placardpt
Seleção Nacional chega ao sexto Mundial seguido

1001 noites no tapete mágico de Pepe

De volta para o seu aconchego. Portugal não traiu o Mundial, entregou-se aos braços deste confidente, deste amante que visita de quatro em quatro anos. Não o engana desde 1998, e não podia ser a Macedónia do Norte a criar equívocos na relação. 

Esta noite, a Seleção Nacional vai dormir um bocadinho melhor. Fechar os olhos e sonhar com as 1001 noites no Médio Oriente, as fantasias mais sórdidas no campo de futebol, o beijo daquele mês em que todos os dias são domingo. 

Não nos enganemos. Não é uma Seleção Nacional viril, em todo o seu esplendor, aquela que comprou o bilhete para o Catar. É uma equipa em reconstrução, em evidentes dúvidas existenciais, mas uma equipa que ainda dá garantias. E alegrias. 

Na noite do Dragão, de boémia nas bancadas e algum bom futebol na relva, elevaram-se dois nomes: Bruno Fernandes pelos dois golos decisivos e Pepe por continuar a ser Pepe. Aos 39 anos. Um gigante. 

Vale a pena, aliás, investir algumas palavras no momento do 2-0.

Quando Portugal não sabia se havia de acelerar, e procurar o golo da contenção, ou se seria mais avisado encolher-se num bloco médio/baixo - e até o bom do Cristiano ergueu os braços a reclamar não se sabe o quê com o selecionador -, Pepe fez mais uma recuperação notável, pegou nos colegas ao colo e arremessou-os numa transição rápida. Jota cruzou, Bruno marcou. 

Portugal é muito superior à Macedónia. Só uma noite de acasos ou de desinspiração absurda seria capaz de roubar o Mundial a Cristiano e companhia. Não foi o caso.

Sem ser brilhante, a Seleção ganhou bem. Mereceu o direito de mergulhar nos braços de um velho cúmplice. 

O talento que tapa feridas

Há uma condição que distingue as grandes seleções das demais. Antes da riqueza tática, dos soldados da fortuna ou dos níveis de trabalho. Chama-se talento e abunda nesta Seleção Nacional. 

Podemos discutir se esse grau de talento é devidamente explorado por Fernando Santos. É discutível ver Bernardo Silva a pegar na bola junto dos dois centrais e Diogo Jota tão escondido à esquerda, mas a verdade é que a habilidade natural dos portugueses encontra nesta «geração de ouro» - expressão do seu treinador - intérpretes de excelência. 

E são esses os intérpretes que disfarçam muito do que não funciona. A Macedónia incomodou? Nem por sombras. Organizou-se bem, foi sólida até ao 1-0 e cometeu um erro gravíssimo (Ristovski, ex-Sporting) nesse momento decisivo. Aí, Cristiano serviu muito bem e Bruno encheu-se de fé. 

Cristiano. É difícil avaliar o melhor português de sempre. Entrou vivo, a vibrar com o povo, mas depois perdeu-se em amuos com os colegas e em passes errados e desajustados. Quis mais do que na quinta-feira, exigiu mais de si, mas Portugal pede O Cristiano, O Ronaldo, mais futebol e menos sinais de insatisfação. 

Cristiano Ronaldo vai ao quinto Mundial da carreira. Vai estar onde os grandes têm de estar. Não pode é perder-se em reações menores. 

Um puto de 40 anos a dar o exemplo maior

Pepe. O quarentão de Maceió, lá do outro lado do Atlântico, é ainda o melhor central português. E um dos melhores do mundo. A covid-19 não o deita abaixo, os problemas físicos são um ligeiro empecilho, Pepe é provavelmente o mais influente desta equipa. 

Não pelo que contribui no ataque organizado, naturalmente, mas pelo que dá ao jogo e aos companheiros. Pepe é uma injeção de juízo e ambição, um shot de competitividade, uma inspiração profunda de querer. 

