placardpt
Sporting vence Famalicão por 2x0

À mesma distância, mas com um a menos

Antes do Clássico, o Sporting cumpriu o objetivo principal e garantiu a distância de seis pontos para o FC Porto ao vencer o Famalicão, pela primeira vez desde que a formação famalicense subiu à Primeira Liga, por 2x0, mas no dia em que os adeptos leoninos festejaram o regresso de Slimani, também lamentaram o castigo de Pedro Porro. O espanhol viu amarelo e está fora do jogo no Dragão!

Armada espanhola foi decisiva

Antes do Clássico, mais do que garantir que os jogadores em risco não falhavam a ida ao Dragão, o Sporting tinha a obrigação de garantir que continuaria pelo menos a seis pontos do FC Porto. A vitória dos dragões em Arouca assim o obrigou e Rúben Amorim não teve problemas em escolher.

Os cinco jogadores em risco foram a jogo (Esgaio não foi titular, mas entrou na segunda parte) e o Sporting cumpriu o seu objetivo, ainda que tenha tido de pagar o preço de perder Pedro Porro, o único a ver amarelo, já na segunda parte.

E se o objetivo passava por garantir em primeiro lugar a vitória frente ao Famalicão, o melhor que podia ter acontecido ao Sporting foi entrar a marcar. Um penálti sobre Paulinho, convertido por Sarabia, deixou os leões em boa posição, mas na cabeça dos jogadores estaria inevitavelmente esse jogo com o FC Porto.

Matheus Nunes esteve em destaque ©Kapta+

A equipa de Rúben Amorim jogou num ritmo baixo e tentou controlar o Famalicão, mas a equipa famalicense não deixou que fossem os leões a ditar o ritmo da partida. Com uma pressão alta nos momentos de saída de bola dos defesas leoninos, o Famalicão conseguiu ter momentos com bola e dificultar jogadas de perigo à equipa leonina, que chegou ao intervalo apenas com o golo de Sarabia a contar como o único remate à baliza e ainda teve um grande susto.

Apesar da pressão famalicense estar a dificultar imenso a vida à defesa leonina - Feddal teve um jogo para esquecer -, a equipa de Rui Pedro Silva não estava a criar situações de golo claras, até que teve a melhor de todas em cima do intervalo, num penálti cometido por Porro que deu a Banza a hipótese de fazer a igualdade antes do intervalo. Depois de muita confusão e de cerca de um minuto de consulta da tecnologia de vídeoárbitro, Adán fez por garantir a vantagem leonina ao defender o remate do avançado francês, que não marca há seis jogos.

Um susto que obrigou a equipa de Rúben Amorim a acordar e que o levou a tirar o marroquino Feddal para que Matheus Reis conseguisse dar mais qualidade nos momentos de saída de bola na segunda parte.

Adán defendeu um penálti em cima do intervalo ©Kapta+

Do amarelo proibido ao momento da noite

Acima de tudo, pedia-se mais intensidade a um Sporting que parecia algo retraído nos momentos defensivos. Aquele amarelo que cinco jogadores não podiam levar pesava na cabeça e sentia-se em campo. Porro cortou o mal pela raiz.

O espanhol acabou por fazer uma falta junto à linha lateral quando já tinha o lance perdido e foi o primeiro a ver amarelo, ficando fora do Clássico com o FC Porto. Coincidência ou não, foi a partir desse momento que o Sporting cresceu.

Adeptos equiparam-se a rigor para a estreia de Slimani ©Kapta+

Depois de saber que Porro não ia estar disponível para o importante jogo com o FC Porto, a equipa de Rúben Amorim partiu para a sua melhor fase do jogo e foi aí que chegou ao golo, não sem antes ser o próprio espanhol a atirar uma bola ao poste. Dois minutos depois, Matheus Reis, à bomba, descansou os adeptos sportinguistas.

O Famalicão, já sem a mesma frescura, tentou reagir e colocou dois avançados lado a lado - Cádiz estreou-se, tal como já tinha acontecido com João Carlos Teixeira -, mas ao contrário do que aconteceu na primeira parte, o Sporting soube controlar as operações.

Rúben Amorim sentiu-se confiante e ainda brindou os adeptos leoninos com a estreia de Slimani, que até jogou com Paulinho ao lado. Deu para os aplausos, para os gritos de «Sli, Sli, Slimani» e para alguns momentos de frisson assim que a bola chegava perto do argelino, mas, assim que André Narciso deu o apito final, começou tudo a pensar no Clássico. A seis pontos de distância, com Sarabia, Palhinha, Esgaio, Pedro Gonçalves, mas sem Porro.

