placardpt
    Sporting venceu 0-1 com golo de Chermiti

    A bofetada do miúdo

    2023/02/06 23:18

    Foi apenas ao minuto 84, através de uma bofetada - leve, mas eficaz - do miúdo de 18 anos, Chermiti, que os leões conseguiram sair de Vila de Conde com os três pontos. Num jogo sublinhado por 45 minutos de pobreza extrema, por muita ineficácia e elevada falta de criatividade, o jovem luso foi decisivo marcando o único golo do encontro e o primeiro com a camisola principal do Sporting.

    Com esta vitória (0-1), o conjunto de Rúben Amorim volta a aproximar-se do pódio, enquanto o Rio Ave dá continuidade ao momento negativo no 12º posto da tabela, somando o sexto encontro consecutivo sem conhecer o sabor da vitória.

    Já começou?

    A pergunta que todos faziam. Para além do barulho nas bancadas (bem composto de parte a parte), pouco fazia querer que o jogo já tinha começado, numa primeira metade fria, pouco vistosa e, acima de tudo, escassa em oportunidades.

    @Catarina Morais / Kapta +

    Ainda assim, nada que Rúben Amorim - em conferência de imprensa de antevisão - não tivesse avisado. A homogenia entre os dois sistemas obrigava a uma pitada extra de criatividade e apenas o corredor esquerdo de ambas as equipas parecia oleado.

    Do Rio Ave, Fábio Ronaldo e Guga foram os principais homens em evidência, um mais pela ginga que trazia, o outro pela serenidade que levava em cada condução. Do lado leonino, com o corredor central bloqueado pelo conjunto da casa, apenas Nuno Santos e Pote conseguiam algumas incursões interessantes.

    De resto, a melhor oportunidade do jogo foi criada por Nuno Santos. No corredor esquerdo, o luso - ao seu estilo - driblou Renato Pantalon, cruzou rasteiro e Morita disparou, à entrada da área, um foguete ligeiramente ao lado. Do conjunto da casa, apenas Samaris decidiu tentar dar bofetada no jogo com um remate forte, mas muito por cima.

    Chermiti, my name is Youssef Chermiti

    No começo da segunda parte, o jogo mudou. Sim, caro leitor, tivemos um remate à baliza! Neste caso, uma grande oportunidade desperdiçada pelo Rio Ave: Emmanuel Boateng aproveitou uma abordagem mal conseguida por parte de St. Juste, fintou Inácio e apenas a mancha de Adán salvou o Sporting.

    @Catarina Morais / Kapta +

    Já com duas mexidas no ataque leonino - Arthur e Trincão substituíram Nuno Santos e Edwards respetivamente - Pote - algo desacompanhado no último terço -  arriscou num remate fora de área e fez estremecer a baliza de Jhonatan que nada podia fazer para travar as intenções do internacional português. Para além deste remate... pouco mais. 

    Depois de 20 minutos prometedores, a toada da primeira parte regressou e restava a inspiração individual para marcar a diferença. Com os extremos limitados (Trincão e Arthur não acrescentaram muito), foi um defesa central a desiquilibrar.

    Apesar de uma abordagem deficiente de Patrick William, Gonçalo Inácio - com um passe teleguiado - quebrou todas as linhas do Rio Ave e assistiu Youssef Chermiti que deu uma bofetada - leve, porém fundamental - na partida com um remate cruzado de pé direito.

    Até final, os homens de Luís Freire ainda foram a tempo de assustar com algumas incursões perigosas, contudo, a ineficácia persistiu e o herói foi mesmo o jovem luso de apenas 18 anos.

    U Segunda, 06 Fevereiro 2023 - 21:15
    Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
    Manuel Mota
    0-1
    Youssef Chermiti 84'
    Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
    Lotação5 300
    Medidas105x68
    Inauguração1984
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 19
    A Chave

    Num jogo tão amarrado, o passe de Gonçalo Inácio que, de seguida, resultou no golo de Chermiti, foi determinante, até pela imprevisibilidade que acarretou na defensiva do Rio Ave.

