placardpt
Benfica e Famalicão anularam-se

Empate sem fama nem proveito

De um lado, não queriam mais que isto. Do outro, não fizeram por merecer mais. No final, o empate a zero entre Benfica e Famalicão persistiu. deixando a desejar para ambas as equipas face às suas necessidades nesta ponta final de campeonato.

Galvanizado pela vitória frente ao rival Sporting (0-2), e ainda com esperança de alcançar o 2º lugar, o Benfica recebia o Famalicão com Paulo Bernardo e Gil Dias a serem chamados ao onze inicial, enquanto Rafa (lesão) e Everton (castigado) eram ausências. Do lado do Famalicão, a permanência na Liga Portugal bwin estava longe de estar assegurada e Rui Pedro Silva promoveu quatro alterações face ao último jogo (2-2 com o Gil Vicente).

Faltam os do costume

Sem os seus dois habituais extremos titulares, Nélson Veríssimo apostou em Gil Dias, que vinha de marcar em Alvalade, e Diogo Gonçalves para essas posições, dois jogadores com características bastante distintas dos «donos» dos lugares e talhados para dar uma maior largura ao jogo. Quiçá por isso mesmo, a aposta para preencher o meio campo passou por Paulo Bernardo, um médio mais móvel, mas mesmo assim a equipa denotava a ausência de jogadores na zona central aquando da construção, especialmente devido aos habituais movimentos para as alas de Darwin.

Gonçalo Ramos foi dos mais inconformados ©Kapta+
O Famalicão, por sua vez, vinha com o plano bem definido e apostou na coesão defensiva, apresentando um bloco baixo, que apenas pressionava a posse encarnada quando a bola chegava à zona dos médios, os principais construtores de jogo. Contudo, se o plano estava a funcionar defensivamente, o mesmo não se pode dizer no ataque. Excessivamente dependentes do trabalho de «pivot» de Banza, os famalicenses pouco conseguiram construir e os próprios movimentos dos extremos para o centro pouco ajudaram, até porque os alas não estavam a dar profundidade nas linhas.

Com as duas equipas a parecerem estar quase «encaixadas», era o Benfica, com naturalidade, que procurava assumir as rédeas do jogo e os jovens Gonçalo Ramos e Paulo Bernardo eram os trabalhadores que tentavam posicionar-se entre setores, e no muitas vezes desertificado centro, para desequilibrar. No entanto, as oportunidades de golo foras escassas e apenas um potente remate de Diogo Gonçalves, aos 41 minutos, na ressaca a um canto serviu para aquecer as luvas a Luiz Júnior.

Melhor....mas pouco

Findado o intervalo, a ansiedade no Estádio da Luz ia crescendo, com os adeptos desesperados por claras melhorias na 2ª parte. Contudo, com exceção para um para de movimentos de Grimaldo pelas zonas centrais - que foram praticamente inexistentes na 1ª parte -, pouco melhorou o cenário do jogo e tardou até Nélson Veríssimo mexer na equipa. Foi apenas ao minuto 57 que o técnico encarnado chamou a jogo Yaremchuk, dando à equipa a tal referência posicional, e libertando Darwin para a ala esquerda.

Melhorias tardaram em aparecer ©Kapta+
Quem cresceu com essa mudança foi Gil Dias, que passou a ocupar a posição de extremo direito e passou a estar muito mais integrado na partida através dos seus movimentos para o corredor central. De resto, até esteve perto do golo aos 62 minutos, depois de tirar um adversário do caminho dentro da área, mas Luiz Júnior saiu por cima.

A utilização de Yaremchuk como pivot ofensivo acabou por fazer a diferença e o ataque do Benfica tornou-se ligeiramente mais dinâmico e as oportunidades foram surgindo com um pouco mais de frequência - destaque para um pontapé de bicicleta de Paulo Bernardo aos 70'. O Famalicão ia-se aguentando e recuando enquanto podia, sabendo que um empate na Luz interessava face à sua situação delicada. Contudo, os corações dos adeptos famalicenses quase «paravam»  com o VAR a analisar o que parecia um penálti claro a favor do Benfica aos 83 minutos. O árbitro mandou seguir, mas ficaram muitas dúvidas.

