placardpt
Loucos minutos 90

(Manu)tensão até ao fim

2022/05/09 22:31

* com Alexandre Sequeira Ribeiro

... no jogo e na tabela classificativa. Do conforto do sofá, Moreirense, Tondela e Arouca estavam de olhos postos nos acontecimentos do Jamor, para um novo episódio desta luta pela manutenção. No campo, o resolvido Famalicão não queria facilitar perante o lanterna vermelha. Sem ninguém a querer dar o braço a torcer, nos minutos finais os famalicenses acabaram por vencer a formação de Franclim Carvalho (2-3), permitindo assim os festejos da manutenção ao Arouca.

Do céu azul

©Kapta+

Assim que soou o apito inicial, assistimos a uma boa meia hora para quem chegou atrasado. De certo, mesmo com o jogo a decorrer, houve tempo suficiente para encontrar o lugar e ficar cómodo. Só a espaços é que Afonso Sousa e João Carlos Teixeira apimentaram uns 30 minutos demasiado insonsos.

Tendo em conta a necessidade de pontuar da Belenenses SAD e a certeza da manutenção do Famalicão, esperava-se um jogo mais aberto, com duas equipas a tentarem chegar aos golos e ao futebol de ataque, o que nem sempre aconteceu. 

Só em cima do intervalo é que o golo surgiu. Baraye, que estava com a mota ligada durante a primeira parte, assistiu Alex Nascimento para finalizar na sua baliza. A infelicidade de uns foi a alegria de outros e os azuis foram para o descanso fora da zona de descida direta, algo que já não acontecia desde a jornada 11.

À bruma famalicense

©Kapta+

No segundo tempo, o jogo animou, muito graças à subida de ritmo do Famalicão. Depois de algumas ameaças, a sociedade Pêpê-Marin deu o (merecido) golo aos famalicenses, para regozijo das equipas da linha de água. A igualdade animou a partida, e logo de seguida a Belenenses SAD teve duas chances. O jogo estava relançado! 

Relançado e prestes a cair para um dos lados. Sentia-se que ainda ia haver um golo e Bruno Rodrigues foi quem o marcou, a passe do recém entrado Banza. Um golo que consagrou uma segunda parte bem mais animada.

Quando parecia que não podíamos ter mais emoção, eis que os intervenientes nos provaram que não podíamos estar mais errados. Já depois dos 90 minutos, ainda houve tempo para cada lado marcar; a Belenenses SAD empatou por Baraye, quando já tinha toda a gente na área e Pêpê tratou de devolver a vantagem aos nortenhos, quando a equipa lisboeta estava toda balanceada para a frente. 2-3, num jogo que foi dos oito aos oitenta nos minutos finais.

Com esta derrota, a Belenenses SAD parte para a última jornada do campeonato no último lugar e já não depende só de si para assegurar a manutenção no primeiro escalão do futebol português, isto tendo em conta o confronto direto com Moreirense e Tondela e que o melhor que pode almejar é o antepenúltimo, lugar de acesso ao play-off de manutenção. Já o Famalicão, com estes três pontos, sobe ao tranquilo 12º posto.

jogos históricos
U Segunda, 09 Maio 2022 - 20:15
Estádio Nacional do Jamor
Hélder Malheiro
2-3
Yves Baraye 90'
Alex Nascimento 44' (p.b.)
Adrián Marín 67'
Bruno Rodrigues 76'
Pêpê Rodrigues 90'

ESTÁDIO

Estádio Nacional do Jamor
Lotação37 593
Medidas105x68
Inauguração1944
Lances Capitais
44´
GOLO Belenenses SAD
Alex Nascimento marca na própria baliza!
67´
GOLO FC Famalicão!
Adrián Marín marca
Adrián Marín marca o seu 4º golo na prova (28 jogos)
76´
GOLO FC Famalicão!
Bruno Rodrigues marca
Bruno Rodrigues marca o seu 4º golo na prova (32 jogos)
90´
+3
GOLO Belenenses SAD!
Yves Baraye marca
Yves Baraye marca o seu 2º golo na prova (12 jogos)
90´
+5
GOLO FC Famalicão!
Pêpê Rodrigues marca
Pêpê Rodrigues marca o seu 5º golo na prova (31 jogos)
90´
+7
GOLO INVALIDADO Belenenses SAD
Fora de jogo assinalado aos azuis! A decisão parece correta
Positivo
Segunda parte do Famalicão

Foram para o intervalo a perder, mas foram a tempo de acordar. No segundo tempo, subiram de nível e mostraram o porquê de ocuparem umas posições acima da Belenenses SAD

Negativo
Defesa da Belenenses SAD

Logicamente a culpa não é só dos defesas; é geral. É o calcanhar de aquiles desta equipa. A vencer e a precisar de pontos como quem precisa de pão para a boca, a vantagem inicial tinha de ser mantida.