    O Árbitro

    Como é apanágio das arbitragens portuguesas, Manuel Mota colocou demasiadas vezes o apito na boca, pelo que não permitiu que o jogo fluisse de outra forma, estrangando um pouco o (fraco) espetáculo.

    O Melhor
    Chermiti!

    Não foi um grande jogo individual de sua parte - se calhar jogou melhor contra o SC Braga -, mas numa partida de qualidade tão baixa, é de destacar como conseguiu resolver na primeira grande oportunidade que dispôs.

    O Pior
    Que pobreza...

    45 minutos muito complicados de narrar: zero remates à baliza, escassas (praticamente nenhumas) oportunidades de perigo e duas equipas que não se conseguiam desamarrar. Para quem chegou atrasado ao jogo, não perdeu absolutamente nada demais.

    Forma
    Rio Ave
    2022/2023
    38J
    12V
    10E
    16D
    41-49G
    Sporting
    2022/2023
    53J
    31V
    10E
    12D
    108-51G
    Sabia que...by playmaker stats
    Sporting fez golo no único remate enquadrado com a baliza, o pior registo do clube dos últimos 15 meses na Liga bwin:
    V 0-1 Rio Ave (2022/23) Chermiti 84'
    V 0-1 Estoril (2021/22) Porro 67' g.p
    Top 3 mais jovens a marcar na estreia a titular fora de casa pelo Sporting e que valeu a vitória:
    2002 Cristiano Ronaldo (18A, 8M) vs Boavista
    2023 Chermiti (19A, 8M) vs Rio Ave
    2014 Carlos Mané (19A, 11M) vs Rio Ave
    O Sporting vence o Rio Ave há 4 jogos consecutivos sem sofrer golos, o que acontece pela primeira vez na história dos 66 encontros entre as duas equipas.
    Desde o final da temporada passada (jornada 31>34), que o Sporting não estava 4 jornadas consecutivas invicto na Liga bwin (jornada 16>19).
    O Rio Ave está atravessar o pior momento da temporada, não vence há 6 jogos consecutivos, todos a contar para a Liga bwin.

    Os vilacondenses nesses 3 encontros (3E, 3D) marcaram apenas 2 golos, sempre nos descontos da 1.ª parte.
    Três das quatro vitórias do Sporting fora de casa na Liga bwin 2022/23 foram pela margem mínima:
    V 0-1 Rio Ave
    V 1-2 Famalicão
    V 1-2 Santa Clara
    V 0-2 Estoril
    Sporting somou a 4.ª vitória fora de casa na Liga bwin 2022/23.

    O leões não triunfavam fora de casa desde a vitória tangencial em Famalicão (1-2) em Novembro 2022.
    Sporting iguala a melhor sequência de triunfos nesta temporada: 3 vitória consecutivas (por 3 vezes).

    Fotografias(37)

    Liga BWIN: Rio Ave x Sporting
    Liga BWIN: Rio Ave x Sporting
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    RIO AVE
    EMPATE
    SPORTING

