placardpt
    Nacional bateu o Casa Pia em Setúbal

    Bonfim para a festa insular histórica na Taça

    O Casa Pia teve uma reação heroica na 2ª parte, jogou mais de um 70 minutos com menos um e levou tudo a prolongamento, mas nesses 30 minutos extra, que jogou mesmo, quase na totalidade, reduzido a nove, foi uma grande penalidade a desmoronar por completo o seu sonho de chegar às «meias» da Taça. Do outro lado, confirmou-se a festa da Taça, com o Nacional, da Segunda Liga, a vencer por 2-5, com três golos apontados no prolongamento.

    Com o calendário a apertar, esta quinta-feira era dia de fechar os quartos de final da Taça de Portugal e o penúltimo jogo colocava frente a frente o primodivisionário Casa Pia e o Nacional, da Liga Portugal SABSEG. Do lado dos Gansos, o técnico Filipe Martins promoveu uma mini revolução no onze inicial, com cinco novidades, enquanto Filipe Cândido, treinador dos madeirenses, promoveu duas mudanças. Tudo estava de olho nas «meias.»

    Ganso ferido

    A jogar em casa emprestada, o Casa Pia tinha o favoritismo do seu lado e contou com o apoio de um par de centenas de adeptos, que foram, juntamente com as duas dezenas de adeptos do Nacional, aquecendo as bancadas quase desertas do Bonfim. Em termos de jogo, os Gansos apresentaram-se fieis a si mesmos, com Diogo Pinto a fazer de Kunimoto nas costas do avançado e Soma a desequilibrar na linha (a fazer de Godwin).

    O Nacional, por sua vez, assumiu o bloco baixo, com todos atrás da linha da bola, quando em processo defensivo, mas era uma equipa claramente ambiciosa a atacar, impondo rapidamente as dinâmicas e velocidade dos seus extremos, que tinham ordem para rematar sempre que tinham espaço. Essas dinâmicas, no entanto, mudaram rapidamente, uma vez que João Nunes viu o segundo amarelo, e consequente vermelho, com apenas 17 minutos de jogo. Perante isto, Filipe Martins tentou manter a linha de quatro para ver a reação da equipa, mas não correu como desejado.

    Expulsão mudou o jogo �Kapta+
    Os comandados de Filipe Cândido assumiram sempre problemas as rédeas do jogo e, através de Luís Esteves, foram sendo bastante dinâmicos ofensivamente, com várias trocas posicionais e aproveitando a má construção a partir de trás dos Gansos. As oportunidades madeirenses iam, por isso, surgindo com alguma naturalidade e Filipe Martins viu-se obrigado a mudar quando viu Ricardo Batista a ter demasiado trabalho, fazendo entrar Fernando Varela aos 33'.

    Com esta mexida, o Casa Pia finalmente estabilizou na partida, uma vez que voltou à linha de cinco defesas, com com Diogo Pinto e Soma a baixar para o lado de Taira, e finalmente criou algum perigo, com destaque para Clayton aos 43', que quase marcava de calcanhar. Contudo, no minuto seguinte, Luís Esteves tirou um coelho da cartola e fez o 0-1 com um golaço de fora da área, na meia esquerda, que não deu hipóteses a Ricardo Batista.

    Que espetáculo!

    Depois de uma 1ª parte atribulada e que deixou a desejar, esperava-se uma resposta da parte do Casa Pia, mesmo a jogar com menos um, mas a verdade é que os Gansos levaram um autêntico murro no estômago, uma vez que bastou menos de um minuto para os insulares aumentarem a vantagem. Witi foi lançado na esquerda, cruzou atrasado e Luís Esteves surgiu no coração da área a rematar para o 0-2. O VAR ainda analisou, mas acabou a confirmar a festa madeirense. Contudo, o Casa Pia respondeu bem, com vida, e seis minutos depois aproveitou uma má saída para reduzir, por Diogo Pinto. Estava tudo relançado.

    Um grande início de 2ª parte para estabelecer o ritmo do que vinha aí, uma vez que os minutos que se seguiram foram de um jogo muito partido, com velocidade e aproximações às duas balizas constantes, para dar mais emoção aos adeptos presentes. Em  desvantagem numérica e no marcador, o Casa Pia teve que se balancear para o ataque e o Nacional deixou os Gansos terem a iniciativa, mas estando sempre de olhos no contra-ataque, como quase chegaram mesmo ao 1-3, novamente por Luís Esteves.

    Luís Esteves foi figura �Kapta+
    O jogo entrou numa fase de maior encaixe entre as equipas, ainda com a iniciativa a pertencer, naturalmente, ao Casa Pia, mas era difícil perceber o que estava mais perto: o empate ou o 1-3. Contudo, notou-se que o Nacional foi ficando cada vez mais resguardado com o passar do tempo e ainda mais ficou depois de Dudu ter falhado de forma escandalosa aos 78'. O Casa Pia respondeu prontamente e dois minutos depois Rafael Martins, de cabeça, fez mesmo o 2-2, para o êxtase dos da «casa». Foram minutos finais de algum desespero para os dois lados e o Casa Pia até foi a equipa mais próxima do golo, incluindo nos instantes finais dos descontos, mas nada desatou o empate e teríamos mesmo que ir a prolongamento, pelo menos, para decidir o vencedor

    Penáltis abatem Ganso

    Os corações dos adeptos iam palpitando cada vez mais aceleradamente com o chegar do prolongamento, mas, mais uma vez, tudo mudou numa questão de um par de minutos. Isto porque o Nacional voltou a entrar com tudo e acabou a ganhar uma grande penalidade aos 91', fruto de uma mão na bola de Vasco Fernandes, que acabou a ver o segundo amarelo e consequente vermelho. Já reduzido a nove, o Casa Pia viu Danilovic converter com sucesso o penálti. Se os Gansos já estavam há mais de 70 minutos com menos um, agora tinham que jogar com menos dois pelo menos meia hora.

