placardpt
Chelsea elimina Lille

Os dogues ladram e a caravana de Tuchel passa

O Chelsea de Thomas Tuchel ainda teve pelo caminho um par de armadilhas e umas quantas decisões difíceis, o que já foi mais que esperavam depois de uma vantagem de dois golos conquistada em Londres, mas conseguiu fazer aquilo a que se propôs e, com uma vitória por 1x2 (agg. 1x4), seguiu para os oitavos de final da Liga dos Campeões.

Fica pelo caminho a equipa do Lille, que apesar das dificuldades a nível doméstico desde a saída de Christophe Galtier, treinador que levou os dogues ao título da Ligue 1, conseguiu cumprir de forma exemplar a missão na liga milionária, caindo perante o campeão em título da mesma.

Fé francesa

A situação não parecia nada fácil, mas passou a parecer bem mais ligeira depois da equipa da casa ter aberto o marcador e reduzido o resultado agregado para apenas um golo de vantagem dos ingleses.

A diáspora lusa ao serviço de Gourvennec voltou a ser titular, à exceção do lesionado Renato Sanches, e apresentou-se a bom nível. José Fonte, muito elogiado na véspera deste jogo, fez uma exibição com a solidez habitual e só não foi o melhor na defesa porque Tiago Djaló esteve em grande plano. Xeka, na ausência do colega do miolo, arregaçou as mangas e por muito pouco não fez um golo que podia ter mudado o destino da eliminatória.

Fora desse contingente luso, as esperanças francesas foram depositadas no veterano Burak Yilmaz. O avançado turco foi a personagem principal dos primeiros 45 minutos e foi ele quem abriu o marcador de grande penalidade (Xeka atirou contra a mão de Jorginho), já após duas situações de algum perigo para a baliza de Mendy.

Xeka e Pulisic ©Getty / Soccrates Images

Festa inglesa

A apenas um golo de empatar a eliminatória, era notável o ambiente que os adeptos iam construindo nas bancadas do Stade Pierre-Mauroy. Preparava-se uma festa, mas Christian Pulisic mudou a decoração sem avisar e, depois de um belo passe de Jorginho, fez o 1x1 que arruinou o otimismo caseiro. Mesmo antes do intervalo, para obrigar o treinador francês a riscar os planos.

Evidente desânimo, de um Lille que durante os primeiros 45 minutos obrigou o adversário a jogar quase exclusivamente no seu meio campo defensivo, mas que na segunda parte já permitiu mais atrevimento. As dificuldades multiplicaram-se depois das lesões de Botaman e Celik na defesa, e o Chelsea acabaria por voltar a marcar, por intermédio do seu capitão: Azpilicueta, em grande plano na segunda parte, apareceu ao segundo poste e fez um golo que fechou a contagem.

De repente a distância era de três golos e já havia pouco a fazer, mas os adeptos caseiros deram um bom espetáculo quando os jogadores não conseguiram. Bandeiras e vozes em abundância, na derrota frente ao campeão europeu que, ambicioso, segue em frente para nova aventura europeia. O Lille fica em casa, mas com sensação de missão cumprida.

jogos históricos
U Quarta, 16 Março 2022 - 20:00
Stade Pierre-Mauroy
Davide Massa
1-2
Burak Yilmaz 38' (g.p.)
Christian Pulisic 45'
César Azpilicueta 71'

ESTÁDIO

Stade Pierre-Mauroy
Stade Pierre-Mauroy
França
Villeneuve-d´Ascq, Lille
Lotação50 186
Medidas105x68
Inauguração2012
Lances Capitais
38´
GOLO Lille
Burak Yilmaz marca de grande penalidade!

Burak Yilmaz marca o seu 3º golo na prova (7 jogos)
45´
+3
GOLO Chelsea!
Christian Pulisic marca
Christian Pulisic marca o seu 2º golo na prova (5 jogos)
Christian Pulisic marcou o seu 23º golo na equipa (104 jogos)
71´
GOLO Chelsea!
César Azpilicueta marca
César Azpilicueta marca o seu 1º golo na prova (8 jogos)
César Azpilicueta marcou o seu 16º golo na equipa (463 jogos)
Positivo
Boa campanha

Apesar da dupla derrota frente ao Chelsea, fica a imagem de uma boa campanha europeia do Lille. A queda nos oitavos de final frente ao campeão em título não é motivo de vergonha, pelo contrário, e é digno da equipa que há um ano surpreendeu ao conquistar o título em França. Resta subir o nível nas provas internas...

Negativo
Desmoralização

Do lado visitante houve um Chelsea apático, que pareceu interessado em vencer com o mínimo de esforço possível e nada mais. Missão cumprida, mas fica a sensação de que seria um jogo muito diferente caso o golo de Pulisic não tivesse aparecido naquela fase. A queda caseira foi notável a nível anímico e impediu o Lille de continuar a disputar a passagem.

Forma
Lille
2021/2022
39J
16V
13E
10D
51-46G
Chelsea
2021/2022
48J
31V
13E
4D
95-32G
O Árbitro

Grande penalidade bem assinalada a favor do Lille e, de resto, nada a assinalar na exibição do juiz.

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
LILLE
EMPATE
CHELSEA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Chelsea
2022-03-17 02h13m por moumu
Fizeram o quanto baste, vejo candidatos maiores à Champions.
FRANÇA
2022-03-16 23h07m por grove_street
2 equipas francesas ja caíram , o Monáco e Rennes para la caminham . Veremos o Lyon e Marselha

OUTRAS NOTÍCIAS

Futebol Brasileiro
Norte-americano diz-se admirador do português
Apesar da troca de palavras entre John Textor e Leila Pereira, presidente do Palmeiras, o proprietário norte-americano do Botafogo, Lyon e Crystal Palace concedeu uma entrevista aos ...