placardpt
Países Baixos venceram o Senegal

Foi preciso espremer todo o sumo para tirar algo desta Laranja

Se são candidatos, então têm ainda muito a melhorar. Num jogo onde o Senegal até foi a melhor equipa, na pintura geral do jogo, e chegou a encostar os Países Baixos às cordas, os neerlandeses beneficiaram de um letalidade nos minutos finais - e uma grande exibição do guarda-redes Noppert - para vencer o conjunto africano por 0-2.

Os Países Baixos estavam de volta a um Campeonato do Mundo oito anos depois e queriam entrar com o pé direito, embora não contassem, de início, com Memphis Depay, ainda a recuperar completamente de lesão. Do outro lado, havia um Senegal «amputado» da sua maior estrela, Sadio Mané, que foi «cortado» das escolhas senegalesas à última hora, por lesão.

Mecânica, mas pouco

Como seria de esperar, os Países Baixos tentaram assumir a posse de bola desde o início, mas a verdade é que tiveram muitas dificuldades em fazer a ligação defesa-ataque a partir de trás e o mérito disso mesmo foi para o Senegal. O conjunto africano exerceu uma pressão altíssima e foi expondo as dificuldades neerlandesas na construção, especialmente pelo facto de faltar algumas presença no miolo, além de Frenkie de Jong, para fazer essa ligação entre setores.

De Jong esteve muito sozinho �Getty /
Posicionado em 5x3x2, a turma comandada por Van Gaal pretendia dar largura pelos alas, mas a verdade é que, ao nível de ataque posicional, estavam a ser algo previsíveis, especialmente pela sua dificuldade ao nível das permutas posicionais. Janssen era um avançado demasiado posicional e fixo à sua posição e Gakpo era um vagabundo sem grande referência, parecendo estar a ser um pouco mal usado, uma vez que muitas vezes estava longe das zonas que lhe favorecem, como as alas e a frente de ataque.

Quanto ao Senegal, não se inibiu perante a ausência de Sadio Mané e foi sendo atrevido, obrigando ao erro neerlandês através da sua pressão altíssima - que foi baixando, naturalmente, com o tempo. Ismaila Sarr e Diatta iam sendo uma dor de cabeça para os Países Baixos e foram dando algum aroma de rebeldia criativa ao longo da 1ª parte, mas isso apenas chegou para assustar o conjunto europeu e o 0-0 persistiu até ao intervalo, num jogo a deixar algo a desejar.

Foi preciso ser letal e sofrer

Depois de uma 1ª parte que deixou algo a desejar, Van Gaal não mexeu logo nas peças e procurou sim colocar Gakpo mais próximo de De Jong, mas o avançado do PSV estava claramente fora do seu habitat e as dificuldades neerlandesas continuaram. Depay entrou e trouxe mais movimento ao ataque da Laranja (pouco) Mecânica, mas a verdade é que estes iam sendo praticamente inofensivos e o Senegal aproveitou.

O conjunto africano tinha o jogo como queria e ia criando perigo na transição, embora os seus intervenientes estivessem claramente a ficar desgastados com a pressão exercida e a velocidade imposta no jogo - um par teve mesmo que ser substituído. Os comandados de Aliou Cissé até iam sendo a equipa mais perigosa e foram obrigando o estreante Noppert a algumas boas defesas - destaque para o remate de Gana Gueye aos 73', de fora da área -, mas faltava o desejado golo para a surpresa.

Nada parecia resultar para os Países Baixos, mas a dez minutos do fim, Van Gaal finalmente percebeu que as dificuldades estavam no meio, fez entrar Klaassen e Koopmeiners para essa zona e passou Gakpo para a ala. O efeito foi imediato, até porque quatro minutos depois chegou o golo neerlandês. Em ataque posicional, o extremo do PSV partiu da direita para o meio, num movimento de rutura nas costas da defesa, e aproveitou um passe milimétrico de Frenkie de Jong para se antecipar a Edouard Mendy, até então quase espetador, e, de cabeça, fazer o golo inaugural. Um golo contra a maré.

