placardpt
Braga empata frente ao Nacional por 2-2

Dia de Liberdade: soltem o Jamor!

Era mais do que uma mera formalidade. A primeira mão ditou muito, mas não tudo. Ainda existia uma «mão» por jogar.

Em Braga, em Dia da Liberdade, os arsenalistas deram a machadada final na eliminatória frente ao Nacional, apesar do empate por 2-2.

O destino? Jamor. O adversário? Que assim dite os embates entre FC Porto e FC Famalicão.

19h30: o povo concentrado

Há 49 anos, à hora que este duelo teve início, a revolução já havia há muito começado. Às 19h30 de 25 de abril de 1974, o povo concentrou-se no portão do Quartel do Carmo. Esperava felicidade. Em Braga, em 2023, não era muito diferente, mesmo que com um destino praticamente traçado.

Poderia ser uma casa mais bem composta. As bancadas algo despidas não mostravam descrença, mas, os mais fiéis e os que assim o conseguiram fazer, avançaram.

No relvado, um impasse. Os madeirenses sabiam para o que vinham – e mesmo assim tentaram o seu melhor. Zé Manuel, Witi e até Jota Garcês… Todos elem apareceram de «espingarda na mão», mas Tiago Sá também se mostrava bem armado.

Do outro lado, um jovem Rodrigo Gomes ia fazendo a sua própria revolução, até conseguir mesmo marcar. Quem, igualmente, não falhou? Uros Racic, de grande penalidade. Sentenciou, em meia hora, o que já estava condenado.

Rodrigo Gomes. Save the name @Rogério Ferreira / Kapta+

O Jamor aqui tão perto

Rodrigo Gomes abriu a segunda parte com golo – afinal, tinha de consagrar da melhor forma a exibição que trouxe ao palco.

Pela dignidade e pela honra, o Nacional não deixou de mostrar que, por muito que tudo já estivesse mais do que resolvido, havia sentido de inquietação. Clayton que o diga, com o golo que deixou Tiago Sá a olhar para a bola – como pode ler no acompanhamento ao minuto elaborado pelo zerozero.

Do jogo, pouco ou nada mais se conta. O ânimo de o disputar certamente é algo questionável parte a parte. Existe a felicidade de fazer parte integrante de uma das fases mais avançadas da prova-rainha, mas também a tristeza de - o final dos insulares - ser assim. 

Levam, de volta para a Madeira, a dignidade e os dois golos marcados em casa dos arsenalistas - à mercê de uma grande penalidade concedida nos momentos finais, convertida por Dudu. Não tinham grande coisa a dizer para o resultado, mas mostraram que não iam deitar a toalha ao chão.

Perto da hora do final deste encontro, remontando novamente a 1974, o Movimento das Forças Armadas anunciava a queda do Governo regente. Aqui, anunciou-se, de forma oficial, a chegada do SC Braga ao Jamor.

É isto. Eles conseguiram. Os gverreiros voltam à final da Taça de Portugal, dois anos depois – se bem que, essa, foi disputada em Coimbra. Pode não ser tanto o simbolismo dessa final pelo local, mas o sentido de responsabilidade e de liberdade permanece até aos dias de hoje.

jogos históricos
U Terça, 25 Abril 2023 - 19:30
Estádio Municipal de Braga
João Gonçalves
2-2
Uros Racic 33' (g.p.)
Rodrigo Gomes 48'
Clayton Sampaio 72'
Dudu 90' (g.p.)

