placardpt
Moreirense vence em Vizela

Sá Pinto já ganha dérbis

Não havia melhor forma de começar. Na casa dos vizinhos de Vizela, o Moreirense apresentou uma hora de bom futebol e depois agarrou-se à vantagem para segurar três preciosos pontos na luta pela manutenção, que aproximam a equipa de zona mais tranquila. A equipa de Álvaro Pacheco não esteve ao seu nível habitual e ainda perdeu Koffi para o jogo da Taça.

Duas formas válidas

Álvaro Pacheco dizia, antes do jogo, não saber com que Moreirense contar. Tem a sua lógica, até porque o estilo habitual da equipa vinha variando e Sá Pinto não é um utilizador inequívoco de três defesas, mas foi essa a estratégia adotada, com praticamente todos os habituais desta época a surgirem no onze. Espicaçados com nova mudança técnica, os cónegos souberam agora aliar a esse lado o do futebol trabalhado e com conteúdo.

Jogo foi duro, mas bem disputado ©Kapta+
Viram-se, na primeira parte, duas formas muito distintas de criar perigo: o Vizela, com claras dificuldades em fluir o seu futebol, ora porque um passe saía sem a medida certa, ora porque uma receção mais embrulhada comprometia a jogada, fez uso das bolas paradas para ser (realmente) perigoso. Teve várias ações muito difíceis para Kewin e chegou mesmo a marcar, invalidado a Cassiano por fora de jogo; o Moreirense usou a pressão para condicionar o adversário e, depois, foi por fora para entrar dentro da área e criar perigo dessa forma, com velocidade e dinamismo, sem que deixasse de o fazer com processos simples.

Abdu Conte foi o melhor nessas ações e, pela asa esquerda, subiu várias vezes com perigo, variando entre os movimentos para dentro da área e os cruzamentos para Rafael Martins e Yan Mateus. Foi bem mais eficaz na primeira, pois na segunda forma os companheiros não acompanharam. Porém, a grande essência da superioridade em futebol corrido para o Moreirense foi a ação constante dos dois homens do meio-campo, com o precioso auxílio de três centrais que também se mantiveram agressivos na disputa de lances, ganhando a maioria.

Falamos dessa superioridade em jogo corrido, mas, ressalve-se, em termos de oportunidades foi bastante equilibrado, apenas a pender para os cónegos por causa dos descontos, onde houve bola à trave e livre com potencial para bem mais do que Steven Vitória fez.

Cassiano viu golo ser anulado ©Kapta+
O jogo estava bom, nas bancadas não estava pior (a proximidade geográfica fazem deste um dérbi, que teve o pico da rivalidade nos anos 80 e que finalmente se disputou na primeira divisão), mas pedia-se mais ao Vizela, pois até pode não ser melhor individualmente, só que a boa época e o bom futebol que a equipa de Álvaro Pacheco têm demonstrado fazem subir a expectativa do adepto comum. Por isso, não estranhou nada a saída dos dois laterais ao intervalo.

Até estava melhor no arranque da segunda parte - sem que o Moreirense estivesse pior. A equipa de Sá Pinto perdeu Abdu Conté por lesão ao fim de um quarto de hora, mas até nem foi necessariamente uma má fase, pois tal coincidiu com o golo de Rafael Martins, após uma ação de um Yan Mateus mais desperto do que nos primeiros 45 minutos.

Tempo para sofrer

Com o golo dos cónegos, finalmente viu-se um Vizela a intensificar a pressão e a instalar-se no meio-campo contrário. Samu andou apagado, portanto Méndez e Marcos Paulo pegaram na batuta e deram dinâmica à equipa, que se tornou mais agressiva e que optou pelo remate fácil, dentro ou fora da área. Sem a melhor direção, na maioria das vezes.

Fábio foi dos melhores ©Kapta+
O Moreirense aceitou o seu papel defensivo, sem dramatismos e com a equipa mais recuada e junta, de forma a disfarçar o natural desgaste dos dois homens do meio-campo e de forma a que sobressaísse o poderio físico dos centrais, a cortarem bolas pelo ar e pelo chão, com a cabeça e com o pé. Não houve grande capacidade para sair em contra-ataque numa fase inicial, por mérito dos vizelenses, mas os últimos minutos mudaram isso, com Pires em foco (quase marcou), permitindo respirar melhor na fase final. Uma fase cheia de quezílias e que teve Koffi expulso - fará falta na Taça de Portugal, contra o FC Porto.

jogos históricos
U Sábado, 08 Janeiro 2022 - 15:30
Estádio do Futebol Clube de Vizela
Hugo Miguel
0-1
Rafael Martins 59'

ESTÁDIO

Estádio do Futebol Clube de Vizela
Lotação6 000
Medidas105x68
Inauguração1989
Lances Capitais
36´
GOLO INVALIDADO FC Vizela
Na sequência do canto, Cassiano beneficiou de um cabeceamento de Bruno Wilson, mas apareceu em posição irregular
59´
GOLO Moreirense!
Rafael Martins marca
Rafael Martins marca o seu 5º golo na prova (17 jogos)
90´
+8
Cartão vermelho para Koffi Kouao (FC Vizela)
Koffi Kouao vê o seu 1º vermelho na prova (15 jogos)
Positivo
Equipa quer e tem qualidade

Sá Pinto trouxe resultados imediatos e não há nada melhor do que começar a ganhar, mas convém que se diga que não foi por acaso. Com processos simples, o Moreirense deu um aspeto muito mais próximo daquele que se espera de uma equipa com bons valores individuais. Nada melhor do que começar assim.

