placardpt
Benfica triunfou na receção ao Estoril Praia

Um episódio assinado por Speedy Rafa e Yosemite Ramos

2022/03/20 19:56

Rafa Silva encarnou o papel de Speedy González e abriu a contenda com um golo fulminante e Gonçalo Ramos assumiu o papel de Yosemite Sam para assinar a sentença do jogo, que culminou num triunfo por 2x1 do Benfica, na receção ao Estoril Praia.

Como era expectável, Nélson Veríssimo apostou em Soualiho Meité e Roman Yaremchuk para os lugares dos castigados Adel Taarabt e Darwin Núñez, aquelas que foram as únicas novidades na equipa titular das águias. Bruno Pinheiro trocou igualmente duas peças no seu onze inicial: saíram David Bruno e Bernardo Vital, entraram Carles Soria e Raul Silva.

Momento 'supersónico' desfez a paciência

Apesar de defrontar uma formação teoricamente mais forte, os estorilistas não abdicaram da sua filosofia. Com muita paciência, os forasteiros procuraram construir a partir da defesa, convidando os jogadores encarnados a pressionaram e arquitetando um ataque rápido, com poucos toques.

©Kapta+
Foi assim que Jordi Mboula e Carles Soria criaram as melhores chances dos canarinhos, só que o poste e Odysseas Vlachodimos mantiveram o marcador a zeros. Já o emblema da Luz optou pelo ataque posicional e exploração do espaço entrelinhas. Álex Grimaldo, de livre, e Gonçalo Ramos obrigaram Daniel Figueira a trabalhos redobrados.

Numa altura em que dava a sensação que o nulo ia imperar ao intervalo, eis que um erro e um momento de inspiração desbloquearam o jogo. Numa tentativa de canto curto, André Franco colocou a bola à mercê de Rafa Silva (34'), que disparou velozmente na direção da baliza adversária, deixou três opositores pelo caminho e finalizou calmamente.

'Pistoleiro' acabou com o jogo

Tal como na primeira parte, o conjunto visitante entrou mandão no aspeto do controlo da bola e André Franco esteve perto do empate, negado por um corte in extremis de Jan Vertonghen. Na resposta... golo das águias: Gilberto subiu pela direita e cruzou atrasado para Gonçalo Ramos (53'), que aproveitou a inércia defensiva canarinha para dilatar a vantagem.

©Kapta+
Este segundo tento matou um pouco as aspirações estorilistas, que nem as entradas de Bernardo Vital, Loreintz Rosier e Rui Fonte renovaram. Já os homens da casa, bem firmes no leme das incidências, geriram a bola e estiveram quase a festejar novamente, mas Daniel Figueira negou o bis a Rafa Silva.

Até ao apito final o jovem Henrique Araújo ainda ameaçou o golo, mas este acabou por surgir na baliza de Odysseas Vlachodimos, com André Franco (93') a castigar uma falha no meio-campo benfiquista. Ainda assim, os três pontos acabaram por ficar na Luz.

Em termos classificativos, o Benfica mantém-se na perseguição ao vice-líder Sporting, que continua a distar seis pontos. Já o Estoril Praia segura o sétimo lugar e viu os seus perseguidores mais diretos ganharem terreno.

U Domingo, 20 Março 2022 - 18:00
Estádio do Sport Lisboa e Benfica
Nuno Almeida
2-1
Rafa Silva 34'
Gonçalo Ramos 53'
André Franco 90'
Estádio do Sport Lisboa e Benfica
Lotação64 642
Medidas105x68m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 27
Lances Capitais
34´
GOLO Benfica!
Rafa Silva marca
Rafa Silva marca o seu 8º golo na prova (26 jogos)
Rafa Silva marcou o seu 58º golo na equipa (224 jogos)
53´
GOLO Benfica!
Gonçalo Ramos marca
Gonçalo Ramos marca o seu 7º golo na prova (23 jogos)
Gonçalo Ramos marcou o seu 13º golo na equipa (52 jogos)
90´
+3
GOLO Estoril Praia!
André Franco marca
André Franco marca o seu 9º golo na prova (27 jogos)
A Chave

34 minutos - Golo de Rafa Silva: numa altura em que o jogo parecia caminhar para um nulo no final dos 45 minutos, Rafa Silva rubricou um momento de pura inspiração e desbloqueou o marcador.

O Árbitro

Noite tranquila para a equipa de arbitragem liderada por Nuno Almeida. Os jogadores procuraram jogar e juiz algarvio não complicou, algo refletido pelo números de cartões exibidos (3) e faltas assinaladas (25). 

O Melhor
Ataque encarnado

Sem o artilheiro Darwin Núñez, surgiram outras figuras no ataque benfiquista. Gonçalo Ramos voltou a exibir a sua boa forma com mais um golo e Rafa Silva também deu o seu contributo, com um tento ´à Rafa´.

O Pior
Pecados canarinhos

A estratégia estorilista pareceu muito bem afinada, contudo falhou na concretização. Neste tipo de jogos, o futebol ensina-nos que os underdogs têm de concretizar as poucas chances que conseguem criar. Ora isso não aconteceu na Luz e, além disso, os encarnados souberam aproveitar os erros adversários para marcarem nos momentos certos.

