placardpt
FC Porto derrota Famalicão e é mais líder

Olha o dragão, rei da montanha

É um dos versos de uma das várias músicas com que o Panda e os Caricas, grupo de animação infantil, brinda os mais novos. Este que vos escreve também as devora, à conta de um pequeno que as gosta de ouvir em loop, portanto não admira que, fazendo do futebol a sua profissão, a ligue ao desporto-rei. E encaixa que nem uma luva (já vamos ao resto do refrão). Encaixa para explicar como este FC Porto está cada vez mais dominador, no campo e na tabela, onde, à conta da vitória contra o frágil Famalicão, disparou para uma distância de seis pontos, depois da derrota do Sporting.

Seguimos a crónica, ao som da música.

«Olha o dragão, rei da montanha» é o primeiro verso de uma equipa que já estava no topo dessa montanha e que, agora, vê os perseguidores mais abaixo. Pode-se dizer que o jogo já tinha começado bem antes do apito inicial de Rui Costa, na noite de sábado, com uma improvável vitória do SC Braga em Alvalade que, estivessem já adeptos na bancada do Dragão, seria comemorada efusivamente. Certamente que o foi, na casa de cada portista, que sabia que, na receção ao Famalicão, nenhuma outra possibilidade caberia na sua cabeça que não a da vitória.

Famalicão só teve quatro no banco ©Rogério Ferreira / Kapta+
«Olha o dragão, dono do mar» é o segundo e, aqui, permitam-nos a substituição de «mar» por «campo», onde existem vários dragões a tentarem ser donos. Normalmente, esse tem sido Luis Díaz, mas desta vez teve fortíssima concorrência de Otávio. O luso-brasileiro abriu o marcador, aos 26 minutos, e ninguém terá ficado admirado, pois desde o início do jogo que a equipa se instalou no meio-campo contrário, às vezes no último terço, à procura de espaços que iam surgindo, muito também pela enorme capacidade de leitura de Fábio Vieira e Vitinha e pela constante procura de espaços de Díaz e Evanilson. Depois de marcar, Otávio assistiu Díaz para o segundo, também repleto de naturalidade de uma equipa totalmente superior - Diogo Costa tocou na bola pela primeira vez aos 23 minutos... num passe de um colega.

Bruno Costa fez 90 minutos a defesa direito ©Rogério Ferreira / Kapta+
«Olha o dragão, veste armaduras», porque um jogo não é só atacar. Porém, antes que o Famalicão fosse capaz de criar oportunidades, a equipa de Sérgio Conceição (ainda a cumprir castigo) cortou-as pela raíz, com uma excelente agressividade e capacidade de antecipação a meio-campo. Com bastantes ausências, tantas que Rui Pedro Silva só teve quatro suplentes no banco, o técnico desenhou um sistema de três defesas, com Ivo Rodrigues a fazer o corredor esquerdo e De La Fuente o direito, mas sem resultados práticos. A equipa tentou ser coesa a defender, o que foi conseguido durante 25 minutos, mas foi sempre muito curta no ataque - Banza faz, efetivamente, muita falta. Ora, neste caso, a armadura do dragão praticamente não foi posta à prova durante boa parte do jogo. Não saiu ilesa, mas só no fim se machucou, ao de leve, muito distante dos membros vitais deste jogo.

«Olha o dragão, sabe voar», como era previsível. Desbloqueado o marcador, seguiu-se o segundo, podia ter aparecido o terceiro (Otávio viu ser assinalado penálti, entretanto revertido) e a equipa foi para o intervalo ouvir Vítor Bruno - que teria pouquíssimo para dizer. Teria bem mais a meio do segundo tempo, depois de uma transfiguração do Famalicão, que fez com que o jogo se passasse a disputar no campo todo. Mais espaço para os portistas contra-atacarem, embora não tanta arte - algum relaxamento, que se compreende.

Uribe acabaria expulso ©Rogério Ferreira / Kapta+
Não foi sempre assim. Quando Taremi entrou, a equipa voltou à missão de marcar, até porque o iraniano, já bem distante daquela longa seca de golos, queria o quarto jogo seguido a marcar. Pouco demorou até consegui-lo, num penálti que ganhou e concretizou, e que foi o mote para mais alterações na equipa. Pepê e Francisco Conceição também entraram com vontade de mais pontos, só que tal intenção esbarrou na expulsão de Uribe, que fez com que algum recuo se visse na parte final. Foi aí que surgiu o golo de honra do Famalicão, também um prémio justo pela honestidade de uma equipa cheia de remendos e parca em opções, mas que não virou a cara à luta.

No fim, o dragão voou triunfal. A montanha é cada vez mais sua. E este, que vos escreve, acabará a reportagem e seguirá para casa para um beijo de boa noite ao pequeno inspirador, que já há muito dorme...

