placardpt
Portimonense bateu o Moreirense

Pole position para a permanência

2022/04/23 17:45

Portimão recebe o Grande Prémio de Moto GP este fim de semana, mas, para os fervorosos adeptos de futebol, o verdadeiro prémio foi a vitória do Portimonense frente ao Moreirense, que permitiu garantir, praticamente, a permanência na I Liga. Welinton fez o único golo de uma partida nem sempre bem jogada, um reflexo desta fase da época.

Caos perfeito

A semana que antecedeu a partida foi atribulada para um Portimonense que saiu de rastos do Dragão. Paulo Sérgio foi ainda mais longe, apontado a dedo às pessoas que colocaram em causa a dignidade do clube e do treinador. A promessa de uma resposta à altura já tinha sido dada, teria agora de passar à ação. Com seis mudanças, incluindo vários dos indisponíveis da última jornada, os algarvios entraram com essa intenção e por pouco não chegaram ao golo ao nono minuto porque Filipe Relvas cabeceou à barra.

©Kapta+
Indiferente à polémica estava o Moreirense, que chegava com duas vitórias consecutivas que transformaram uma situação muito complicada em algo bem mais plausível, sobretudo com o facto de depender apenas de si próprio. Por isso mesmo, a equipa entrou a tentar marcar, mas sem sucesso de imediato, também por tudo o que o adversário foi capaz de fazer.

No meio da incerteza e da luta no meio campo, foi de um lance caricato que surgiu o golo que definiu o rumo do jogo. A tentativa de corte de Rosic foi contra Welinton, que teve o mérito de acreditar e ser premiado com o golo.

O golpe fez abanar os cónegos, ainda que no passado recente tenham estado mais imunes à adversidade. Num jogo tão decisivo como este, faltou a criatividade e, consequentemente, as oportunidades. Foi o cenário perfeito para o Portimonense, que, em vantagem, preferiu a postura cautelosa, deixando as linhas mais recuadas no relvado e dificultando ainda mais a tarefa do adversário. 

Desperdício deu esperança

A segunda parte abriu com mudança no Moreirense e uma oportunidade quase imediata de Rafael Martins, que fez prometer melhorias, mas foi sol de pouca dura. A estratégia do Portimonense voltou a ser mais forte, com a velocidade dos homens da frente a causarem dificuldades à defesa minhota.

©Kapta+
O passar do tempo foi trazendo mais volume ao ataque e as oportunidades surgiram eventualmente. Walterson e Rafael Martins ficaram perto com «quase desvios», mas foi o remate de Jefferson Jr que mais prometeu. Para desespero de Sá Pinto, Samuel Portugal fez a defesa da tarde. 

As respostas eram quase sempre perigosas, salvo lances mal definidos pelo ataque algarvio. Houve desperdício do Portimonense até ao fim, o que deixou sempre a porta aberta ao empate, mas os cónegos não foram capazes de fazer melhor e acabaram a ver os festejos do adversário. Os algarvios estão mais perto de confirmar mais um época na I Liga.

jogos históricos
U Sábado, 23 Abril 2022 - 15:30
Estádio Municipal de Portimão
Fábio Veríssimo
1-0
Welinton Júnior 14'

ESTÁDIO

Estádio Municipal de Portimão
Lotação4 907
Medidas102x64
Inauguração1937
Positivo
Objetivo quase cumprido

A equipa viveu um momento complicado na última jornada, com a pior derrota da história na I Liga e todo o ruído que isso causou. Ainda assim, o grupo manteve-se unido e comprometido para garantir um vitória importantíssima e que poderá significar um lugar no principal escalão do futebol português na próxima temporada.

Negativo
Quebra na pior hora

Depois de duas vitórias consecutivas que prometiam uma caminhada rumo ao sucesso, o Moreirense apresentou-se vários furos abaixo do habitual. O golo parece ter perturbado e a equipa nunca mais conseguiu reagir, apesar da algumas oportunidades perto do fim.

Forma
Portimonense
2021/2022
37J
11V
10E
16D
39-52G
Moreirense
2021/2022
35J
8V
9E
18D
36-55G
O Árbitro

Exibição sem sobressaltos para Fábio Veríssimo. Bem na decisão em não assinalar grande penalidade por possível mão na área.

