placardpt
SC Braga e Famalicão empatam a duas bolas

Escreveu-se direito por uma defesa torta

2022/01/09 20:06

Quando muitos pensavam que o Famalicão voltaria às vitórias no campeonato, a defesa cometeu um erro imperdoável e deu a oportunidade a Mario González de resgatar um ponto bem merecido para uma equipa que jogou que quase um hora em inferioridade numérica, mas nunca abdicou de procurar a vitória. 

Na estreia de Rui Pedro Silva na Liga, os famalicenses ainda viraram o jogo depois da expulsão de Bruno Rodrigues, mas vão passar mais uma jornada em lugar de descida. Carvalhal e a sua equipa somam um ponto que acaba por ser o mal menor.

Um vermelho que veio agitar

Quem viu os primeiros 20 minutos da primeira parte terá pensado que seria um jogo facilmente dominado pelo SC Braga, que parecia fazer tudo bem. Os famalicenses tentaram assumir o controlo da posse de bola, mas só a conseguiam trocar entre os dois médios mais recuados e os centrais. Mérito para os arsenalistas, que pressionavam bem e de forma mais recuada, com o conforto de estar na liderança do marcador desde o minuto 13. 

Ricardo Horta abriu o marcador com assistência do jovem Falé ©Kapta+
Iuri Medeiros foi ao espaço central num movimento bem característico e a bola sobrou, caprichosamente, para Miguel Falé (novamente aposta no onze) que serviu Ricardo Horta no meio da área. Foi na única grande oportunidade, mas de forma justa tal era o domínio arsenalista.

Só que tudo mudou aos 25 minutos. Num lance aparentemente inofensivo, Bruno Rodrigues acertou com a sola em Simon Banza e recebeu ordem de expulsão. Toda a ideia de um jogo controlado ficou por aí porque, de forma natural, o Famalicão cresceu e foi à procura do empate, que chegou pouco tempo depois. Ivo Rodrigues levantou da direita e Rúben Lima apareceu no lado contrário para rematar com potência para o fundo da baliza.

Depois veio o período de agitação no jogo, com um SC Braga que não abdicava de ir para o ataque com muitos elementos e que ficava exposto às transições. Numa troca de grande ocasiões, Iuri Medeiros e Lucas Mineiro ficaram perto do lado dos Gverreiros e Banza dos famalicenses.

Herói improvável

O recomeço da partida trouxe o regresso e a imprevisibilidade de Galeno à competição, um mês depois, e foi logo a partir da esquerda que os arsenalistas começaram a tentar chegar com perigo à área adversária.

Empate foi à bomba de Rúben Lima ©Kapta+
Com o cansaço a acumular devido ao esforço adicional, o Famalicão foi crescendo, mas apenas em posse de bola, porque as oportunidades eram escassas. A exceção foi um remate de Iván Jaime, que obrigou Matheus a uma defesa esforçada pouco tempo depois do intervalo.

Porque nunca abdicou de vencer o jogo, Carvalhal arriscou nas substituições aos 80 minutos, com as entradas de André Horta, Mario González e Roger Fernandes, mas quem marcou foi o Famalicão, praticamente no primeiro lance após a pagarem. Ofori encontrou Ivo Rodrigues que driblou Matheus e fez o 1x2, num lance muito celebrado pelos visitantes, que estariam a pensar no regresso às vitórias mais de dois meses depois.

Ainda assim, e olhando para todo o filme do jogo, a derrota seria injusta para o SC Braga, que, apesar da inferioridade numérica, justificou o suficiente para levar pontos. E como o destino tem coisas engraçadas, Mario González, que teria o caminho aberto à titularidade com as baixas de Abel Ruiz e Vitinha e foi preterido por outro jovem, foi o salvador da equipa em cima do minuto 90, num lance em que beneficiou de um erro na defesa famalicense para ficar com a baliza à sua mercê, fazer o empate e dar justiça ao resultado final.

jogos históricos
U Domingo, 09 Janeiro 2022 - 18:00
Estádio Municipal de Braga
Fábio Melo
2-2
Ricardo Horta 13'
Mario González 89'
Rúben Lima 31'
Ivo Rodrigues 81'

ESTÁDIO

Estádio Municipal de Braga
Lotação30 286
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
Lances Capitais
13´
GOLO SC Braga!
Ricardo Horta marca
Ricardo Horta marca o seu 10º golo na prova (15 jogos)
Ricardo Horta marcou o seu 83º golo na equipa (258 jogos)
24´
Cartão vermelho para Bruno Rodrigues (SC Braga) Bruno Rodrigues vê o seu 1º vermelho na prova (6 jogos)
31´
GOLO FC Famalicão!
Rúben Lima marca
Rúben Lima marca o seu 1º golo na prova (6 jogos)
81´
GOLO FC Famalicão!
Ivo Rodrigues marca
Ivo Rodrigues marca o seu 1º golo na prova (14 jogos)
89´
GOLO SC Braga!
Mario González marca
Mario González marca o seu 2º golo na prova (13 jogos)
Positivo
Mesmo com dez

É de louvar quando uma equipa que está em inferioridade numérica continua a tentar sair com a vitória e foi isso que o SC Braga fez. Carvalhal arriscou e esteve perto de ter a aposta furada, mas a crença de Mario González e alguma sorte à mistura premiaram a sua equipa.

Negativo
Dificuldade em mudar

Já não vencem há dois meses para a Liga e, este domingo, a culpa é inteiramente própria. A posição que ocupam na tabela não corresponde à qualidade individual que têm à disposição, mas será preciso uma segunda volta bem melhor para evitar o pior cenário.

