placardpt
Primeira vitória do Famalicão

Há dias assim

A nossa crónica de rescaldo incide e força o cenário de azar extremo do Santa Clara na deslocação a Famalicão. Mas queremos deixar bem claro que o mérito da equipa da casa não sai minimamente beliscado. A vitória por 1-0 é justa, mas este jogo é para os apanhados açorianos...

O triunfo, o primeiro da Liga, para os minhotos era de vital importância, para que nenhuns fantasmas começassem a surgir. E a equipa de Rui Pedro Silva soube conservá-lo de forma exemplar no meio de tanta incidência que aconteceu ao Santa Clara. Já se sabe ganhar em Famalicão!

Pesadelo com várias caras

'Há dias de manhã que um homem à tarde não pode sair à noite'. A frase remete para um dia daqueles, que ninguém quer recordar por mais que lhe peçam. Um dia em que tudo corre mal, mesmo que se lute pelo contrário. Deve ter sido mais ou menos assim que Mário Silva se deve ter sentido nesta primeira parte. Nada, mesmo nada, correu bem à equipa açoriana.

A jogar no terreno de um Famalicão que vai crescendo neste início de época, Mário Silva já sabia que ia ter mais um capítulo do desafio mais complicado da sua carreira, como o próprio admitiu na antevisão. A iniciativa na primeira hora foi praticamente sempre do Famalicão, balanceado pelo muito público que compareceu num belo domingo meteorológico.

A expressão de Ricardinho diz tudo ©Catarina Morais / Kapta +
Azar, capítulo 1. Minuto 20'. Livre descaído para a direita do ataque do Famalicão, surpreendente movimentação de Zaydou Youssouf, que fez o que quis à desatenta e adormecida defesa do Santa Clara, antes de apontar o primeiro (e merecido) golo dos minhotos no jogo e na Liga.

Azar, capítulo 2. Minuto 26´. Já depois de uma oportunidade para ficar a perder por dois golos, lesão de Diogo Calila, o único jogador em quem Mário Silva apostou de diferente em relação ao último jogo. Um capítulo que até teve o condão de acordar os açorianos, que tiveram no remate acrobático de Rildo para estupenda defesa de Luiz Júnior a grande ocasião da primeira parte.

Azar, capítulo 3. Minuto 39´. Melhor na partida no último quarto de hora, o Santa Clara sofreu nova contrariedade´, quando Ricardinho não aguentou a pancada de Riccieli e teve de sair sem conseguir o colocar o pé no chão. Não queremos, porém, tirar o mérito ao Famalicão, melhor na globalidade da primeira parte e merecedor da vantagem. Há dias assim...

Gelo para o sonho

A toada manteve-se nos primeiros minutos da primeira parte, com o Santa Clara a querer reagir à desvantagem, mas a intenção pouco durou. O Famalicão assumiu-se rapidamente para o definitivo safanão no jogo e teve várias ocasiões para isso, principalmente por um sempre esforçado Álex Millán.

Ora, percebendo isso, Mário Silva mexeu e esgotou as alterações à hora de jogo. As peças passavam a estar todas no tabuleiro de jogo, mas os caminhos do xadrez do Famalicão estavam cada vez melhor tapados e protegidos. E quando não era pela quase sempre atenta defensiva do Famalicão... era pela falta de pontaria.

©Catarina Morais / Kapta +

Azar, capítulo 4. Minuto 75'. E este azar tem de ser em itálico, porque apesar do falhanço de Matheus Babi, após belo desdobramento ofensivo, não ter explicação... é bem distinto dos acontecimentos anteriores. É que o controlo do Famalicão estava a esmorecer e o Santa Clara começava cada vez mais a merecer o empate.

Era tempo de carregar. Com tudo o que sobrava na equipa de Mário Silva. Com tanto azar e contrariedade, o Santa Clara continuava, ainda assim, a sonhar com os pontos, aproveitando as dificuldades do Famalicão em fechar o jogo a seu favor. Mas nem isso correu bem...

jogos históricos
U Domingo, 28 Agosto 2022 - 15:30
Estádio Municipal de Famalicão
Fábio Veríssimo
1-0
Zaydou Youssouf 20'

ESTÁDIO

Estádio Municipal de Famalicão
Estádio Municipal de Famalicão
Portugal
Vila Nova de Famalicão
Lotação5 186
Medidas105x68
Inauguração1952
Positivo
Ainda falta o ketchup, mas...

Foram três jogos sem que o Famalicão conseguisse marcar na Liga e este dado esvaneceu-se contra o Santa Clara. Podiam ter sido mais golos, tamanhas foram as oportunidades ao longo de todo o jogo, mas o mais importante foi conseguido. Agora é uma questão do ketchup deitar mais...

Negativo
Nada corre bem

O que Mário Silva disse na antevisão a este jogo pode ter sensibilizados os mais distraídos para a questão da reformulação profunda do Santa Clara esta época. Não bastasse este cenário, os açorianos ainda tiveram que prescindir de duas alterações por motivos físicos. Quando as coisas teimam em não correr bem...

