placardpt
Sporting vence Estoril por 3x0

De volta à realidade

De volta à Liga e de volta às vitórias. Depois do choque Liga dos Campeões, o Sporting voltou à zona de conforto e venceu o Estoril por 3x0.

Pedro Gonçalves voltou aos golos, num lance em que Dani Figueira não fica nada bem na fotografia, mas foi a expulsão de Raul Silva, na segunda parte e apenas quatro minutos depois de ter entrado, a abrir definitivamente caminho para a vitória de um Sporting que não foi brilhante, mas que foi quase sempre a única equipa a pensar no ataque.

Dani estava frio e Pote aqueceu Alvalade

Deu a sensação de um regresso a casa após uma semana de frequências, exames e uma noite mal passada depois daquela saída à noite para descontrair. Neste caso, o Sporting nem teve de fazer a viagem, às vezes bem longa, para voltar ao conforto do seu lar. Em Alvalade, com uma casa bem composta, a um domingo à tarde, o Sporting voltou ao conforto da Primeira Liga para recordar que há muito mundo para lá do Manchester City. 

O Estoril Praia, que nos últimos jogos tem sido mais destaque no ponto de vista defensivo do que propriamente ofensivo (antes da última vitória, os canarinhos não venciam há sete jornadas), veio a Alvalade com bloco baixo, sabendo das dificuldades da equipa de Rúben Amorim para criar situações de golo nestas condições.

Viu-se um Sporting pressionante (que pulmão, Ugarte!), mas a recorrer em demasia a cruzamentos, perante as dificuldades em fazer combinações à entrada da área estorilista.

André Franco, um dos destaques do Estoril, esteve muitas vezes frente a frente com Matheus Reis, esta tarde na posição de lateral esquerdo ©Kapta+

Foi uma sensação de déjá vu. Já tinha acontecido na primeira volta, onde o leão também teve iniciativa, mas não criou assim tantas ocasiões como isso. Nesse jogo, Dani Figueira falhou e o Sporting acabou por conseguir ultrapassar a muralha estorilista. Também aí houve déjá vu.

Apesar de estar a controlar a partida, a equipa de Rúben Amorim ainda não tinha testado o guarda-redes canarinho, que, à primeira vez que foi chamado a intervir, estava a frio, apesar dos 40 minutos de partida já jogados. O remate de Sarabia nem foi assim tão forte, mas o guarda-redes facilitou e Pote apareceu no sítio certo para dar vantagem à equipa leonina.

Não se pode dizer que a vantagem era injusta, apesar dos poucos remates à baliza. Durante 45 minutos, só deu Sporting e Bruno Pinheiro percebeu isso.

Pedro Gonçalves aproveitou falha de Dani Figueira para abrir o ativo ©Kapta+

Raul Silva disse «olá» e «adeus»

Na segunda parte, já se viu um Estoril mais próximo do esperado. Linhas mais subidas, médios a pressionar a saída de bola da equipa de Rúben Amorim e a sensação de alguma dificuldade para gerir a partida por parte do Sporting. 

Só que, tal como tinha acontecido com a equipa leonina na primeira parte, também o Estoril não conseguiu aliar esse momento positivo a lances de verdadeiro perigo, apesar de Gamboa, aposta ao intervalo, ter dado logo um aviso daquilo que se podia esperar do Estoril na segunda parte.

Sem Coates, Neto foi capitão ©Kapta+

No banco, Rúben Amorim sentiu alguma inquietude. O Clássico pesou nas soluções no banco de suplentes e o cansaço do jogo da Liga dos Campeões também não ajudou. Daniel Bragança veio para que a equipa conseguisse respirar com bola, mas quem acabou por ajudar mesmo foi... Raul Silva.

O defesa brasileiro estreou-se pelo Estoril Praia e durou apenas quatro minutos. Uma entrada mais ríspida sobre Porro, com Hélder Malheiro a recorrer ao VAR, resultou na expulsão do ex-Sporting de Braga e aí acabou qualquer esboço de reação estorilista.