A exibição de Pepe na casa que adora, o Dragão, foi perfeita. Imaculada. Com ele atrás, Portugal defende e ataca melhor, comporta-se como um gentleman se o jogo exige etiqueta e um guerreiro se os duelos passam a arenas de sangue. 

Portugal vai ao Mundial pela sexta vez consecutiva e muito deve a Pepe. Com ele a comandar o quarteto defensivo, qualquer selecionador fica mais descansado. Imaginamo-lo num tapete mágico a caminho das suas 1001 noites no Médio Oriente. 

Por Pepe, e pelos camaradas, esta noite todo o Portugal dorme um bocadinho melhor. As insónias nunca fizeram bem a ninguém.

U Terça, 29 Março 2022 - 19:45
Estádio do Dragão
Anthony Taylor
2-0
Bruno Fernandes 32' 65'
Estádio do Dragão
Lotação50 033
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
Lances Capitais
32´
GOLO Portugal!
Bruno Fernandes marca
Bruno Fernandes marca o seu 2º golo na prova (9 jogos)
65´
GOLO Portugal!
Bruno Fernandes marca
Bruno Fernandes marca o seu 3º golo na prova (9 jogos)
A Chave

A inspiração de Bruno Fernandes na hora de rematar, a transpiração e exemplo de Pepe na forma de comandar. Duas grandes exibições numa Seleção Nacional à procura das melhores respostas. 

O Árbitro

Arbitragem «à inglesa», a deixar jogar até ao limite do aceitável e a ser muito benévola na amostragem de cartões. Atuação positiva, ainda assim, e sem qualquer influência no resultado. 

O Melhor
Qualidade com bola

Juntar Bernardo Silva a Bruno Fernandes, com João Cancelo muito participativo na segunda parte e João Moutinho a pensar mais do que os outros, dará quase sempre bom resultado. Bons momentos com bola, ainda que demasiado intermitentes. 

O Pior
Dúvidas no caminho a seguir

Sentimos a Seleção Nacional encurralada e hesitante. Arriscar o 2-0 ou defender o 1-0? O segundo golo surgiu no momento certo e matou as dúvidas.

Forma
Portugal
2021/2022
0J
0V
0E
0D
0-0G
Macedónia do Norte
2021/2022
Sabia que...by playmaker stats
Portugal garante a 6.ª participação consecutiva no Campeonato do Mundo.

Esta é o 8.º Mundial da Seleção Nacional A.
Portugal participa de forma consecutiva em fases finais de seleções há 22 anos:
6 Campeonatos do Mundo
6 Campeonato da Europa
Mais participações consecutivas em Mundiais [séries atuais]:
22 Brasil
18 Alemanha
13 Argentina
12 Espanha
10 Coreia do Sul
8 Estados Unidos
7 Inglaterra, França, Bélgica, Japão
6 Portugal
Portugal 100% eficaz em play-offs de fases finais de Seleções:
2022 vs Macedónia do Norte
2014 vs Suécia
2012 vs Bósnia
2010 vs Bósnia
Cristiano Ronaldo iguala a pior seca dos últimos 16 meses: 4 jogos sem marcar

Nesse período, entre Nov. 2020 e Março 2022 marcou 13 golos
Portugal dominou na posse de bola (64-36%). Marcou dois golos em 3 remates à baliza e não permitiu que nenhum fosse à baliza de Diogo Costa.

A equipa das quinas ainda fez um total de 11 remates contra 3 dos macedónios e foi superior nos cantos (7-3)

Fotografias(25)

Play-Off Apuramento Mundial 2022: Portugal x Macedónia do Norte
Play-Off Apuramento Mundial 2022: Portugal x Macedónia do Norte
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
PORTUGAL
EMPATE
MACEDÓNIA DO NORTE