U Domingo, 06 Fevereiro 2022 - 20:30
Estádio José Alvalade
André Narciso
2-0
Pablo Sarabia 6' (g.p.)
Matheus Reis 63'
Estádio José Alvalade
Lotação50 095
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 21
Lances Capitais
GOLO Sporting
Pablo Sarabia marca de grande penalidade!
Pablo Sarabia marca o seu 6º golo na prova (17 jogos)
45´
+6
Simon Banza (FC Famalicão) falha a grande penalidade! Adán adivinha o lado e segura a vantagem leonina!
63´
GOLO Sporting!
Matheus Reis marca
Matheus Reis marca o seu 1º golo na prova (16 jogos)
Matheus Reis marcou o seu 1º golo na equipa (45 jogos)
A Chave

O penálti defendido por Adán, em cima do intervalo, acabou por ser o momento do jogo.

O Árbitro

Jogo difícil, que André Narciso tentou gerir como conseguiu. Atrasou em demasia o amarelo a Pickel e acabou por assinalar dois penáltis que muitas vezes dependem do critério do árbitro, por isso acaba por sair com saldo positivo deste jogo em Alvalade. Nada a dizer no amarelo dado a Pedro Porro, uma vez que Bruno Rodrigues já ia a fugir pelo flanco.

O Melhor
Reação após a má notícia

O Sporting depois do amarelo a Pedro Porro esteve mais perto de seu habitual. A boa pressão do Famalicão merecia um destaque neste espaço, mas o impacto psicológico daquele amarelo não pode ser ignorado. 

O Pior
Dificuldades com bola

Não foi o Sporting que tem conseguido controlar jogos e criar várias oportunidades, bem pelo contrário. A cabeça no Dragão pesou e os leões acabaram a primeira parte apenas com um remate à baliza. É muito pouco.

Forma
Sporting
2021/2022
36J
29V
2E
5D
76-31G
FC Famalicão
2021/2022
28J
8V
9E
11D
38-41G
Sabia que...by playmaker stats
No regresso às vitórias em Alvalade, os leões conquistaram a 4 vitória consecutiva desde a derrota caseira frente ao SC Braga.

O Sporting marca há 37 jogos consecutivos em casa, o melhor registo desde Novembro de 1974 (48 anos)
À passagem da 21.ª jornada, a versão 2021/22 dos leões tem menos 2 pontos (53 pts) em relação à época anterior (55 pontos).

A média de golos dos verde e brancos continua nos 2 por jornada.
Top 3 melhores marcadores do Sporting na Liga bwin 2021/22:
8 Paulinho
6 Sarabia
6 Pedro Gonçalves

Fotografias(20)

Liga BWIN: Sporting CP x FC Famalicão
Liga BWIN: Sporting CP x FC Famalicão
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
SPORTING
EMPATE
FC FAMALICÃO

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Ultras-__FCP
2022-02-07 18h54m por TomPen
Pah, comprar casa tá difícil.
Sporting_1906
2022-02-07 17h50m por FanecasMad
Que remédio! Tudo o que não seja vencer, é um mau resultado. Há pessoas que dizem que com os 6 pontos ainda não fica decidido, mas recordo que, exceto que haja um empate 2-2, tudo o que seja empates a 0 ou a 1 dá vantagem direta, tendo em conta a atual diferença de Goal Average. Portanto, o Porto pode perder 2 jogos, ou empatar 3, e ainda continua em primeiro.

Em tudo o resto, ainda faltam muitos dias para esse jogo. Do Porto só espero que não seja burro e que não faç...ler comentário completo »
Força, #SportingCP!
2022-02-07 16h45m por SportingCP_1906
E agora vamos ao Dragão para vencer!
160_nicks
2022-02-07 15h25m por thiago97
Adeptos tricolores é o que há ai mais ahahah

Mas deixa-la os homens vem descontar as frustrações da vida aqui , fartam se de mentir etc , é um fartote
Lizards
2022-02-07 14h42m por fut_master
A forma como os verdes sao levados ao colo mete mt nojo.
zyxw4231
2022-02-07 14h41m por thiago97
o mais engraçado é que apareceram ai todos ao mesmo tempo ahahah eu acho que eles combinam todos e vem em grupo tipo matilha vir comentar asneiras ahahaha nem com 6 pontos de vantagem os homens tão descansados
JS17
2022-02-07 14h13m por FanecasMad
Corretíssimo, já não me lembrava disso.
Obrigado pela correcção.

