placardpt
Benfica vence em Portimão

Começou quente, mas apagaram o fogo

Uma primeira parte cheia de incidências, dois golos, um para cada lado e a dúvida ao intervalo. Uma dúvida que acabou desfeita num dos primeiros lances da segunda parte, com Gonçalo Ramos a aparecer no sítio certo para a reviravolta benfiquista (1x2) no Algarve e a vingança depois da derrota na primeira volta, a primeira na Liga, marcante também por ter sido o início da quebra da qual o Benfica parece querer recuperar.

Resta perceber se ainda há tempo: esta jornada, Sporting e FC Porto ainda não jogaram. Enquanto assim é, os benfiquistas vão sonhando.

Duas paragens, dois golos

O Portimonense vinha de 12 jogos sem vitórias, mas nada fazia prever que Nélson Veríssimo tivesse vida fácil em Portimão. Com os algarvios, Rui Vitória sofreu a primeira derrota do Benfica em Portimão, Bruno Lage empatou e esta época, ainda com Jorge Jesus, foi o Portimonense a primeira equipa a vencer o Benfica no campeonato, com um triunfo pela margem mínima em pleno Estádio da Luz.

Sabendo que a equipa não tem sido brilhante, mas que a última jornada deu margem para sonhar, Nélson Veríssimo manteve a aposta em Taarabt, que esteve em evidência nos últimos jogos, e deu a titularidade a Yaremchuk, tendo em conta as limitações de Darwin, mas foi o Portimonense, também com mexidas no onze, a primeira equipa a mexer com o marcador.

Num jogo ainda sem grandes incidências, exceção feita à perda de sentidos de um apanha-bolas no momento em que saltou um painel publicitário, o Benfica parecia começar a tomar conta do jogo, quando um passe de Taarabt acabou por resultar no golo algarvio. Otamendi abriu os caminhos, Vertonghen não ajudou e Welinton Júnior aproveitou a primeira titularidade para faturar.

Não estava fácil para o Benfica, que encontrou um Portimonense a fechar o corredor central e a tapar os espaços por onde os encarnados continuavam a forçar a entrada. Sem que tal resultasse, foi o flanco esquerdo a agitar, com Everton e Grimaldo a trazerem dinâmica ofensiva a um Benfica onde a criatividade era escasse, mas aparecia, de forma irregular, nos pés de Taarabt.

Partida esteve interrompida quase 10 minutos por arremesso de tochas ©Kapta+

Depois de mais uma paragem após arremesso de tochas por parte dos adeptos do Benfica, a pausa serviu para dar lucidez aos homens de Nélson Veríssimo, que chegaram ao empate por intermédio de Grimaldo, numa jogada onde Taarabt voltou a ter influência máxima, desta vez a ajudar a própria equipa.

De livre direto, o espanhol podia ter dado mais conforto à equipa de Nélson Veríssimo, que não tem tido propriamente jogos confortáveis na sua estadia como treinador principal do Benfica, mas as resoluções ficaram para a segunda parte, já sem Paulo Sérgio no banco, expulso por protestar uma falta evidente sobre Gonçalo Ramos. Eram os nervos à flor da pele.

É que, apesar da superioridade benfiquista, o Portimonense tinha mostrado capacidade para aproveitar as falhas na transição defensiva encarnada, muito fruto da mobilidade na frente de ataque e das combinações curtas entre Carlinhos e Lucas Fernandes, que ajudavam os algarvios a respiram com bola.

Um erro bastou

Pela forma como o Portimonense fechou os caminhos ao Benfica na primeira parte, esperava-se um segundo tempo de alta tensão, mas os planos algarvios saíram furados depois de Gonçalo Ramos conseguir a reviravolta no primeiro lance de ataque da segunda parte. Mérito de Everton, que roubou a bola a Nakajima, sempre muito desligado da partida.

Todos os golos mexem com a estratégia das duas equipas em campo e aqui também foi isso que aconteceu. O Benfica resguardou-se e tentou ter bola, mas à equipa de Nélson Veríssimo ainda falta capacidade para controlar o jogo e só Weigl conseguia equilibrar uma equipa que se ia desequilibrando sem necessidade para tal.

Nakajima perdeu a bola em zona proibida ©Kapta+

Esse desequilíbrio quase deu o bis a Welinton Júnior, que rematou por cima na melhor oportunidade algarvia até então. Em termos práticos, o lance não trouxe influência ao resultado, mas motivou Paulo Sérgio, de pé mesmo ao lado do zerozero após a expulsão, a mexer na equipa e a assumir o risco.