Forma
SC Braga
2021/2022
29J
14V
7E
8D
57-35G
FC Famalicão
2021/2022
23J
7V
7E
9D
36-36G
O Árbitro

A expulsão de Bruno Rodrigues é justa se olharmos para as regras. O defesa acerta com a sola na zona do tendão de Aquiles do adversário e viu o cartão vermelho.

Fotografias(15)

Liga BWIN: Braga x Famalicão
Liga BWIN: Braga x Famalicão
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
SC BRAGA
EMPATE
FC FAMALICÃO

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Vamos Vila Nova!
2022-01-10 22h30m por PeevesThePoltergeist
Esteve quase. Levantar a cabeça que o futuro vai-nos sorrir.
Está na altura de mudar de rumo.
Vamos equipa!
gbacellar
2022-01-10 13h31m por redlegion
Na realidade o árbitro não deu a lei da vantagem, ele marcou logo falta. Mas continuo a achar um vermelho exagerado.
Expulsão do Bruno Rodrigues
2022-01-10 11h02m por gbacellar
Fiquei na dúvida se a expulsão foi correta, apenas e só porque o árbitro começa por dar lei da vantagem. Achava que não era possível isso, porque há dupla penalização para a equipa infratora. Os comentadores da Sportv ficaram tão confusos quanto eu com a amostragem do vermelho direto. Alguém me sabe esclarecer?
De acordo com as regras que encontrei, se é falta para vermelho direto o árbitro não pode dar lei da vantagem, tem de parar o jogo e mostrar o cartão. Foi o VAR que alertou o árbitro? O que se passou?
O segundo golo do Braga
2022-01-10 01h35m por manueldesousa
Vai directamente para o ANEDOTÁRIO do futebol MUNDIAL!
VI
FCF
2022-01-09 21h37m por Vilanova1
Com ofertas destas fica difícil. Inadmissível a este nível a forma como se perde 2 pontos. Depois das arbitragens em braga nos ultimos 2 anos, ainda temos a "haver". .
Pormenortatico
2022-01-09 20h58m por redlegion
Também disseste no início de época que tinham melhor plantel que nós e que iam ficar facilmente à nossa frente. Mais uma bela incoerência da tua parte.
Queres um conselho de amigo? Pelo teu bem, desiste, estou a falar a sério. Não dás uma para a caixa e só te enterras e passas vergonhas.
Jogo
2022-01-09 20h54m por redlegion
Dar os parabéns ao senhor Melo pela triste arbitragem que nos proporcionou, falhou muito e não teve mão no jogo. E uma menção à SportTV por só ter passado apenas uma repetição de um lance que me parece penalti sobre o Mário González no último minuto e outro lance de braço na bola na área do Fama que nem repetição teve.
Quanto ao Braga, com dez mais de uma hora era difícil fazer melhor, contudo acho que o Mineiro continua a não estar bem e o Al Musrati continua a beneficiar de não te...ler comentário completo »
Fama
2022-01-09 20h43m por Pormenortatico
Vai descer, plantel fraquíssimo como já disse e foram buscar o adjunto do NES, se o Ivo ficasse acredito que se salvassem, mas o madeirense merece um projeto melhor e não um entreposto do Mendes.

O Santa podia ir buscar o Ivo e contrata o Mário Silva, outro clube que podia descer, só jogam bem com o Sporting ou com os grandes, o Tiago Sousa fez bem em sair, é um treinador fraco, que só jogou para anular com equipas de ataque como o Sporting ou o Vitória, se tiver de assumir o jogo leva no pêlo, como levou do Paços.

golo para os apanhados
2022-01-09 20h38m por unsub
o braga não merecia perder mas sem o brinde do famalicao nao ia lá,
os centrais do fama é que vao levar com a culpa toda mas foi uma sequencia de erros , se não queriam atacar a baliza e se era para queimar tempo aquela bola tinha de ser perdida na bandeirola de canto , os jogadores do fama estao no ataque do lado esquerdo e começam a circular para trás e vão perder a bola a meio do meio campo , não podem perder a bola ali e se perdem tem de fazer falta e travar o contra ataque ,...ler comentário completo »
Braga
2022-01-09 20h23m por SCBFAN
O resultado acaba por ser injusto msm com o Famalicão a jogar contra dez, estiveram mais à procura do empate do q da vitória. A expulsão acabou por ser bastante forçada na minha opinião, qnts lances iguais foram vistos e era sempre para amarelo
Não tenho nada a apontar à equipa, deixaram tudo em campo.
Braga-Fama
2022-01-09 20h15m por nelsongomes11
Não vi o jogo mas são duas equipas que gosto, que espero que o Vargas mantenha o 4°lugar e o Famalicão se safe porque equipas destas fazem falta à liga e não B-Sad ou aroucas nesta vida.
EN
Fabio Melo
2022-01-09 20h10m por EnormeSCB
O homem do jogo… tivéssemos hoje as arbitragens de outros campos acabaríamos com 11 e seria hoje mais uma vitória fácil. Ainda assim o gajo do apito não fez o trabalho completo e somamos 1 ponto.
SC Braga
2022-01-09 20h08m por Bracara_Avgvsta
Não vi o jogo e por isso não posso dar uma opinião.

Bruno Rodrigues foi bem expulso.
Otamendi faz uma entrada para vermelho e não leva.
Paulinho faz uma entrada para vermelho e não leva.

É impossível lutar contra os 3 do sistema! São beneficiados dentro e fora do campo!

OUTRAS NOTÍCIAS

FC Porto
Treinador do FC Porto dissertou sobre momento
Treinador do FC Porto puxou dos galões para falar dos sete anos ao serviço do clube e ainda falou do «timing» da sua renovação, antes do ato eleitoral