Empurrado pelos seus adeptos após a expulsão, o Sporting resolveu o jogo durante os 25 minutos que passou encostado à área canarinha. Matheus Reis, num dos melhores lances do encontro, fez o 2x0 e Sarabia, com um golaço, fechou a contagem e passou a batata quente ao FC Porto, que joga ainda este domingo.

U Domingo, 20 Fevereiro 2022 - 18:00
Estádio José Alvalade
Hélder Malheiro
3-0
Pedro Gonçalves 40'
Matheus Reis 76'
Pablo Sarabia 81'
Estádio José Alvalade
Lotação50 095
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 23
Lances Capitais
40´
GOLO Sporting!
Pedro Gonçalves marca
Pedro Gonçalves marca o seu 7º golo na prova (18 jogos)
Pedro Gonçalves marcou o seu 37º golo na equipa (68 jogos)
64´
Cartão vermelho para Raul Silva (Estoril Praia) Raul Silva vê o seu 1º vermelho na prova (8 jogos)
76´
GOLO Sporting!
Matheus Reis marca
Matheus Reis marca o seu 2º golo na prova (18 jogos)
Matheus Reis marcou o seu 2º golo na equipa (48 jogos)
81´
GOLO Sporting!
Pablo Sarabia marca
Pablo Sarabia marca o seu 7º golo na prova (19 jogos)
A Chave

O Estoril parecia estar a crescer na partida, mas a expulsão de Raul Silva acabou por travar esse crescimento. A partir daí, só deu Sporting, que dilatou o resultado com naturalidade.

O Árbitro

Primeira parte relativamente tranquila, segunda parte mais difícil. Alterou o critério de amarelos e contribuiu para que a partida tivesse menos qualidade. Quanto à expulsão de Raul Silva, acaba por ser um lance típico de VAR. Por normal, seria apenas mais uma jogada dividida, mas com recurso às imagens Hélder Malheiro viu algo mais. O toque do brasileiro no tornozelo de Pedro Porro resultou na expulsão do defesa central.

O Melhor
Ugarte no lugar de Palhinha

Sem Palhinha, Ugarte foi a escolha natural de Rúben Amorim e não desiludiu, bem pelo contrário. O uruguaio foi um tratado de bolas recuperadas e contribuiu para que o Sporting conseguisse jogar com as linhas tão subidas. O substituto natural, agora e, muito provavelmente, na próxima época.

O Pior
Estoril sem iniciativa

Foi um dia em que não vimos tanto jogadores como André Franco ou o próprio Arthur Gomes, o que não é de estranhar. O Estoril preferiu atuar com bloco baixo e não conseguiu envolver os jogadores mais capazes de fazer a diferença frente ao Sporting.

Forma
Sporting
2021/2022
39J
30V
3E
6D
81-38G
Estoril Praia
2021/2022
28J
10V
9E
9D
35-32G
Sabia que...by playmaker stats
Maior derrota do Estoril esta época
Estoril voltou às derrotas, depois de 3 jogos sem perder e sem sofrer qualquer golo
3.ª vez que o Sporting marca 3 golos em casa neste campeonato:
FC Vizela
Portimonense
Estoril
Sporting iguala a sua maior vitória em casa neste campeonato:
3-0 FC Vizela (1.ª jornada)
3-0 Estoril (23.ª jornada)

Fotografias(29)

Liga BWIN: Sporting CP x GD Estoril Praia
Liga BWIN: Sporting CP x GD Estoril Praia
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
SPORTING
EMPATE
ESTORIL PRAIA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
PO
Futebol Português ridiculo
2022-02-21 09h23m por Portugal_Orgasmo
Gostaria de entender, se um desporto pode existir sem contacto? Sou do Sporting, e interessa me que o Sporting seja campeão, mas estas expulsões são das mais ridículas que ha. Isto do Raul Silva ou a expulsao do Luiz Diaz contra ao Braga, não deveriam de acontecer. Quem jogou futebol percebe quem quem vem com balanço, não consegue parar o movimento. Neste caso o Raul Silva acerta no Porro a seguir mas é consequencia do balanço, ele corta a bola e a intenção é so cortar a bola. Este fut...ler comentário completo »
FO
xptoz
2022-02-21 01h56m por Formiga1979
Eu joguei futebol vários anos e sou treinador de futebol de formação e sei que aquele lance do Raul foi totalmente intencional. . . concordo que em Portugal se expulsa com demasiada facilidade em lances divididos, mas, como disse, o lance do Raul tem tudo menos de casual. . .
XP
Maxaqueen
2022-02-21 01h31m por xptoz
Mais claro que ser um lance casual é difícil. O jogador disputa a bola e depois dá-se o contacto, como em muitos lances do futebol. A consequência de um lance nunca pode ser medida para alegada punição disciplinar ou não, como não pode ser o histórico do jogador.