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    SportingCP_1906
    2023-02-07 23h53m por MisticaEncarnada
    Como diria o Falcão "11 da noite é para estar a dormir, não a jogar futebol".
    Ele disse isso relativamente a um jogo que acabou, creio eu, às 23h15, em Espanha.
    Eu penso que deveria ser como antigamente, o futebol é algo para nos divertirmos, ir ao futebol é um tempo livre, uma distração, é paixão, e deve ser vivido por todos, desde o miúdo de 5 anos até ao idoso de 95. Como tal, o futebol deveria ser um deporto de fim de semana à tarde, no máximo dos máximos a aca...ler comentário completo »
    ItEzzWhatItEzz
    2023-02-07 23h43m por MisticaEncarnada
    É como eu referi atrás, mesmo não sabendo o que se passou nesse jogo de que falas, o Sérgio acaba por vezes por ser expulso e merece, outras ele até se excede mais do que deve e não é expulso e noutras vezes os árbitros já esperam que qualquer reação dele seja intempestiva e acaba por ser expulso pisando muito pouco o risco.
    O futebol em Portugal é para morcegos!. .
    2023-02-07 23h27m por SportingCP_1906
    O Sporting Clube de Portugal jogou em Vila do Conde, esta segunda-feira, com o Rio Ave Futebol Clube, em jogo da 19ª jornada do campeonato português de futebol sénior masculino. O jogo começou às 21h15, pelo que não terminou antes das 23h00, quando as crianças que no dia a seguir têm escola já deveriam estar no primeiro sono. E quem precisa de acordar cedo para ir trabalhar também. Ou seja, a Liga Portuguesa consegue agendar os seus jogos para mais de uma hora mais tarde do que a UEFA n...ler comentário completo »
    Reincidência
    2023-02-07 16h05m por Aquaman
    O meu problema é com a justiça desportiva, independentemente da expulsão de SC ser justa ou injusta, é a 3ª vez esta época, portanto existe uma acumulação de comportamentos desviantes que devia ser punida de forma agravada (1 jogo de suspensão?).
    MisticaEncarnad a
    2023-02-07 15h59m por ItEzzWhatItEzz
    Discordo contigo na parte final.
    No caso frente ao Marítimo, o que o Sérgio fez foi dizer as coisas como elas estavam a ser. Houve casos onde eu achei que o Sérgio devesse ter sido expulso, mesmo sabendo que teria uma reação idêntica se tivesse na posição dele. Mas na expulsão do jogo frente ao Marítimo, ele só "explodiu" quando viu o vermelho. Mas se tu vês um vermelho injusto (por um jogador teu ter sido expulso num lance em que nem falta ocorre), não podes só aceitar que o árb...ler comentário completo »
    fcpflaw06
    2023-02-07 15h21m por MisticaEncarnada
    Em Inglaterra eles berram muito mas muitas vezes não é com árbitros. E como não é assim tão frequente e as coisas acalmam rapidamente nem há muitas expulsões.
    Mas quando há é a sério, e há multas nas várias dezenas de milhares de libras. Não faz diferença a um Guardiola mas a um treinador que ganhe se calhar 80 ou 100 mil euros por mês já faz e não se pode arriscar a isso.
    Pode haver paixão sem ser a gritar com os árbitros XD
    Muitas vezes o próprio ambiente também co...ler comentário completo »
    Bluestorm
    2023-02-07 15h12m por MisticaEncarnada
    A Argentina não ganhou porque nem todos podem ganhar. É só de 4 em 4 anos. A Alemanha também era fortíssima em 2006, 2008, 2010 e 2012 e só ganhou um título, neste século, em 2014. Acontece. A França, que desde 2016 é a melhor seleção do Mundo, individualmente falando, também não ganhou todos os títulos. Aquele Brasil de 2002 ou a Itália de 2006 eram muito fortes. Já para não falar da França, Alemanha, Holanda, Portugal, Inglaterra. . . eram muitos candidatos a ganhar alguma co...ler comentário completo »
    fcpflaw06 e Bluestorm
    2023-02-07 15h07m por MisticaEncarnada
    Entendo o que o Rui Santos quis dizer, mas sim, foi uma paródia. Não faz sentido um comentador dirigir-se a um treinador daquela forma. Por um lado o Sérgio ferve em pouca água, muitas vezes vê-se imagens dele a dirigir-se a árbitros que, se fosse em Inglaterra, por exemplo, ele apanhava 2 ou 3 jogos de suspensão e uma valente multa, não se livrava de algumas 50 mil libras por cada brincadeira dessas e dependia da gravidade.
    Por vezes deveria ser expulso e não é. Algumas vezes...ler comentário completo »
    fcpflaw06
    2023-02-07 14h31m por MisticaEncarnada
    O Paulo Assunção também era muito bom. Se calhar melhor que o Fernando. O Casemiro atingiu outro nível mas também não foi por cá, foi em Espanha.
    Bluestorm
    2023-02-07 14h29m por MisticaEncarnada
