placardpt
Sporting bateu o Estoril em Alvalade

Uma Linha que separa o crescimento da estagnação

O Estoril foi a Alvalade sem comandante e durante algum tempo da viagem do jogo até se mostrou bem organizado e com destino para bom porto, mas assim que surgiu o erro, o leão foi mortífero, feriu a sua presa e acabou por «matá-la» quando esta mostrou alguns sinais de bravura no 2º round da luta. No final, o Sporting venceu tranquila e justamente por 2-0.

Poucos dias depois de ficar sem treinador, com a saída de Nélson Veríssimo do comando da equipa, o Estoril visitava Alvalade, com ambas as equipas a precisarem de pontos para alimentar as suas ambições. Do lado leonino, Rúben Amorim promoveu quatro alterações no onze inicial, com as entradas de Matheus Reis, Bellerín, Nuno Santos e Francisco Trincão para os lugares que pertenciam a Esgaio, Gonçalo Inácio, Ugarte e Arthur Gomes. Já do lado canarinho, Pedro Guerreiro, o escolhido para comandar a equipa neste jogo antes da chegada de Ricardo Soares, promoveu duas mexidas, entrando para o onze Rafik Guitane e Mexer, para os lugares de Bernardo Vital e Tiago Araújo.

Água mole em pedra dura...

Com Pote de regresso ao miolo, para render Ugarte, mas sempre com a habitual liberdade posicional de pisar terrenos mais adiantados em qualquer dos corredores, o Sporting entrou bem na partida. Os alas deram largura e isso deu espaço aos extremos de surgir em zonas interiores e aplicar permutas posicionais na frente, conseguindo penetrar na área adversária com alguma frequência e facilidade nos primeiros minutos.

Estoril soube defender @Kapta+
Contudo, isso acabou por deixar o Estoril em sentido. A turma canarinha não parecia com extrema vontade e necessidade de ter bola no processo de construção a partir de trás e assumiu o bloco baixo e a aposta na transição rápida, com Geraldes e João Carvalho a servirem de pêndulos ofensivos nesse momento no que ao passe e deambulação de setores dizia respeito - Tiago Gouveia a tentar algumas vezes as diagonais nas costas dos centrais.

Inicialmente, a pressão alta leonina levou a alguns erros do Estoril, especialmente na direita, onde Tiago Santos parecia querer aventurar-se mais e Nuno Santos aproveitou para criar perigo, mas com o passar do tempo os extremos forasteiros baixaram para apoiar os laterais e isso deu menos espaço ao Sporting para construir e aplicar as tais permutas. Isso foi levando a alguma frustração e durante largos minutos o Sporting praticamente apenas vive dos cruzamentos, embora sem superioridade para tal.

No entanto, a insistência leonina na procura do erro adversário foi tal, que acabou a resultar. Edwards assustou aos 39' num remate cruzado - numa das poucas vezes que se conseguiu libertar de Joãozinho e puxar para o meio - e o golo acabou por surgir no minuto seguinte. Na sequência dos tais cruzamentos, Paulinho tentou desmarcar um colega, mas João Carvalho acabou por ser infeliz no corte e desmarcou Bellerín na cara de Dani Figueira, que não perdoou e estreou-se a marcar com a camisola do Sporting. O espanhol mostrava uma das suas vantagens em relação a Esgaio com esta presença em zonas centrais.

Basta entrar bem

Sem nada a perder, depois de uma 1ª parte onde quase abdicou de atacar, o Estoril regressou do intervalo bem mais solto, com Gamboa a deixar o duplo pivot defensivo do meio campo para apoiar mais Geraldes na ligação entre meio campo e ataque e isso sentiu-se pela maior facilidade em ter bola dos visitantes, até porque qualidade técnica não falta na equipa. Contudo, os canarinhos acabaram por levar um autêntico «murro no estômago», uma vez que Trincão - que estava a passar ao lado - tirou um coelho da cartola, serpenteou entre vários adversários à entrada da área e atirou para o 2-0 logo aos 51'.

O «murro» fez-se sentir e a verdade é que rapidamente se perdeu a tal bravura demonstrada pelo Estoril nos primeiros minutos, especialmente porque logo a seguir Pedro Guerreiro tirou de campo Geraldes - para colocar Léa-Siliki e dar mais corpo na frente - e a equipa perdeu aquele que ia sendo o seu «farol» ofensivo. Foram minutos de um ritmo mais baixo, que apenas foram dinamizados por um Trincão mais confiante com a bola no pé a fazer mexer a equipa.