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Rumo ao abismo
2022-03-30 16h21m por Mastarado
É anedótico um país como o nosso, que consegue fazer três ou quatro equipas de primeiro nível, jogar tão poucochinho.
Ontem foi mais um jogo detestável e testemunho da mediocridade que circula Fernando Santos. Mas com jornalismo cúmplice deste dificilmente melhoraremos.
3D
Mundial
2022-03-30 15h51m por 3dA
GR - D. Costa, R. Patrício, A. Lopes
DC - Pepe, R. Dias, J. Fonte, Danilo
DD/DE - Cancelo, N. Semedo, Guerreiro, N. Mendes
MDf - R. Neves, William (Danilo)
MC - Moutinho, R. Sanches, Matheus
MO - B. Fernandes, Otávio
ED - Bernardo, G. Guedes/Rafa
EE - Jota, R. Leão
PL - Ronaldo, A. Silva, J. Félix

Não deve fugir muito disto. . .
O_ Carvalho
2022-03-30 14h40m por jose27
Nem 8 nem 80. Ontem estava em causa o bilhete para o mundial logo o resultado seria sempre muito mais importante que a exibição. A crítica é sempre saudável quando construtiva mas o que vemos em mais de noventa por cento dessas críticas é ódios de estimação em relação a jogador b ou c excertos de guerrilha clubística e outros faits divers. Tivesse o VAR em ação desde o início e Portugal não precisava de playoff sequer. E claro no sorteio calhou-nos a fava toda a gente esperaria uma finalíssi...ler comentário completo »
JS
Muito se fala de Bruno Fernandes e . . .
2022-03-30 14h13m por jsilva77
. . . Bruno Fernandes e . . . Bruno Fernandes . . . Mas, e Moutinho ??? Esse sim, fez um jogão, o Bruno Fernandes, é verdade, fez aquilo que se pede no futebol, dois golos, mas pouco mais devo dizer . . . Ontem os jogadores mais, mais, mais, mais da seleção foram Pepe, Moutinho e Danilo . . .
AZ
Seleção não convenceu
2022-03-30 12h55m por azulado
Não gostei como a Seleção jogou nos dois jogos, embora ganhasse. Foi futebol a medo e atabalhoado, e diga-se às vezes com sorte. Acho que a estratégia do FS dá resultado aqui e ali, não nos jogos a doer a Seleção perde. O engenheiro inventa tanto que a ponte vai acabar por cair… no Qatar.
Desperdício de Talento
2022-03-30 11h51m por EspecialistaDaBola
Um desperdício de talento. Esta poderia ser, e será uma seleção quase imbatível em termos de espectáculo e resultados, no dia em que Fernando Santos e Cristiano Ronaldo se reformarem.

O CR condiciona por completo (embora cada vez menos por cada vez mais ignorado) o jogo da seleção, pela manifesta obcessão nos recordes individuais, pelo mito da sua capacidade física que, embora seja invejável para qualquer um de nós, é ao nível profissional cada vez mais banal e pela evide...ler comentário completo »
"Atuação positiva" do árbitro?
2022-03-30 11h31m por sparagufas
Pelo menos 2 Macedónios deviam ter sido expulsos.
1 amarelo por mostrar ao Diogo Jota.

Logo aqui se vê toda a positividade.
Ganhamos e ainda bem mas mais uma vez Portugal foi prejudicado na arbitragem.
EagleRebornOnce More
2022-03-30 11h27m por Maxaqueen
Essa do "uma equipa que jogue melhor está masi próxima de ganhar" nunca foi nem nunca será assim.
A equipa mais pragmática é que estará sempre mais perto de ganhar e isso é independente do estilo de jogo mais ou menos ofensivo. Se formos por aí, o Ajax com o Benfica em Amesterdão jogou melhor que o adversário, logo, tinha mais que obrigação de vencer. Contudo, o Benfica foi a equipa mais pragmática e organizada na sua estratégia, logo, acabou por passar.

Da mesma ...ler comentário completo »
Ristovski
2022-03-30 10h01m por keyser_soze
Coitado do Ristovski, estava-se a sentir tão português que acabou por fazer a assistência para o primeiro golo.