Neerlandeses estiveram mal no ataque �Getty /
O Senegal respondeu bem e, apesar de ter sido obrigado a mudar um pouco as diretrizes vistas até então, foi em busca clara do golo, no mínimo, do empate. Foram minutos de sufoco para a Laranja Mecânica, que teve mesmo que espremer todo o seu sumo defensivo para aguentar esta pressão final, mas acabaria mesmo por colocar um ponto final na partida no último minuto dos descontos, com Klaassen a aproveitar o balanceamento ofensivo senegalês para fazer o 0-2, numa transição rápida.

U Segunda, 21 Novembro 2022 - 16:00
Al Thumama Stadium
Wilton Pereira Sampaio
0-2
Cody Gakpo 84'
Davy Klaassen 90'
Al Thumama Stadium
Lotação40 000
Medidas105x68
Inauguração2021
FaseFase de Grupos
JornadaGrupo AJornada 1
A Chave

A chave do jogo esteve nas substituições impostas por Van Gaal a 10 minutos do fim, reforçando finalmente o seu meio campo, e o apoio a De Jong, e colocando Gakpo na ala. Finalmente a equipa ganhou criatividade e poder de fogo e acabou por ser letal. Resultado acaba por ser pesado para o Senegal.

O Árbitro

O brasileiro Wilton Pereira Sampaio teve um jogo de fácil ajuizamento e foi deixando o jogo correr. Nada a apontar.

O Melhor
Que equipa!

Sem a sua estrela, o Senegal apresentou-se em grande e foi uma equipa no verdadeiro sentido da palavra, com a lição claramente estudada e em busca dos seus pontos fortes. Saem deste jogo sem pontos, mas com a certeza de haver potencial e de terem conquistado muitos fãs pelo mundo fora.

O Pior
Quem é esta Laranja?

Oito anos depois do seu último jogo num Mundial, esperava-se uns Países Baixos com fome de se mostrar e ao futebol que os caracteriza, mas esta Laranja Mecânica esteve irreconhecível na generalidade do jogo e valeu pela letalidade mostrada nos últimos minutos para conseguir uma vitória algo injusta.

Forma
Senegal
2022/2023
2J
2V
0E
0D
4-1G
Países Baixos
2022/2023
6J
5V
1E
0D
14-6G
Sabia que...by playmaker stats
Maior derrota de sempre do Senegal em Campeonatos do Mundo
Os Países Baixos continuam invictos frente a equipas africanas em Mundiais:
1990 Egito, 1-1
1994 Marrocos, 2-1
2006 Costa Marfim, 2-1
2010 Camarões, 2-1
2018 Senegal, 2-0
Os Países Baixos continuam a tradição: nunca perderam o 1.º jogo na fase de grupos do Mundial: em 9 jogos, somam 7 vitórias e 2 empates
4.ª vez consecutiva que os Países Baixos vence o seu 1.º jogo num Mundial:
2006 Sérvia Montenegro, 1-0
2010 Dinamarca, 2-0
2014 Espanha, 5-1
2022 Senegal, 2-0
16.º jogo dos Países Baixos sem perder
Nas suas 2 participações anteriores, o Senegal tinha ganho o seu 1.º jogo na prova:
2002 França, 1-0
2018 Polónia, 2-1
2022 Países Baixos, 0-2
O Senegal perdeu pela 1.ª vez o 1.º jogo do Mundial
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
SENEGAL
EMPATE
PAÍSES BAIXOS