Mas sim, os outros é que são fanáticos. Este lance é um exemplo claro de exagero de VAR. Qualquer dia os jogadores têm de tirar o pé e deixar de disputar bolas, que vem o VAR e expulsa.

E não é po...ler comentário completo »
xptoz
2022-02-21 01h17m por Maxaqueen
Um jogador pode disputar a bola com firmeza desde que não coloque em causa a integridade física do adversário de uma forma extremamente gravosa.
Aqui, Raúl Silva pontapeia a bola sem ter qualquer cuidado ou preocupação com o adversário que também estava a ir à bola. Não há outra decisão que não vermelho directo por mais que se ande com retóricas de se chegou antes ou depois à bola.

Se perante um lance tão claro e evidente não consegue ver isto, então, só posso depreender que é adepto de algum rival do Sporting. . .
Um bom regresso às vitórias seguras,
2022-02-21 00h50m por SportingCP_1906
Com golos bonitos e um domínio total sobre o adversário. Parabéns, #SportingCP! Estamos na luta pelo título!. . .
Referência para a expulsão do estorilista Raúl Silva, após dúvidas incompreensíveis da arbitragem. No futebol não pode haver lugar para caceteiros maldosos. Pena que os narradores e comentadores da SPORT TV sejam complacentes com jogadores violentos, e falem em "lance infeliz" de Raúl Silva. Enfim, uma televisão cujos profissionais não têm coragem de assumir o que está à vista de todos.
xptoz
2022-02-21 00h07m por pedrinho_dgl
Este lance não tem nada a ver com o Diaz e o Carmo, aliás essa comparação é absurda.
O Raul silva deixou ficar o pé por maldade, percebe se isso bem. Já tinha cortado a bola, não tinha necessidade de fazer aquilo, foi bem expulso.
XP
SCP4lyfe
2022-02-20 23h59m por xptoz
Que o Raúl Silva não tem nada de santo toda a gente sabe. Mas o passado de um jogador não pode ditar sanções disciplinares ou de qualquer outra índole. Senão, muitos jogadores já não jogariam.

Por ter doído ao Porro ou ter ficado com marcas não significa que fosse falta ou para cartão vermelho. Basta ver o lance de Luis Diaz e David Carmo o ano passado que toda a gente sabe que foi das expulsões mais ridículas dos últimos anos. E o Carmo partiu a perna. . .

O...ler comentário completo »
xptoz
2022-02-20 23h42m por SCP4Lyfe
Vá ver o estado da perna do Porro, e veja a marca dos pitons do joelho ao pé quase. Aquilo foi pleno de maldade, qualquer outro jogador depois de jogar a bola ate podia acertar no adversário, mas depois recolhia a perna, nao fazia força para baixo com os pitons a roçar na carne do adversário. O Raul de santo não tem nada.
XP
. . .
2022-02-20 23h28m por xptoz
Só quem nunca deu um pontapé numa bola na vida é que acha que não há falta do Yan sobre o Fábio Cardoso. Também há penalty a assinalar sobre o Evanilson, expulsão perdoada ao Steven Vitória e expulsão perdoada ao Fábio Cardoso.

Mas é completamente ridículo estarem a discutir isto no comentário do jogo do Sporting.