    Sim, o ídolo do Messi foi/é o Aimar. Há pessoas que nunca viram vídeos dele sem ser no Benfica mas o Aimar com 24/26/27 anos era um jogador fantástico, absolutamente fora do normal. Naquele tempo ainda havia uns Tottis, Riquelmes, Aimar's, etc, que não saíam de equipas boas mas não excelentes ou de outra dimensão a nível de objectivos, porque hoje em dia um Aimar com 25 anos não andava pelo Valência, hoje ele andava num Real Madrid, Manchester City, Barcelona, por aí fora, e era pago a peso de ouro.
    ArshavinIsGunne r
    2023-02-07 14h25m por MisticaEncarnada
    Para mim o JJ é bom treinador mas não de uma equipa grande na Europa, que tenha a responsabilidade de ganhar títulos regularmente. Fora da Europa, sem tanta organização táctica, acredito que ele faça brilharetes e ainda podia estar hoje na Arábia Saudita ou no Brasil com carradas de títulos. Mas na minha opinião ele está longe de ser um grande treinador, apesar de ser bom. Um grande treinador, em 10 "possibilidades" de Champions, com as equipas que ele treinava, não tinha passado a fas...ler comentário completo »
    fcpflaw06
    2023-02-07 14h17m por MisticaEncarnada
    Eu não digo uma equipa que tivesse o plantel igual ao do Benfica no ano passado, falo de uma equipa que tivesse jogado assim tão mal.
    ArshavinIsGunne r
    2023-02-07 12h30m por MisticaEncarnada
    Vou tentar ser curto que tenho de bazar XD
    A maior desilusão que tive foi o Quaresma porque tinha talento para muito muito muito mais.
    O JJ perdeu títulos com o Benfica por azelhice. Não me venham cá dizer que é acaso um treinador que perde meias finais de Liga Europa com o Braga, meias finais da Taça de Portugal com o Porto, finais de LE, campeonatos perto das últimas jornadas e só passou uma vez a fase de grupos da Champions em 5 anos é um treinador de topo porque está long...ler comentário completo »
    fcpflaw06
    2023-02-07 12h25m por MisticaEncarnada
    Concordo contigo com isso tudo. Só que a diferença entre a qualidade individual entre os grandes e os clubes do meio da tabela é grande. Ainda que esses clubes joguem melhor é complicado ganhar muitos pontos aos 3 grandes. Tanto que é que o Benfica fez uma época horrível e ainda assim terminou com 74 pontos. Em Itália ou em Espanha a jogar assim tinha ficado pelos 50 e não sei. . .
    O Sporting perdeu-se com aquela derrota em França. Eles iam lançados, até marcaram primeiro e depois...ler comentário completo »
    InvincibleEagle
    2023-02-07 12h18m por MisticaEncarnada
    A equipa do Benfica tem de fazer o seu trabalho se alguém quiser ganhar o campeonato. Se o Porto ganhar os jogos todos até ao clássico, paciência, o Benfica que os ganhe também e depois que faça o seu trabalho de casa contra o Porto e que ganhe com uma exibição convincente. Dessa forma terão o título a meia dúzia de passos de distância.
    Claro que se o Porto perdesse pelo menos 2 pontos até esse jogo, com o Benfica a ganhar os seus jogos todos, daria muito jeito. Mas o Benfica tev...ler comentário completo »
    InvincibleEagle
    2023-02-07 12h11m por MisticaEncarnada
    Concordo contigo, o que aconteceu no ano passado foi uma vergonha mas por razões diferentes. Em primeiro lugar, não se contratou um médio decente para a equipa. Não se contratou também nenhum extremo em condições e vivemos das individualidades durante toda a temporada, à semelhança da temporada anterior a essa. Em segundo lugar, o futebol praticado foi tão pobre mas tão pobre que só numa liga com tanta diferença de qualidade individual entre os mais fortes e os menos fores, como a nossa,...ler comentário completo »
    MisticaEncarnad a
    2023-02-07 11h56m por moumu
    È verdade também gostei muito de ver o Saviola no SLB, que classe!
    Gil_Vicente
    2023-02-07 11h46m por MisticaEncarnada
    O Aimar tinha uma qualidade de passe e domínio de bola fora do comum. Como não vi noutro jogador em Portugal, pelo menos que me lembre. Podem falar do Deco mas quando o Deco estava em altas no Porto eu era miúdo, eu lembro-me do Deco mais na fase do Barcelona e depois no Chelsea.
    O Gaitán tinha técnica com a bola no pé mas em termos de recepção orientada, visão de jogo, qualidade de passe. . . tirando o remate, o Aimar era melhor em quase tudo, até no drible e na condução de b...ler comentário completo »
    3D
    Sporting
    2023-02-07 11h33m por 3dA
    Vitória ''à campeão'', ou seja, ganhar com uma exibição fraca e totalmente desinspirada. Foi o que faltou fazer infelizmente nos jogos fora contra Boavista e Marítimo, uma vez que em Arouca, em casa contra o Chaves e mesmo no Dragão (homem do jogo, D. Costa) foi pura ineficácia na finalização, sempre na primeira parte.

