem vindo mas não o trocava pelo Florentino com 23 anos...ler comentário completo »
GU
MisticaEncarnad a
2023-05-22 17h45m por Gutts
Eu não queria dizer que esteve aí a grande diferença, mas que foi mais uma coisa a adicionar. O Benfica agora sem o Guedes ou com o Neres a meio gás é completamente diferente. . O Neres nesta ponta final foi o grande desequilibrador, acho que sem ele não tinham ganho ao Braga por exemplo. Ele e o miúdo foram os grandes impulsionadores do Benfica no pós Chaves.

Sim, concordo. O Grande problema é que o Pepê joga a DD muitos jogos e perde metade do potencial por exemplo. O ...ler comentário completo »
Gutts
2023-05-22 17h15m por MisticaEncarnada
Concordo que o Benfica tem melhores jogadores no banco mas não por muita margem, o que eu defendo é que isso não teve praticamente influência nenhuma porque o Schmidt praticamente não rodou. A diferença nos últimos tempos foi ter surgido o miúdo de 18 anos porque repara, o homem nem o Bah teve no 11 nos últimos jogos, os centrais e o lateral esquerdo foram os mesmos, o Florentino jogou até rebentar. . . e eu acho que o Chiquinho não é melhor do que os médios do Porto, simplesmente tem jog...ler comentário completo »
GU
AngelEyes
2023-05-22 17h13m por Gutts
Sim, eu acho que neste lance em especifico não é 100% claro, é 99%. Mas nestes casos acho que deve ser o árbitro a decidir e não o VAR.

Eu também não acho que o pênalti sobre o GR no jogo em casa do Benfica contra o Inter seja, mas se fosse marcado aceitava , mas aí acho que é 50/50, aliás as opiniões dos diferentes árbitros espelharam mesmo isso. Aí já acho que o árbitro marcando o VAR não podia intervir e como não foi marcado também não pode intervir. Porque aqui já vai...ler comentário completo »
GU
zhar
2023-05-22 17h09m por Gutts
Vendo desse prisma claro, pensava que estavas a ir por outro lado.

Sim, mas para liga Portuguesa penso que 4-4-2 normalmente é melhor porque já não existem 10 como o Deco ou o Aimar. Claro que um Falcão é melhor que o Taremi, Eva, Toni juntos. Aí tens um avançado que cobre a área toda. O Jackson já falhava muito, mas mesmo assim foi o último grande ponta de lança do Porto, saudades lol

Sim, mas estamos a falar num campeonato inteiro, não em meia dúzia de...ler comentário completo »
Gutts
2023-05-22 16h55m por AngelEyes
Acho que se não existisse no artigo b o termo "tenta", era FJ certinho e direitinho, mas existe e existindo, eu estou no direito de aceitar esta decisão como correta como todos os outros podem não concordar com a mesma e achar que é errada. Concluindo, este caso resume-se a "achismos" e não 100% que seja FG. Se fosse assinalado, era a interpretação do árbitro ou do VAR e estava tudo ok na mesma, embora eu discordasse.
ZH
Gutts
2023-05-22 16h53m por zhar
Porque pior caso? Completamente o contrario! O porto "tiki taka" do lopetegui é o perfeito exemplo de porque é que uma equipa produz menos oportunidades dentro da area e consequentemente lhe ve atribuidos menos penaltis. . especialmente comparando com a equipa actual do porto que tem um futebol muito mais directo e fisico. . . quanto a ser 433 discordo. . . se for um 433 como o porto tinha a 10 anos atras com hulk james e falcao ou ate depois com o jackson os lances que dão origem a penaltis ...ler comentário completo »
GU
Palhacitos
2023-05-22 16h48m por Gutts
Sim, eu percebo.

Mas tendo de forma secundária já é FJ.

Os outros normalmente vão para posições que tal como tu dizes são praticamente impossíveis de interferirem na jogada, aqui foi para uma posição muito mais central.

