placardpt
    Benfica e Sporting empatam na Luz

    Fogo, nervo e golo: houve Dérbi!

    Grande Dérbi, o Dérbi Eterno. O de Lisboa. Os dois maiores emblemas da capital portuguesa voltaram a defrontar-se, no Estádio da Luz, e a vitória não foi de ninguém. Um empate bom, tão quentinho como pediu este domingo frio, mas que acaba por não satisfazer ninguém.

    Não deixa feliz o leão, que queria reduzir o desapontante défice de 12 pontos e não conseguiu fazê-lo, apesar de ter estado na frente duas vezes. A águia também não ri, deixando dois pontos fugir em casa num jogo em que somou mais produção ofensiva que o adversário. Satisfeitos só os rivais, talvez, que ganharam pontos e ainda viram uma boa partida de futebol.

    Luz e nervos

    Numa altura em que os adeptos já não podem recorrer à pirotecnia para apoiar as suas equipas, foi o Benfica que usou fogo e jogos de luzes num verdadeiro espetáculo de abertura. Foi assim que grande jogo desta 16ª jornada começou, com toda a pompa que este confronto justifica, mas depois do apito inicial foi o nervosismo que se sentiu em massa.

    Rapidamente se instalou o modo dérbi, no qual deixa de importar forma e classificação . São só duas equipas, rivais. O Benfica, poderoso e quase invicto Benfica, não demorou a ceder a posse de bola ao adversário. Do lado do Sporting foi Coates, o mais experiente e valente dos leões, o primeiro a mostrar um severo caso de borboletas na barriga. 

    �Kapta+
    Havia ação, claro. Pote colocou a defesa caseira em sentido e Porro testou a baliza num livre, enquanto que Adán somou duas boas defesas a remates de João Mário e Rafa. Ainda assim, havia muita rigidez nas bancadas e muitos precisavam de uma oportunidade para canalizar toda a ansiedade acumulada. Foi aí que se ouviu...

    «Baaaah!» Uma interjeição que mudou o jogo.

    O lateral direito colocou a bola dentro da própria baliza, depois de um bom trabalho entre Porro e Edwards, e o Sporting colocou-se na frente. A partir daí, o futebol mudou de ritmo e a qualidade subiu alguns furos.

    Rafa e António Silva tiveram momentos brilhantes, tal como Ugarte e Paulinho. O calor do jogo subiu a pique e a Luz acabou por ferver ao 37º minuto, quando Ramos deixou Inácio a comer pó numa batalha de Gonçalos. Com um empate, a melhor versão do jogo seguiu para a segunda parte. 

     

    �Kapta+

    Mesma história, com mais vermelho

    Começou com nova luz verde, o segundo tempo. Logo ao primeiro lance de relevo, Paulinho ganhou um espaço que não parecia ser seu e foi derrubado em falta pelo menino António, que assim cedeu uma grande penalidade. Pote não desperdiçou e a cor da esperança reinou uma vez mais, mas por tempo limitado.

    �Kapta+
    Alguns minutos depois, Gonçalo Ramos voltou a evidenciar-se numa grande ocasião. O goleador do Benfica apareceu no caminho do cruzamento de Grimaldo e desviou para o 2-2, sendo, pela segunda vez na noite, a ignição de uma explosão na Luz.

    Até aqui, o segundo tempo partilhava muitas semelhanças com o primeiro. A diferença é que teve uma tendência para se avermelhar cada vez mais.

    Amorim mexeu na defesa e no ataque, promovendo a estreia do jovem Chermiti. Schmidt lançou Neres, que esteve muito longe de ter impacto positivo no jogo. Mas foi o Benfica que lutou mais pelo golo e teve uma mão cheia de aproximações com grande potencial, mesmo sem formar uma chance flagrante. Dessas só houve mais uma, com Chermiti a não conseguir transformar o dia de estreia no melhor dia da sua vida. 

    Terminou em empate, lá está, porque nenhuma classificação decidirá o Dérbi Eterno.

