placardpt
Conquistadores bateram o Famalicão

Vitória de eleição

2022/03/06 22:36

A noite do último sábado foi de eleições no Vitória SC, que viu um novo presidente ser eleito. E foi das bancadas que António Miguel Cardoso viu os conquistadores baterem o Famalicão, num triunfo que tem tanto de aliviante como de importante, porque é a primeira ao fim de três derrotas e permite voltar ao sexto lugar, que pode dar acesso às competições europeias.

Pêpê abriu com um golo numa casa que já foi sua, mas Estupiñán e Rochinha deram a cambalhota no final e arranque da primeira e segunda parte, respetivamente.

Foi preciso uma ajuda

Em momentos bem distintos, e com tudo o que isso significa em termos anímicos para as equipas, o início dificilmente poderia corresponder melhor ao passado recente de cada uma delas. Porque tudo parece correr mal aos vitorianos, não foi preciso muito tempo para ficarem em desvantagem, o que, em casa, tem sido um acontecimento recorrente. Logo aos 6 minutos, Pêpê bateu um livre que traiu toda a gente, Bruno Varela inclusive, para abrir o marcador.

Homenagem a Neno no golo do Famalicão ©Catarina Morais / Kapta +
E tal como já várias vezes foi obrigado a fazer, o Vitória SC assumiu as despesas e instalou-se no meio campo ofensivo, ainda que sem efeitos práticos. A linha de três centrais, a juntar à dupla de médios com características defensivas do conjunto famalicense, fechava o corredor central, conduzindo o adversário para os corredores. Daí saíam sucessivos cruzamentos, onde Estupiñán era facilmente anulado pelas torres adversárias. 

A linha defensiva do Famalicão, que tem sido um dos pontos fortes da equipa desde a chegada de Rui Pedro Silva, parecia nos melhores dia. Aparentemente sem soluções para quebrá-la, foi através de um erro individual que a esperança voltou à equipa de Pepa. Já depois de um remate perigoso de Estupiñán, o primeiro desse género, Marín tentou entregar de peito para o guarda-redes, só que ficou curto, para proveito do colombiano, que aproveitou para empatar.

Abrir a todo o gás

Novo presidente na bancada ©Catarina Morais / Kapta +
Se o arranque da primeira parte foi penalizador para a equipa de Pepa, o mesmo não se pode diz do regresso para o segundo tempo, novamente graças a um erro individual dos visitantes. Saída de bola deficiente, com Luiz Júnior a colocar a bola nos pés de André Almeida. Rochinha ficou com a bola no corredor e inventou uma jogada, antes de colocar a bola no primeiro poste. O Vitória estava na frente do marcador. 

Situação bem mais favorável para a equipa da casa, pouco habituada nos tempos recentes a estar em vantagem. Não se notou, visto que a gestão com bola foi feita de forma eficaz, a afastar o Famalicão de perto da sua baliza.

Só quando Rui Pedro Silva arriscou, com a entrada de Jhonder Cádiz para o lado de Banza, é que Bruno Varela voltou a ter trabalho. O cabeceamento do venezuelano ameaçou, assim como Penetra, que por pouco não acertou na bola num canto.

Rochinha de regresso aos golos ©Catarina Morais / Kapta +
Por arriscar ainda mais (juntou Pedro Marques à dupla de avançados), o Famalicão deixou espaços no meio e nas costas, para o Vitória aproveitar a bel-prazer... só que não o fez, ora porque faltou pontaria, ora porque Luiz Júnior tirou essa possibilidade. O final foi de nervosismo, mas de confirmação do regresso às vitórias em Guimarães.

jogos históricos
U Domingo, 06 Março 2022 - 20:30
Estádio D. Afonso Henriques
Luís Godinho
2-1
Oscar Estupiñán 45'
Rochinha 46'
Pêpê Rodrigues 6'

ESTÁDIO

Estádio D. Afonso Henriques
Lotação30 000
Medidas105 x 68 m
Inauguração1965
Lances Capitais
GOLO FC Famalicão!
Pêpê Rodrigues marca
Pêpê Rodrigues marca o seu 3º golo na prova (23 jogos)
19´
GOLO INVALIDADO Vitória SC
Tiago Silva marcou, depois de um grande trabalho de Lameiras, mas a erupção do D. Afonso Henriques foi em vão! Estupiñán teve envolvimento na jogada e estava em posição irregular...
45´
+1
GOLO Vitória SC!
Oscar Estupiñán marca
Oscar Estupiñán marca o seu 11º golo na prova (20 jogos)
46´
GOLO Vitória SC!
Rochinha marca
Rochinha marca o seu 4º golo na prova (22 jogos)
Rochinha marcou o seu 18º golo na equipa (114 jogos)
Positivo
Há outro ambiente

O ambiente vivido há duas semanas neste mesmo estádio, no final da derrota frente ao Arouca, parece ter acontecido num passado longínquo. Há um novo presidente, a equipa regressou às vitórias e tudo parece estar a correr conforme o desejado entre adeptos vitorianos.