A partir daí, viu-se, com mais regularidade, o Portimonense junto à área de Vlachodimos, mas a equipa de Nélson Veríssimo acautelou-se e aos algarvios faltou a lucidez necessária para encontrar o espaço necessário para chegar ao empate. 

A exibição benfiquista não foi, de todo, convincente, mas, uma vez mais, foi suficiente. Nos últimos cinco jogos, quatro vitórias e a sensação de que, passo a passo, ainda pode haver algo por que lutar neste campeonato.

U Sábado, 05 Março 2022 - 18:00
Estádio Municipal de Portimão
Fábio Veríssimo
1-2
Welinton Júnior 25'
Álex Grimaldo 45'
Gonçalo Ramos 50'
Estádio Municipal de Portimão
Lotação4 907
Medidas102x64
Inauguração1937
FaseCampeonato
JornadaJornada 25
Lances Capitais
Cartão vermelho para Fahd Moufi (Portimonense) Fahd Moufi vê o seu 1º vermelho na prova (23 jogos)
25´
GOLO Portimonense!
Welinton Júnior marca
Welinton Júnior marca o seu 2º golo na prova (4 jogos)
45´
+7
GOLO Benfica!
Álex Grimaldo marca
Álex Grimaldo marca o seu 5º golo na prova (23 jogos)
Álex Grimaldo marcou o seu 19º golo na equipa (240 jogos)
50´
GOLO Benfica!
Gonçalo Ramos marca
Gonçalo Ramos marca o seu 6º golo na prova (21 jogos)
Gonçalo Ramos marcou o seu 12º golo na equipa (49 jogos)
A Chave

A entrada na segunda parte não podia ter sido melhor. O Benfica chegou rápido à reviravolta e depois conseguiu segurar um Portimonense que não conseguiu ter argumentos para atacar de forma consistente a baliza de Vlachodimos.

O Árbitro

Exibição positiva da equipa de arbitragem, bem a interromper o jogo duas vezes, por motivos diferentes. Algumas faltas aqui e ali por assinalar, nomeadamente num lance que depois resulta num contra-ataque perigoso de Yaremchuk, travado em falta à entrada da área depois de uma falta por assinalar sobre Julien da Costa. 

O Melhor
Sequência positiva

Não foi um jogo brilhante, mas ficaram bons indicadores para Nélson Veríssimo, que conseguiu ver alguns jogadores já num rendimento positivo ao mesmo tempo que vê a equipa entrar numa boa sequência de resultados.

O Pior
Para o relvado, não!

Tínhamos escrito exatamente o mesmo na quarta-feira, depois de terem sido atiradas tochas para o relvado de Alvalade. Voltou a acontecer esta tarde, agora em Portimão. As imagens são bonitas, mas interromper o jogo é desnecessário.

Forma
Portimonense
2021/2022
31J
9V
10E
12D
36-39G
Benfica
2021/2022
43J
26V
9E
8D
94-46G
Sabia que...by playmaker stats
Desde que regressou ao 1.º escalão (2017/18), o Portimonense marcou em todos os jogos realizados em casa frente ao Benfica
Benfica aumenta a vantagem para o 4.º classificado SC Braga: são agora 11 os pontos de avanço sobre os bracarenses
2.ª época consecutiva que o Benfica vence em casa do Portimonense com reviravolta no marcador
3.ª reviravolta do Benfica neste campeonato, a 1.ª fora de casa:
CD Tondela
Santa Clara
Portimonense
Em casa, o Portimonense não ganha há 8 jogos ? só soma 2 vitórias como visitado esta temporada
Portimonense sofre golos há 13 jogos
Portimonense não ganha há 13 jogos
Benfica soma a 2.ª vitória consecutiva, a 4.ª nas 5 últimas jornadas da Liga

Fotografias(25)

