placardpt
      Santa Clara venceu na receção ao Vizela

      Nos Açores, os ares da permanência são mais puros

      A prova que o futebol nem sempre é linear. O Santa Clara exibiu-se a bom nível na 1ª parte, mas apenas na 2ª, com um nível bastante mais baixo, chegaram os golos e acabou por vencer (merecidamente) o Vizela por 3x1. O conjunto vizelense, por sua vez, juntou uma fraca exibição a uma derrota e à ameaça da zona de despromoção, que está já ali.

      Frente a frente estavam duas equipas em situações minimamente semelhantes e em busca de fugirem, de preferência já nesta jornada, à zona de despromoção da Primeira Liga. Do lado do Santa Clara, o treinador Mário Silva mexeu em três peças em relação ao empate (0x0) com o SC Braga, sendo que duas das quais foram os castigados Morita e Mansur. Álvaro Pacheco, por sua vez, adicionou apenas Samu Silva, em relação ao empate com o Portimonense (1x1).

      Só deu Santa Clara

      Sem poder contar com Morita, Mário Silva modificou um pouco o desenho tático da equipa e apresentou-se num género de 4x4x2 dinâmico - que rapidamente passava ao habitual 4x3x3 -, com os extremos em constantes permutas posicionais com os homens mais centrais do ataque (Ricardinho e Mohebi) com o intuito de descoordenar a defesa vizelense. Lincoln, por sua vez, baixou um pouco no terreno e a este quem coube a missão de ligares setores. 

      Esta opção tática acabou por, de certa forma, surpreender um pouco o Vizela, que teve claras dificuldades ao longo dos primeiros minutos - até de toda a 1ª parte - em ter bola no meio campo adversário e, percebendo o à vontade açoriana, foi recuando as suas linhas de pressão. Ora, isso acabou por dar mais bola ainda ao Santa Clara, mas retirou espaço para sair rápido com perigo e a melhor oportunidade acabou por sair dos pés de Cryzan, ao minuto 31, depois de um belo passe a rasgar de Lincoln.

      No ataque, os comandados de Álvaro Pacheco foram tendo dificuldades em  ter bola em zonas recuadas devido à pressão alta do Santa Clara e foram obrigados a apostar num estilo de jogo mais direto para conseguir aliviar o sufoco da qual estavam a ser alvos. As oportunidades vizelenses foram escassas e na única vez que Schettine conseguiu colocar Marco à prova, já uma falta tinha sido assinalada.

      Foi-se a qualidade, vieram os golos

      Depois de uma boa 1ª parte, o Santa Clara não conseguiu transportar esse momentum para o segundo tempo e, embora a turma açoriana estivesse ainda por cima, os primeiros minutos da 2ª parte foram marcados por um nível qualitativo um pouco baixo, com os dois conjuntos a limitarem-se a uma série de bolas paradas (quase sempre inofensivas).

      Perante a escassez criativa da equipa no arranque dos segundos 45 minutos, Mário Silva procurou mexer (e bem) as coisas e, pouco depois da hora de jogo, colocou em campo Rui Costa e Óscar Barreto. A dupla acabou por ter impacto imediato, uma vez que nos minutos seguintes o conjunto açoriano marcou por duas vezes. Primeiro, aos 66 minutos, foi Rui Costa quem, a meias com Bruno Wilson, respondeu a um bom cruzamento de Rafael Ramos na direita (acabou por ser considerado auto golo) e logo de seguida, nem dois minutos depois, voltou-se a festejar. Recuperação em zona adiantada do terreno, Óscar Barreto cruzou na esquerda e Cryzan apenas teve que encostar para o 2x0.

      Tudo parecia controlado para o Santa Clara daí em diante, mas à entrada para os dez minutos finais Barreto fez um passe complicado para Boateng - especialmente tendo em conta a chuva que se fazia sentir - e Kiki Bondoso aproveitou para recuperar a bola em zona proibida para os açorianos e, com o todo o tempo do mundo, reduzir. O Vizela ainda procurou correr atrás do prejuízo, mas, mesmo em cima do apito final, acabou por ser completamente surpreendido e permitiu a Rui Costa, num remate de nível elevado, fixar o 3x1 final.

