placardpt
Chelsea vence na receção ao Lille

Ritmo e blues

Foi uma espécie de terceira equipa lusa nestes oitavos de final da Liga dos Campeões, que foi a Stamford Bridge nesta terça-feira. O Lille, com quatro portugueses no onze inicial, lutou, mas viu as suas armas insuficientes perante o campeão em título Chelsea, que mostrou superioridade em todos os parâmetros e um ritmo assinalável para vencer por 2x0.

José Fonte, Tiago Djaló, Xeka e Renato Sanches. Todos os portugueses desta equipa principal do Lille foram lançados na equipa titular, embora Jocelyn Gourvennec, líder de um Lile atualmente no 11º posto da Ligue 1, tenha encontrado dificuldades em Londres.

Diáspora lusa sentiu dificuldades

Não que tenha sido uma surpresa. Afinal, falar do Chelsea de Tuchel é falar de uma das melhores equipas do Mundo e do atual detentor desta conceituada prova. Ainda assim, os primeiros 10 minutos de jogo foram possivelmente os melhores da equipa blue, que se mostrou dependente de Kai Havertz enquanto Romelu Lukaku assistia do banco.

O jovem internacional alemão teve o seu nome nas duas primeiras grandes ocasiões do jogo, nas quais testou Léo Jardim, mas a segunda permitiu conquistar um pontapé de canto, cobrado por Ziyech, através do qual conseguiu bater o guardião ex-Boavista e Rio Ave, com um cabeceamento de cima para baixo.

©Getty / JUSTIN TALLIS

A velocidade do jogo baixou consideravelmente depois do golo e a equipa visitante teve os seus momentos de posse mais prolongada, sob a batuta de um Renato Sanches atrevido e forte enquanto teve gás (muitos furos abaixo na segunda parte), mas as ocasiões foram quase nulas e o intervalo serviu para renovar as intenções inglesas.

Tuchel corrigiu alguns dos problemas da sua equipa, lançou Loftus-Cheek e Saúl para reconquistar o meio-campo (mais tarde apostaria em Malang Sarr para a faixa esquerda) e assim criaram-se condições para um 2x0 que deixa os adeptos mais tranquilos para a visita a França no próximo mês.

Foi Christian Pulisic o homem do golo. Não é o «LeBron James of soccer», nem nada semelhante, mas o camisola 10, quando saudável, continua a ser um jogador de características únicas neste Chelsea. Mostrou bom posicionamento e excelente capacidade de finalização num lance de golo que, de resto, pertence ao génio de N´Golo Kanté - mais uma vez um dos melhores em campo no palco da Champions.

A segunda mão está marcada para o dia 16 de março, sendo que os dogues vão ter de trabalhar muito para incomodar este adversário...

jogos históricos
U Terça, 22 Fevereiro 2022 - 20:00
Stamford Bridge
Gil Manzano
2-0
Kai Havertz 8'
Christian Pulisic 63'

ESTÁDIO

Stamford Bridge
Lotação41 798
Medidas103x67m
Inauguração0
Lances Capitais
GOLO Chelsea!
Kai Havertz marca
Kai Havertz marca o seu 2º golo na prova (6 jogos)
Kai Havertz marcou o seu 16º golo na equipa (75 jogos)
63´
GOLO Chelsea!
Christian Pulisic marca
Christian Pulisic marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
Christian Pulisic marcou o seu 21º golo na equipa (99 jogos)
Positivo
Havertz e Kanté

São dois nomes que ficarão para sempre associados à conquista da Liga dos Campeões de 2020/21, e iniciaram a fase a eliminar da nova edição em estilo. O alemão foi o elemento mais perigoso no ataque e, tal como na final do Estádio do Dragão, marcou. Kanté foi fiel a si mesmo e encheu o meio-campo durante os noventa minutos.

Negativo
Portugueses longe do seu melhor

Renato Sanches começou bem, mas viu a sua exibição cair a pique, deixando a sensação que brilha muito mais no miolo do que quando joga perto da linha. Xeka cometeu um erro que por muito pouco não deu golo e revelou-se impotente no lance do segundo. Tiago Djaló, central de natureza, também teve dificuldades no lugar que pertencia a Reinildo. O experiente Fonte foi o melhor do quarteto, mas mesmo assim esteve alguns furos abaixo do colega de setor (Botman). Pede-se mais na segunda-mão.

Forma
Chelsea
2021/2022
42J
26V
12E
4D
82-28G
Lille
2021/2022
35J
14V
12E
9D
45-44G
O Árbitro

Nada a assinalar no jogo de Gil Manzano. Não houve qualquer lance de relevo a nível de arbitragem.

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
CHELSEA
EMPATE
LILLE

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
JS
Renato
2022-02-23 10h07m por JS17
O melhor campeonato para o Renato na minha opinião seria o inglês. E merece lá estar. Seja no Liverpool, no Arsenal ou no United, encaixa em qualquer uma das 3 equipas. O Liverpool é a única equipa que já tem a Champions garantida para o ano. Arsenal e United vamos ver o que acontece em relação ao 4 lugar. Para o Renato seria melhor um clube que jogue Champions porque é onde merece estar e jogar. O Milan não sendo mau, é uma equipa mais inconsistente mesmo estando a lutar pelo Scudetto ...ler comentário completo »
Renato
2022-02-23 03h44m por GERRARDandRONALDINHO
Jogou muito e joga! muito mas, claramente, esta equipa não acompanha o seu ritmo e não tem a sua ambição. Está na hora de dar O Salto para uma equipa de topo.
Tem-se falado no Milan, o que seria excelente. Melhor só mesmo se o Dalot ainda andasse por lá.

Rúben Neves também tem de "saltar" para uma equipa de 1º plano Europeu, p. e. .
RI
Como seria de esperar
2022-02-22 22h56m por river_shannon_is_bac
Este Chelsea está mais talhado para este tipo de provas, mais curtas e decidas em eliminatórias, do que para uma prova de longo curso e regularidade como é o campeonato. Já há alguns anos que assim é, mas o trabalho do Tuchel é inegavelmente bom. Mesmo se saísse hoje, era com uma Champions no currículo. . .
Chelsea
2022-02-22 22h12m por moumu
Meio passo para os quartos face a uma equipa que tentou mas não incomodou por aí além.

OUTRAS NOTÍCIAS

Futebol Brasileiro
Norte-americano diz-se admirador do português
Apesar da troca de palavras entre John Textor e Leila Pereira, presidente do Palmeiras, o proprietário norte-americano do Botafogo, Lyon e Crystal Palace concedeu uma entrevista aos ...