Forma
Belenenses SAD
2021/2022
37J
7V
11E
19D
31-61G
FC Famalicão
2021/2022
40J
13V
13E
14D
57-53G
O Árbitro

Não teve lances de grande dificuldade para ajuizar. Ainda assim, Hélder Malheiro padece do mesmo problema de qualquer árbitro português: interrompe muitas vezes o jogo e demora imenso a ouvir o VAR.

Fotografias(22)

Liga BWIN: Belenenses SAD x FC Famalicão
Liga BWIN: Belenenses SAD x FC Famalicão
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
B SAD
EMPATE
FC FAMALICÃO

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Indargorri
2022-05-10 12h06m por sparagufas
Graças a Deus que equipas como o Arouca e o Tondela estão na primeira liga.
Oxalá clubes como o Vitória FC, U. Leiria, Cova da Piedade, Fátima e entre outros tantos demorem a chegar à primeira liga pela triste imagem que passaram ao mundo do futebol (se bem que dizer isto assim possa parecer injusto porque entretanto já as direções mudaram)

É uma pena a Académica descer, mas é o que temos, jogassem à bola. Olha o Casa Pia, merece mais estar na primeira que a B-SAD ...ler comentário completo »
B-SAD
2022-05-10 08h34m por moumu
Tem de vencer na ultima jornada e esperar pelos deslizes dos adversário para ver se chega ao play-off. Mesmo assim conseguiu adiar as decisões até à ultima jornada.
É uma tristeza
2022-05-10 01h24m por Indargorri
Que equipas como o Arouca e o Tondela estejam na primeira liga, e históricos como a Académica e o V. Setúbal estejam no terceiro escalão. Já sei, "má gestão blá blá blá". Mas a mim interessa-me a bola, e não Economia
VI
Yto
2022-05-10 01h12m por Vilanova1
Loooooool quanto aos centrais foi mesmo assim a época toda lol
B-SAD
2022-05-10 01h08m por zlatan_21
Parece que Domingo se vai concretizar a descida deste clubezeco. Espero que, mesmo ganhando em Arouca (duvido) Moreirense e Tondela cumpram em casa.
TI
Chupak
2022-05-10 00h57m por tink
É difícil ser o Casa Pia uma vez que está em segundo e o Rio Ave e Chaves defrontam-se na última jornada. . . Teria de perder e o Chaves não perder ou empatar e o Chaves ganhar.
Arouca e Tondela
2022-05-09 23h35m por Chupak
Vamos!! Arouca já está safo! Só falta o Tondela ir ao play-off! Tomara que seja com o Casa Pia! Chaves e Rio Ave na I Liga, já!!
NunoLopesCFB
2022-05-09 23h23m por sonyec
E existe também a questão do estádio do Jamor, se vão lá jogar na segunda liga ou se vão conseguir arranjar um com condições para a segunda liga
Kurika
2022-05-09 23h11m por bet_now
Estou a torcer por vós. Ainda assim acho difícil nos ficar.
FICAMOS
2022-05-09 23h11m por simaomalaquias
A TODOS AQUELES QUE FORAM DESEJANDO A NOSSA DESCIDA AO LONGO DO ANO SÓ QUERO DIZER:
CHUPAAAAAAAAAAAAAAAA AA
AMO-TE AROUCA 💛💙
Sonyec
2022-05-09 23h10m por bet_now
Não ten dinheiro nenhum, não foi buscar ninguém relevante e ainda deve uns milhares ao verdadeiro Belenenses.
BSad
2022-05-09 23h01m por sonyec
Mesmo descendo duvido que desapareçam tão rápido como muitos dizem, cá para mim se descerem vão ser uns fortes candidatos à subida para o ano, porque devem ter dinheiro para investir. Mas espero estar enganado
TI
O jogo das malas
2022-05-09 22h58m por tink
De certeza que havia um prémio em caso de vitória, porque a forma como os jogadores festejaram o golo do 3:2 e o anular do 3:3, para uma equipa que está tranquila na tabela foi um bocado de mais. Mas não vejo como negativo incentivos para as equipas ganharem. Se fosse num jogo dos grandes, ia dar falatório, mas nestes ninguém se preocupa. Vai ser uma última jornada quentinha.
B-SAD
2022-05-09 22h57m por LebowskiFCP
Tinha a convicção que iriam ganhar uma vez que o Famalicão já só está a cumprir calendário mas felizmente estava enganado.