    U Domingo, 15 Janeiro 2023 - 18:00
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Artur Soares Dias
    2-2
    Alexander Bah 28' (p.b.)
    Gonçalo Ramos 37' 64'
    Pedro Gonçalves 53' (g.p.)
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Lotação64 642
    Medidas105x68m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 16
    Lances Capitais
    28´
    GOLO Sporting
    Alexander Bah marca na própria baliza!
    37´
    GOLO Benfica!
    Gonçalo Ramos marca
    Gonçalo Ramos marca o seu 10º golo na prova (14 jogos)
    Gonçalo Ramos marcou o seu 30º golo na equipa (85 jogos)
    53´
    GOLO Sporting
    Pedro Gonçalves marca de grande penalidade!
    Pedro Gonçalves marca o seu 8º golo na prova (15 jogos)
    Pedro Gonçalves marcou o seu 48º golo na equipa (103 jogos)
    64´
    GOLO Benfica!
    Gonçalo Ramos marca
    Gonçalo Ramos marca o seu 11º golo na prova (14 jogos)
    Gonçalo Ramos marcou o seu 30º golo na equipa (85 jogos)
    A Chave

    Minuto 28: Bah coloca a bola dentro da própria baliza e desencadeia a melhor versão do Dérbi. Muita qualidade a partir desse momento, com duas equipas a querer ganhar.

    O Árbitro

    O jogo era exigente e os adeptos, muito vocais durante os 90 minutos, também. Artur Soares Dias esteve longe de um jogo perfeito, com um critério difícil de compreender nos amarelos mostrados, mas a grande penalidade foi bem assinalada e o juiz não teve impacto direto no resultado.

    O Melhor
    Minutos de topo

    Depois dos golos começarem a surgir, este Dérbi trouxe alguns dos melhores minutos de futebol desta edição da Primeira Liga. Duas equipas competentes, cientes das suas capacidades e dispostas a fazer todos os possíveis para esconder as fraquezas. A partir do momento em que os nervos a saíram janela fora, houve um jogo riquíssimo.

    O Pior
    Só um ponto

    Duas equipas grandes, fortes, que lutaram para ganhar. Uma delas com olho no título e outra com o objetivo de reduzir uma distância que já vai alarmantemente grande. Ambas se defenderam em argumentos e atacaram os do adversário, mas, no fim, ninguém ganhou. Um consenso estranho, depois de um dérbi tão quente.

    Forma
    Benfica
    2022/2023
    32J
    25V
    6E
    1D
    78-25G
    Sporting
    2022/2023
    27J
    15V
    3E
    9D
    57-28G
    Sabia que...by playmaker stats
    Benfica continua invicto em casa esta época: em 15 jogos, soma 13 vitórias e 2 empates (PSG e Sporting)
    Benfica perde o estatuto 100% vitorioso em casa na Liga: em 9 jogos na Luz, soma 8 vitórias e um empate

    Fotografias(27)

    Liga BWIN: SL Benfica x Sporting CP
    Liga BWIN: SL Benfica x Sporting CP
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BENFICA
    EMPATE
    SPORTING

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Cartilheiros
    2023-01-16 21h04m por Jormundgander
    Incrível como esta espécie rara se infiltrou no futebol português. . .

    Uma cartilha muitas vezes divulgada não passa a ser verdade!

    Artur Soares Dias não faz bloqueio nenhum, e antes de mais, vão ver quanto tempo passou entre o choque do jogador com o árbitro e o golo do Benfica.

    Mais. . .

    Para os cartilheiros ficaram por expulsar 3 ou 4 jogadores do Benfica e, mais 2 ou 3 penaltis por assinalar contra o Benfica.

