placardpt
Moreirense está vivo e vai para o play-off

O verde é de esperança!

O objetivo ainda não foi cumprido, mas, olhando para o contexto em que o Moreirense chegou à última jornada, é uma grande vitória os Cónegos estarem vivos no sonho de manutenção. O empate do Tondela e a triunfo folgado da equipa de Ricardo Sá Pinto (4-1) frente ao Vizela permitiram aos verde e brancos atingir um lugar no play-off de manutenção.

A partida no Comendador Joaquim de Almeida Freitas ficou marcada pela expulsão ainda cedo de Ivanildo Fernandes, que deixou os visitantes em desvantagem numérica. Ainda assim, o Vizela ficou longe do seu melhor e raramente igualou na agressividade o seu adversário.

É assim que se faz pela vida

Melhor começo não podia pedir o Moreirense, que desde cedo esteve a jogar contra dez, após a expulsão de Ivanildo Fernandes numa má abordagem em dividida com Paulinho. Apesar de não ser uma novidade para o Vizela o cenário de desvantagem numérica, os comandados de Álvaro Pacheco tiveram dificuldades na adaptação a esta realidade, algo aproveitado pela equipa da casa.

Expulsão de Ivanildo marcou o jogo ©Manuel Morais / Kapta +

Com rapidez e um flanco direito muito dinâmico - a titularidade de Rodrigo Conceição foi uma aposta certeira -, os cónegos chegaram várias vezes com perigo ao ataque e aproveitaram as bolas paradas para mexer com o resultado, em lances finalizados por Sori Mané e Artur Jorge.

Insatisfeito, Álvaro Pacheco mexeu na sua equipa - já tinha lançado Haidara - e colocou a dupla Ofori/Nuno Moreira no jogo. Segundos mais tarde, no entanto, o Moreirense voltou a marcar, com o flanco direito a ser novamente protagonista. Dinâmico, Paulinho cruzou para o desvio ao segundo poste de Derik Lacerda.

Após uma reunião junto ao banco e uns gritos mais quentes do seu técnico, o Vizela acordou para o jogo na reta final do primeiro tempo e começou a ter bola no meio-campo adversário. Para o Moreirense chegavam más notícias de Tondela, com impacto na energia dos muitos adeptos presentes no Comendador Joaquim de Almeida Freitas.

Um olho no relvado, outro no telemóvel...

De forma esperada, o ritmo da partida baixou após o descanso. O 1-1 axadrezado teve o condão de voltar a animar os adeptos cónegos e, consequentemente, a equipa. Ao aproveitar os espaços permitidos pelo Vizela, o Moreirense voltou a criar perigo e a estar perto do quarto golo.

Já depois de duas boas situações, Paulinho foi o responsável pelo 4-0, em mais um grande momento do atleta na partida. Com mestria, o lateral adaptado a uma posição mais ofensiva cruzou para a finalização certeira de Yan Matheus, recém entrado na partida.

Até ao final, a emoção esteve mais no que se passava fora de Moreira de Cónegos, apesar de um belo livre de Marcos Paulo ter dado alguma cor à tarde vizelense. Com euforia, provocações entre adeptos e confusão de informações, os sorrisos chegaram para a turma de Sá Pinto. O verde é de esperança!

jogos históricos
U Sábado, 14 Maio 2022 - 15:30
Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas
Nuno Almeida
4-1
Sori Mané 8'
Artur Jorge 16'
Derik Lacerda 30'
Yan Matheus 66'
Marcos Paulo 90'

ESTÁDIO

Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas
Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas
Portugal
Moreira de Cónegos - Guimarães
Lotação6 153
Medidas104x68
Inauguração2002
Lances Capitais
Cartão vermelho para Ivanildo Fernandes (FC Vizela) Ivanildo Fernandes vê o seu 1º vermelho na prova (17 jogos)
GOLO Moreirense!
Sori Mané marca
Sori Mané marca o seu 1º golo na prova (12 jogos)
16´
GOLO Moreirense!
Artur Jorge marca
Artur Jorge marca o seu 1º golo na prova (23 jogos)
30´
GOLO Moreirense!
Derik Lacerda marca
Derik Lacerda marca o seu 2º golo na prova (28 jogos)
66´
GOLO Moreirense!
Yan Matheus marca
Yan Matheus marca o seu 6º golo na prova (31 jogos)
90´
+3
GOLO FC Vizela!
Marcos Paulo marca
Marcos Paulo marca o seu 3º golo na prova (25 jogos)
Positivo
Quiseram muito

Antes de pensar em outros resultados, o Moreirense sabia que tinha de fazer pela vida. É verdade que a expulsão ajudou, mas os cónegos colocaram um grande ritmo na partida e só desligaram na reta final. Com empenho e qualidade o play-off foi atingido.

Negativo
Uma má última imagem

Não afeta a temporada muito positiva do Vizela, porém, a despedida da época não foi positiva para os homens de Álvaro Pacheco. A expulsão teve um grande peso, mas, em cenários idênticos, a equipa teve capacidade para dar outro tipo de resposta. 

Forma
Moreirense
2021/2022
38J
9V
9E
20D
41-59G
FC Vizela
2021/2022
39J
10V
12E
17D
44-63G
O Árbitro

Critério apertado na expulsão de Ivanildo Fernandes, ao considerar que Paulinho seguia para o golo. De forma natural, este momento colocou mais pressão do banco vizelense sobre a sua arbitragem, mas, globalmente, a tarde foi segura de Nuno Almeida e a sua equipa.