Agora é esperar que na última jornada o Tondela e o Moreirense (ou um dos dois) cumpram para certificar que esta pseudo equipa desce mesmo e desapareça do mapa e se correr tudo bem o verdadeiro Belenenses sobe este ano à Liga 3 e dentro de 3/4 anos poderão estar de volta à Primeira Liga. Tenho é apenas pena pelo Afonso Sousa mas com a sua qualidade facilment...ler comentário completo »
Zagorakis
2022-05-09 22h56m por Chelsea1
Com este empate do Bsad o Arouca automaticamente garantiu a permanencia na 1ª liga. . . a única equipa a poder ter igualdade pontual é o Tondela mas no confronto direto n fica à frente do Arouca por isso esse teu sonho jamais será concretizado
Zagorakis
2022-05-09 22h55m por Kurika
Não me importo de poupar um ou outro jogador que esteja para ser vendido (Musa, por exemplo), mas espero que não facilitemos. Ainda podemos acabar em 7º ou 8º, é diferente de acabar em 12º ou 13º.
Última jornada
2022-05-09 22h54m por robbiefowler9
Claramente será uma luta entre Tondela e Moreirense, porque não vejo uma equipa que nos 33 jogos realizados, e em 16 deslocações fora de casa não venceu nenhuma a de repente fazê-lo contra um Arouca que recentemente tem melhorado nos jogos em casa, ainda para mais perdendo para o último jogo Carraça e Afonso Sousa, dois dos melhores jogadores da equipa; recuperam Sithole, Akas, Danny e quem sabe Sandro, mas nenhum deles tem a qualidade que apresentam o 17 e o 10 da BSAD
ZA
Boavista
2022-05-09 22h47m por Zagorakis
Pelo sim pelo não façam um planto de contingência e metam os sub19 a jogar contra o Tondela caso o Arouca seja incapaz de vencer o B-SAD.
Jogo
2022-05-09 22h46m por robbiefowler9
Tinha feito essa previsão de que não teriam estofo para sobreviver, e confirmou-se; até entrou bem a BSAD, mas fez-lhes mal a vantagem ao intervalo, o Famalicão entrou mal no jogo, depois no segundo tempo começaram a acelerar o jogo à séria, causando dificuldades a uma equipa muito limitada de opções no banco, e que rapidamente quebrou a nível físico, sobretudo na defesa.

Grande destaque da BSAD, mais uma vez Baraye, foi o grande reforço de inverno da equipa e tem uma ac...ler comentário completo »
Roby
2022-05-09 22h41m por bet_now
Tondela empata e Moreirense vence, será o ideal.

Bem em relação a este resultado, é bastante agradável. Espero que façamos a nossa parte sábado e que o Boavista dê uma ajuda.

É melhor aqui para o norte e é bem mais agradável e "picante" ver um Moreirense X Boavista (e vice versa) do que um Boavista X Tondela.

Estamos ligados às máquinas mas ainda estamos vivos.
Famalicão bem
2022-05-09 22h33m por Roby_Analista
A fazer um favor ao futebol português.
No Sábado Moreirense e Tondela vencem e o CodeCity vai morrer e desaparecer do mapa.

Obrigado Famalicão.

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga BETCLIC
Playmaker
Leões cada vez mais perto do título
Depois de estar a perder durante grande parte do encontro, o Sporting deslocou-se até Estádio do Dragão para conquistar mais um ponto na Liga Portugal Betclic (2-2), prova em que ...