Até ao final, apesar dos sete minutos de compensação dados pelo árbitro, a verdade é que o nó entre as duas equipas não foi desatado e o o nulo - justo face ao que foi feito ao longo dos 90 minutos - persistiu. Com este resultado, o Benfica continua em 3º lugar, agora com 68 pontos, e pode ver o Sporting fugir no 2º lugar, enquanto o Famalicão segue em 14º lugar, com 30 pontos, e na sua luta pela fuga à despromoção.

U Sábado, 23 Abril 2022 - 18:00
Estádio do Sport Lisboa e Benfica
António Nobre
0-0
Estádio do Sport Lisboa e Benfica
Lotação64 642
Medidas105x68m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 31
A Chave

A chave do jogo surge ao minuto 57, quando Nélson Veríssimo finalmente percebe que a equipa gritava por uma referência posicional na frente de ataque que disfarçasse a ausência de outros jogadores. Talvez se isso tivesse surgido mais cedo o resultado fosse outro, porque as melhorias (embora curtas) foram instantâneas.

O Árbitro

O árbitro António Nobre tentou deixar o jogo fluir, o que é correto, mas teve dificuldades em seguir o seu próprio critério e podia ter admoestado mais um par de cartões facilmente face às situações de jogo em causa. Também podia ter sido mais rígido em relação a certas perdas de tempo e aquele lance de possível penálti para o Benfica aos 83 minutos deixa muitas dúvidas, embora aí o VAR tenha a sua culpa.

O Melhor
Organização famalicense

Bonito ou não, a verdade é que o plano do Famalicão para a visita ao Estádio da Luz resultou. O ataque foi praticamente inexistente , mas defensivamente a equipa esteve bem e aproveitou a falta de referências encarnadas na frente e desinspiração de Darwin.

O Pior
Falta de originalidade

Sem Rafa e Everton, dois dos seus principais desequilibradores, a equipa do Benfica pareceu outra, principalmente na 1ª parte. Faltou constantemente gente em posições centrais e que compensasse as lateralizações de Darwin. Havia vontade, mas sem grande critério.

Forma
Benfica
2021/2022
52J
30V
12E
10D
109-58G
FC Famalicão
2021/2022
38J
11V
13E
14D
51-50G
Sabia que...by playmaker stats
É a primeira vez que o Benfica não vence o Famalicão na Luz (10V, 1E).

Também é a primeira vez as águias não marca em casa frente aos famalicenses.
É o primeiro nulo em casa em 2021/22 das águias.

22 jogos depois o Benfica volta a ficar em branco num jogo:
vs 0-0 Famalicão [C]
vs 0-3 FC Porto [F]
É a pior pontuação dos últimos 11 anos do Benfica à 31.ª jornada da Liga Portuguesa:
68 pontos (2021/22)
63 pontos (2010/11)
Em 16 jornadas, Nélson Veríssimo (17 pts) já perdeu mais do dobro dos pontos que Jorge Jesus (8 pts) em 15 jornadas.
Famalicão igualou o máximo de empates (12) da sua história na Liga Portuguesa: 2019/20 e 2021/22

Fotografias(20)

Liga BWIN: SL Benfica x FC Famalicão
Liga BWIN: SL Benfica x FC Famalicão
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
BENFICA
EMPATE
FC FAMALICÃO

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Favas contadas. . .
2022-04-24 12h06m por tripeiro666
Qd o slb ganhou o Tri, diziam que tinha iniciado uma nova era de dimínio absoluto do futebol português durante muitos e muitos anos e o FCP iria fazer a passagem do deserto. . . afinal parece que não foi bem assim. . . pensavam que eram favas contadas. . . ups. . .

Benfica
2022-04-24 00h58m por Minnowkr
Nao pude ver o jogo, mas pelo resumo parece me que foi dentro das ideias que tenho do Benfica de Nelson Veríssimo, a jogar contra equipas de igual valor ou superior, dá a iniciativa de bola ao adversário e joga no contra ataque e nesse estilo de jogo somos muito bons, agora quando temos de assumir o jogo, equipa fraca e sem ideias.