    ...ler comentário completo »
    e a falta do ASD sobre o Ugarte!!!
    2023-01-16 16h03m por PEDRO23CUC23
    Bem gosto da in(coerência) e na elevada taxa de problemas de visão que o pessoal tem quando se trata do seu clube, conseguimos ver um jogo diferente em que só vemos os lances que queremos decorar e os outros esquecemos , dou como exemplo ao ponto de chegar a criticar um arbitro que ia com os erros pre defendidos esquecemos que esse mesmo arbitro assinalou um penálti contra o PAÇOS que muitos dos que aqui estão juraram a pés juntos que não era quando foi com outro clube e nesse jogo tiveram a c...ler comentário completo »
    ZH
    Ja agora
    2023-01-16 15h01m por zhar
    Foi mais que obvia ontem a falta de qualidade nas opçoes no banco. . . foi ao min 93 que o benfica fez a 2a (forçada) substituiçao. . para entrar o chiquinho (medianissimo). . . não entrou o miudo de 18 anos , verissimo que é um central, leite guarda redes, draxler que é mais que obvio que já não tem intensidade para estes ritmos , os cepos gil dias musa e morato . . . ha falta de soluções e vamos ver quanto tempo vao os nordicos demorar a integrar. . . e depois para que tantos centrai...ler comentário completo »
    fcpflaw06. . .
    2023-01-16 14h47m por AmoFutebolAmoSLB
    Estou com azia. . .

    Os FCP's e os SCP's passaram a semana a falar sobre os pontos que o SLB tem de avanço por causa das arbitragens, caso assim não fosse era o FCP quem estaria à frente. É sempre o mesmo discurso. . . somente as vitórias do FCP não têm contestação.

    Sobre a grande penalidade. . . volto a escrever, para mim não é grande penalidade. Mas, aceito esta grande penalidade se o critério for sempre o mesmo. . . C

    Como o critério que e...ler comentário completo »
    3D
    Lindo
    2023-01-16 13h47m por 3dA
    Desculpem lá mas que queixas é que o Benfica tem do Soares Dias?

    O penalty é claríssimo, Paulinho antecipa-se e tira proveito da abordagem imprudente de António Silva que o derruba claramente.
    'Ah mas o Paulinho promove o contacto'' ahahah mas esta malta nunca viu um jogo de futebol na vida? A mim só me surpreendeu o tempo que o árbitro demorou a ver as imagens para assinalar um penalty claro como a água.

    Se calhar as queixas são do ''bloqueio'' a Ugarte ...ler comentário completo »
    Continuando. . . .
    2023-01-16 12h23m por AmoFutebolAmoSLB
    Apenas para corrigir o meu português. . . ainda estou aziado com o empate de ontem e principalmente com a arbitragem daquele árbitro, Donato Ramos II.

    "se o defesa não se encolhesse e aproveitasse para se mandar para o chão e gritar a todo o pulmão"

    Fica a correção e o meu humilde pedido de desculpas.

    Sobre o futuro. . . a equipa vai crescer novamente e vai voltar rapidamente a jogar muito melhor que todos os adversários. Portanto, tremer sim, mas só de frio.
    Ah ah ah. . .
    2023-01-16 12h17m por AmoFutebolAmoSLB
    Já estamos a tremer. . . .

    Tenho que concordar, está um frio de rachar! Trememos tanto com 4 pontos de avanço do 2º classificado, imagino só como tremem os que estão a 5 pontos do 1º. . . .

    Contra tudo e contra todos. . . gritam eles. Este é mais um campeonato da vergonha. . . pelo menos enquanto o líder da liga não for do agrado.

    Foi uma semana a pressionar a arbitragem, e sai um árbitro condicionado pelo regime super dragão do norte. Quer...ler comentário completo »
    A sério?
    2023-01-16 11h56m por Jormundgander
    É óbvio que é penalti. . . Se fosse ao contrário e o árbitro não tivesse marcado penalti, os benfiquistas estariam aqui a 'bater' no árbitro por não ter sido assinalado penalti. O problema da arbitragem portuguesa é a falta de critério, e neste caso concordo com as críticas, porque há um lance semelhante sobre o Rafa que o VAR não quis ver, e no mínimo devia ter chamado a atenção do árbitro para ver as imagens. De resto, é a treta do costume do futebol português.
    ZH
    Jogo
    2023-01-16 11h46m por zhar
    Não foi grande jogo. . . quantidade enorme de passes falhados , enorme luta pelo meio campo, bolas perdidas , as fitas do costume e o tipico arbitro tuga que não segue criterio para um lado e para o outro. . . se não marca (bem) penalti sobre o rafa no inicio não marca sobre o paulinho (que passou o jogo todo a fazer simulacoes em vez de jogar a bola). . . se da (bem) amarelo ao otamendi e rafa da amarelo a 2a ou 3a ou 4a falta dura do ugarte porque apartir do amarelo que levou (esse estup...ler comentário completo »
    Soares Dias
    2023-01-16 11h16m por Mikhal18
    Nem compreendo como é que este ainda se encontra como arbitro de topo.