Fotografias(23)

Liga BWIN: Moreirense x Vizela
Liga BWIN: Moreirense x Vizela
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
MOREIRENSE
EMPATE
FC VIZELA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
GS
Moreirense
2022-05-15 08h09m por GSCGrandeamor
O Moreirense fez a sua parte e ainda teve a sorte do seu lado uma vez que o Tondela não venceu o Boavista. Agora no playoff vai ser muito difícil seja que equipa for, vamos ver se conseguem escapar. Mas se o clube está nesta situação é devido ao facto de não facto estabilidade nenhuma no que diz respeito a equipas técnicas, na minha opinião. Um clube que não consegue ter uma equipa técnica com um projeto no tempo normalmente passa dificuldades e ainda por cima quando durante uma época tem 3 ou mais treinadores.

Saudações
SCB1375
2022-05-15 01h06m por Maxaqueen
Depende de várias coisas.
Isso é a visão, diria, "romântica" da coisa, mas é preciso ter em conta que os mais jovens hoje em dia passam grande parte dos seus dias num mundo virtual, logo, estar a assistir a um jogo ao vivo ou virtualmente não será assim uma grande diferença.
Para a maior parte das pessoas isto poderá ser estranho porque a diferença é clara, mas lá está, é para uma certa franja etária.

Também depende da influência dos relacionamentos, o local de residência, etc. . .
Maxaqueen
2022-05-15 00h40m por SCB1375
Entendo e até concordo com isso mas pelo que tenho visto, serão cada vez menos no futuro aqueles que irão apoiar um clube que andam anos sem ver um jogo ao vivo. Sinto sinceramente que a mentalidade tem vindo a midar, não pela situação que mencionei mas pelo que tenho visto em diferentes ambientes. O caminho ainda é muito longo mas existe esperança ;)
SCB1375
2022-05-15 00h25m por Maxaqueen
A desertificação do interior e o envelhecimento do país cortam-lhe o vaticínio. . .
Futuro
2022-05-15 00h21m por SCB1375
O que mais gostei, embora não tivesse preferência a "permanência " entre o Tondela e o Moreirense. Foi de ver uns miudos, perto dos 10 anos, adeptos do Moreirense, a chorar após saberem do segundo golo do Tondela. São estes adeptos que farão o futuro do Moreirense porque sofreriam com a descida do Moreirense mas continuariam lá a apoiar. Parece-me que as próximas gerações serão as que irão apenas apoiar o clube da cidade e não de um clube que só vêm, no máximo, uma vez por ano ao vivo. Vejo isso também no Braga, e em outros clubes.
EN
Sá Pinto
2022-05-14 23h02m por EnormeSCB
Então o homem andou a mandar “beijinhos” aos adeptos do Vizela no final ? Ahahah
FL
Vizela
2022-05-14 20h50m por flaviebse
Há que lutar até ao fim. . .
Yto
2022-05-14 19h06m por Maxaqueen
Ah, afinal sempre disse que tinha a ver com o caso.
Afinal, não se esqueceu, apenas mudou de opinião em 3 linhas.

Quanto a isso, é claro que não tem a ver.
Tem de se separar as coisas e não se pode colar o que se passou na associação ao clube de futebol metendo tudo no mesmo saco.

Há que distinguir as coisas.
NunoLopesCFB
2022-05-14 19h01m por Maxaqueen
No jogo da Taça com o Sporting, as bancadas pareciam estra bem composta e não apenas de adeptos adversários.

Isso é apenas um preconceito. . .
NunoLopesCFB
2022-05-14 19h00m por Maxaqueen
Tem, mas as pessoas têm que separar o trigo do joio.
Estamos a falar de um clube de futebol e se as pessoas fazem isso é apenas por mesquinhez e parvoíce.
O clube não tem culpa nem merece que lhe desejem horrores por o nome estar associado.

Antes do escândalo, eram um clube histórico e com nome no futebol nacional.
É uma tremenda injustiça esse julgamento que fazem.
Yto
2022-05-14 18h57m por Maxaqueen
"Por acaso o Casa Pia AC tem a ver com esse caso (. . . )"

Esqueceu-se rápido do que escreveu. . .
Yto
2022-05-14 18h51m por Maxaqueen
Isso não implica que tenha a ver com o escândalo. . .
Yto
2022-05-14 18h41m por Maxaqueen
Mas tem a ver com o quê?
Isso não faz qualquer sentido. . .
NunoLopesCFB
2022-05-14 18h40m por Maxaqueen
Mas o que é que o Casa Pia tem a ver com esse caso?
Agora a culpa é contagiosa, é isso?
Eles não têm culpa disso e seria um privilégio voltar a ter um histórico do futebol português na primeira divisão.
Carrega Sá Pinto
2022-05-14 18h28m por Peste666
A oferecer um cabaz ao mister que veio do futuro!

OUTRAS NOTÍCIAS

É Viral
Na partida entre Deportivo e CD Arenteiro (2-2), jogo a contar para a jornada 34 do terceiro escalão do futebol espanhol, e com os três guardiões indisponíveis (!), Diego ...