U Domingo, 23 Janeiro 2022 - 20:30
Estádio do Dragão
Rui Costa
3-1
Otávio 25'
Luis Díaz 37'
Mehdi Taremi 78' (g.p.)
Riccieli 90'
Estádio do Dragão
Lotação50 033
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 19
Lances Capitais
26´
GOLO FC Porto!
Otávio marca
Otávio marca o seu 3º golo na prova (17 jogos)
Otávio marcou o seu 24º golo na equipa (216 jogos)
37´
GOLO FC Porto!
Luis Díaz marca
Luis Díaz marca o seu 14º golo na prova (18 jogos)
78´
GOLO FC Porto
Mehdi Taremi marca de grande penalidade!
Mehdi Taremi marca o seu 11º golo na prova (19 jogos)
86´
Cartão vermelho para Matheus Uribe (FC Porto) Matheus Uribe vê o seu 1º vermelho na prova (18 jogos)
90´
+1
GOLO FC Famalicão!
Riccieli marca
Riccieli marca o seu 3º golo na prova (11 jogos)
A Chave

Era uma questão de tempo: com tamanho caudal ofensivo do FC Porto, alicerçado em grande dinâmica e muita velocidade de circulação, ia ser muito difícil parar a bem oleada máquina portista. Quando o primeiro surgiu, percebeu-se que a história do jogo dificilmente não seria esta.

O Árbitro

Arbitragem regular, a conduzir o jogo sem grandes sobressaltos. Bem ajudado pelo VAR no penálti que reverteu e bem a assinalar o de Taremi. Aceita-se decisão no vermelho a Uribe.

O Melhor
Haverá quem os pare?

Todas as equipas passam por altos e baixos numa época e este FC Porto ainda está sujeito, como qualquer equipa, a jogos menos fulgurantes, mas parece difícil que tal aconteça a curto prazo. É que a equipa está com uma dinâmica espetacular e vive cada vez menos dos rasgos individuais de Luis Díaz. É uma equipa no seu todo, com espetacular dinâmica ofensiva, dificílima de contrariar. E com seis pontos de avanço...

O Pior
Havia outras formas...

O vermelho a Uribe parece correto. pelo menos, pôs-se a jeito, já que há muito procurava o cartão, embora com pouca arte (também nisto ela é precisa). Não é grave, pois já falharia o próximo jogo, por ir à seleção, mas assim continua em risco. Era bem mais fácil retardar uma reposição ou agarrar a camisola de um adversário, por exemplo.

Forma
FC Porto
2021/2022
31J
23V
4E
4D
73-29G
FC Famalicão
2021/2022
26J
8V
8E
10D
38-39G
Sabia que...by playmaker stats
7.º jogo consecutivo que o FC Porto marca 3 + golos (todas as competições)
FC Porto continua 100% vitorioso em casa na Liga: 9 jogos, 9 vitórias
14.ª vitória consecutiva do FC Porto na Liga
9.ª vitória consecutiva do FC Porto (todas as competições)

Fotografias(38)

Liga BWIN: FC Porto x Famalicão
Liga BWIN: FC Porto x Famalicão
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FC PORTO
EMPATE
FC FAMALICÃO

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
almeidasilva
2022-01-24 15h51m por Ultras-__FCP
O Moufi ou o Sacko eram perfeitos para servir de alternativa ao João, mas não me parece que venha ninguém, acho que vão cometer a loucura de apostar no B Costa para suplente, ao menos que inscrevam o Saravia ou então podiam dar uma chance ao Esteves.
Não entendo
2022-01-24 15h12m por Ultras-__FCP
Quem perde tempo a tentar argumentar com o pormenor, esse gajo é um dos maiores trolls do site, não compreendo os users que acreditam ser possível ter uma conversa baseada em lógica e razão com essa personagem.
Dragon4rce
2022-01-24 15h02m por Ultras-__FCP
Não faz muito sentido o Munoz, já temos um titular muito forte, precisamos apenas de um suplente, se for para investir a sério numa lateral, terá que ser sempre na esquerda.
AdeptoContinuid ade
2022-01-24 15h00m por Ultras-__FCP
Ainda não consegui ler a notícia toda porque vem no formato premium, apenas deu para perceber o valor e que a cláusula não é obrigatória.
fkar
2022-01-24 14h05m por Ultras-__FCP
Não faço ideia de quanto o Soares vai custar, apenas li o valor do Eustáquio, que será um empréstimo com uma cláusula de 3. 5M, o que para o melhor médio fora dos três grandes, Braga incluído, é uma pechincha, talvez o Porto pague mais 500k pelo empréstimo não sei, mas estamos a falar de um jogador, que pelas leis atuais do mercado, facilmente devia valer entre os 8-10M.
Maxaqueen
2022-01-24 13h15m por Ultras-__FCP
Não é bem assim, quando tens níveis de qualidade absurda, como o Fábio, acabas sempre por te impor, nas laterais igual, basta olhar para um Lahm, para um Kimmich ou até um Arnold, nenhum deles é uma seta, no meio campo igual, olha para o Pirlo por exemplo. Regra geral, concordo contigo, mas vais ter sempre aqueles talentos impressionantes que conseguem ser a excepção a essa regra.
fkar
2022-01-24 13h12m por Ultras-__FCP
Deixa de te comportar como um garoto, ah está errado porque falharam uma vez, mesmo tendo acertado 100. Depois admiras te que ninguém te leve a sério por aqui.
Melhor equipa
2022-01-24 13h11m por Ultras-__FCP
Acho que está claro como a água que o Porto tem o melhor 11 e o melhor plantel, dizer o contrário é só ridículo e demonstrador de uma clubite aguda.
SomosPorto1989
2022-01-24 13h07m por Maxaqueen
Como disse, o Fábio Vieira faz da técnica e velocidade uma arma.
Jogadores com estas características podem ter sucesso a avançado independentemente da força ou resistência que tenham.