    Faz sempre das dele em Derbis. Agora desta vez foi a quantidade (e qualidade) de Amarelos mostrados durante o jogo: mas que raio de criterio foi aquele? Puxa dos cartoes cedo, e depois tem momentos em que mostra cartao por mostrar cartao, ou momentos em que devia de mostrar cartão mas nada faz. Não compreendo.
    jsilva77
    2023-01-16 11h03m por TomPen
    Mon ami, o Sporting tá fora do título desde a 3ª jornada.
    Footblu
    2023-01-16 10h53m por Andreezim_SLB
    Acho graça a estas hipocrisias. . . Quem faz sempre um choradinho quando perde pontos é o teu clube/adeptos. . . O adversário nunca tem mérito. . . Tanto que fizeram pressão aos arbitros esta semana que resultou ontem. . . Dá me náuseas, adeptos assim que acusam os outros de coisaa que fazem habitualmente.
    GS
    SL Benfica 2 Sporting CP 2
    2023-01-16 10h32m por GSCGrandeamor
    Empate que se aceita, foi um jogo interessante de seguir. Nenhuma das equipas queria perder mas o empata também não é positivo para nenhuma das duas equipas. O Benfica vê o FC Porto mais perto e o Sporting pode começar a ver o terceiro lugar fugir cada vez mais, isso se não for ultrapassado pelos adversários como o Casa Pia.
    Sobre o ASD no geral fez um boa arbitragem, pecou em algumas situações em disciplina mas no geral esteve bem. E sim o penalti é bem assinalado.

    Saudações
    2 pontos perdidos
    2023-01-16 10h31m por fut_master
    É vergonhoso empatar com os lags
    O costume
    2023-01-16 10h30m por fut_master
    Arbitragem azul e os verdes a passarem o jogo todo a dar trancada e a borra do costume, um autogolo e um penalty de nhaca
    PE
    Derby
    2023-01-16 09h53m por PELOBENFICA
    Não há penalty, quem provoca o contacto é o paulinho que já vem a cair sem ninguém lhe tocar, o António só está a correr para a bola não faz nada para que haja contacto.
    Matheus Reis faz penalti sobre o Rafa, mas este não se deita a gritar e ninguém fala disso.
    O Ugarte a esta hora ainda está a distribuir porrada sem levar amarelo.
    Marcação de faltas inexistentes sobre os jogadores do Sporting o que impossibilitava que o Benfica recuperasse a bola.
    Cantos, la...ler comentário completo »
    JS
    Ao contrário de muitas opiniões
    2023-01-16 09h08m por jsilva77
    Não achei um grande dérbi . . . Salvam-se os golos, que acabaram por trazer grande emoção, de resto . . . Nem sempre bem jogado e com a intensidade necessária para um derbi e à qualidade das equipas, principalmente do SLBenfica, de quem esperava mais hoje . . .

