placardpt
SC Braga mostra força em Famalicão

Pujança de quem não está para brincadeiras

Mais que as intenções, os atos estão a provar a ambição do SC Braga para a nova época. Com qualidade e alavancado por um início a todo gás de jogo, a equipa de Artur Jorge estreou-se a vencer na Liga Portugal bwin 2022/23, ao vencer por um confortável 0-3 na visita ao Famalicão.

Com a intensidade que já tinha apresentado contra o Sporting e um ataque capaz de elevada criação, os Gverreiros voltaram a dar sinais de comunhão com as ideias do novo técnico. Em sentido inverso, o Famalicão ainda não conseguiu pontuar e precisa rapidamente de inverter o momento, para não cair nos problemas da última época.

Potência diferente

As equipas não mudaram as facetas apresentada na jornada de abertura, bom sinal para visitantes e novos motivos de preocupação para o Famalicão. A equipa de Rui Pedro Silva voltou a revelar problemas de agressividade e intranquilidade com bola, também reforçada pela entrada muito forte do SC Braga na partida.

União na homenagem ao Pequeno Genial ©Peter Spark / Kapta+

Com vontade de procurar protagonismo desde cedo, as dinâmicas ofensivas dos comandados de Artur Jorge causaram bastantes problemas ao adversário. No aproveitamento de uma bola perdida na área famalicense, Sequeira atirou para o tento de abertura e coroou o começo intenso da sua equipa, que parece motivada para uma grande campanha em 2022/23.

A desvantagem deixou o Famalicão ainda mais perdido no jogo, com apenas algumas arrancadas de Heriberto pelo flanco direito a serem capazes de sacudir a pressão. Num lance que voltou a provar o potencial desta dupla de avançados, Banza - respeito no momento dos festejos - faturou contra o antigo clube em recarga a remate de Vitinha. Os assobios provavam a insatisfação famalicense sobre o rendimento dos seus homens.

Reação não deu frutos

Até ao intervalo, poucos sustos para um SC Braga confiante e dono do jogo. A intensidade aumentou do lado da casa após o descanso, no entanto, o esclarecimento era superado pelo desespero da situação de desvantagem no marcador. Ainda assim, as dificuldades aumentaram no lado Arsenalista, obrigado a mais suor e sofrimento.

As entradas de Pelé - em estreia - e Santi Colombatto tiveram o condão de dar mais energia ao Famalicão, que começou a ter capacidade para fazer a bola chegar à área adversária. Estes foram mesmo os melhores minutos da equipa de Rui Pedro Silva, com o SC Braga a ter capacidade para resistir e manter as redes de Matheus invioláveis.

No risco há também espaço para aproveitar, algo que acabou por acontecer. Num momento parecido ao golo que criou na jornada inaugural, a velocidade de Álvaro Djaló voltou a fazer estragos pelo flanco esquerdo, desta vez com o extremo a permitir ao francês Banza bisar.

De forma segura, o SC Braga reforçou a vontade de ser caso sério. As condições parecem reunidas para a mira estar nos lugares cimeiros.

jogos históricos
U Sexta, 12 Agosto 2022 - 20:15
Estádio Municipal de Famalicão
Luís Godinho
0-3
Nuno Sequeira 14'
Simon Banza 19' 79'

ESTÁDIO

Estádio Municipal de Famalicão
Estádio Municipal de Famalicão
Portugal
Vila Nova de Famalicão
Lotação5 186
Medidas105x68
Inauguração1952
Lances Capitais
12´
GOLO SC Braga!
Nuno Sequeira marca
Nuno Sequeira marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
Nuno Sequeira marcou o seu 2º golo na equipa (147 jogos)
18´
GOLO SC Braga!
Simon Banza marca
Simon Banza marca o seu 2º golo na prova (2 jogos)
79´
GOLO SC Braga!
Simon Banza marca
Simon Banza marca o seu 3º golo na prova (2 jogos)
Positivo
Com fome de protagonismo

O SC Braga voltou a deixar uma imagem forte, desta vez com um excelente triunfo contra o Famalicão. A equipa está bem trabalhada e Artur Jorge ainda tem mais ´sumo` para extrair de alguns atletas. O tónico é manter este nível, sendo o ideal resistir a eventuais saídas. Tudo para ser um caso sério em 2022/23.