JS
FanecasMad
2022-02-07 13h56m por JS17
Porto 1-3 Sporting
30 de Abril de 2016
Herrera para o Porto de penalti
Slimani ⚽⚽
Bruno César para o Sporting
Saudações Desportivas
JS
FanecasMad
2022-02-07 13h51m por JS17
A última vitória do Sporting no Dragão não foi em 2008. Foi sim na época 15/16, onde o Sporting venceu por 3-1. Curiosamente o Slimani que também estará neste próximo clássico marcou um dos golos. Saudações Desportivas para todos
Dirtylooks
2022-02-07 13h47m por OJ_Silva
Mas este é mais do classico. . . gin tone-ico
Dirtylooks
2022-02-07 13h43m por OJ_Silva
Gin com melão
Nextstep
2022-02-07 13h29m por OJ_Silva
Vermelhos estratégicos? Que digam os jogadores do sta. clara! Os dois melhores dos açoreanos
Muito bom! Que qualidade! Genial
ZY
Sporting-Famali cão
2022-02-07 13h27m por zyxw4321
A cegueira é tanta, que querem à força toda inventar um pénalti mal defendido. O vosso azar é que a Liga publica resumos dos jogos, e qualquer um pode ir ao Youtube, e parar o vídeo no momento do remate, para ver que os pés do Adán estão na linha, e ele mal se mexeu.
PO
Mas que calimerada. . .
2022-02-07 13h10m por PORTOTUGA2
Na 1parte, o Scp rematou 1vez á baliza. . . de penalty!
O Fama até aos 60min, dominou, deu baile no meio campo e jogou em Alvalade!
Contra o penúltimo da liga!
E o Scp tem equipa para ganhar fora ao FCP?
Brincamos ao FM?
Pormenortatico
2022-02-07 08h22m por FanecasMad
O ano passado, o Sporting também tinha um calendário muito mais difícil que o Porto, na segunda volta tinha que ir à Luz, ao Dragão, a Braga, a Guimarães, etc. . .
E o que é que aconteceu? O Sporting limpou isso tudo, à exceção de um empate no Dragão.

Isso de calendários pouco conta. Quando as equipas vão embaladas, não faz grande diferença.
Aliás, penso até que será um tónico, sabendo que a penúltima jornada o Porto tem uma deslocação à Luz, e pode se...ler comentário completo »
Bom jogo
2022-02-07 07h50m por Shadows
O Famalicão costuma complicar a vida ao Sporting e ontem não foi diferente. O Sporting teve algumas dificuldades (continuo a achar que não está tão forte como no início da época), mas o resultado acaba por ser justo. Bom jogo do Paulinho, parece que a chegada do Slimani lhe fez bem. Mau jogo de Pedro Gonçalves. Continua a ser dos melhores jogadores do Sporting, mas, não está a fazer uma época tão boa como a primeira, se não acordar, Edwards pode ganhar o lugar. A pior notícia para o S...ler comentário completo »
Pote
2022-02-07 05h04m por ScarSCP
Um jogador discreto, só se nota a presença dele quando marca. . .
Só precisa recuperar a confiança e volta a ser o mesmo Pote da época passada. . .
Quanto ao jogo com o Porto, que jogue o Esteves a lateral direito.
VI
FCF
2022-02-07 02h36m por Vilanova1
Resultado injusto. Tiverem que tremer connosco mais uma vez. Mais importante que este jogo é o do moreirense agora. Cada comentário que se vê aqui, não percebo como o zerozero deixa publicar
JS
Pormenortatico
2022-02-07 01h00m por jsilva77
É verdade e o Sporting acho que joga sozinho, hoje viu-se e desejou-se contra . . . O Famalicão em casa, aí se o pênalti entra ou é repetido . . . Uiii . . .
TomPen
2022-02-07 00h30m por Ultras-__FCP
Fica hipotecado porquê? O dinheiro vem do apuramento direto para a Champions, não vem de vitórias no campeonato.
Morreu o borrego
2022-02-07 00h28m por TomPen
Finalmente o Famalicão deixa de magicamente se transformar nos Galáticos desta vida quando joga contra o Sporting. Que seja o fim desta maldição de uma vez por todas.

De resto, 3 pontos, yay e coiso e tal. Vamos ao Dragão sem Porro. Vai ser bem lixado. Se o Sporting não ganha o campeonato fica hipotecado.
Pormenortatico
2022-02-07 00h22m por Ultras-__FCP
Pois é amigo troll, mas desta vez o Porto não vai jogar com o Marcano a lateral esquerdo, ou com o Bruno Costa no meio campo, ou com um Corona que não fez mais que arrastar-se. O Diaz vai fazer falta, mas também o Porro e possivelmente o Pote também farão.

Continua assim, trolls como tu é que o pessoal precisa, educados, sabem estar, não insultam ninguém, o cão raivoso que aprenda contigo.
AU
Incrível!
2022-02-07 00h10m por Aurelio_Carvalho
Porto já vai na 16a vitória seguida e ninguém os para este ano.
Contra uma equipa assim ninguém tem hipótese. . .
Agora contra o Sporting vencem facilmente e conquistam o campeonato!
Simy
2022-02-06 23h48m por sporting4leReturns
Mete mais tabaco, chaval.
. . .
2022-02-06 23h47m por sporting4leReturns
Mesmo sem Porro, vamos ganhar. Marquem este comentário.
12

OUTRAS NOTÍCIAS

Tema do Dia
com video
Novo presidente do FC Porto
Durante a semana, há sempre muitos assuntos para debater. No zerozero, escolhemos um que esteja a marcar a atualidade e um dos nossos jornalistas chega-se à frente para responder a ...