Jogo acalmou depois do 2-0 @Kapta+
Além disso, pouco depois da hora de jogo, Amorim tirou de campo Paulinho - que passou completamente ao lado do jogo, fora um cabeceamento para defesa de Dani Figueira - e deu minutos a Chermiti, que trouxe uma disponibilidade e velocidade diferente ao jogo. Contudo, a verdade é que a história da restante 2ª parte foi algo pobre e apenas um remate de Trincão, para defesa, e outro de Tiago Araújo ao poste aqueceram a fria noite de Lisboa.

Até ao final, as duas equipas pareceram aceitar por completo o seu destino na partida e apenas Chermiti, já aos 90', quase festejou num belo movimento à ponta de lança, obrigando Dani Figueira a grande defesa. No final, o Sporting acabou a conseguir uma tranquila e confortável vitória por 2-0, que lhe permite gerir esforço quando o calendário começa a apertar e manter-se vivo na luta pela Liga dos Campeões. O Estoril, por sua vez, precisa mesmo de mudar o rumo, talvez com a chegada do novo comandante...

U Segunda, 27 Fevereiro 2023 - 19:00
Estádio José Alvalade
Manuel Mota
2-0
Héctor Bellerín 40'
Francisco Trincão 51'
Estádio José Alvalade
Lotação50 095
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 22
Lances Capitais
40´
GOLO Sporting!
Héctor Bellerín marca
Héctor Bellerín marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
Héctor Bellerín marcou o seu 1º golo na equipa (6 jogos)
51´
GOLO Sporting!
Francisco Trincão marca
Francisco Trincão marca o seu 4º golo na prova (22 jogos)
A Chave

Neste caso é inevitável. A chave do jogo esteve no erro. Assim que o Estoril Praia cometeu um pequeno erro, o leão foi mortífero, a tacou a presa, marcou e abriu o jogo para a 2ª parte, o que acabou por ser fulcral para o dilatar da vantagem.

O Árbitro

O árbitro Manuel Mota teve uma exibição bastante boa e nunca se deixou levar pelas várias tentativas de ganhar faltas e faltinhas dos jogadores, especialmente na 1ª parte, o que acabou por dar sempre um ritmo mais agradável ao jogo, mesmo quando este foi mais baixo. Nada a apontar.

O Melhor
Os que aparecem

É bom ver que há opções do Sporting que aparecem quando necessário, mesmo que não o façam com a regularidade pedida. É o caso de Trincão. O extremo até teve uma 1ª parte algo pobre, mas o (grande) golo desbloqueou-o psicologicamente e foi crescendo com o jogo. Chermiti também parece encaixar cada vez melhor no que a equipa pede neste momento.

O Pior
Talento parado

Há, inquestionavelmente, talento na equipa do Estoril Praia e basta ver que tem nomes como Geraldes, Tiago Gouveia, Rafik Guitane ou João Carvalho, mas tem estado a ser mal potenciado e este jogo foi mais um exemplo. Neste caso, há a «desculpa» de estarem sem treinador, mas não deixa de ser algo triste ver talento deste sem ter a bola no pé a tentar fazer a diferença

Forma
Sporting
2022/2023
37J
22V
4E
11D
78-37G
Estoril Praia
2022/2023
28J
7V
6E
15D
26-40G
Sabia que...by playmaker stats
O Estoril não fez um remate enquadrado
6.ª derrota consecutiva fora de casa do Estoril, sempre sem marcar qualquer golo
6.ª derrota do Estoril nos 7 últimos jogos
3.ª derrota consecutiva do Estoril
5.ª vitória do Sporting nas 6 últimas jornadas da Liga
O Sporting soma 3 vitórias consecutivas pela 1.ª vez no ano de 2023
Sporting soma a 3.ª vitória consecutiva (todas as competições)

Fotografias(23)

