placardpt
Famalicão venceu no Funchal

De Banzar

Quando adquirimos a certeza de que este Marítimo é outra loiça, eis que ela quebra perante os nossos olhos.

Vasco Seabra só tinha perdido duas vezes desde que assumiu o comando técnico da equipa insular, e fê-lo em situações que não chocam ninguém (Luz e Dragão), mas este domingo, frente ao FC Famalicão de Rui Pedro Silva, entrou sem argumentos e saiu sem pontos.

O coletivo mais forte

A comitiva famalicense voou para o Funchal e aterrou com tudo. A pressão da cabine não terá tido nem metade do impacto que a sua entrada no relvado dos Barreiros teve no adversário, com um coletivo e organizado que impediu o Marítimo de jogar da forma a que tem vindo a habituar os adeptos.

Ao sétimo minuto, o golo do suspeito do costume. Simon Banza fez uso do bom sentido de oportunidade para marcar depois do trabalho do compatriota Batubinsika dentro da área, num lance que ao olho nu parecia fora de jogo e como tal foi prontamente anulado. O VAR discordou, mas precisou de quatro minutos para validar a sua suspeição e confirmar a festa visitante.

O descanso oferecido pela cidade do futebol permitiu ao Famalicão retomar a pressão nos mesmos moldes e por muito pouco não duplicou a vantagem no espaço de cinco minutos. Seria o bis de Banza, negado por uma defesa fantástica de Paulo Victor. Palpável alívio de quem recebe uma nova oportunidade, mas o pior estaria para vir.

De mal a (muito) pior

Ainda havia muito tempo no relógio da primeira parte e isso não foi um dado particularmente animador para os leões da Madeira, que continuaram a revelar dificuldades em subir no terreno. Não sofreram, mas os motivos de festa também foram muito reduzidos. Só Alipour sorriu, saltou e puxou pelas bancadas depois de conquistar uma grande penalidade... Pólvora que preferia ter guardado, pois Luiz Júnior agigantou-se e defendeu o remate de Joel Tagueu.

Momento duro em cima do intervalo, que ainda foi adiado por um tempo adicional que só agravaria a situação. Cláudio Winck, já amarelado desde o minuto 40´, sofreu uma entrada de Pickel e exaltou-se nos protestos. O árbitro viu excessos na forma como apontou para as marcas de pitons na coxa e mostrou o segundo amarelo e consequente vermelho.

A redução a 10 elementos veio dificultar uma tarefa que já seria pouco amigável, e como tal a segunda parte deu lugar a um jogo de redução de riscos. Mantendo o 0x1, o Marítimo asseguraria a chance de surpreender e salvar um empate em qualquer situação de contra-ataque ou bola parada. Oportunidades que não chegaram.

O FC Famalicão continuou a ter bola e ainda viveu um par de bons momentos (João Carlos Teixeira cimenta-se como uma das boas contratações deste mercado de inverno), mas o golo da tranquilidade foi uma miragem. No final, celebrou-se o segundo conjunto de três pontos conquistado de forma consecutiva... e o futuro sorri aos famalicenses.

jogos históricos
U Domingo, 20 Fevereiro 2022 - 15:30
Estádio do Marítimo
João Gonçalves
0-1
Simon Banza 11'

ESTÁDIO

Estádio do Marítimo
Lotação10 565
Medidas105x68
Inauguração1957
Lances Capitais
GOLO INVALIDADO FC Famalicão
! Simon Banza é apanhado em fora-do-jogo. O VAR está a analisar
11´
GOLO FC Famalicão!
Simon Banza marca
Simon Banza marca o seu 10º golo na prova (18 jogos)
45´
+1
Joel Tagueu (Marítimo) falha a grande penalidade! Defesa gigante de Luiz Júnior
Positivo
Competitividade

Podemos atribuir a derrota do Marítimo a uma grande penalidade desperdiçada e uma expulsão na primeira parte, mas sabemos também que a situação não estava bem encaminhada antes desses dois acontecimentos. O positivo a retirar da situação é a competitividade da Liga, e o facto de qualquer equipa, mesmo que aparentemente imbatível, possa cair com relativa facilidade.

Negativo
Segunda parte

Uma equipa que jogou com as armas que teve, fruto da redução a 10 elementos, e outra que tomou uma opção ainda mais evidente pela redução de risco e esteve dependente do génio individual de dois ou três atletas. A primeira parte teve muita história, mas a segunda não acrescentou absolutamente nada e pode ser classificada como uma perda de tempo para quem a assistiu.

Forma
Marítimo
2021/2022
25J
7V
8E
10D
30-34G
FC Famalicão
2021/2022
30J
10V
9E
11D
44-41G
O Árbitro

Golo bem validado e grande penalidade bem assinalada, como tal o único ponto de interrogação surge associado à expulsão de Winck. Impossível saber ao certo o que disse o lateral, como tal, vale a palavra do juiz.

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
MARÍTIMO
EMPATE
FC FAMALICÃO

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Famalicão
2022-02-20 19h50m por hmc12
E agora ficam a 7 pontos dos lugares europeus.
VI
Simy
2022-02-20 19h17m por Vilanova1
Ta descansado que nao vai ser sempre assim. E não somos nada disso do que dizes, nao necessitas de denegrir. Somos um Clube de futebol com uma massa adepta grande e que sente e faz sentir os sucessos e insucessos. 3 anos num projeto sério não é nada, ainda somos "bebés" e o mesmo vai ter uma viragem independentemente da ligação a JM vier a ser menor ou maior .
Sigaa Vilanova!
JCT
2022-02-20 18h45m por moumu
Bom reforço de inverno!
CSM
2022-02-20 18h28m por VerdeRubro
Um pênalti falhado, uma expulsão ainda na primeira parte, muitos passes falhados, jogadores sempre a escorregar e penso que não ganhamos uma segunda bola.
O Diogo Mendes tem de ser titular nesta equipa e não gostei nada das substituições ao intervalo, os jogadores que entraram, Pelágio e Xadas estiveram muitos furos abaixo do exigido, enfim uma tarde infeliz.
De positivo a exibição do Paulo Victor com 3 intervenções de grande nível e mais uma vez o Rafik a demonstrar que com bola no pé é um fora-de-serie no 1x1.
Notas
2022-02-20 17h50m por Mastarado
JCT é um craque, não percebo como não vingou nos PB. Trouxe talento na construção e controlo de bola que faltava ao Famalicão; decide jogos sozinho, como no último, e nem parece que esteve 3 meses sem jogar. Quanto ao colectivo, tem nomes interessantes e outros que nem jogadores de primeira são: gr e centrais, salvo Penetra. Não se nota dedo do treinaor - que bem pode agradecer a JCT pelos últimos resultados. É possível que venha a perder jogos se anularem bem JCT como aconteceu com o S...ler comentário completo »

OUTRAS NOTÍCIAS

Opinião
Destaque
Opinião de Pedro Jorge da Cunha
Revolução, em maiúsculas. Não é hipérbole, antes realidade. O triunfo de André Villas-Boas, pela contundência dos números e pelo ...