Já para um trinco ou defesa, a parte física é mais significativa.
Num lateral, a velocidade é muito importante nos dias que correm. Mesmo que seja irrepreensível em termos táticos, um lateral que não seja rápido tem muitas dificuldades para se impor.
A médio centro tem d...ler comentário completo »
Eustáquio
2022-01-24 13h06m por Ultras-__FCP
Só vai custar 3. 5M, que PECHINCHA.
SO
Maxaqueen
2022-01-24 12h43m por SomosPorto1989
"O Fábio Vieira é um avançado com muita técnica que faz também da velocidade uma arma.

Para o Vieira a estampa física não faz tanto a diferença como ao Baró. "

Depende do estilo de avançado, se se privilegiar o jogo físico ao técnico então aí o avançado convém também ter mais músculo senão ao mínimo sopro na grande área já está em queda como era o caso do Fábio Silva ou até mesmo do Evanilson (tem vindo a melhorar nesse aspeto talvez pelo maior ritmo competitivo),...ler comentário completo »
Maxaqueen
2022-01-24 12h31m por fmn_69
Baró será mais um 8, médio centro. O Fábio Vieira também é médio mas um 10. Como 10 tem um raio de acção grande podendo aparecer na área e nas alas. . . O Físico depende do jogador, mas o Baró tem 00 músculos. Tem que fazer alguma coisa qto a isso se não vai passar a carreira "sempre" lesionado. . .
está n tenho certeza de nada
2022-01-24 12h23m por fcpinvicta
mas o Porto estaria interessado no Daniel Munoz(DD) devido a ter um cláusula para sair baixíssima. está n posso confirmar nada apenas ouvi rumores de fontes próximas. O problema do Porto n é n ter reforços mas sim o custo, Munoz, Semedo e Eustaquio por empréstimo n fazem mais de 12M + Eustaquio no final da época. É ver a situação
Sir_Harry_Kane
2022-01-24 12h20m por Maxaqueen
Mas também lhe digo uma coisa.
Se calhar, com as baixas na lateral direita, o Baró adaptado a lateral não seria uma ideia descabida. . .
Sporting MERCADO
2022-01-24 12h19m por fcpinvicta
li que se n fechar o Edwards vai com tudo para o Brian Ocampo. informações que tenho de conhecidos em São Paulo pq o próprio são Paulo n o quis devido a problemas extra campos. . pelo que vi na net é bom jogador para o rival
Sir_Harry_Kane
2022-01-24 12h15m por Maxaqueen
E as funções que os dois fazem no campo é comparável e tudo. . .
O Baró é médio-centro e tem de andar a disputar muitas bolas, logo, dá um certo jeito ter alguma força física para aguentar o choque e impôr-se aos adversários.
O Fábio Vieira é um avançado com muita técnica que faz também da velocidade uma arma.

Para o Vieira a estampa física não faz tanto a diferença como ao Baró.
SO
. . .
2022-01-24 11h23m por SomosPorto1989
Escusam de dar atenção a essa personagem, assim que li que o comentário começa por dizer que o Sporting tem melhor 11 que o Porto percebi que não valia a pena (como já é apanágio no user em questão) e isto vindo de um adepto de um clube que tem um PL como o Paulinho tanto que na falta de plano B o Amorim às vezes até tenha que meter o Coates a PL (mesmo aquele miúdo Tomás também é muito verde ainda) mas sim o 11 do Sporting é melhor em tudo e está acima da média e depois ainda diz que o Porto é...ler comentário completo »
Ninguém está 100% certo nem 100% errado
2022-01-24 11h23m por Shadows
O Sporting é talvez a equipa com o 11 mais equilibrado. O Porto é quem têm mais opções de qualidade. O Benfica tem o plantel mais caro mas mesmo assim pior que Porto e Sporting.