Em relação ao lance do penalti para mim não é penalti pelo que aceito a sua não marcação, mas que por favor se defina melhor o que é e o que não...ler comentário completo »
jsilva77
2022-04-24 00h46m por pedrinho_dgl
Gostava de perceber o que é que esse excerto de texto teve de tão ofensivo para gerar essa reação.
Certamente deve ter lido alguma coisa que não estava aí escrito, só pode.
Roger Schmit
2022-04-23 23h12m por jxandre
Caso se confirme, tem um belo desafio pela frente. . esta equipa precisa de uma vassourada! Dou mérito ao Veríssimo dar oportunidades a toda a gente. . assim, já vimos que mais de metade do plantel, pode ir a vida! Falta muita coisa. . mas ainda assim, acredito que virá uma época melhor que esta!
Benfica
2022-04-23 23h04m por joa-otoma-s
Exibição paupérrima do Benfica, equipa que não possui qualquer tipo de soluções em ataque posicional, que se sente desconfortável quando tem que assumir a posse e as rédeas do jogo, num campeonato onde o tem que fazer em 90% dos jogos. 0 de criatividade, jogadores que não tem o mesmo rendimento quando o espaço escasseia, jogadores que fazem o óbvio, não arriscam no 1vs1 para tirar da frente e descobrir espaços. Plantel mal construído (construído para jogar com 3 centrais) e sem soluções ...ler comentário completo »
SO
Aquaman
2022-04-23 23h04m por SomosPorto1989
Atenção que na notícia desse jogo eu também disse que na minha opinião pessoal deveria ter sido marcado penalti pelo que para este também terei de ser coerente em achar que poderia muito bem também ter sido (assim como o do Sporting em Guimarães) mas uma coisa é a nossa opinião enquanto adeptos de sofá/bancada outra é o que as regras ditam e quanto a isso não podemos debater contra e os próprios jogadores têm conhecimento das regras por saberem que basta o ressalto para a volumetria deixar de ter efeito para ser assinalada infração.
Venha a próxima época e já!
2022-04-23 22h50m por SLB_JaviGarcia
Se o Roger Schmidt vier que traga o Mario Gotze.

Este Benfica de Veríssimo só sabe jogar num sistema mais defensivo e em contra-ataque com os grandes.
De resto é uma incompetência atroz.

Que esta época acabe rapidamente e que se vejam reais mudanças na equipa para a próxima temporada. Mais confiança, mais pressão, mais rapidez e mais cabeça são essenciais para que o Benfica tenha uma melhor equipa. E, claro, jogadores melhores e com outro perfil. E...ler comentário completo »
Venha a próxima epoca
2022-04-23 22h40m por yogamaster
Acabou se qualquer objectivo se e que ainda havia na cabeça de alguém. Benfica tem sido extremamente penalizado pelas arbritagens em erros clamorosos mas hoje não foi um desses dias.
Até gostei bastante desta arbritagem que não foi em faltinhas e simulações e deixou sempre jogar ao contrário do normal na nossa liga. Fossem todas as arbritagens como foi hoje mesmo com as pressões e os choros constantes.
Mais um jogo a demonstrar que Veríssimo não tem qualidade para orientar a eq...ler comentário completo »
JS
Enfim . . .
2022-04-23 22h34m por jsilva77
"Há que saber separar o futebol do resto. Sou do Norte e não me revejo em muitas coisas que clubes daqui fazem. . . "

Depois de ler isto, que mais podem dizer / comentar os adeptos desses demoniacos clubes do Norte ??? Nada . . . Por isso, que fiquem as zonas de comentários deste fórum para os doutos e imaculados adeptos das equipas do centro e do sul . . .

Quanto ao jogo, aquilo que já afirmei nas últimas semanas, o SLBenfica tem problemas em jogos que tem d...ler comentário completo »
SomosPorto1989
2022-04-23 22h26m por Aquaman
Se te lembrares, na altura do jogo FCP - Lyon disse que achava ter havido aproveitamento do ressalto para controlar a bola coma mão e, por isso, devia ter sido marcada grande penalidade.

Já agora, o VAR deste jogo de hoje tem um histórico contra o Benfica, mas já se sabe que hoje em dia quase todos têm.

Da lista divulgada por FJM de 8 árbitros favoráveis ao Benfica, só restam dois no activo e acho que na próxima época serão zero.
SO
Orgulhobenfica
2022-04-23 22h18m por SomosPorto1989
https://refereetip. com/opiniao/volumetria-injusti ficada-e-uma-explicacao-para-o -segundo-pontape-de-penalti-a- favor-de-portugal/

"II – Por outro lado – e esta é novidade – se as mãos/braços do jogador estiverem momentaneamente posicionados fora do corpo, mas isso acontecer como consequência ou justificação do movimento natural que ele realizou, o árbitro não deve sancionar.

