placardpt
FC Famalicão vence na receção ao Portimonense

Que salto!

Num jogo marcado por várias doses de infelicidade (e felicidade), o FC Famalicão venceu na receção ao Portimonense por 1-0 e dá um salto significativo na tabela classificativa: do 13º posto para o oitavo. Do outro lado, o conjunto algarvio permanece com os mesmos 26 pontos e é ultrapassado pela equipa minhota.

O jogo ficou (também) sublinhado pelo salto de Leandro Sanca que contou com muita sorte (e mérito) quando cabeceou e aproveitou dois desvios infelizes de Diaby e Pedro Sá no mesmo lance para marcar o único golo em Famalicão.

Em relação à partida, Paulo Sérgio apresentou várias novidades - mexeu em cinco peças -, enquanto João Pedro Sousa apenas trocou de ponta de lança, resultado do castigo de Jhonder Cádiz.

Infelicidad

A palavra que resume - escrita em espanhol - como começou e terminou o primeiro tempo. Iván Jaime criou, assistiu, rematou, mas a sorte não parecia querer nada com o espanhol que não teve, em Alex Dobre, um companheiro muito eficaz nas oportunidades que dispôs. 

Médio argentino saiu lesionado ainda antes da primeira meia hora @Rogério Ferreira / Kapta+

Apesar das oportunidades desperdiçadas na fase inicial - Kosuke Nakamura negou todas as tentativas do emblema minhoto - a dose de maior infelicidad famalicense chegou ao minuto 21. O médio argentino Santi Colombatto, numa disputa de bola com Maurício, caiu, torceu o cotovelo - imagens arrepiantes - e foi obrigado a sair de maca. João Pedro Sousa com a primeira grande contrariedade no encontro.

Fama, depois de três boas oportunidades desperdiçadas - um remate à malha lateral de Jaime e dois remates fortes de Dobre às luvas de Nakamura -, continuou por cima, acima de tudo com mais bola, mas o Portimonense acordou e a nuance esquisita (mas eficaz) de Paulo Sérgio por muito pouco não trouxe frutos.

Pedrão - defesa central - sempre muito desinibido com bola, foi aparecendo com sagacidade perto das zonas de finalização e teve, no seu pé direito, as duas melhores oportunidades do conjunto algarvio no primeiro tempo: primeiro, numa jogada individual fantástica, que terminou com um remate perto do poste; a segunda, na sequência de um canto.

No final do primeiro tempo, Penetra obrigou Nakamura a (mais) uma bela intervenção, e depois, Iván Jaime, fechou o primeiro tempo com um desperdício incrível, colocando o guarda-redes japonês como protagonista principal do primeiro tempo.

Sorte de uns... azar de outros

@Rogério Ferreira / Kapta+

No segundo tempo, o jogo ficou muito menos espetacular e apenas um auto-golo de Diaby conseguiu desbloquear a partida para as hostes famalicenses. De resto, em meia hora, apenas uma grande oportunidade e alguns sinais tímidos de ambas as partes. Do lado algarvio, Róchez cabeceou por cima na sequência de uma bola parada, enquanto do lado famalicense, Iván Jaime - sempre ele - rematou por duas vezes fora de área longe do alvo e assistiu para o grande falhanço do segundo tempo.

Ivo Rodrigues apareceu na área depois de uma boa combinação entre o espanhol e Pablo Felipe, mas disparou por cima na cara de Nakamura. A reação dizia tudo: era mesmo de por as mãos na cabeça.

Até final, a equipa minhota continuou por cima, e o golo acabou por chegar com naturalidade. Pedro Sá, primeiro, quase marcou na própria na sequência de um canto e, no minuto seguinte... o presságio confirmou-se: Sanca saltou mais alto que todos, cabeceou e ainda contou com um desvio de Diaby para o único golo da noite.

jogos históricos
U Sexta, 24 Fevereiro 2023 - 20:15
Estádio Municipal de Famalicão
Fábio Veríssimo
1-0
Leandro Sanca 85'

ESTÁDIO

Estádio Municipal de Famalicão
Estádio Municipal de Famalicão
Portugal
Vila Nova de Famalicão
Lotação5 186
Medidas105x68
Inauguração1952
Lances Capitais
85´
GOLO FC Famalicão!
Leandro Sanca marca
Leandro Sanca marca o seu 2º golo na prova (6 jogos)
90´
+10
Cartão vermelho para Alex Dobre (FC Famalicão), já no banco de suplentes
Alex Dobre vê o seu 1º vermelho na prova (7 jogos)
Positivo
Água mole em pedra dura...

O FC Famalicão insistiu, não desistiu e acabou por ter a sua dose de felicidade ao minuto 85, na sequência de uma bola parada. Em acréscimo, o golo resulta de uma série de desvios - primeiro de Diaby e depois de Pedro Sá - após um cabeceamento de Sanca.

Negativo
Festival do desperdício

Apesar do golo na reta final, não deixa de ser impressionante a quantidade de oportunidades que, tanto FC Famalicão como Portimonense acabaram por desperdiçar ao longo de toda a partida.

Forma
FC Famalicão
2022/2023
30J
13V
5E
12D
35-34G
Portimonense
2022/2023
26J
9V
2E
15D
20-35G
O Árbitro

Há algumas dúvidas no último lance do jogo - possível grande penalidade para o Portimonense -, ao passo que até o próprio Fábio Veríssimo foi obrigado a verificar as imagens, depois do jogador do Portimonense ter sido derrubado por Zaydou. Do ponto de vista disciplinar, o árbitro luso manteve o critério e admoestou com cartão amarelo Lucas Ventura, Pedro Sá e Maurício de forma correta.