E interferência na disputa de bola não é só no primeiro momento da jogada é até a jogada acabar (que neste caso é quando a bola saísse da área do Sporting). Porque o Coates já estava em "desvantagem" por ter ido contra ele ou por ter que se desviar dele para ir para os ressaltos neste caso.
GU
AngelEyes
2023-05-22 16h43m por Gutts
Exacto. Felizmente consegui que entendesses a lei 11, depois se consideras que houve já é outra coisa, eu e a maior parte dos árbitros considerou que sim.

O João Pinheiro validou o que o VAR Bolinhas (fraco que dói como o árbitro) disse para validar. Aposto que se fosse o João Pinheiro VAR tinha anulado.
GU
luisFilipe791
2023-05-22 16h41m por Gutts
Mas para o lance do FJ é indiferente se o Coates se levanta ou não, é FJ na mesma quer ele se levantasse quer não se levantasse. Percebes?

No FJ é raro dar-se LV só quando o GR agarra a bola e segue em contra-ataque, em casos destes é impossível de dar.

Por isso é que comparar o FJ com um lance de possível pênalti não faz sentido, porque o espirito das leis é completamente diferente.
MisticaEncarnad a
2023-05-22 16h41m por AngelEyes
O que ele está a dizer não é relativo à jogada, mas ao jogo. O que acontece é que na lei 11, diz que se pode anular o golo por o jogador em FG (no caso, o Tino) tentar interferir na ação do adversário, mas, a meu ver, não existe tentativa nenhuma. Eu digo que depende do ponto de vista e acho que não haveria decisão correta nesta situação fosse assinalado ou não o FG. Tendo em conta que não teve interferência na jogada, acho que o Pinheiro teve bem em validar.
VerdeRubro
2023-05-22 16h39m por MisticaEncarnada
Houve várias que coisas que fizeram com que o Porto esteja, nesta altura, em 2º lugar.
Mas como o campeonato não está decidido não vamos já dizer que o Porto perdeu o campeonato por isto e por aquilo. Talvez daqui a uma semana eu o diga mas não festejo antes do tempo.
GU
MisticaEncarnad a
2023-05-22 16h39m por Gutts
Sim, verdade. As laterais do Porto são uma miséria, temos 1 lateral em condições em 5.

O João Mário em boa forma compara-se ao Bah, mas quando subiu de forma lesionou-se e teve grande parte do inicio do campeonato em baixo de forma, tanto que foi para o banco. Comparar os cepos da esquerda com o Grimaldo nem vale a pena.

Sim, o Porto perdendo o Vitinha perdeu claramente o nível do meio campo para o Benfica comparando até o Enzo ter ido embora. Depois ficou...ler comentário completo »
Gutts
2023-05-22 16h36m por MisticaEncarnada
A questão é que o Florentino não tem impacto na capacidade do Coates se fazer ao lance porque a bola vai numa trajectória em que o Coates nem chegaria à bola. Mas se não fosse o Florentino, o Coates não se tinha atirado para o chão.
No final ganhou a justiça poética, mas talvez seja mesmo fora-de-jogo. Agora, o Coates atira-se para o chão sem o Florentino fazer nada, o homem ficou no sítio.
MisticaEncarnad a
2023-05-22 16h35m por VerdeRubro
Na opinião de um outsider, eu, daquilo que vi e posso estar errado, o erro mais gritante do SC e que a meu ver afectou a equipa quer a nível do campeonato como da CL foi a utilização prematura do Otavio contra o Inter fora e contra o GVFC em casa.
Penso que se tivessem lhe dado mais tempo de recuperação as coisas poderiam ser diferentes, pois numa equipa tão carente de um "fora-de-serie" como a do Porto ele é fundamental na estrutura do SC.
Ele fez um jogo em esforço contra ...ler comentário completo »
Gutts
2023-05-22 16h35m por luisFilipe791
Não faz comichão nenhuma, só acho que a comparação, não faz sentido nenhum, só isso, e dei o exemplo do Aursnes, porque um jogador pode se queixar, mas levantar se na mesma, o Coates não o fez, para tentar sacar a algo, podia se levantar na mesma, e quem sabe, ajudar a equipa, no meio daqueles toques todos, só isso, e não estou aqui como objetivo de atacar, nem te chamei nada, nem disse que era ridículo, só achei que a comparação não fazia sentido, só isso
Gutts
2023-05-22 16h34m por Palhacitos
Eu até entendo essa do FJ. Mas repara, em todos os livres, o Porto, o Man City, o Benfica, costuma (atenção que não é sempre) por norma colocar um elemento em fora do jogo em livres mais centrais. O objectivo é simples, ninguém o marca , a bola vai ao poste mais distante, no caso do Benfica costuma ser o Otamendes que ganha a bola, por norma para o elemento que estava em fora do jogo. O Pepe costuma tirar partido desses lances. . . A diferença está que o elemento em fora do jogo, c...ler comentário completo »
Gutts
2023-05-22 16h33m por AngelEyes
E o artigo referente à parte ativa que usa o termo “tenta”, não está aí, mas pegando nesse artigo, em nenhum momento os dois estiveram na trajetória da bola.
Gutts
2023-05-22 16h31m por MisticaEncarnada
Eu não sei o que dizem as leis de jogo em relação a esse lance e como é que o VAR e o árbitro decidiram sobre o lance mas que houve justiça poética, lá isso houve. O capitão do Sporting simula uma falta patética e nem se tenta levantar. . . logo a seguir é golo do Benfica. Dá vontade de rir, sinceramente.