Liga BWIN: Portimonense x Benfica
Liga BWIN: Portimonense x Benfica
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
PORTIMONENSE
EMPATE
BENFICA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Correção
2022-03-06 15h20m por DrierLumber27
*Seria preciso, pelo menos, um para de coincidências para que tal acontecesse
BITW__, yogamaster, yellow_ledbette r
2022-03-06 15h10m por DrierLumber27
Dificilmente Otamendi e Vertonghen irão sair do Benfica, antes do término dos respetivos contratos. Seriam precisas, pelo menos, um par de coincidências para tal acontecesse. Como por exemplo, um eventual próximo treinador não contar com nenhum dos dois e os mesmos mostrarem vontade de sair. Não me parece que a direção pense ou tenha a coragem, em dispensar tais ativos do clube. Já o disse anteriormente e volto a frisar: Para mim, do plantel atual só fariam a transição para a época seguinte, 7 jogadores.
Yellow
2022-03-06 13h28m por yogamaster
Se conseguirem comprar outro central com a mesma qualidade do Verissimo por os 6 milhoes que custou, obviamente que e um excelente negocio e ficamos com dois centrais top.
Ota e Verthogen jà pedem ligas com ainda menos intensidade que a nossa. Almeida devia seguir o mesmo caminho.
Alias
2022-03-06 12h37m por yogamaster
Ota e Verthogen para substituir na proxima epoca. Dar oportunidades a mais jovens e aliviar e muito a folha salarial.
Acho que nas laterais o Benfica esta muito mais debil e fazem falta dois laterais de qualidade.
Venderia o Grimaldo e comprava um lateral top pronto para agarrar o lugar mas tem de defender muito melhor que o Grimaldo, e abria espaco para um jovem crescer na sombra.
Na direita o Lazaro pode voltar a casa mae, o Gilberto chega para competir com outro lat...ler comentário completo »
Bitw
2022-03-06 12h27m por yogamaster
O nosso melhor central, e pelo pouco que mostrou quica o melhor da liga, esta lesionado e esperemos que esteja em forma pronto para o inicio da proxima epoca. Verissimo ira fazer dupla com Morato a curto prazo.
Otamendi e Morato jà fizeram duas epocas no Benfica e nao era mal pensado deixar sair para Arabias, Usa, e ainda encaixar qualquer coisa por eles.
Se o proximo treinador quiser jogar em 4-4-2 ou 4-3-3, quatro centrais no plantel chegam, Weigl tambem faz o lugar. Eu...ler comentário completo »
Mística
2022-03-06 01h22m por Minnowkr
Eu sei que o plantel tem nuitas debilidades, mas o Veríssimo já teve tempo suficiente de por a equipa a jogar melhor. . é uma pessoa que está a ser importante neste momento pois está a conseguir trazer estabilidade para a equipa e plantel e até está a fazer algums jogadores subirem de rendimento, como o Gonçalo Ramos, mas não deixa de ser um treinador fraco para o Benfica.
Por mim já cá estava o treinador definitivo, para começar a arrumar a casa, mas percebo que muito dificilmente...ler comentário completo »
Aquaman
2022-03-06 00h17m por MisticaEncarnada
Posso estar enganado mas era capaz de apostar que o treinador para a próxima época será o Veríssimo a não ser que o Benfica perca pontos no campeonato de tal forma que fique a uns 8 ou 10 pontos do Sporting e 16 ou 18 do Porto (se o Porto continuar em primeiro).
Relativamente aos 43 jogos, com o Porto (por exemplo) a jogar as meias finais da taça e provavelmente a final e caso elimine o Lyon da Liga Europa então o mais provável é que no fim as coisas se equilibrem. Acho que não é por ...ler comentário completo »
Benfica
2022-03-06 00h05m por Aquaman
Já são 43 jogos esta época, o Ajax, por exemplo, tem 36 e, nenhuma outra equipa da Liga NOS tem tantos.

Ainda temos que ir jogar a Alvalade e com o FCP em casa, não será provável chegar ao 2º lugar, mas é bom manter o moral alto.