Negativo
Repetem-se os erros

Entrada novamente negativa do Famalicão no campeonato, com a equipa nos lugares onde não quer estar. O futebol com Rui Pedro Silva não encantou na última época e o técnico não parece ter conseguido, até ao momento, mudar a cara dos famalicenses para a nova campanha. Cedo para intranquilidade, mas a confiança não deve abundar nestas condições.

Forma
FC Famalicão
2022/2023
2J
0V
0E
2D
0-5G
SC Braga
2022/2023
2J
1V
1E
0D
6-3G
O Árbitro

Arbitragem segura de Luís Godinho, sem grandes falhas a apontar. Apareceu pouco no jogo, um elogio sempre para qualquer juiz. 

Fotografias(21)

Liga BWIN: Famalicão x SC Braga
Liga BWIN: Famalicão x SC Braga
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FC FAMALICÃO
EMPATE
SC BRAGA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Ontem foi mesmo muito mau. . .
2022-08-13 17h18m por PeevesThePoltergeist
Que jogo mau o de ontem.
Para além da aparente falta de vontade que existe, não deixa de ser assustador que estamos com este treinador há cerca de 1 ano e não existe uma ideia de jogo.
O ano passado ainda se poderia dar a mão à palmatória uma vez que entrou a meio da época e tinha jogadores que talvez não encaixassem na sua ideia de jogo. Mas este ano já teve tempo mais que suficiente para transmitir o que quer que essa ideia fosse.
Simões é um bom jogador, mas não po...ler comentário completo »
Qualidade!
2022-08-13 11h45m por umnovetresum
De destacar a qualidade que há no plantel.
O Pelé, que por vezes é julgado por preguiçoso e displicente, mesmo com tanto afastado dos relvados jogou de 'cadeirinha' e fez tudo parecer fácil. Théo entrou muito bom, mesmo completamente fora de posição. Gustavo Sá mostrou personalidade.
Braga
2022-08-13 09h21m por SCB1375
Jogo extremamente bem conseguido, onde demonstra que jogar com 2 avançados faz muita diferença. Ainda estamos numa fase de adaptação a esta nova tática, após algumas épocas com a mesma tática mas creio que esta tática nos deixará sempre mais próximo de marcar do que sofrer. Embora que teremos de ter muitas cautelas com equipas de autocarro e que metem 1 ou 2 motas a sair em contra. O Banza é sem dúvida uma excelente adição á equipa, e a jogar lado a lado com o Vitinha poderão fazer muitos ...ler comentário completo »
Iuri pastelão?
2022-08-13 06h59m por AzoreanRoot
Grandes especialistas de futebol que andam aqui.
Está nos dois primeiros golos, quase faz um. . .
É só o jogador com mais técnica do campeonato, faz muitas épocas.
Mário Gonzalez
2022-08-13 02h05m por pedrinho_dgl
O desespero já é tanto que nem me importava de o ver no Sporting. . . Era uma opção low cost e quem sabe se não agarrava lugar
VI
Dass. .
2022-08-13 01h25m por Vilanova1
A começar a ficar farto das abebias que damos no inicio do campeonato . Mas confiança total numa boa época (nao sei se com este treinador. . . )
SI
RPS
2022-08-12 23h41m por Simy1
Vai ser o primeiro treinador do Tugão a saltar fora. A equipa já no ano passado jogava pouco ofensivamente, simplesmente ganhou alguma consistência defensiva com ele para subir de rendimento. Tem um plantel muito acima da maioria dos clubes do nosso campeonato, só no meio campo, os 3 ou 4 suplentes eram titulares em muitas equipas da nossa liga, diz bem o que tem à disposição.
SC Braga
2022-08-12 23h08m por dimitri13
Estamos com uma excelente dinâmica ofensiva que em tantos momentos fez falta no ano passado. Principalmente Banza, que contratação, e que jeito tinha dado no ano passado, tantos jogos em que simplesmente não havia ninguém que metesse a bola lá dentro. Álvaro Djaló também a entrar muito bem nos jogos, o espaço para o Mario González é cada vez menor.