Ou seja, há situações em que pode haver volumetria mas se for justificada, não há fal...ler comentário completo »
Veríssimo
2022-04-23 22h07m por Aquaman
Mais uma vez se confirma que o Benfica não sabe jogar em ataque continuado.

O treinador mais uma vez mal nas substituições, Gil Dias estava a jogar bem e é tirado de jogo, o Sérvio não fez absolutamente nada, já percebi porque não tem mais oportunidades.

Não sei porque não podemos mudar a táctica e cruzar umas bolas para a área. Que jeito teria dado o Carlos Vinicius.

Ficamos a saber que desde que haja ressalto o jogador pode ganhar toda a volu...ler comentário completo »
EagleRebornOnce More
2022-04-23 22h00m por pedrinho_dgl
Ora nem mais, as divergências clubísticas em nada têm a ver com a cultura de cada cidade. Há que saber separar o futebol do resto. Sou do Norte e não me revejo em muitas coisas que clubes daqui fazem, inclusive da minha cidade natal que é Guimarães, no entanto é a cidade que mais adoro no país inteiro.
Orgulhobenfica
2022-04-23 21h48m por pedrinho_dgl
Não é bem assim que as regras funcionam.
De rir
2022-04-23 21h44m por Orgulhobenfica
Braço aberto dentro de área , aumento da volumetria não interessa se esteja de pé ou de quatro . É grande penalidade.

Mas já sei se fosse para os do norte já era.

Sai mais uma piscina do Iraniano.

Nem sei porque os do norte vem para aqui comentar , nem devia ser permitido porque demasiadas palas dá nisto.
Veríssimo
2022-04-23 21h40m por Tony02
É inacreditável quando há pessoas pedindo a continuidade deste, já perdi forças, nunca vi tanta mediocridade.
Aí jasus
2022-04-23 21h32m por manuelcruz505
Aguardemos comentário parvaónico e choradónico de vertonghen. . . . cuidado com os Paoks. . . .
tripeiroFCP
2022-04-23 21h28m por Jokky
Talvez não, mas se fosse a favor do Porto já todos sabemos que era. Incrível como continuam a a fazer isto jornada após jornada. Como é que se justificam penaltis assinalados que são autênticas simulações e uma mão a impedir um golo que devia ser penalti e expulsão é completamente ignorado pelo VAR.
Benfica
2022-04-23 21h08m por JHendrix
Mais pontos perdidos em casa contra equipas de fundo da tabela.

Chega a ser penoso e de uma incompetência gritante.

Desta época só se salva mesmo a performance europeia.
Penalti
2022-04-23 21h01m por tripeiroFCP
Se fosse a favor do Famalicão não era. . . . .
Joguem a bola e menos choro
Penalti
2022-04-23 21h01m por pedrinho_dgl
É verdade que o Benfica é o clube dos 3 grandes mais prejudicado este ano. Mas este lance não é penalti, a bola claramente ressaltou para o braço do jogador, que além disso estava em queda.
JOGO
2022-04-23 21h00m por orgulhovermelho
Jogo péssimo com Verissimo a mostrar mais uma vez toda a sua incompetência, fico escandalizado quando ainda há adeptos a pedirem a continuidade desta anedota! Depois Diogo Gonçalves, Paulo Bernardo e Gil Dias são muito fracos. Por fim e para dar continuidade a vergonha mais um penalti por marcar. Foi dos piores anos de arbitragem a sermos penalizado constantemente. A boa noticia é que só faltam 3 jogos para terminar esta época que só valeu a nivel Europeu.
Armandocravo
2022-04-23 20h51m por champions2004
ARMANDO em esperto, você dá uma no CRAVO e outra na ferradura.
PO
armandocravao
2022-04-23 20h51m por porto_invicta
Continua a chorar. Já sei que o grande Benfica foi prejudicado nos 31 jogos do campeonato até agora, não fosse isso seria campeão lol com o guito que gastaram e querem ganhar jogos com penaltys, tenham vergonha.
BL
malveira_23
2022-04-23 20h50m por blablabla96
Não tinha noção disso. . . agradeço a explicação
12

OUTRAS NOTÍCIAS

É Viral
Artur Jorge, técnico do Botafogo, após a vitória diante do Flamengo (2-0) foi questionado sobre a fadiga de um dos mais experientes do plantel - Damián Suárez - e a ...