      Com este resultado, o Santa Clara regressou às vitórias quatro jogos depois e deu um importante passo rumo ao objetivo de permanência na Primeira Liga. Os açorianos têm agora 29 pontos e subiram ao 9º lugar da tabela classificativa. O Vizela, por sua vez, continua com 24 pontos e pode ver a zona de despromoção aproximar-se nesta jornada.

      jogos históricos
      U Domingo, 06 Março 2022 - 20:30
      Estádio de São Miguel
      Artur Soares Dias
      3-1
      Cryzan 68'
      Rui Costa 90'
      Bruno Wilson 66' (p.b.)
      Kiko Bondoso 82'

      ESTÁDIO

      Estádio de São Miguel
      Lotação12 500
      Medidas105x70
      Inauguração1976
      Lances Capitais
      66´
      GOLO Santa Clara
      Bruno Wilson marca na própria baliza!
      68´
      GOLO Santa Clara!
      Cryzan marca
      Cryzan marca o seu 6º golo na prova (19 jogos)
      82´
      GOLO FC Vizela!
      Kiko Bondoso marca
      Kiko Bondoso marca o seu 3º golo na prova (25 jogos)
      90´
      GOLO Santa Clara!
      Rui Costa marca
      Rui Costa marca o seu 5º golo na prova (23 jogos)
      Positivo
      1ª parte açoriana

      Excelente 1ª parte do Santa Clara, especialmente na primeira meia hora, onde conseguiu impor um estilo de jogo positivo e bastante atrativo através das constantes permutas posicionais dos jogadores mais adiantados. Faltou apenas o golo.

      Negativo
      Onde estás, Vizela?

      A irregularidade exibicional do Vizela atacou e assim que o Santa Clara impôs uma pressão um pouco mais alta os comandados de Álvaro Pacheco limitaram-se a recuar no terreno e bater bolas na frente. Assim fica mais difícil e a atitude apenas melhorou (a espaços) no final

      Forma
      Santa Clara
      2021/2022
      37J
      14V
      10E
      13D
      48-57G
      FC Vizela
      2021/2022
      30J
      8V
      9E
      13D
      34-48G
      O Árbitro

      O árbitro Artur Soares Dias teve um jogo relativamente fácil de arbitrar e foi deixando o jogo correr de forma natural. Um bom exemplo é o último golo do Santa Clara, onde outros seus colegas de profissão até podiam não ter deixado a jogada desenrolar-se.

      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      SANTA CLARA
      EMPATE
      FC VIZELA

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Vizela
      2022-03-07 11h41m por zlatan_21
      O facto casa poderá ser muito decisivo até final.
      Acredito que, com a força dos seus adeptos, não ir ao descer.
      B-SAD e Arouca deverão (espero eu também isso) descer diretamente.
      O Vizela, no mínimo, assegurará o lugar no play-off mas continuo a achar que, esse lugar, deverá ser para o Moreirense.
      Vizela
      2022-03-07 09h43m por moumu
      È capaz de se aguentar já que há equipas a jogar pior.
      Simy
      2022-03-06 23h21m por robbiefowler9
      É leres a continuação do meu comentário
      Manutenção 2
      2022-03-06 23h19m por robbiefowler9
      VIZELA-Últimos jogos maus em resultados, sendo este com o Santa Clara especialmente mau pela falta de entrega e qualidade, se não acordar depressa vai ver-se metido nesta luta da manutenção até ao fim, embora tenham mais qualidade que os outros candidatos:
      AROUCA- Equipa muito frágil a defender e especialmente horrenda a jogar em casa, se não engata depressa resultados em casa e não somar pontos suficientes fora acaba em zona de playoff ou descida directa:
      TONDELA-Sempre a sair...ler comentário completo »
      Manutenção
      2022-03-06 23h06m por robbiefowler9
      Amanhã já vai dar uma ideia mehor sobre as hipóteses de manutenção e descida, mas pelos vistos Arouca, Tondela, Moreirense e BSAD estão na pole position no que toca à manutenção, com Vizela como outsider nesta luta, e candidato se não acordar depressa.

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Futebol Norte-Americano
      Oficial
      Técnico vai liderar equipa na Copa América
      Jesse Marsch, técnico norte-americano que na Europa já orientou o RB Salzburg, RB Leipzig e Leeds United, é o novo selecionador do Canadá.