Liga BWIN: Sporting CP x GD Estoril Praia
Liga BWIN: Sporting CP x GD Estoril Praia
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
SPORTING
EMPATE
ESTORIL PRAIA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Sporting CP
2023-02-28 14h35m por UK-SPORTING10
Vitória importante após a ressaca europeia! O Estoril também trocou de treinador, o que complica sempre mais a uma equipa, principalmente a meio do campeonato. Jogo em Alvalade contra um adversário acessível, embora as surpresas surgem a qualquer altura.
Sporting
2023-02-28 08h13m por Jormundgander
O jogo não vi, mas vi o resumo e, como aqui não se fala do mais importante - árbitro - para o adepto português, tenho que dizer: grande golo de Trincão!!! É nestes momentos que vale a pena ver futebol, é pena que Trincão não seja mais regular porque tem qualidade para mais. E no final, acaba por ser uma boa jornada para o Sporting.
FO
berdinho
2023-02-28 00h26m por Formiga1979
Segundo o Amorim, o Essugo está lesionado. Tanto que nem na equipa B tem jogado.
O Sotiris, desde o jogo contra o Varzim, deixou de "contar". É pena porque, do pouco que vi dele, pareceu-me um jogador com um estilo de jogo semelhante ao do Matheus Nunes e o único do plantel capaz de fazer arrancadas com a bola e "queimar" linhas (à semelhança do que o Matheus fazia tão bem).
SL
Equipa
2023-02-27 23h49m por berdinho
Chermiti e Bellerin são para ganhar o lugar. Precisamos de mais um bom médio (Essugo deixou de contar? E Sotiris??) porque o Pote é crucial na frente. Se Trincão tiver uma época regular, pode ser um caso sério.

Paulinho, está a chegar a hora. . . e arranjar um PL que mate jogos. Boa vitória
zhar
2023-02-27 23h40m por neymarsantos
realmente o problema foi perder com o Porto , não foi perder com equipas de meio de tabela para baixo.

Mas tambem com um avançado que nem nas distritais jogava , fica tudo mais dificil
ZH
Sporting
2023-02-27 22h32m por zhar
Tivessem ganho em casa (ou ate empatado) com o porto ainda acabavam em 2º lugar. . .
Sporting
2023-02-27 22h15m por slbmeireles
Com o resultado que se ve do Braga ganha nova vida para a champions.
Diria que vao ter de fazer um resto de campeonato quase perfeito ou mesmo perfeito para sonhar, mas é possivel.
ZY
Sporting
2023-02-27 21h45m por zyxw4321
Vitória segura, fez falta mais destas antes. E finalmente aproveitamos um deslize do Porto para lhes ganhar pontos, não que sirva de muito, mas até aqui insistiam em não aproveitar.
OJaimePacheco
2023-02-27 21h35m por Kurika
O Araújo pertence ao Estoril. Querias dizer o Gouveia? Esse é que está emprestado pelo Benfica.
Sinceramente, acho que o Estoril tem mais "nomes" do que propriamente grande qualidade. São vários jogadores que se convencionou que são super-craques (Geraldes, João Carvalho, etc), mas não são assim tão bons. Têm bons pés, mas é preciso também muita intensidade no futebol. Não trocava ninguém do meu meio-campo raçudo por estes "craques".
SCP
2023-02-27 21h30m por moumu
Boa vitória perante um adversário em baixo, tanto o Amorim embirra em meter o Paulinho que o pote tem de jogar no meio-campo, vá lá desta vez Trincão apareceu mas só acontece de vez em quando, concluindo ainda acho que o SCP vai ter dificuldade em assegurar o 3º lugar.
Jogo
2023-02-27 21h30m por pedrinho_dgl
Jogo de sentido único e resultado justo. O golo no fim da 1ª parte ajudou a tranquilizar a equipa, o golo a entrar na 2ª parte ainda deu mais confiança e quebrou o Estoril. Só é pena que não haja capacidade para se construir uma goleada, mas enfim, oportunidades não faltaram mais uma vez.
Bom ver o Bellerín a estrear-se a marcar, mesmo assim o Esgaio ainda continua a ter minutos de jogo, hoje levou uma finta de um jogador do Estoril e ficou pregado no relvado mais uma vez. O Trin...ler comentário completo »
Vitória natural
2023-02-27 21h12m por OJaime_Pacheco
Bom golo do Trincão.
Estoril tem de pensar bem na vida senão ainda vai parar mais para baixo.
Aquele Araújo tem bons pés, vamos ver se o Benfica o mantém no plantel para o ano.

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga dos Campeões
Ancelotti, em conferência de imprensa
O Real Madrid conseguiu salvar um empate (2-2) de uma visita a Munique em que até esteve a vencer, mas que permitiu uma reviravolta. Carlo Ancelotti, treinador dos espanhóis, fez a ...