Gutts
2023-05-22 16h31m por AngelEyes
Eu falei de penaltis porque tu deste o exemplo do Vlacho. Eu sei que a Lei 11 é só relativa ao FG.
GU
AngelEyes
2023-05-22 16h29m por Gutts
A Lei 11 é do FJ, não tem pênaltis

https://afport o. pt/wp-content/uploads/2022/07/ Leis-Jogo-2022_23. pdf

A partir da página 93.

Para mim enquadra-se aqui:

"Em situações em que:
• um jogador que se mova de, ou se encontre em posição de fora de jogo, esteja no
caminho do adversário e interfira com o movimento do adversário em relação à
bola, se tal tiver impacto na capacidade do adversário jogar ou disputar a...ler comentário completo »
GU
luisFilipe791
2023-05-22 16h26m por Gutts
É absurda porque te faz comichão.

Eu peguei no pior caso possível de um jogador tomar parte ativa no JOGO e não na JOGADA para tentar perceberem o porquê de ser FJ no lance de ontem.

Tu só decidiste atacar em vez de tentar falar.

É só triste da tua parte.

O que é que o lance do Arsnes tem a haver? Zero. Um é um lance de FJ, em que não é preciso haver falta para ser marcado FJ, outro é um lance que tem que haver falta para ser penalti.

Comparar esses dois lances é que é absurdo lol
Gutts
2023-05-22 16h25m por AngelEyes
O problema da lei 11 é que diz a palavra “tenta”. Existem caso em que não existe tentativa de afetar o adversário e é penálti e existem outros que não são tentativas e não são penálti, como foi interpretado o lance do fora de jogo e, por exemplo, o lance do penálti que seria a favor do Benfica, em casa contra o Inter. Nestas situações, não dá para dizer que é preto ou branco. Daí eu dizer que depende do ponto de vista. Se fosse assinalado FJ era um escândalo? Não. Não foi e também não ...ler comentário completo »
GU
zhar
2023-05-22 16h22m por Gutts
Meu caro zhar lê tudo o que eu escrevi novamente. Não estás a contestar coisa nenhuma, porque o Porto há 2/3 semanas quando eu revi o nº de pênaltis tinha menos pênaltis que tem agora. Se só este fds teve 3, foi este fds que empatou com o Sporting. Logo tudo o que eu disse continua a estar correto no momento que eu disse.

Acho que pegaste no pior caso. . Lopetegui: futebol "tiki taka" que andávamos a circular a bola 5 minutos antes de tentar um ataque à area; SC: futebol de...ler comentário completo »

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga dos Campeões
Ancelotti, em conferência de imprensa
O Real Madrid conseguiu salvar um empate (2-2) de uma visita a Munique em que até esteve a vencer, mas que permitiu uma reviravolta. Carlo Ancelotti, treinador dos espanhóis, fez a ...