Em relação ao jogo e ao Nandinho, mantenho tudo o que sempre pensei: com um selecionador a sério e a matéria prima fantástica (e sempre mal aproveitada ou até ignorada) que temos, podíamos ter atravessado tudo isto sem sobressaltos nem playoffs .
Repito: um selecionador a sério e não aquele beatão sem um pingo de criatividade, coragem ou visão , que se fia ...ler comentário completo »
Portugal
2022-03-30 09h21m por reginacosta
Temos uma equipa que é um luxo!
Feliz por ver, finalmente, o Bruno Fernandes em alta.
Parabéns e vamos partir tudo no Catar! 🇵🇹
Mundial
2022-03-30 09h13m por Sehtor
É uma vergonha o mundial deste ano. A FIFA é asquerosa em atribuir o mundial ao Qatar e em alterar toda a lógica das provas de seleções em troca de $$$.
Posto isto, não se tornaria melhor por Portugal não participar. Já que a FIFA vendeu a alma, que ao menos o mundial tenha algo de bom que seja PORTUGAL SER CAMPEÃO!!! :D
Portugal
2022-03-30 08h46m por moumu
Não se esperava outra coisa, a macedónia tinha poucas hipóteses, fico satisfeito por CR7 e Bruno Fernandes, agora é afinar a tática até ao mundial.
Indargorri
2022-03-30 05h54m por carlos_batuta
A Bolívia esteve em 3 mundiais - 1930, 1950, 1994
Data do mundial
2022-03-30 03h27m por Indargorri
Eu acho que vai ser interessante ter o mundial nesta altura de Novembro e Dezembro, ao contrário dos outros anos quando os jogadores vão já com 60 jogos nas pernas. Pode ser que se altere o paradigma.
Tink
2022-03-30 03h25m por Indargorri
Eu mais longe: Portugal, Espanha, Alemanha e França são as únicas selecções europeias que participaram em todas as competições internacionais este século (a Inglaterra falhou o Euro 2008). E já agora, a Bolívia já esteve em dois mundiais, o último deles em 94, com o "nosso" Erwin Sánchez. A Venezuela é o parente pobre da América do Sul, talvez porque gostem mais de basebol.
HA
Rumo ao Mundial
2022-03-30 01h56m por Halibut
Já começo a ver que vão aqui haver jogadores que certamente estarão no Mundial, se forem mesmo convocados 26.

DIOGO, PATRICIO, LOPES
RAPHAEL, MENDES
CANCELO, (DALOT OU SEMEDO)
RUBEN, PEPE, FONTE, DANILO
WILLIAM, RUBEN
MOUTINHO, MATHEUS, SANCHES, VITINHA
BRUNO, OTAVIO
JOTA, LEÃO, BERNARDO, GUEDES
FELIX, RONALDO, ANDRE