Defensivamente ainda há um longo caminho a percorrer.
SC Braga
2022-08-12 22h54m por Bracara_Avgvsta
Primeira parte de grande nível e podíamos ter ido para o intervalo ganhar por mais, na segunda parte soubemos gerir a vantagem e acabamos por matar o jogo.
Defensivamente a equipa treme um pouco e é preciso melhorar.

Banza e Vitinha fazem uma boa dupla, Niakaté esteve bem defensivamente, Álvaro Djaló entrou bem na segunda parte e voltou fazer uma assistência, Lainez jogou 20 minutos e mostrou bons pormenores. Acredito que mais tarde ou mais cedo vai ser titular.

Mario González não foi convocado e é capaz de ser emprestado.
umnovetresum
2022-08-12 22h52m por MantoEnlameado_
Ex adjunto do NES querias quê futebol total? msm assim deu para safar bem na epoca passada
TA
FAMALICÃO
2022-08-12 22h52m por tarik
O Rui Pedro Silva anda a treinar durante a semana o Gustavo Assunção a bater cantos e tirar cruzamentos! Isto é surreal, completamente surreal. O Heriberto custa-lhe a correr para trás, falta lhe essa mudança na caixa.
É preciso um miúdo que mal tocou na bola a época passada (Kadile!) mexer com o jogo.
Pelé com uma época parado (repito UMA) consegue ter mais rotação que o Simões (espero que acorde para a vida) e o Assunção (não tem lugar neste plantel e é vender já) juntos. ler comentário completo »
Famalicão
2022-08-12 22h42m por umnovetresum
O ano passado ainda deu para sacar umas vitórias e uns bons resultados, mesmo que jogando de maneira simples e pouco atractiva.
Este ano, se o foco e ambição eram maiores, deveriam ter optado por outro treinador - o pecado do Miguel Ribeiro até agora. RPS é completamente amorfo, desinteressante e 'sem sal'. A equipa não sai básico seja em 4-4-2, 4-3-3, 5-2-3 etc. - deixa sempre muitos jogadores atrás, envolve pouco a equipa no lado da bola . . . muito pouca coragem.
Braga
2022-08-12 22h35m por EternoRossoBianco
Controlamos bem o jogo, mas a defesa ainda treme bastante. Sequeira tá ótimo para atacar, mas para recuperar e defender tá muito "preso". Fabiano teve bem, Tormena a tremer em vários momentos, Famalicão explorou muito as costas dele , a sorte foi o fantástico controlo da profundidade do Matheus durante todos o jogo. Niakaté teve bem mas parece que tem demasiado "entusiasmo" em alguns momentos onde sai da posição para tentar recuperar a bola e ficamos ali com um buraco.

Al Mu...ler comentário completo »
Braga
2022-08-12 22h24m por SCBFAN
Bom jogo mais uma vez mas tmb andamos algo tremidos na defesa. Banza e Vitinha estão a provar ser uma excelente dupla atacante e prometem muitos golos. Gostei da entrada do Djalo(mais uma vez a assistir) e o Diego Lainez fez mais em 20 minutos do q o Iuri no tempo q esteve em campo.
Excelentes indícios da equipa, para já gosto
Braga
2022-08-12 22h24m por UpssTheBeast
Que o Lainez se comece a entrosar com a equipa para sentar o pastelão do Iuri
EN
Massacre
2022-08-12 22h18m por EnormeSCB
Autentico massacre em Famalicão. Primeira parte de luxo com um resultado a pecar por escasso, na segunda parte a equipa soube segurar o Fama e matar o jogo quando teve oportunidade. Banza e Vitinha que duas bestas temos esta época! Vamos BRAGA.

OUTRAS NOTÍCIAS

Tema do Dia
com video
Novo presidente do FC Porto
Durante a semana, há sempre muitos assuntos para debater. No zerozero, escolhemos um que esteja a marcar a atualidade e um dos nossos jornalistas chega-se à frente para responder a ...