Aquilo que a equipa não está a jogar, para mim, já vem de trás, dos equívocos na construção da equipa, da falta de fio de jogo que é responsabilidade do anterior treinador, da lesão do melhor defesa central da equipa, da falta...ler comentário completo »
JOGO
2022-03-05 22h48m por orgulhovermelho
Não foi o melhor jogo, mas com este treinador não podemos pedir muito, é fraco e não sabe mais. Felizmente vencemos uma equipa que frente ao Benfica joga o jogo da época, o que eles reclamam, até simpatizo com Portimão, mas gostava de os ver descer de divisão o que teria acontecido a 2 anos, mas como têm bons " amigos " fizeram cair o Setúbal. Resta-nos tentar chegar ao 2 lugar e tentar eliminar o Ajax.
Os profetas…
2022-03-05 21h32m por El-Mago-10
Da desgraça continuam a destelhar desdém mesmo quando a equipa ganha a um adversário sempre anormalmente motivado para jogar contra o glorioso. Parece que nunca estão satisfeitos quando o Benfica ganha. Eu, pelo contrário, ouvia música e olhava de lado para o jogo enquanto cozinhava um belo jantar de sábado à noite. E fui acompanhando alguns momentos interessantes e mais uma vez, usufruindo do prazer de ser Benfiquista sem gastar uma única gota de energia negativa, nem mesmo quando os ade...ler comentário completo »
DrierLumber27
2022-03-05 21h02m por luisFilipe791
Verdade, e no meu caso já fui banido duas vezes, uma por chamar nabo a alguém, quando esse tal user com nome a dizer cão, chama filho da . . . . . . , e nada acontece, enfim
Benfica
2022-03-05 20h55m por Minnowkr
Não convenceu nem de perto nem de longe, mas nesta fase o que interessa é continuar a ganhar e a meter pressão no Sporting.
Ja todos sabem os problemas da equipa, para o ano há que mudar muita coisa, mas por enquanto, ja que o Rui Costa nao mete ja um treinador para a próxima época, é apoiar os jogadores que temos desde que eles continuem a lutar o que têm lutado, podemos jogar mal mas ao menos que dêm sempre tudo como fizeram hoje.
Liga do choro
2022-03-05 20h54m por yogamaster
Lastimavel a atitude do Portimonense ora queixando se de faltas inexistentes ora perdendo tempo e mais tempo enquanto em vantagem. Espero que estas equipas percam sempre ate contra os rivais, so proporcionam espetaculos horriveis e degrinem a liga.
Depois Var para que se nao ve aquele penalti claro sobre o Otamendi? Pois o Benfica nao chora.
Quanto ao jogo, Benfica a ser muito eficaz. A falta de Darwin e gritante. Parece me que vi mais dele em 8min que do Yaremchuk em 80min....ler comentário completo »
Benfica
2022-03-05 20h54m por Mourinhoooooo
Lástima de clube. Presidente horrível. Jogadores alguns medíocres outros bons e outros maus. E o Verissimo é fraquito. Espero que voltem ao que era
GS
Portimonense 1 Benfica 2
2022-03-05 20h54m por GSCGrandeamor
Esperava um jogo melhor, mas o Benfica fez o suficiente para vencer, mas esteve muito longe de fazer uma exibição agradável. O Portimonense fez o que podia não se pode exigir mais, neste momento o objetivo da equipa de Portimão é garantir a permanência na I Liga porque pensar em algo mais neste momento é ser irrealista.

Mais uma vez tivemos um lamentável espetáculo de tochas. . . se o adeptos querem mostrar o seu apoio que o façam de uma maneira ordeira e não dessa forma que...ler comentário completo »
luisFilipe791
2022-03-05 20h50m por DrierLumber27
Sempre disse que quem administra o site do ZeroZero gostava de se rir um pouco, às custas do ódio propagado por certos usuários e chego mesmo a ter dúvidas, se não é um pertencente ao mesmo, misturado para curar as suas frustrações. Já li tanta coisa nestas caixas de comentários e se te dissesse o porquê de a minha outra conta ter sido banida, dirias que eu era um brincalhão
Tochas
2022-03-05 20h35m por luisFilipe791
Comentei sobre isso, o meu comentário foi apagado, e depois anda por aqui um tal de user em que no nome diz cão, e diz o que quer, e nada acontece, incrível, nem vale a pena dizer mais nada
FA
2022-03-05 20h35m por fabinho18
Senão é o Weigl a equilibrar esta equipa estávamos a lutar para o 7o lugar.
É de muito longe o melhor jogador do Benfica.
Benfica
2022-03-05 20h28m por slbmeireles
Continuamos sem deslumbrar, mas nesta fase é preciso vitorias nem que seja por meio a zero.
Defensivamente a equipa continua desequilibrada, cada vez que é um contra-ataque é mãos na cabeça.
Ofensivamente apesar de nao serem grandes exibições, lá vamos marcando os nossos golos. Agora fica dificil tentar arranjar espaço para marcar golos se atrás não dão segurança.
Ali o Taarabt falhou o passe mas porque arriscou queimar linhas e desiquilibrar o adversário, obviamente...ler comentário completo »
Benfica
2022-03-05 20h26m por Aquaman
Em primeiro lugar, proponho que se crie um conjunto diferente de leis de jogo para o Rafa:

1º Faltas sofridas para vermelho: o árbitro mostra sempre amarelo
2º Faltas sofridas para amarelo: o árbitro marca falta mas não mostra qualquer cartão
3º Faltas sofridas sem gravidade anormal: o árbitro não marca nada

Boa vitória, não foi grande exibição, mas a equipa lutou bastante depois de ter oferecido um golo ao adversário, primeiro um passe disparatado...ler comentário completo »

OUTRAS NOTÍCIAS

Opinião
Destaque
Opinião de Pedro Jorge da Cunha
Revolução, em maiúsculas. Não é hipérbole, antes realidade. O triunfo de André Villas-Boas, pela contundência dos números e pelo ...