placardpt
Estoril recebeu e venceu o Famalicão

Há um novo Mágico na cidade

Nova época, novo treinador, novo Mágico. O mágico André Franco pode ter saído, mas o Mágico Estoril não perdeu a sua magia neste arranque de campeonato e bateu o Famalicão de forma convincente por 2-0. De resto, até parece que Nélson Veríssimo arranjou o «seu» novo feiticeiro, Tiago Gouveia, jovem extremo emprestado pelo Benfica.

A Liga Portugal Bwin estava de volta e, por isso, o Estádio António Coimbra da Mota «vestiu-se» a rigor para o duelo entre o Estoril e o Famalicão. Do lado da casa, um novo começo sob o comando de Nélson Veríssimo, que implementou algumas novidades na equipa e chamou ao onze titular os reforços Pedro Álvaro, Gonçalo Esteves, Mor Ndiaye e Tiago Gouveia, assim como o regressado João Carlos, melhor marcador da última edição da Segunda Liga. Já do lado forasteiro, o técnico Rui Pedro Silva também trouxe novidades e deu a titularidade aos reforços Martin Aguirregabiria, André Simões, Rui Fonte e Alejandro Millán.

Um nome a ter em conta

Apesar da mudança técnica, o Estoril Praia apresentou-se neste arranque de temporada com um desenho tático semelhante, embora com um duplo pivot defensivo distinto, com Rosier com maior liberdade ofensiva e Ndiaye mais fixo, enquanto cabia a Francisco Geraldes «fazer de» André Franco na ligação entre setores. Inicialmente, este trio do miolo pareceu demasiado estático na construção a partir da defesa, o que levou Joãozinho e Gonçalo Esteves a ganhar importância no ataque à profundidade, assim como as diagonais de Arthur Gomes. 

Tiago Gouveia foi figura de destaque ©Kapta+
Do lado do Famalicão, o 4x4x2 aplicado por Rui Pedro Silva aparentava ser demasiado posicional, com os dois médios - André Simões e Gustavo Assunção - inconsequentes na ligação entre setores. Assim que o Estoril percebeu isso, Francisco Geraldes apareceu mais recuado a transportar jogo e a sua equipa ganhou com isso, obrigando os famalicenses a defender mais recuados.

Com espaço para ter bola no meio campo adversário, o Estoril soube aproveitar e foi impondo maior velocidade nos processos, acabando por chegar ao golo no minuto 20. Numa jogada coletiva muito bem conseguida, com uma variação de flancos constante e rápida, Tiago Gouveia tirou um adversário do caminho na direita com uma bela receção e cruzou rasteiro. Depois de alguma confusão, Francisco Geraldes atirou para o 1-0 e inaugurou o marcador. Esperava-se uma reação do Famalicão e houve maior ritmo na troca de bola, mas quase sempre inconsequente, com muita dificuldade em chegar ao último terço com bola controlada, apostando quase sempre em cruzamentos, que acabaram por ser facilmente controlados pela defesa do Estoril.

Perante a incapacidade forasteira de causar dificuldades, o jogo baixou de ritmo durante largos minutos e foi necessário um erro individual de Alexandre Penetra, que perdeu a bola em zona proibida, mesmo em cima do intervalo, para a festa voltar ao António Coimbra da Mota. Mais uma vez, coube a Tiago Gouveia agitar as águas. O extremo emprestado pelo Benfica aproveitou esse erro, driblou um adversário e desmarcou Arthur Gomes. Na cara de Luiz Júnior, o extremo brasileiro foi frio, tirou o compatriota do caminho e fez o 2-0.

Nem de penálti lá foi

Em desvantagem e depois de uma 1ª parte pobre, o Famalicão regressou dos balneários com o claro objetivo de melhorar a imagem deixada, entrando para a 2ª parte a pressionar mais alto e com mais intensidade no ataque à profundidade através da velocidade dos seus extremos. Logo à passagem do minuto 51, a partida podia ter sido relançada, mas o reforço Millán permitiu a Dani Figueira defender (muito bem) a grande penalidade que o próprio sofreu. Na recarga, Kadile também não fez melhor.

©Kapta+
Com a pressão do Famalicão mais alta e o conjunto forasteiro cada vez mais «desesperado» por um golo, o espaço no meio campo era cada vez maior e o Estoril soube aproveitar isso para ir explorando a transição rápida. Posto isto, até foram os da casa quem foram sendo mais perigosos, a partir da velocidade de Tiago Gouveia e do reforço Rodrigo Martins, que entrou na 2ª parte.

