placardpt
Gil Vicente e Famalicão não saíram do nulo

Prometeu espetáculo, acabou com sabor agridoce

2022/08/22 22:26

Era preciso deixar a sequência de derrotas e, até aí, o objetivo foi cumprido para Gil Vicente e Famalicão. Ainda assim, ficou um sabor amargo, sobretudo para os gilistas, que beneficiaram de várias oportunidades claras para vencer um dérbi que teve um primeira parte de alto nível, apesar da ausência de golos.

A segunda parte foi menos espetacular, mas teve a sua dose de oportunidades. Ninguém conseguiu marcar e o nulo prevaleceu ao apito final.

Só faltaram os golos

São raras as ocasiões em que um nulo ao intervalo num jogo do nosso campeonato se traduziu num bom espetáculo. A primeira parte da partida em Barcelos foi um desses casos. Já tínhamos apontado na antevisão que estes dois conjuntos têm capacidade para muito mais do que os últimos resultados podem indiciar e a qualidade de jogo demonstrada nos primeiros 45 minutos comprovaram-no.

Adrián Marín estreou-se contra o antigo clube ©Rogério Ferreira / Kapta+
E nem foi preciso esperar muito tempo para começarem as oportunidades de perigo. Logo no primeiro minuto, Kadile deixou em alerta a defesa gilista, mas a resposta foi imediata e por pouco não foram os da casa que inauguraram o marcador nos minutos seguintes.

O ritmo abrandou ligeiramente com o desenrolar do encontro, muito por culpa da forma como as equipas se encaixaram. Com três médios de cada lado, a zona central preenchida obrigou a que os momentos de criatividade saíssem dos corredores. 

Ainda houve festejos na (bem composta) bancada visitante, mas o golo de Millán acabou anulado por uma mão de Kadile na assistência. O Gil respirou de alívio e até voltou a ficar perto, mas o golo não chegou a aparecer. 

Desacerto, agora sem espetáculo

Se a primeira parte foi uma agradável surpresa, os segundos 45 minutos ficaram aquém das expectativas. Talvez porque o ritmo foi tão alto, o regresso dos balneários trouxe duas equipas mais contidas nos momentos de ataque, tornando-as previsíveis.

Capitão desperdiçou uma das maiores oportunidades ©Rogério Ferreira / Kapta+
Fran Navarro, que falhou o jogo a meio da semana por lesão, ainda solicitou várias vezes no espaço para ajudar a equipa a subir no terreno e até foi dos seus pés que surgiu a primeira grande oportunidade do segundo tempo. Sem sucesso.

As duas formações apostaram em homens de ataque, mas foi o Gil que melhorou num período final de pressão por um golo que desbloqueasse o dérbi. Primeiro foi Mizuki Arai a proporcionar uma excelente intervenção de Luiz Júnior, depois foi Rúben Fernandes a falhar quase de forma escandalosa.

A terminar, Alipour ainda viu Penetra negar-lhe o golo com um corte em cima da linha de golo. Para o Famalicão foi o primeiro ponto do campeonato, o que não deixa de ser satisfatório. O mesmo não se pode dizer dos gilistas, que se podem queixar da falta de eficácia.

jogos históricos
U Segunda, 22 Agosto 2022 - 20:15
Estádio Cidade de Barcelos
Cláudio Pereira
0-0

ESTÁDIO

Estádio Cidade de Barcelos
Lotação12 032
Medidas105x68
Inauguração2004
Positivo
Houve esperança...

... de que seria um daqueles jogos memoráveis da temporada. O ritmo começou alto, com oportunidades e futebol bem jogado, mas ninguém conseguiu replicar no segundo tempo e o espetáculo foi o maior prejudicado.

Negativo
Pólvora seca

As duas equipas tiveram várias oportunidades para marcar, mas faltou eficácia. O Famalicão ainda não marcou qualquer golo esta temporada e o Gil já vai em três concretizar. É urgente afinar a pontaria.

Forma
Gil Vicente
2022/2023
6J
2V
2E
2D
6-6G
FC Famalicão
2022/2023
3J
0V
1E
2D
0-5G
O Árbitro

Critério largo de Cláudio Pereira, que tentou beneficiar o espetáculo, mas foi demasiado permissivo com as demasiadas perdas de tempo.