    Como adepto do FCPorto, fico satisfeito com o empate, uma v z que coloca o Sporting fora do título e deixa SCBraga a 4 pontos e FCPorto a 5 . . . Mas atenção, FCPorto só tem de ir, só, a . . . Alvalade, Guimar...ler comentário completo »
    Derby
    2023-01-16 08h33m por maiaslb
    Este jogo serviu para provar que uma equipa mesmo que não tenha nem de perto a mesma qualidade, pode discutir o jogo. O Benfica só acelerava o jogo quando a perder e quando o fazia via se a facilidade com que penetrava a defesa sportinguista. Uma equipa sem raça e sem querer como foi o Benfica ontem não chega para ser campeão. Uma equipa com muita vontade e com menor qualidade como o Sporting também não vai lá mas ontem discutiu o jogo de igual para igual. Em relação ao penalti, no futebol...ler comentário completo »
    MisticaEncarnad a
    2023-01-16 08h19m por FanecasMad
    Em tudo na vida, tem que haver alguma frieza. Olhando para a sucessão de jogos de grande grau de dificuldade, temos que ser realistas. Dos 5 jogos fora que referi (D. Afonso Henriques, Barreiros, Alvalade, Pedreira e Luz), apenas em Braga o Porto tem um histórico de vitórias acima de 50%. Se isto fosse estatística pura, a probabilidade de o Porto ganhar os 5 jogos fora em simultâneo, é de 0, 6%. A questão de fundo é que o Porto perdeu pontos com quem não podia (Rio Ave, Santa Clara...ler comentário completo »
    CO
    Luz demasiado forte
    2023-01-16 01h16m por coolstreamm
    Não sei se foi um bom jogo ou não, sei é que no próximo jogo que for ver a esses estádio irei levar um bom par de óculos escuros. . .
    Bluestorm e FanecasMad
    2023-01-16 00h48m por MisticaEncarnada
    Espero que a segunda volta do Porto seja semelhante à primeira e a falta de confiança que vocês têm na equipa se confirme como realidade. Para mim, estando o Benfica com apenas 5 pontos de vantagem para o Porto, está tudo em aberto. O que me faz ter confiança neste Benfica como candidato ao título não é a vantagem pontual mas sim porque o Benfica de hoje ainda é um Benfica q. b. comparativamente a vários jogos antes da paragem e se o Benfica voltar a jogar como antes creio que vai ser compl...ler comentário completo »
    PORTOTUGA2
    2023-01-16 00h13m por Vitor_Balizas
    Aposto que é "remendado" do Boavista.
    A época do sporting
    2023-01-16 00h11m por Vitor_Balizas
    É tentar fazer lugar de Liga Europa, está feita quase, e agora vai sair o Porro provavelmente para pagar os falhanços.

    Com o Esgaio no lugar do melhor jogador do Sporting prevejo muito ranger de dentes e uma batalha com chispa para ficar na frente de Casa Pia e Vitória.

    Não se admite ter um plantel onde se olha para fazer uma substituição que mude o jogo e não há ninguém, é um banco de regens do FM, Artur, Jeovane, Chermiti. . . pareciam substituições de um ...ler comentário completo »
    PO
    3 anos e meio. . .
    2023-01-16 00h09m por PORTOTUGA2
    Fazem muita gente alienada!
    Quando vão entender que ASD não é portista! Eu sei e já o disse aqui, de quem é adepto!
    Vou dar razão a um certo user slb : JVP, HC, dirigentes da FPF, não deviam ir ao Estádio da Luz, apoiar o slb enquanto servidores do Estado não está correcto!
    Nao
    2023-01-16 00h09m por FanecasMad
    Vi o jogo, não acompanhei o relato nem o jogo. Vi o resultado, que era o ideal para o Porto. Mais na ótica imediata do pódio, pois poe o SCP a 7. No restante, o campeonato está muito difícil para o Dragão. A 5 pontos, perdeu em casa com o primeiro, tem que ir a Braga, Luz , Alvalade , Guimarães e Barreiros ainda. Não há muito que esperar. Se ganha o campeonato neste contexto, é o título mais espetacular que irei ver ganhar na minha vida. Ficar em segundo e dar luta até ao fim, e já ficava muito satisfeito.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga dos Campeões
    Crónica
    Bayern e Real Madrid empatam na primeira mão
    Arrancaram, esta terça-feira, as meias-finais da atual edição da Liga dos Campeões e o jogo esteve à altura da ocasião! Bayern München e Real Madrid ...