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
bludouro
2022-11-21 22h14m por Homo_libero
Desejo que dessa vez seja diferente. Mas concordo que as selecções africanas no geral perdem para as selecções Europeias fracas. Na minha opinião a diferença está na mentalidade e nas estratégias dos seleccionadores. Uma selecção como a Polónia mesmo tendo o Lewa no ataque pode montar um camião na defesa e aproveitar com eficácia os contra ataques. Falta esses pormenores tácticos aos seleccionadores Africanos. Jogam da mesma forma todos os jogos, seja qual for o adversário.
InvincibleEagle
2022-11-21 20h42m por tenshi
"treinados pelo excelente Van Gaal" também não é preciso exagerar 🤭🤣🤣
Paises baixos
2022-11-21 19h02m por moumu
Pudera, já tiveram seleções melhores mas está tudo em aberto para 3 equipas neste grupo.
ZY
tenshi
2022-11-21 19h01m por zyxw4321
Se calhar tem qualquer a ver coma a forma com terem conseguido um apuramento direto num grupo mais difícil que o nosso, e com a maneira como varreram por completo o grupo da Nations League contra 3 equipas que estão no Mundial, uma das quais a Bélgica, cabeça-de-série do torneio. Com resultados desses, quem é que olha para nós como sendo mais candidatos?
Holanda
2022-11-21 18h55m por tenshi
Não sei como consideram esta holanda candidata e Portugal não.
Holanda falta claramente uma referência nesta equipa, com as saídas de Van Persie, Sneijder e Roben esta seleção tornou fraquinho.
Com ou sem Mané
2022-11-21 18h40m por Homo_libero
A selecção do Senegal tem capacidades de passar neste grupo, aliás o pessoal deve ter esquecido que o Mané apresenta um futebol aborrecido na selecção. Ainda dá para o Senegal atingir os oitavos, está na hora dos Africanos jogarem menos com o "coração", ser mais pragmático, letal e cínico. Chega de morrer na Praia
BenficaMundial
2022-11-21 18h39m por MisticaEncarnada
Relativamente ao Catar, penso que nem que eles sejam levados ao colo passam a fase de grupos. Não os imagino, de todo, a ganhar à Holanda e mesmo com o Senegal penso que perdem ou lá ganham um ponto.
BE
MisticaEncarnad a
2022-11-21 18h30m por BenficaMundial
Para isso o Equador teria de vencer os Países Baixos, o que não acredito porque se defrontam já na próxima jornada e os neerlandeses não deverão facilitar. Só se houver algum condicionalismo e, mesmo assim, não sei. O nível de jogo ontem foi baixo. Veremos.
Isto claro, desconsiderando o Catar. Vamos ver se não acontece uma revolução do dia para a noite xD
BenficaMundial
2022-11-21 18h22m por MisticaEncarnada
Provavelmente a Holanda já passou mas ainda não é certo. É uma hipótese remota mas podem acabar 3 seleções com 6 pontos e o Catar com 0 (esta parte do catar com 0 é o mais provável de acontecer).
Matthijs de Ligt
2022-11-21 18h17m por grove_street
Esqueci dizer , cada vez é o central normal e não um super central que diziam ia ser . Hoje foi passado várias vezes e só parava os adversarios com falta .
JOGO
2022-11-21 18h15m por grove_street
É o futebol , quem não marca sofre .

Sobre a Holanda/Paíse baixos vai ser muito isto , tiki taka parta ali e para lá e depois num lance fatal podem marcar . Apesar de achar que mendy fica mal nos dois golos . Mas vamos dar mérito aos Holandeses .

E o GR da holanda eu já tinha ouvido falar , mas nunca vi a jogar e gostei , das vezes que foi chamado aos remates ele demonstrou ser seguro . Fez-ME lembrar um coutouis no inicio do AT. MADRID .
ZY
Países Baixos
2022-11-21 18h14m por zyxw4321
Pensava que o jogo ia ser mais fácil, mas pelos vistos o Senegal está a ressentir-se menos da falta do Mané do que eu pensava.
BE
Com mais esclarecimento
2022-11-21 18h12m por BenficaMundial
entenda-se, com Mané. xD
Muito injusto
2022-11-21 18h12m por Indargorri
O Senegal merecia mais, mas foram um bocado "anjinhos" - viu-se bem nos lances dos golos. O guarda-redes holandês salvou a equipa, mas não me convencem. Faltam referências, como um Robben ou um Van Persie. Aliás, faltam muitos Van-qualquer-coisa
BE
Resultado enganador
2022-11-21 18h11m por BenficaMundial
Fiquei surpreendido com a qualidade de jogo que o Senegal apresentou. Bateu-se bem, conseguindo ser superior em vários momentos do jogo e conseguem ter bola. Com mais esclarecimento na frente, podiam ter marcado. O guarda redes neerlandês foi chamado várias vezes e cumpriu. Acredito perfeitamente que consigam vencer o Equador e o Catar e passar aos oitavos. Quanto aos Países Baixos, arrisco-me a dizer que garantiram, já, os oitavos.
PA
Vencedor
2022-11-21 18h07m por PauloMartins14
A haver um vencedor, teria que ser o Senegal. Resultado injusto. Holanda, não joga nadinha . . .

OUTRAS NOTÍCIAS

Voleibol
Antevisão
Portugal inicia competição na Finlândia
A época de seleções está novamente em andamento e esta sexta-feira há também jogo luso no voleibol feminino. Além da seleção masculina, ...