Negativo
Versão pouco comum

Desde a chegada de Rui Pedro Silva, o Famalicão tem estado em constante crescimento, mas, este domingo, parece ter regredido. Não porque a exibição foi má, mas porque cometeu erros que não costuma cometer. Os erros pagaram-se caro, como o desfecho indica.

Forma
Vitória SC
2021/2022
31J
13V
7E
11D
48-41G
FC Famalicão
2021/2022
32J
11V
9E
12D
47-44G
O Árbitro

Alguma dualidade de critérios no capítulo disciplinar e em faltas semelhantes. De resto, bem ao anular o golo a Tiago Silva por interferência de Estupiñán no lance, que estava em fora de jogo. 

Fotografias(20)

Liga BWIN: Vitória SC x Famalicão
Liga BWIN: Vitória SC x Famalicão
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
VITÓRIA SC
EMPATE
FC FAMALICÃO

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
MA
Próxima jornada
2022-03-07 09h58m por malavikaisback
Há um Marítimo-Vitória. Se o Vitória ganhar penso que será difícil perderem o 6° lugar. Se o Marítimo ganhar o Vitória pode desanimar. Um empate deixa tudo igual.
MA
Zyxw4321
2022-03-07 09h55m por malavikaisback
Ah ok, tens razão. Vi há pouco que a lei alterou. Sendo assim é improvável o Tondela se apurar para a Liga Europa. É preferível um Vitória SC ou um Marítimo na liga conferência.

Espero que o Vitoria SC se apure para a Liga Conferência, uma vez que existem mais probabilidades de estes continuarem em prova.
ZY
malavikaisback
2022-03-07 09h47m por zyxw4321
Não estava a par de o Tondela se ter inscrito, mas é obrigatório ganharem a Taça, senão não vão. A regra do finalista vencido ir às competições europeias acabou há quase uma década. Se o "grande" vencer a Taça, o Tondela não vai a competição nenhuma, e o 4º classificado vai à Liga Europa.
Pepa
2022-03-07 09h45m por moumu
Vitória muito necessitada mas vejo o plantel enfraquecido.
MA
Zyxw4321
2022-03-07 09h43m por malavikaisback
O Tondela não necessita de ganhar a taça para se apurar para a Liga Europa, uma vez que FCP ou SCP já estão apurados para a liga dos campeões.

O Tondela já sr inscreveu para as competições europeias, ou seja, vamos ter que levar com eles na liga europa, eliminação certa.

ZY
malavikaisback
2022-03-07 09h30m por zyxw4321
Isso só se aplica se o vencedor da Taça não for um dos 4 primeiros classificados E se inscrever para as competições europeias. O que não é muito comum. Por isso, não te preocupes muito com esse cenário, porque era preciso o Porto (ou o Sporting) perder a final para o Tondela (ou o Mafra) e esse vencedor, que ou está a lutar para não descer, ou está na 2ª Liga, ter-se inscrito para as competições europeias. O que não deve ser o caso.
MA
Liga europa
2022-03-07 09h19m por malavikaisback
Não está bem que o 4° lugar seja para a liga conferência, e que o lugar da taça de Portugal seja para a liga Europa. Estamos meter na liga Europa uma equipa sem qualidade para tal para depois baixarmos no ranking. Há que repensar isso.
VI
Simy
2022-03-07 03h28m por Vilanova1
Que europa?? As equipas para a europa estão encontradas.
Nao estivemos nada bem e mesmo assim só com 2 ofertas o guimaraes chegou la. E logo no ultimo min da 1a parte e primeiro da 2a. Tudo a correr mal, o jogo a tatica as substituições e as ofertas
Equipas boas, treinadores maus
2022-03-06 22h39m por Mastarado
O Famalicão joga uma pobreza, as vitórias que teve foram fruto da genialidade de JCT - mas hoje não chegou.

OUTRAS NOTÍCIAS

É Viral
Na partida entre Deportivo e CD Arenteiro (2-2), jogo a contar para a jornada 34 do terceiro escalão do futebol espanhol, e com os três guardiões indisponíveis (!), Diego ...