Quanto mais o relógio andava, mais a moral e capacidade de resposta do Famalicão pareciam baixar. O ritmo imposto nos minutos iniciais praticamente desapareceu e nem as mexidas de Rui Pedro Silva pareceram surtir o efeito desejado. E mesmo das poucas vezes que as oportunidades surgiram, havia um Dani Figueira em grande do outro lado. Não era o dia do Famalicão e o Estoril acabou mesmo por vencer, de forma justa e convincente, por 2-0.

jogos históricos
U Sábado, 06 Agosto 2022 - 18:00
Estádio António Coimbra da Mota
Nuno Almeida
2-0
Francisco Geraldes 20'
Arthur Gomes 45'

ESTÁDIO

Estádio António Coimbra da Mota
Lotação8 000
Medidas105x68
Inauguração1939
Lances Capitais
20´
GOLO Estoril Praia!
Francisco Geraldes marca
Francisco Geraldes marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
45´
GOLO Estoril Praia!
Arthur Gomes marca
Arthur Gomes marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
51´
Álex Millán (FC Famalicão) falha a grande penalidade! Defesa de Dani Figueira
Positivo
Nomes a ter em conta

Ainda há trabalho a fazer e é quase impossível esquecer André Franco face à sua importância, mas já há jogadores neste «novo» Estoril que prometem adoçar a equipa ao longo da época. Tiago Gouveia encabeça a lista, mas Bernardo Vital também mostrou uma grande maturidade.

Negativo
Quando nem de penálti

Ofensivamente, a 1ª parte foi praticamente nula para o Famalicão e o desenho melhorou na 2ª parte, mas falhar uma grande penalidade logo a abrir não ajudou a moral e permitiu ao Estoril suster a maior pressão. Há que melhorar.

Forma
Estoril Praia
2022/2023
0J
0V
0E
0D
0-0G
FC Famalicão
2022/2023
0J
0V
0E
0D
0-0G
O Árbitro

O árbitro Nuno Almeida procurou manter um critério bastante alargado e isso trouxe um ritmo muito mais agradável ao jogo na1ª parte, embora, mais no final, pudesse ter tirado o cartão do bolso para impedir algumas atitudes de jogadores. O penálti na 2ª parte é bem assinalado. 

Fotografias(15)

Liga BWIN: GD Estoril Praia x FC Famalicão
Liga BWIN: GD Estoril Praia x FC Famalicão
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
ESTORIL PRAIA
EMPATE
FC FAMALICÃO

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
VI
Gil bicente
2022-08-07 15h55m por Vilanova1
E o gil está na primeira pk o colocaram lá. Justamente. Senao andava ainda na 2a liga. Porque será que na altura do fiuza esteve por um triz a entrada de um investidor? Espera uns anos. .
VI
Gil bicente
2022-08-07 15h51m por Vilanova1
E se nao gostas de ver esses clubes esquecidos, se o Famalicão nao estivesse neste patamar, tb ias dar o exemplo do fama no meio deles
VI
Gil bicente
2022-08-07 15h48m por Vilanova1
Deixa lá pah, um dia o gil também vai ter um investidor
gil_bicente
2022-08-07 14h16m por umnovetresum
Se tu argumentasses com razão e sem comentários que mais parecem 'bocas', eu nem te respondia.
Sou adepto de estádio, se há coisa que aprecio são os clubes históricos e as massas adeptas apaixonadas. Falaste de alguns exemplos, mas ainda há mais.
O Famalicão não tem o passado mais glorioso, mas sempre teve uma cidade apaixonada por si - claro está, com maior incidência quando os resultados são bons.

O que tu defendes (e eu preferia como realidade) já não é ...ler comentário completo »
gil_bicente
2022-08-07 13h58m por umnovetresum
Então se vendem jogadores por balúrdios, não vão cumprir o FPF porquê? Epá.
y1o
2022-08-07 13h39m por umnovetresum
É que o investimento é de se lamentar no geral, naquilo que o futebol se tornou.
Mas já que existe, e tendo a nossa Liga receitas irrisórias para a maior parte dos clubes - é o caminho e até se tem de louvar quem quer aqui vir aqui investir no tugão. Ao menos atraiem melhores jogadores e ajudam a desenvolver a Liga.
VI
Gil bicente
2022-08-07 11h48m por Vilanova1
Isso cheira mais a inveja. Nao sei pk mas cheira. . quando dizes isso do famalicao e nao dos outros.
VI
Gil bicente
2022-08-07 11h45m por Vilanova1
Qual a diferença do dinheiro ser do clube ou do investidor? Isso é uma nao questão. Mas já te responderam a isso, até parece que somos o unico clube. Então tens que desejar a descida a metade das equipas do campeonato. Até o Salvador ja admitiu que vai ter de ir por aí. E vai chegar ao gil vicente tb. Sec XXI amigo, ou então vais passar a ver o santa maria ou o sao verissimo. .
GD Estoril Praia 2 - 0 FC Famalicão
2022-08-07 10h47m por PeevesThePoltergeist
O que vale é que este ano é para a Europa.
gil_bicente
2022-08-07 10h14m por umnovetresum
O Estoril também tem dono e investimento estrangeiro.
O Tondela e o Aves foram a finais de taça o que seria praticamente impossível sem investimento externo. O Vizela, o Casa Pia, o Santa Clara, o Boavista, o Arouca (que se não fosse o labredo do presidente a meter estavam nas distritais) . . . é uma realidade que o futebol atraia cada vez mais investimento.