Do jogo do Estoril, acho que a expulsão ao Raúl Silva é completamente exagerada. Já há algum tempo que ando a dizer que em Portugal expulsa-se jogad...ler comentário completo »
VM
Mas
2022-02-20 22h44m por vmelim
Não é sobre o jogo do Sporting, já vejo comentários de um jogo que não tem a haver com este! VFão comentar para o C. . . . .
Braguilha___com edia
2022-02-20 22h24m por Minnowkr
Queres ver que só existe um stream em inglês? Ahahah
Este jogo só não vê o que se passou quem não quer.
Já dizerem que o Steven Vitória só viu o segundo porque quis também é para rir, quando o que ele fez é o que os jogadores do Porto fazem constantemente todas as semanas e que me lembro nunca vêm amarelo.
Mas pronto com isto encerro o assunto da minha parte porque tal como disse, o que resta deste campeonato não me interessa para nada.
Lol
2022-02-20 22h07m por Portosempre
O Steven devia ter ido para o rua quando calcou o tendão de aquiles do Evanilson, nem amarelo levou. . .
Luís Godinho
2022-02-20 22h06m por EagleRebornOnceMore
Que é um árbitro patético já se sabe: e não é só para o Porto, é para todos os clubes.
.
2022-02-20 22h05m por Mastarado
Dani Bragança e mais dez.
EmperorDevil
2022-02-20 21h59m por Minnowkr
O toque existe, mas não é falta em lugar nenhum do mundo, o futebol é um jogo onde há contacto constante, são dois jogadores que vão a correr, o Fábio Cardoso está a ser ultrapassado e o seu pé mais atrás toca no adversário, simples, é que nem é o jogador do Moreirense que promove o contacto? É que nem o Fábio Cardoso se queixou.
. . e já agora esta do Steven Vitória foi top. . Só em Portugal mesmo. Entreguem as faixas já. .
Minnowkr
2022-02-20 21h46m por tygop
Compreendo o teu lado mas o toque intencional e subtil foi o suficiente para o deitar ao chão e depois fica aquela questão, ele caiu por causa daquele toque que o tirou do lance isso é falta ou não? Eu odeio estes tipo de lances mas não a muito a fazer da nossa parte.
EmperorDevil
2022-02-20 21h31m por Minnowkr
É preciso é ter olhos azul do ceu para dizer que aquilo é falta. . . sou do Benfica e o 1 lugar ja não me interessa nada, ganhar o Porto ou Sporting dá-me igual, mas reverter o penalti e o segundo amarelo ao Uribe, por aquela "falta", só mesmo em Portugal. . Estou a ver o jogo num stream inglês e o comentador estava chocado como aquilo é considerado falta ahahah
Pote
2022-02-20 20h33m por moumu
Saude-se o regresso aos golos.
OC
Mais do mesmo
2022-02-20 20h30m por octaviofcp
Penalti claríssimo do matheus por assinalar. .
Jogo
2022-02-20 20h20m por pedrinho_dgl
Jogo tranquilo, resultado justo. Na 1ª parte o Estoril fechou se bem e dificultou as chegadas à area do Sporting. Mas o Sporting lá conseguiu marcar antes do intervalo e isso tranquilizou a equipa. Na 2ª parte o Estoril viu-se obrigado a pressionar mais para tentar o golo mas nunca incomodou verdadeiramente o Sporting. Depois deu-se a expulsão do Raúl Silva e o jogo acabou aí. O Sporting a partir daí conseguiu ter o espaço que nunca teve e feriu o Estoril de maneira assertiva.
Mais...ler comentário completo »
ZY
Sporting-Estori l
2022-02-20 20h10m por zyxw4321
Não pude ver o início do jogo, mas do que vi, não foi uma exibição deslumbrante, mas foi bastante competente. Não me pareceram acusar em demasia as ausências por suspensão, pelo menos não tanto como eu perspetivei. Agora, é tentar repetir a dose contra o Marítimo, e continuar a somar pontos.

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga dos Campeões
Ancelotti, em conferência de imprensa
O Real Madrid conseguiu salvar um empate (2-2) de uma visita a Munique em que até esteve a vencer, mas que permitiu uma reviravolta. Carlo Ancelotti, treinador dos espanhóis, fez a ...