placardpt
Gil Vicente empata frente ao Paços de Ferreira

A competência resultou na divisão

Prometia e não desiludiu! Momentos de qualidade aliados a uma segunda parte de grande ritmo foram aspetos-chave para o bom espetáculo proporcionado entre Gil Vicente e Paços de Ferreira (1-1), que resultou em divisão de pontos e o continuar de uma série menos forte a nível pontual para a equipa da casa.

Equilibrado até ao reatamento, o jogo despertou depois de uma decisão pouco explicável de Rui Costa em assinalar uma grande penalidade a favorecer o Paços de Ferreira. Apesar de nenhum conjunto ter vencido, os adeptos de ambos os conjuntos tem motivos para saírem satisfeitos após a qualidade demonstrada por Galos e Castores.

Estilos diferentes para o equilíbrio de forças

Equipas de reconhecida qualidade, era esperado um espetáculo agradável na noite deste sábado em Barcelos. Sem surpresa, o Paços de Ferreira procurou desde cedo um futebol mais apoiado e que foi capaz de nos minutos inaugurais chegar até zonas avançadas, enquanto o Gil Vicente esteve de olho nas transições rápidas e na capacidade de Samuel Lino em galgar metros.

Protesto após o penálti valeram expulsão a Ricardo Soares ©Kapta+

Curiosamente, foi em bola parada que os visitantes criaram a sua grande situação até ao descanso, com um desvio num livre lateral a testar a atenção de Andrew. O guardião brasileiro recuperou um lugar no onze neste duelo, desta vez em concorrência direta frente a Frelih, que passou para suplente.

O passar dos minutos, num mérito que os homens de Ricardo Soares têm tido ao longo desta caminhada, permitiu ao Gil Vicente corrigir algumas marcações e ser mais efetivo nos momentos de pressão. Os galos começaram a colocar mais homens no meio-campo adversário e Samuel Lino rapidamente apareceu no jogo.

Pelo extremo já contratado pelo Atlético de Madrid passaram duas grandes oportunidades para o Gil Vicente: primeiro, serviu Matheus Bueno para à barra, estando também ligado ao lance que viu Élder Santana desperdiçar após uma deficiente rotação. Apesar do futebol mais vistoso do Paços de Ferreira, o conjunto da casa foi quem mais rondou o golo até ao intervalo.

Quente até final

A partida precisava de agitação e o momento diferenciador acabou por surgir bem cedo na segunda parte. Nuno Santos - magia de Butzke no passe - caiu em dividida com Hackman  e Rui Costa decidiu assinalar uma grande penalidade de critério bastante apertado. Andrew ainda desviou, porém, não conseguiu evitar o tento da autoria de Antunes.

O ambiente escaldou após este momento - Ricardo Soares foi mesmo expulso - e o Gil Vicente rapidamente partiu para a reação, com mexidas mais balanceadas para o ataque. A intensidade aumentou no jogo e o Paços de Ferreira teve dificuldades para controlar a vantagem, apesar de também ter tido momentos para fazer o segundo.

Com o duelo partido, o golo podia surgir em qualquer baliza e foi a fantástica capacidade de finalização de Fran Navarro que voltou a fazer mexer as redes. O espanhol entrou com vontade de mostrar argumentos e provar a Ricardo Soares que está pronto para recuperar a titularidade.

O reforço motivacional causado pelo empate levou o Gil Vicente a ser mais forte nos últimos minutos, embora o Paços de Ferreira também tenha tido contra-ataques prometedores, que podiam ter outro sucesso com mais calma nos momentos de definição. O resultado não sofreu mais alterações, no desfecho de um encontro em que ninguém merecia sair sem nada no bolso.

jogos históricos
U Sábado, 23 Abril 2022 - 20:30
Estádio Cidade de Barcelos
Rui Costa
1-1
Fran Navarro 73'
Antunes 52' (g.p.)

ESTÁDIO

Estádio Cidade de Barcelos
Lotação12 032
Medidas105x68
Inauguração2004
Lances Capitais
52´
GOLO Paços de Ferreira
Antunes marca de grande penalidade!
Antunes marca o seu 3º golo na prova (29 jogos)
Antunes marcou o seu 9º golo na equipa (79 jogos)
73´
GOLO Gil Vicente!
Fran Navarro marca
Fran Navarro marca o seu 15º golo na prova (29 jogos)
Positivo
De elogiar!

Equipas diferentes, filosofias distintas, mas qualidade em ambos os lados. Gil Vicente e Paços de Ferreira proporcionaram um bom espetáculo e voltaram a provar a competência dos trabalhos de Ricardo Soares e César Peixoto. O futebol português agradece!

Negativo
Agarrados ao golo

Também há mérito na reação do Gil Vicente, mas o Paços de Ferreira encolheu-se demasiado após o golo marcado e recuou no terreno, sem ter a mesma capacidade para o contra-ataque e aproveitar os espaços na defesa da casa, mais solta em busca do empate. Queda grande de rendimento após conseguida a vantagem.

Forma
Gil Vicente
2021/2022
35J
14V
13E
8D
50-35G
Paços de Ferreira
2021/2022
40J
12V
12E
16D
39-50G
O Árbitro

É difícil encontrar razões para Rui Costa não ter revertido a decisão no penálti após consultar as imagens do VAR. Num jogo que estava calmo, este momento teve o condão de aquecer os ânimos nas bancadas - por norma bastante corretas em Barcelos - e também o banco gilista. Fez por ser protagonista, algo a evitar por um árbitro. 

Fotografias(16)

Liga BWIN: Gil Vicente x Paços de Ferreira
Liga BWIN: Gil Vicente x Paços de Ferreira
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
GIL VICENTE
EMPATE
PAÇOS DE FERREIRA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
BragaManiac
2022-04-24 15h36m por hmc12
Deixa de ser tóxico
Rui Costa
2022-04-24 00h41m por pedrinho_dgl
Mais um episódio degradante no nosso futebol.
O Sr. Rui Costa erra na decisão de marcar penalti, é alertado pelo VAR do seu erro, vê as imagens e mantém a decisão errada. . .
Já não há palavras, só visto. . .
Gil
2022-04-23 23h20m por Erling9Haland
Ainda vai jogar com o Sporting. . . o 5º lugar provavelmente vai ficar decidido na ultima jornada em que há um Vitória de Guimarães x Gil
SA
Jogo
2022-04-23 22h51m por samuel67
Bom jogo, ambas as equipas jogam bem futebol. Infelizmente o nosso penalti é mais um de futebol português, na outra semana prejudicados, neste fomos beneficiados nesta decisão. Vamos Paços

OUTRAS NOTÍCIAS

Futebol Inglês
Oficial
Na noite desta quinta-feira, o Manchester City renovou com um dos membros mais emblemáticos e menos mediáticos do plantel: Scott Carson vai continuar nos cityzens por mais uma ...