Fotografias(15)

Liga BWIN: Portimonense x Moreirense
Liga BWIN: Portimonense x Moreirense
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
PORTIMONENSE
EMPATE
MOREIRENSE

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
A todos os portistas
2022-04-24 12h05m por Sisifo
Basta lembrar tudo o que já disseram sobre Braga, Belenenses, Petit e todos os clubes que por algum motivo perderam por goleada com Benfica ou Sporting. É curioso como os portistas verdadeiros especialistas em "abre pernas" e VAR este ano estão tão tranquilos, quase que não há polémicas e casos de arbitragem, e muito menos equipas a abrir as pernas a outras. É tudo limpinho, limpinho. . . .
Sim. . .
2022-04-24 11h58m por Sisifo
34 jornadas, mas apenas 1 jogo decisivo para o campeonato + os mamões do futebol português, e os que sabem quando e como poupar a equipa. É sabido que Paulo Sérgio estava obrigado a poupar a equipa no jogo com o Porto, também é sabido que se não o tivesse feito perdia este jogo, e como consequência o Portimonense caía para a segunda divisão. O que ficou para trás ficou e o que o Portimonense não foi capaz de fazer até este jogo não importa para nada, não sei não, mas, com tanto talento...ler comentário completo »
TI
Questão Portimonense
2022-04-24 10h33m por tink
Aí estão alguns a dizer que com a permanência do Portimonense estão garantidos 6 pts na próxima época. Mas ninguém disse isso quando o Benfica garantiu a manutenção. É que salvo raríssimas exceções, também são sempre 4 ou 6 pts garantidos!
Portimonense Permanência
2022-04-24 08h15m por afcunha
Agora já podemos apostar nos jovens jogadores, para ver se têm capacidade para a próxima época!

Obrigado SAD, mais um ano na 1° liga e pela ajuda financeira que estão a fornecer ao clube, daqui a uns anos quando a SAD se afastar do Portimonense, o Portimonense vai ser um clube rico :)
CD
Paulo Sérgio
2022-04-23 22h14m por CDCFOREVER_1
Manda um beijinho a todos os mamões do futebol português e a todos aqueles que o criticaram de forma vil e grotesca após o último jogo efetuado.

Mas o que é certo é que ele hoje, com a vitória arrecadada, deu uma enorme chapada de luva branca a todos vós e só deu razão a ele próprio por ter feito o que fez.

Tauuuuuuuuuuuuuuuuu. . . . . . . ui, que até doeu esta vitória do Portimão a tanta gentalha. . . .

E quem não gosta
2022-04-23 20h27m por Ultras-__FCP
De uma boa choradeira.
5cp
2022-04-23 20h02m por ricardocunha251
O nacional nem comento e sempre aquela fraqueza, nunca serão Maritimo, mas este ano nem com o teu Benfica te safas rapaz!
Zerozero
2022-04-23 19h14m por ricardocunha251
Nota positiva para mais uma boa presença de adeptos do Moreirense, tem sempre esquecido disso ultimamente, mas quando leva pouca gente colocam logo nas notas.
Mastarado
2022-04-23 19h10m por OJ_Silva
Estas a reclamar com o portimonense mas nao vi nenhum adepto do clube algarvio aplaudir o resultado de 7-0. Vi foi um estádio inteiro (50000)a aplaudir um 0-5 quando a equipa ainda se esforçou menos que o portimonense no dragao
Porque será?
PortimonDesdePi queno
2022-04-23 19h05m por OJ_Silva
Hoje tambem vais pedir que o presidente se dirija aos sócios? L0L
PortimonDesdePi queno
2022-04-23 19h01m por Mastarado
Se te orgulhas de mau futebol, negócios obscuros e promiscuidade com um certo clube então a vergonha é nossa.
Orgulhobenfica
2022-04-23 18h27m por PortimonDesdePiqueno
Diga-me lá sr orgulho, o porquê deste resultado ser mau para o futebol português? Ou também é dos que subscreve aquelas patéticas teorias da conspiração?
O sr Orgulho também é dos que opina sem refletir?
Sobre o jogo, há pouco a dizer. Valeu pela vitória que nos dá, praticamente, a manutenção.
PO
Bom Resultado
2022-04-23 18h13m por porto_invicta
Para o futebol Português. O Portimonense é um clube simpático.

OUTRAS NOTÍCIAS

FC Porto
Treinador do FC Porto dissertou sobre momento
Treinador do FC Porto puxou dos galões para falar dos sete anos ao serviço do clube e ainda falou do «timing» da sua renovação, antes do ato eleitoral