Forma
Benfica
2021/2022
46J
28V
10E
8D
98-48G
Estoril Praia
2021/2022
32J
11V
10E
11D
40-37G
Sabia que...by playmaker stats
Estoril não ganha fora há 7 jogos
A última vitória do Estoril Praia frente ao Benfica foi em 1950
Mantém-se o jejum do Estoril Praia frente ao Benfica: são, agora, 50 jogos dos Canarinhos sem vencer os encarnados
Benfica regressa aos triunfos na Liga, depois do empate frente ao FC Vizela na última jornada
Benfica não perde há 9 jogos

Fotografias(20)

Liga BWIN: SL Benfica x GD Estoril Praia
Liga BWIN: SL Benfica x GD Estoril Praia
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
BENFICA
EMPATE
ESTORIL PRAIA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Benfica
2022-03-21 12h38m por Taument_da_Silva
Valeu pelo resultado, pois continuamos a não convencer. Somos muito fracos no processo ofensivo, a equipa parece desconfortável quando tem bola; dar a posse ao adversário contra Barcelonas e Ajaxs é uma coisa, mas no campeonato português não resulta pois as equipas estão programadas precisamente para dar a iniciativa de jogo aos grandes.

Temos de apreciar o Veríssimo por ter aceite pegar numa casa em chamas pela 2ª vez em 3 anos, e temos de reconhecer que este plantel comple...ler comentário completo »
eduardonlirio
2022-03-21 09h41m por Migas29
Às 2 da manhã acordado dá nisto. . . Espero que agora, já bem acordado, a tua opinião não seja a mesma pois é bem preocupante
Rafa
2022-03-21 02h08m por eduardonlirio
Golaço!!! Fez lembrar o Poborsky em 1998! O Fernando não o convocou, não sei porquê. No Euro 2020 brilhou. É incrível como ele se esquece. Enfim, também agradeço de qualquer das formas.
Weigl
2022-03-21 00h31m por GERRARDandRONALDINHO
Aquele lance não era para expulsão?
Nada? Ok. . .
Footblue
2022-03-20 23h48m por yogamaster
Acho que as defesas estiveram irrepreensíveis nesse jogo. Benfica deu a bola ao Ajax e soube defender. Fez o jogo que pode contra uma grande equipa.
Contra o Liverpool se não sair de saco cheio, será exatamente a mesma coisa, os ingleses teem uma defesa e meio campo ainda melhor tal como o ataque.
Defesa tem de estar irrepreensível e os avançados Liverpool num dia não. Mas será muitíssimo difícil repetir o resultado.
Footblue
2022-03-20 23h22m por yogamaster
Ofensivamente foi muito fraco, mas por outro lado muito eficaz marcou no par de vezes que lá foi. Mas não notou contra uma equipa qualquer, por alguma razão e a melhor defesa da Europa e tem belíssimos defesas que foram melhores que os nossos avançados.
Agora defensivamente o Benfica foi espectacular, toda a linha defensiva. Ajax não teve remates perigosos, o único enquadrado estava fora de jogo e até foi defendido.
Defesas do Benfica foram muito melhores que os avançados d...ler comentário completo »
Footblue
2022-03-20 23h08m por yogamaster
Não viste o jogo em Amsterdao? Contra a melhor defesa da Europa e o segundo melhor ataque?
Depois
2022-03-20 22h27m por yogamaster
De um grande jogo a meio da semana, voltou a cair muito hoje.
Ganhou mas não convenceu, e compreensível algum cansaço, e se o Estoril tivesse a pontaria mais afinada poderíamos ter facilmente mais uma derrota.
O Veríssimo não e treinador para um grande no nosso campeonato. Pode cumprir com uma equipa que defenda e jogue no contra ataque, mas precisando de ganhar e dominar os jogos contra equipas com o bloco baixo fazemos sempre jogos horríveis.
Muita faltas de ideias...ler comentário completo »
jcamaral
2022-03-20 22h16m por Migas29
Tás a gozar certo? Tu com certeza não deves ver o Benfica, o Rafa, desde que o Veríssimo está no comando, quantos bons jogos é que fez? 1, 2?
Merecia mais o Ricardo Horta que ele, e os que foram convocados foram justos (falo dos da frente claro)
JS
Rafa
2022-03-20 22h10m por JS17
Quem é que saía para ir o Rafa? E atenção que eu gosto bastante dele. Mas não tira o lugar a ninguém dos que foram. Estão todos em melhor forma que ele. Merecia mais o Ricardo Horta por exemplo e nunca irá à seleção enquanto estiver no Braga
Ainda vais ser preciso rafa
2022-03-20 21h51m por ricardojsa17
Ele convocou o Otávio esse sim é um fora de série , como ele não faltam .
Vergonha de Fernando .
Jcamaral
2022-03-20 21h02m por Hpx6
Nas últimas convocatórias o Sr rafa apareceu com lesões psicológicas . e agora o f. santos devia de ser preso!!!para estrela já temos o Ronaldo.
Rafa
2022-03-20 20h10m por jcamaral
Fernando Santos devia ser preso como um jogador deste não é convocado, prefere os reformados que jogam a 10 há hora . não temos nenhum jogador com estas características .

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga BETCLIC
Playmaker
Leões cada vez mais perto do título
Depois de estar a perder durante grande parte do encontro, o Sporting deslocou-se até Estádio do Dragão para conquistar mais um ponto na Liga Portugal Betclic (2-2), prova em que ...