26. . . SE FOREM 23 possivelmente poderiam sair Vitinha, Guedes, Matheus, acho que o Otávio está a ganhar o seu lugar.
Jogo
2022-03-30 01h11m por pedrinho_dgl
Foi um jogo Qb da seleção. Os Macedonios entraram mais agressivos mas Portugal teve sempre mais qualidade nas suas ações.
Nestes 2 jogos o meio campo funcionou bem mas não pode ser assim em jogos mais difíceis. E mesmo com a Turquia já nos ia custar a vitória. No início até estava bem, mas quando o Bernardo e o BF começam a não vir para trás a coisa complica. Além de que, não há poder físico no meio campo.
De resto foi um jogo bem gerido por Portugal, defendeu com qualida...ler comentário completo »
Contexto
2022-03-30 00h41m por jose27
É muito relevante no futebol.
Eu se quero ver futebol de alto nível vejo os melhores clubes da europa onde há tempo para criar rotinas e modelos de jogo com identidade própria. Portugal ganha esta partida em dois lances rápidos aproveitando erros do adversário. A Itália fez mais de trinta remates contra esta mesma Macedônia e ficou pelo caminho.
. O redes português não fez uma única defesa foi basicamente um espectador Portugal hoje conta com cinismo, contenção e equilíbrio ...ler comentário completo »
TI
Mundial
2022-03-30 00h20m por tink
No século XXI só 5 seleções europeias estiveram em todos os 6 mundiais: Portugal, Inglaterra, Espanha, França e Alemanha. Parece que é uma obrigação lá estar, mas Itália, Bélgica, Croácia, Suíça, Suécia e por aí fora têm falhado. No resto do mundo também só 5 seleções estiveram em todos: Japão, Coreia do Sul, México, Brasil e Argentina. E atenção que na América do Sul só 4 ficam de fora (Venezuela e Bolívia não estiveram em nenhum). Portanto mais um belo feito.
Sobre a edi...ler comentário completo »
Jogo suficiente
2022-03-30 00h06m por robbiefowler9
Mas chega disto, já vencemos duas competições, por isso basta de pragmatismo extremo e vamos colocar a Selecção a jogar aquilo que sabe, que é muito dada a qualidade individual tremenda de que dispomos.

Há que mudar muita coisa no pós Munidal 2022, treinador, dirigentes e Presidente, tirando algumas coisas muito positivas deste mandato de já 11 anos, a FPF é gerida da mesma forma há quase 30 anos, está na hora de alguém se chegar à frente e renovar a mentalidade de gestão do futebol português.
Jogo
2022-03-29 23h33m por Maxaqueen
Não foi a melhor das exibições nem o jogo mais bonito de se ver, mas acaba por ser uma vitória saborosa contra aqueles que preferiam a selecção de fora do mundial só para ver o Santos pelas costas.
Podemos criticar o homem, podemos não gostar da maneira como selecciona e põe a equipa a jogar, mas desejar a derrota da selecção? Isso é demais. . .
eduardonlirio
2022-03-29 23h28m por TomPen
Estás certo em tudo, mas tenho que apontar uma coisa sobre o calendário.
O agendamento normal do Mundial também leva a constrangimentos de calendários noutras regiões do Mundo. A época desportiva não é Agosto-Junho em todos os países.
Alguns, nomeadamente o Brasil, têm a época desportiva a começar Janeiro/Fevereiro e a terminar em Novembro/Dezembro.
Não tenho problema com a mudança de calendário, é só que desta vez nós europeus vamos apanhar com isso também.

De resto, subscrevo por completo.
Bom jogo mas. . . .
2022-03-29 23h15m por kavujr
A tactica do nosso senhor e tao basica e horrivel que
Cancelo nao consegue subir, fintar e fazer os passes a cruzamentos que faz
BF nao consegue construir jogo
BS em vez de o vermos no ataque esta perto da defesa para receber bolas
CR7 na mama (culpa e mais do FS que nao consegue mudar a tactica)

Tanto talento e jogo ZERO. . . . temos sem duvidas, jogadores para sonhar ganhar o mundial, mas da maneira que jogamos so assuta os nomes de jogadores
Português, mas envergonhado. . .
2022-03-29 23h11m por eduardonlirio
Sou português, mas mesmo assim estou envergonhado. Portugal vai para um mundial onde as mulheres não são bem vindas ao futebol, assim como os homossexuais, vai ser jogado no Outuno (o que vai causar constrangimentos de calendário em certas ligas e quem sabe na nossa), este mundial foi irregularmente escolhido e é tudo para interesses e dinheiro. Fomos uns "vendidos" como a FIFA quando escolheu o Catar para organizar este mundial.
YH
OJ_Silva
2022-03-29 23h07m por Yharnam
Pá no estádio foi um belo momento xD na TV não sei
12

OUTRAS NOTÍCIAS

FC Porto
Palavras na conferência de imprensa
Depois de ter assinado por quatro temporadas com o presidente que está de saída, o atual técnico portista deixou algumas indicações sobre a sua ...