    Se isto não chegava, foi já nos descontos da 1ª parte do prolongamento que o Nacional teve direito a nova grande penalidade, desta feita convertida com sucesso por parte de Bruno Gomes. Logo no arranque da 2ª parte foi a vez de Gustavo Cunha, desmarcado por Pipe Gómez, fechar as contas em 2-5, algo pesado para o que foi o jogo. No entanto, estava confirmada a vitória insular e a sua 4ª presença nas meias finais da Taça de Portugal, a primeira desde 2014/15.

    jogos históricos
    U Quinta, 09 Fevereiro 2023 - 17:30
    Estádio do Bonfim
    Miguel Nogueira
    2-5
    a.p.
    Diogo Pinto 53'
    Rafael Martins 80'
    Luís Esteves 44' 46'
    Vladan Danilovic 95' (g.p.)
    Bruno Gomes 105' (g.p.)
    Gustavo Silva 108'

    ESTÁDIO

    Estádio do Bonfim
    Lotação18 642
    Medidas105x68
    Inauguração1962
    Lances Capitais
    17´
    Cartão vermelho para João Nunes (Casa Pia AC) João Nunes vê o seu 1º vermelho na prova (4 jogos)
    44´
    GOLO Nacional!
    Luís Esteves marca
    Luís Esteves marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
    46´
    GOLO Nacional!
    Luís Esteves marca
    Luís Esteves marca o seu 2º golo na prova (5 jogos)
    53´
    GOLO Casa Pia AC!
    Diogo Pinto marca
    Diogo Pinto marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    80´
    GOLO Casa Pia AC!
    Rafael Martins marca
    Rafael Martins marca o seu 3º golo na prova (4 jogos)
    93´
    Cartão vermelho para Vasco Fernandes (Casa Pia AC) Vasco Fernandes vê o seu 1º vermelho na prova (2 jogos)
    95´
    GOLO Nacional
    Vladan Danilovic marca de grande penalidade!
    Vladan Danilovic marca o seu 2º golo na prova (4 jogos)
    105´
    +3
    GOLO Nacional
    Bruno Gomes marca de grande penalidade!
    Bruno Gomes marca o seu 2º golo na prova (4 jogos)
    108´
    GOLO Nacional!
    Gustavo Silva marca
    Gustavo Silva marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    Positivo
    Boa jogatana

    Se a 1ª parte deixou a desejar, no geral, a 2ª foi bastante boa, principalmente nos primeiros 20 minutos, e prova disso foi a forma como os golos apareceram. Duas equipas em busca do golo, atrevidas e com bom futebol.

    Negativo
    1ª parte dos Gansos

    Ainda antes da expulsão o Casa Pia já estava a deixar algo a desejar pelo seu jogo, mas depois ainda mais se intensificou. Apenas estabilizou com a entrada de Varela, mas nem isso fez com que passasse uma boa imagem. Pedia-se mais.

    Forma
    Casa Pia AC
    2022/2023
    25J
    13V
    4E
    8D
    25-22G
    Nacional
    2022/2023
    26J
    11V
    5E
    10D
    30-26G
    O Árbitro

    O árbitro Miguel Nogueira teve um jogo com alguns lances difíceis, como foi o caso do 2º golo madeirense, onde o avançado parece intervir com a visão de Ricardo Batista, e a queda de Lucas Soares na área adversária na 2ª parte. Contudo, neste 2º caso, pareceu ter acertado na decisão.

    Fotografias(20)

    Taça de Portugal: Casa Pia AC x CD Nacional
    Taça de Portugal: Casa Pia AC x CD Nacional
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    CASA PIA AC
    EMPATE
    NACIONAL

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    LI
    Merito
    2023-02-10 02h11m por LigaPortuguesaPT
    Dar merito o casa pia com menos 1 jogador estava 0. 0 e depois o nacional marcou 2 e casa pia empatou marcar 2 golos com menos 1, depois ja com 9 o caso pia perdeu o jogo, se fosse com 11 jogadores o jogo seria difrente com menos 2 jogadores fica difil ganhar !
    OJaime_Pacheco
    2023-02-09 21h48m por moumu
    Concordo, ainda se fosse 1 jogo mas prontos já fizeram um bom feito.
    NACIONAL
    2023-02-09 20h23m por grove_street
    Muito parabens , não é fácil passar esta defesa do casa pia . Menos com 1 eles foram fortes e o nacional viu um nevoeiro a pairar .

    Mas depois no Prologamento la matou o casa pia !

    Por esta ninguém esperava
    2023-02-09 20h17m por OJaime_Pacheco
    5 golos sofridos ?
    Bem, quem passar entre Benfica e Braga terão uma missão tranquila pela frente visto que é a duas mãos.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Final: CDM 0-2 CLA
    O árbitro apita para o final da partida Acompanhe aqui o CD Mafra x Santa Clara em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.