ESTÁDIO

Estádio Municipal de Braga
Lotação30 286
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
Lances Capitais
33´
GOLO SC Braga
Uros Racic marca de grande penalidade!
Uros Racic marca o seu 3º golo na prova (5 jogos)
48´
GOLO SC Braga!
Rodrigo Gomes marca
Rodrigo Gomes marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
Rodrigo Gomes marcou o seu 2º golo na equipa (49 jogos)
72´
GOLO Nacional!
Clayton Sampaio marca
Clayton Sampaio marca o seu 1º golo na prova (7 jogos)
90´
+2
GOLO Nacional
Dudu marca de grande penalidade!
Dudu marca o seu 3º golo na prova (6 jogos)
Positivo
Jovem com postura de adulto

Rodrigo Gomes foi dos melhores em campo e tinha de aparecer nesta nota. Teve mais minutos no relvado – depois dos 24 na primeira mão – e fez mostrar a Artur Jorge que a dose de confiança que o técnico tem dado ao jovem ao longo da temporada tem razão de ser.

Negativo
Percebe-se o desânimo…

O Nacional chegou a este encontro sem nada a ganhar ou perder. Era óbvio. Entrou bem no duelo desta segunda mão, mas, mesmo com algumas oportunidades, sabiam que não havia grande coisa a fazer. Ficaram os golos para amostra. O foco, agora, é no campeonato.

Forma
SC Braga
2022/2023
47J
32V
5E
10D
94-50G
Nacional
2022/2023
39J
14V
9E
16D
46-54G
O Árbitro

Teve uma exibição tranquila num jogo que assim também o foi. Na primeira parte, analisou bem o lance de Álvaro Djaló – onde não existiu caso para grande penalidade –, assinalou de forma correta a jogada de penálti sobre Uros Racic e conseguiu gerir o jogo de forma consistente.

Fotografias(30)

Taça de Portugal: Braga x Nacional
Taça de Portugal: Braga x Nacional
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
SC BRAGA
EMPATE
NACIONAL

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
SC Braga
2023-04-26 17h06m por Bracara_Avgvsta
Jogo para cumprir calendário e dar minutos aos menos utilizados.
Braga
2023-04-26 02h26m por moumu
Bom para rodar jogadores que o Nacional não ia fazer mossa, uma taça para o curriculo do Braga seria o culminar de uma boa época.
ZootAllures
2023-04-26 00h04m por redlegion
Em Guimarães não digo por motivos óbvios, mas e no Bessa? O máximo aceitável seria Aveiro, porque daí para baixo deixa de fazer qualquer sentido.
iammt10
2023-04-25 22h50m por redlegion
Infelizmente esperar centralões e patrões na defesa do Braga, é como esperar a segunda vinda de D. Sebastião. Desde o Moisés, conta-se pelos dedos de uma mão os jogadores que se encaixaram nesse perfil e se fôssemos um clube nas lonas sem capacidade financeira ainda compreendia, atualmente não.
Braga
2023-04-25 22h42m por redlegion
Um treino para cumprir calendário, sem grande história para contar.
De resto, Tormena caminha cada vez mais a passos largos para se tornar o sucessor de Bruno Viana. Inadmissível fazer um penálti daqueles, mesmo num jogo como este.

Quanto à final, o meu desejo (além da vitória, é claro) é que o jogo fosse num estádio com condições, em vez daquele buraco a céu aberto que é o Jamor. E se é para jogar num estádio sem condições, decrépito e a cair de podre, então s...ler comentário completo »
Braga
2023-04-25 21h31m por SCBFAN
Foi em ritmo de amigável e mesmo as segundas linhas não se empenharam grande coisa para mostrar qualidade e terem mais minutos no campeonato.
Nota para o Tormena q mesmo neste tipo de jogos consegue arranjar maneira de enterrar sempre. É obrigatório encontrar centrais caso consigamos essa vaga para CL.
EN
Braga
2023-04-25 21h28m por EnormeSCB
Está carimbado o Jamor! Jogo a ritmo de treino para muitas das segundas linhas que a partir de meio da segunda parte desfocaram completamente do jogo. Compreensível. Ficar já no próximo jogo e preparar mais uma batalha.

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga BETCLIC
com video
Técnico boavisteiro insatisfeito
Jorge Simão, técnico do Boavista, analisa derrota no Dragão (2-1) e admitiu estar com uma mala «cheia de entusiasmo» para o último jogo da época.