Fotografias(16)

Liga BWIN: Famalicão x Portimonense
Liga BWIN: Famalicão x Portimonense
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FC FAMALICÃO
EMPATE
PORTIMONENSE

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
SI
fcpflaw
2023-02-25 15h54m por Simy1
Não, não ia. O braço altera completamente a trajetória
SI
fcpflaw e bluestorm
2023-02-25 15h44m por Simy1
Já vi que a observação não é o vosso melhor atributo, por isso explico. Em primeiro lugar, quem está na linha da baliza é o Pedro Sá, por aí vê-se logo que estão errados. O Diaby está a disputar o lance com o Sanca. O Sanca cabeceia para trás, não ia à baliza, e o Diaby tem o braço aberto que desvia a rota da bola. Vejam o lance e parem de dizer disparates. Estão ambos errados e continuam a vomitar isso como se fosse verdade
Uma derrota normal.
2023-02-25 10h41m por PortimonDesdePiqueno
O Famalicão tem melhores jogadores e melhor equipa. Foi pena ter sido uma derrota consentida com um golo caricato. O Pedro Sá viu a bola passar-lhe por debaixo das pernas muito devagarinho e não teve reflexos para a afastar. De qualquer maneira o Famalicão já estava a dar sinais de que podia marcar antes. Paulo Sérgio, bem ao seu estilo, nada fez para contrariar o ascendente do adversário nessa fase. Por exemplo, o Pedrão "estourou" e devia ter sido substituído mais cedo.
Quanto...ler comentário completo »
MS
Bate_futre
2023-02-25 09h13m por Msilva83
A liga portuguesa tem vários jogadores interessantes, os clubes grandes certamente estarão atentos ao mercado nacional.

Na minha opinião o Famalicão tem um bom plantel e irá fazer uma boa 2 volta, quanto ao portimonense parece-me que ano após ano o plantel tem vindo a perder qualidade.

Jogadores de qualidade que gostaria de ver no meu FC Porto:
-Bamba do Guimarães,
-Ivan Jaime do Famalicão,
-Fran Navarro do Gil Vicente,
-Costin...ler comentário completo »
Diogo Vidal silva
2023-02-25 07h40m por ricardocunha251
Isto sim! Excelente crónica! Finalmente alguém no zerozero a fazer as coisas como eram antigamente!
Fama
2023-02-25 04h12m por moumu
Não devem ter problemas para se manter em casa têm estado fortes,
Jaime Pacheco
2023-02-25 00h22m por Kurika
2 ou 3 vitórias? Uns 4/5 pontos devem chegar. É muito improvável que, este ano, a linha de segurança seja mais do que uns 32 pontos, já que os 3 de baixo continuam bastante longe e com menos pontuação do que é costume nesta altura.
Do Portimonense para cima, está tudo uns 80% assegurado em termos de permanência. Só precisam mesmo da vitóriazinha que dê a tranquilidade (mais um ou outro empate).
Famalicão
2023-02-25 00h04m por OJaime_Pacheco
Mais 2 ou 3 vitórias e vão garantir a manutenção se bem que poderiam andar um pouco mais acima na tabela.

No próximo jogo na Luz não espero que consigam tirar pontos pois vão para lá jogar á bola e vão acabar derrotados assim como aconteceu no Dragão.
SI
fcpflaw
2023-02-24 23h45m por Simy1
Reitero o meu comentário anterior. Vá ver o lance
SI
fcpflaw
2023-02-24 23h24m por Simy1
Deixe-me lhe dizer que você vê muito mal então. Veja a repetição muitas vezes até a ver bem
TA
FAMALICÃO
2023-02-24 23h15m por tarik
Vitória mais que merecida! E com um bocado de sorte ainda ia mais uma defesa de penalty para o Júnior. Já estávamos a precisar da sorte do jogo. Há muito tempo. O campo não pode inclinar sempre para o mesmo lado.

Pena o Colombatto tão cedo não voltar a jogar porque é um dos jogadores que equilibra esta eeauipa e com o departamento médico top que o Famalicão tem talvez possa não jogar mais esta temporada. . .
Puma, Colombatto. . . é rezar para o Jaime não não lhe sair...ler comentário completo »
yellow_ledbette r
2023-02-24 23h06m por MisticaEncarnada
Desde que percam connosco para a semana está tudo bem :D
SI
Liga Portugal
2023-02-24 23h01m por Simy1
A nossa liga, ou neste caso, as pessoas à frente dela, não vão parar de dar golos a jogadores que rematam a bola para fora, quando é claramente um auto golo? Não percebem a implicação disso? Os jogadores e os clubes têm, contratualmente, uma série de objetivos relacionados com golos. Tanto nos contratos de trabalho dos atletas como nos acordos entre clubes. Normalmente definidos por objetivos. Por exemplo, o Spezia emprestou o Sanca ao Famalicão, imaginem que existe uma cláusula de ce...ler comentário completo »
Famalicão e Portimonense
2023-02-24 22h38m por zlatan_21
Sinceramente, penso que o Famalicão ainda se pode intormeter por um lugar de acesso à Liga Conferência.

Quanto ao Portimonense, tenho (ainda) a mínima esperança que irão descer.
Famalicão
2023-02-24 22h38m por simaoandrade
Penso que apenas mais alguns pontos serão suficientes para assegurar a manutenção. Talvez até mais cedo do que se imaginava no inicio da época

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga dos Campeões
Haverá decisões de última hora nas escolhas!
Às 20 horas da próxima terça-feira, o futebol milionário está de regresso. Bayern München e Real Madrid medem forças na Allianz Arena, em ...