O Porto é fortíssimo do meio campo para a frente, jogadores como Luis Diaz, Vitinha, Fábio Vieira, Otávio e Taremi, podem fazer a diferença a qualquer momento, e ainda tem Francisco Conceição. Para a defesa o Porto não têm muitas opções de qualidade para defesas centrais e laterais.
ler comentário completo »
Reforços Janeiro
2022-01-24 11h09m por NandoTobias
O porto podia apostar em jogadores mais simples já para janeiro, era giro ver Nilton Varela, Tomás Ribeiro e Afonso Sousa no Porto vindos do B Sad (sem eles desciam de certeza) e tmb o Costinha do Rio Ave para DD, jogadores que podiam chegar já e trabalhar com a equipa B e a concorrência que teriam, acredito que podem surpreender todos, só fico mais em duvida no Nilton sendo q temos para o Mendes e o Leo Borges na posição
JS
Pormenortatico
2022-01-24 10h54m por jsilva77
Haja alguém com humor ou então consome frequentemente, e em doses elevadas, alucinogéneos, poderá também ser algum tipo de distúrbio . . .

"Pode ter o plantel com mais soluções, embora o 11 do Sporting seja claramente o melhor em Portugal, mas vamos ser sinceros, jogam todos os jogos com adversários limitados pela covid e estranhamente, só têm 2 positivos, enquanto todos os outros já tiveram 1 dezena, não me venham dizer que isto é normal???"

"Têm boas sol...ler comentário completo »
SO
RCCCB
2022-01-24 09h45m por SomosPorto1989
Diogo Costa - 25 jogos, 2446 minutos, primeiro jogo em 2019
Diogo Leite - 51 jogos, 3288 minutos, primeiro jogo em 2018
Baro - 34 jogos, 1070 minutos, primeiro jogo em 2019
Fabio Vieira - 37 jogos, 871 minutos, primeiro jogo em 2020
João Mário - 23 jogos, 632 minutos, primeiro jogo em 2020
Francisco Conceição - 17 jogos, 252 minutos, primeiro jogo em 2021
Mbaye - 1 jogo, 14 minutos contra o Moreirense em casa em 2020 quando já éramos campeõe...ler comentário completo »
GS
Artigo do FCP vs FCF
2022-01-24 09h02m por GSCGrandeamor
Excelente artigo, sem dúvida. Parabéns ao autor.

Sobre o jogo em si, nada a dizer vitória normal e justa do FCP, é daqueles jogos que a vitória foi de tal maneira normal que nem há muito a dizer.
Destaque para a exibição de Otávio, Fábio Vieira e Vitinha.

Saudações
Bom artigo (e Domingos Duarte)
2022-01-24 03h01m por Indargorri
Excelente artigo, um belo exemplo de escrita criativa. Parabéns ao autor.

Como grande parte dos comentários pendem mais para eventuais reforços para a defesa do FCP do que para o jogo propriamente dito, gostava de deixar um nome para defesa central: Domingos Duarte, que ainda é jovem, tem muita qualidade, e é mais fiável (em todos os aspectos) que o R. Semedo. Anda meio esquecido lá pelo Granada e tem contrato atê 6/23. Não deve custar nenhum balúrdio.

Saudações desPORTISTAS
AS
O lance da expulsão
2022-01-24 01h18m por AsMo
É a prova do jogo "sujo" deste fcp, e meus caros com estes árbitros e VAR, até o Braga era campeão.

Num país em que a justiça é o que se vê, já nada me surpreende
FJ
50/50
2022-01-24 01h17m por fjpinto
Grande primeira parte, domínio total. Trocas de bola de qualidade e boa envolvência da grande parte dos jogadores.


Segunda parte. . . Fico algo preocupado, não sei se a equipa desligou mas o jogo partiu completamente e o Porto, que é uma equipa que costuma saber jogar quando tem espaço hoje parecia o contrário. Mal na definição e mal mas transições defensivas após a primeira bola não ser ganha. Sempre foi o calcanhar de Aquiles da equipa.

Foco nos próximos jogos que a jogar como na 1 parte não damos hipótese.

OUTRAS NOTÍCIAS

Futebol Brasileiro
Após momento delicado
Foram tempos duros ao leme do Corinthians, mas a vitória conquistada no último domingo deu outro alento. Após bater o Fluminense por 3-0, António Oliveira criticou as ...