Fotografias(17)

Liga BWIN: Gil Vicente x Famalicão
Liga BWIN: Gil Vicente x Famalicão
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
GIL VICENTE
EMPATE
FC FAMALICÃO

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Umnovetresum
2022-08-26 21h15m por mariorafael909
Tirando o Ivan Jaime, onde está o médio ofensivo criativo? E no entanto, temos 3 laterais esquerdos. A defesa está completamente deficitária no sentido em que, a meu ver, está em falta mais intensidade e isso não é apenas por falta de inteligencia da equipa técnica. Não quero parecer um hater do De la Fuente mas, falta-lhe muito ainda. E na frente de ataque, onde está um matador?
Só espero que no fim da época, o presidente não diga que é por causa do estádio
mariorafael909
2022-08-26 09h54m por umnovetresum
Que plantel desequilibrado? Tens é uma equipa técnica desequilibrada . . . há soluções e muitas para jogar de diferentes maneiras.
Umnovetresum
2022-08-23 19h51m por mariorafael909
Eu sei que Martin está lesionado, daí eu dizer pra despachar o Hernan e ir buscar outro. Neste momento temos 3 laterais esquerdos, 1 lateral direito lesionado e 1 sem intensidade. Ainda temos um plantel desequilibrado e estamos a caminho do fecho do mercado
mariorafael909
2022-08-23 18h36m por umnovetresum
O Famalicão já tem defesa direito, o Aguirregabiria que começou a época a titular. Não tem jogado porque está lesionado.
A culpa é do estádio
2022-08-23 15h05m por mariorafael909
Futebol fraco defensivamente por parte do Famalicão. . . safam-se o Penetra e o Ruben Lima.

Incrível como mais uma vez, o Famalicão começa o campeonato com um plantel completamente indefinido.

De la Fuente rapaz, falta-te intensidade. Talvez, em vez de irem buscar (mais) um defesa esquerdo, seria melhor despachar o Hernan e ir buscar um lateral direito mais intenso e com mais criatividade no ataque.

Um jogo a pedir presença dentro da área, ...ler comentário completo »
Gil Vicente
2022-08-23 09h57m por nicolas_gaitan
Precisa urgentemente de um lateral-direito. Manafá seria interessante.
GS
Gil Vicente 0 Famalicão 0
2022-08-23 09h05m por GSCGrandeamor
Jogo interessante e qualquer uma delas podia ter ganho e seria merecido. Deu empate e provavelmente acaba por ser justo porque apesar de ambas fazerem por ganhar, nenhuma merecia perder. Isto sim, é futebol, muito bem!!!!
O Gil Vicente na minha opinião vai fazer um campeonato tranquilo, abaixo da ultima temporada mas penso que o Gil Vicente não terá grandes dificuldades em manter-se na I Liga.
O Famalicão provavelmente também se deverá manter mas talvez passe por alguma dif...ler comentário completo »
GIl
2022-08-23 03h41m por moumu
Para já não estão tão bons como a época passada mas vamos aguardar mais uma jornadas para ver como se portam.
tarik
2022-08-22 23h43m por umnovetresum
Vejo muita gente a apontar o dedo a certos jogadores, ou a dizerem que ainda falta isto e aquilo . . . mas a verdade é que qualquer colectivo fraco acaba por baixar o nível de todos e de forma geral. Temos muitas e boas soluções.
RPS
2022-08-22 23h13m por ikercasillasbestgk
O RPS é demasiado fraco para o famalicão e devia experimentar treinar em divisões inferiores para adquirir experiência e acabar por ir parar para outros clubes com maiores ambições.
TA
Famalicão
2022-08-22 23h12m por tarik
Alguém dá um manual de vitórias e ambição a este treinador ?
Queimar tempo para ganhar o "pontinho".
Tirar cruzamentos para a terra de ninguém não dá amigo RPS. . . o jogo estava a pedir o Cádiz, mas devo ter sido o único a ver isso.
De Lá Fuente és muito esforçado, mas amigo, não dá!
A falta descomunal que faz um criativo, até mete dó. . . custa me a acreditar que o Jaime esteja lesionado há cinco meses. . . sem dúvida que temos um departamento médico de excelência.
Famalicão
2022-08-22 22h40m por Orgulho-Benfiquista
Se não muda de treinador vai descer de divisão.
Quem no seu perfeito juízo consegue renovar com o RPS? O homem nem para preparador serve.
FCF
2022-08-22 22h30m por umnovetresum
Futebol penoso e intragável.
Incrível fazer tão mal ofensivamente com tanto talento ao dispor - parecem uma equipa que tem uma semana de treinos, e não toda uma pré-época para evoluir.
Defensivamente são impressionantes as crateras no meio campo, se não sabe trabalhar outro sistema que não use uma linha de 5 . . . então que não invente!
Gosto muito do Miguel Ribeiro, e acho impossível que não tenha vergonha do que tem visto em campo. Agora terá medo de reconhecer que ...ler comentário completo »

OUTRAS NOTÍCIAS

Tema do Dia
com video
Novo presidente do FC Porto
Durante a semana, há sempre muitos assuntos para debater. No zerozero, escolhemos um que esteja a marcar a atualidade e um dos nossos jornalistas chega-se à frente para responder a ...