Forma
FC Famalicão
2022/2023
4J
1V
1E
2D
1-5G
Santa Clara
2022/2023
4J
0V
1E
3D
2-5G
O Árbitro

Arbitragem muito segura e assertiva de Fábio Veríssimo em todo o jogo. Os jogadores ajudaram a que a partida não fugisse nunca do seu controlo.

Fotografias(18)

Liga BWIN: Famalicão x Santa Clara
Liga BWIN: Famalicão x Santa Clara
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FC FAMALICÃO
EMPATE
SANTA CLARA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Famalicão
2022-08-28 20h49m por moumu
Bom esforço do Famalicão e vê-se que Mário Silva tem matéria para trabalhar, há que potenciar os brasileiros.
tarik
2022-08-28 20h44m por umnovetresum
Eu critico muito o Assunção, mas o Pelé foi horrível hoje - tipíco jogador que se está a 'marimbar' para tudo, não serve para aguentar um resultado.
O Théo tem entrado muito bem, e nota-se qualidade com bola mesmo quando deslocado da melhor posição.

A chave da equipa vai ser a recuperação do Iván Jaime, mais ninguém no plantel alia a qualidade ofensiva com a capacidade de pausar e pautar jogo. O Brazão é jogador de alto risco-alta recompensa, e o Gustavo Sá é muito novo para segurar o jogo.
GS
Famalicão 1 Santa Clara 0
2022-08-28 20h07m por GSCGrandeamor
Vitória importante do Famalicão. Foi daqueles jogos onde nada correu bem ao Santa Clara que em condições normais e pelas oportunidades que criou podia ter ganho sem grandes problemas. . . contudo o Famalicão acaba por ter mérito e venceu bem dando agora mais um pouco de tranquilidade.

Saudações
TA
mariorafael909, Vilanova1
2022-08-28 19h50m por tarik
O Gustavo não tem andamento nem para o Colombatto muito menos para o Youssouf. . . e vamos ver o que pode dar o Pelé.
Este ano temos alguma experiência e rotação em relação aos outros anos. . . não esquecer que estavam na bancada o Cádiz, Jaime, Queirós, Dylan e Puma. . .
O Treinador só não dá "chocolate" aos adeptos e no campeonato se não quiser (ou então os jogadores estiverem "nem aí" para aquilo), porque plantel de qualidade há.
Quanto ao "amor há camisola", não ...ler comentário completo »
Tarik
2022-08-28 19h25m por mariorafael909
Acho que num meio campo com alguém mais criativo, o Assunção tem lugar de caras. . . não vejo o Péle a calçar nesta equipa. . . e acho o Columbato algo "arrogante" em campo.

Mas mesmo assim, falta alguém com amor à camisola, não vejo ninguém mais empenhado que o Assunção. Não nos adianta ter muitos craques e eles não darem a vida em campo
VI
Tarik
2022-08-28 19h09m por Vilanova1
E falta um banza. Trocava o cadiz e fonte pelo pinho
TA
Mariorafael909
2022-08-28 18h36m por tarik
O Assunção não tem lugar nem de mota neste meio campo. . . e ainda há o Jaime de fora.

O Ivo esteve muito tempo parado, é normal ainda andar a carvão.

O Puma entrando, o Heri encosta às boxes.
Finalmente, a vitória!
2022-08-28 18h30m por mariorafael909
Ainda falta muito a este Fama para fazer sonhar com a permanência. Com a intensidade de Barcelos, tínhamos conseguido um resultado bem melhor!

O treinador continua muito retraído em relação ao jogo e aos seus momentos. No estádio conseguimos sentir a apatia do treinador em relação ao que se passa dentro das 4 linhas.

Não consigo perceber a ausência do Assunção, não o acho um jogador de elite, mas é decerteza um jogador que sente a camisola que veste.
<...ler comentário completo »
FCF
2022-08-28 18h28m por umnovetresum
Finalmente e bem que era precisa a vitória! Jogo muito disputado, resta ao Santa Clara ter calma e paciência com o seu treinador que tem boas e positivas ideias para a equipa.
Quanto ao Famalicão, com esta equipa técnica é sabido que nunca seremos uma equipa dominadora e de bola no pé - é esperar que a qualidade individual e o pragmatismo resultem para uma época tranquila. Acho engraçado é tanto o treinador principal como os adjuntos (neste caso o Tarantini) continuarem a vender uma i...ler comentário completo »
TA
Famalicão
2022-08-28 18h04m por tarik
Vitória importantíssima!
O jogo não acaba com um balde de água gelada porque não calhou. . .
Zaydou e Colombatto é água para o vinho em relação ao Assunção e Simões. Fica só a faltar um mágico naquele meio campo, porque dois tratores que sabem tratar bem a bola já lá estão.

OUTRAS NOTÍCIAS

Tema do Dia
com video
Novo presidente do FC Porto
Durante a semana, há sempre muitos assuntos para debater. No zerozero, escolhemos um que esteja a marcar a atualidade e um dos nossos jornalistas chega-se à frente para responder a ...