Também não gosto, é o tal futebol moderno. Agora que há competência no clube mesmo tirando o dinheiro envolvido, claro que há.
VI
Enfim. .
2022-08-07 01h30m por Vilanova1
É mesmo de rir as conclusões que tiram à 1a jornada. Lolada. Sem dúvida Kurica. O pior é que não aprendem, todos os anos a mesma coisa, depois dobram a língua. Tarik, o ivan jaime deve ser vendido de qualquer forma vê se ganhas juízo. Gato preto, entreposto?? mais de matade das equipas, contrataram mais que o famalicão. És mais um a falar de cor, pensa pela tua cabeça em vez de ires buscar os "pregões" do costume. GSCGrandeamor, a tua previsão é do bruxo de fafe? Só pode. . Gil bi...ler comentário completo »
gil_bicente
2022-08-06 22h29m por umnovetresum
Não baixes o nível sff.
Estoril
2022-08-06 22h27m por IagoAspas10
Tiago Gouveia é um verdadeiro craque, vai dar muito que falar neste Estoril. O Famalicão que não se ponha a pau que ainda vai ao playoff
TA
Famalicão
2022-08-06 22h00m por tarik
Porque raio o Ivan Jaime nem no banco estar? Está lesionado de novo? Opção?!??
Não engana, será mais uma época de sofrimento.
Estoril va Famalicão
2022-08-06 21h57m por zlatan_21
Falhar um penalty quando está 2-0 e poucos momentos depois de vires do intervalo, deita tudo por terra. Por mais motivado que estejas, esse desperdiçar de golo, abala todos.
Esquecer este jogo e pensar em ganhar em casa. Foram só os primeiros 3 pontos do campeonato.
Desapontado
2022-08-06 21h35m por ikercasillasbestgk
Começar assim o campeonato não se pode Famalicão. Á que dar a volta na próxima jornada
vamos com calma
2022-08-06 21h21m por Kurika
O pessoal tem de parar de tirar grandes conclusões com base na 1a jornada.
No ano passado, o Tondela começou o campeonato a espetar 3-0 ao Santa Clara e acabaram por descer.
E na melhor época do Boavista (17-18), começamos com 3 derrotas seguidas.
Ainda falta muito campeonato!
Enfim
2022-08-06 20h45m por umnovetresum
O Estoril jogou com 5 jogadores novos no 11, e o Famalicão com 4.
Vocês regurgitam o que ouvem e já está.
Indefensável
2022-08-06 20h32m por umnovetresum
Genial este 4-4-2 ainda mais arcaico que o 'kick-and-rush' britãnico.
Fraco treinador faz fracos os jogadores fortes, parecia que não tinham 1 treino feito.
Estoril
2022-08-06 20h26m por pedrinho_dgl
Equipa cheia de talentos jovens e que mesmo assim apresenta bom futebol, mérito do Veríssimo.
O Tiago Gouveia é diferenciado, também gosto muito do Vital. O Esteves ainda é verdinho mas tem muito talento, vai melhorar muito se continuar a ser opção. Equipa muito entusiasmante esta do Estoril.
O Fama, ainda parece um pouco sem ideias, é verdade que sofreram cedo e tiveram que fazer pela vida, mas esperava-se alguma organização e não um desnorte tão grande. Foi apenas um ...ler comentário completo »
GS
Estoril 2 Famalicão 0
2022-08-06 20h17m por GSCGrandeamor
O Estoril apresentou uma qualidade bastante interessante e podem fazer uma época bastante interessante. O Famalicão esteve muito mal mas eu já esperava, aliás o Famalicão é um dos clubes que prevejo a descer.

Saudações
Famalicão
2022-08-06 20h10m por Roby_Analista
Muito mal.
Perder contra uma equipa sem treinador.
Estoril
2022-08-06 20h06m por marinho7_back
Estreia interessante deste estoril. . valeu a pena andarem a levar malha de clubes da premier ahah Gonçalo esteves mt verdinho e este mor ndiaye nem sei o que anda para ali a fazer, não faz sentido passar de um gamboa para este poste. Famalicão MUITO aquém também. Ps: Não dá para perceber como num jogo tão aberto, com duas equipas a querer ganhar e nunca a perder tempo, se dão 8 minutos de compensação, mesmo com os minutos "perdidos" no var. Há que manter a coerência e dar 15/20 quando a...ler comentário completo »
LE
Estoril
2022-08-06 20h02m por leoes18
Quem sabe este ano consigam o top-5

OUTRAS NOTÍCIAS

Tema do Dia
com video
Novo presidente do FC Porto
Durante a semana, há sempre muitos assuntos para debater. No zerozero, escolhemos um que esteja a marcar a atualidade e um dos nossos jornalistas chega-se à frente para responder a ...