    Este plantel tem que ser ''arrumado'' na próxima época. Se o investimento é limitado, então os jogadores cruciais (Pote, G. Inácio, Ugarte e Edwards) ...ler comentário completo »
    FO
    fcpflaw06
    2023-02-07 10h35m por Formiga1979
    Exatamente. O ambiente nos jogos entre Sporting e Porto sempre foi "quentinho", mas nos últimos tempos tem sido ainda mais, por motivos "extra-campo" (se assim lhe poderemos chamar).
    Daí eu ter escrito no meu comentário "mas aqui também "influenciados" pelos próprios dirigentes".
    fcpflaw06
    2023-02-07 10h29m por GregMiguelCastro
    Os que caem nessa cantiga são fanáticos da mesma laia, é deixá-los a ladrar enquanto a caravana passa.
    fcpflaw06
    2023-02-07 10h08m por GregMiguelCastro
    Ainda perdes tempo a responder a personagens dessas?
    FO
    MisticaEncarnad a
    2023-02-07 09h17m por Formiga1979
    Sim, é verdade que é mal "geral" em quase todos os clássicos. Mas, por acaso (ou não), os últimos clássicos entre o Benfica e o Porto até têm sido jogos corretos (dentro do habitual nestes casos, claro). Acho que os piores agora têm mesmo sido os jogos entre o Sporting e o Porto. . . mas aqui também "influenciados" pelos próprios dirigentes
    4-4-2
    2023-02-07 09h11m por YAZALDE_1974
    Nota ainda para os momentos de saída a quatro, que pareceram confundir o Rio Ave e fazer a diferença no domínio do jogo. É fundamental haver uma alternativa para alternar a estratégia e parece que o Sporting anda a ensaiá-la.
    Jogo difícil
    2023-02-07 09h07m por YAZALDE_1974
    Excelente resultado, acima de tudo. Estas vitórias dão muita confiança e o Sporting teve poucas até agora. Vale os mesmos três pontos da semana passada, mas fica o desafio superado num campo difícil com uma equipa organizada que aguentou o jogo até ao fim. Bom jogo do Chermiti, premiado com a estreia a marcar.

    Quanto ao jogo jogado, difícil. As duas equipas estiveram amarradas a maior parte do tempo com as jogadas a concentrarem-se muito no meio campo, especialmente na p...ler comentário completo »
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    FC Porto
    Derrotou Nuno Lobo e Pinto da Costa
    Depois de várias horas de espera, são finalmente conhecidos os resultados oficiais relativamente às eleições do FC Porto para os próximos quatro anos - 2024 ...