Negativo
Tanto tempo para mandar

Tem a ver com o que de bom a equipa tem feito: esperava-se mais do Vizela, porque Álvaro Pacheco e os seus rapazes têm sido capazes disso. Houve claro défice de qualidade na primeira parte, sendo que por vezes até parecia que era a equipa da casa a inadaptada à forte dose de areia do relvado para minimizar irregularidades.

Forma
FC Vizela
2021/2022
21J
6V
7E
8D
22-30G
Moreirense
2021/2022
21J
5V
7E
9D
25-34G
O Árbitro

Arbitragem globalmente bem conseguida, auxiliada nos descontos pelo VAR para a justa expulsão de Koffi. Alguma dificuldade em lidar com as demoras nas reposições por parte do Moreirense, que tentou, na última meia hora, usar o relógio a seu favor.

Fotografias(15)

Liga BWIN: Vizela x Moreirense
Liga BWIN: Vizela x Moreirense
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FC VIZELA
EMPATE
MOREIRENSE

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
NunoLopes89
2022-01-09 13h09m por Ultras-__FCP
És muito triste tu, realmente, uma equipa que subiu a pulso, conseguiu chegar a primeira mesmo tendo, claramente, um plantel de segunda liga, não são dados a anti jogos, têm conseguido fazer um campeonato razoável dada a qualidade a disposição, mas estes é que são ruins e têm que descer, enfim.
GERRARDandRONAL DINHO
2022-01-09 13h00m por Ultras-__FCP
Ele e o Hamache.
Abdu Conté
2022-01-09 12h55m por GERRARDandRONALDINHO
Um portento, boa capacidade de cruzamento e uma das melhores percentagens de dribles com sucesso da Liga Bwin + internacional sub-21 com presença em Europeus desse mesmo escalão.

Teria sido um bom reforço e uma alternativa viável para qualquer um dos ditos "Grandes", especialmente se comparado com Zaidu, Wendell, Vinagre ou até mesmo algumas das primeiras escolhas dessas equipas.
Uma pechincha.
GS
Sá Pinto
2022-01-09 10h20m por GSCGrandeamor
Claro que ia ganhar este jogo. O Sá Pinto é um bom treinador e é como se costuma dizer "rato" ele tem qualidade mais que suficiente para conseguir a manutenção na I Liga.

Saudações
Vizela
2022-01-08 22h02m por CreedEinsteinBratton
Bem que podia descer juntamente com aquela coisa que nem é bem um clube.
Filipe Soares
2022-01-08 20h04m por SCB1375
Fez um jogaço. Agora que o Chiquinho foi de vela, o Filipe Soares poderia ser uma excelente alternativa.
NunoLopes89
2022-01-08 19h59m por robbiefowler9
Reconheço qualidade a alguns dos adjuntos que recentemente se iniciaram na Primeira Liga, mas também não vamos fingir, como se finge com outras categorias de treinadores aqui em Portugal tal como o exemplo dos ex-jogadores que colocou, que todos vão funcionar, porque não é assim.

O ideal, se tivéssemos melhores dirigentes, era ter muitos perfis de treinador a poder fazer o seu trabalho e a demonstrar qualidade na teoria e na prática, mas muitas vezes estas apostas não são...ler comentário completo »
Outsiders
2022-01-08 19h11m por robbiefowler9
Paços de Ferreira: muitas baixas, plantel reduzido, e uma grande incógnita a este nível que ainda é César Peixoto;
Vizela: Pratica bom futebol, mas continua algo curto a nível defensivo e de meio campo;
Santa Clara: Estão a voltar a uma excelente forma, mas o guarda redes esta época está em muito má forma, e a defesa muito pouco confiável
Parte 2
2022-01-08 19h08m por robbiefowler9
Arouca: muitas baixas na defesa, um meio campo sem um pivô defensivo de referência, que fragilizam uma equipa curta de opções nesses sectores, tendo que ir ao mercado para buscar uma voz de comando à altura de Velásquez e um trinco de qualidade;
Famalicão: Mais um ano de muitas mudanças de plantel, processo defensivo muito pobre, falta um 6 à imagem de Gustavo Assunção e uma voz de comando na defesa, além de um guarda redes mais seguro;
Tondela: Plantel muito curto para esta ...ler comentário completo »
Raio X
2022-01-08 18h52m por robbiefowler9
Moreirense: com Sá Pinto, há excelentes probabilidades de não descer e jogar bem, mas precisa de encontrar outros jogadores dentro da equipa para diminiur a dependência em criar e marcar golos de Yan, André Luís e Rafael Martins, estabilizar uma defesa que sofre muitos golos, e veremos como será a sua relação com Vítor Magalhães, visto que ambos têm personalidades fortes, e o presidente moreirense é conhecido por interferir em todos os aspectos técnicos e desportivos do clube, dependendo desse aspecto a duração da estadia do Lionheart
Kurika
2022-01-08 18h38m por robbiefowler9
Nem vejo tanto o Boavista nessa luta até ao fim, porque o Petit já provou que atacar para ele é uma prioridade, além de que a defender é um mestre, e aquilo de que o Boavista precisava era de uma defesa mais estável, e isso ele tem conseguido com sucesso até agora, se bem que se fosse a ele ia buscar um avançado e um central para completar o plantel nas suas lacunas mais imediatas
Vamos ver
2022-01-08 18h34m por robbiefowler9
Que experiência tem o treinador do Famalicão de orientar equipas como treinador principal?

Nenhuma, nem todos podem ser o João Pedro Sousa, se bem que ele na primeira época beneficiou de um plantel cheio de qualidade e de jogadores de elevada categoria para um clube promovido, e que nas épocas seguintes em que treinou já não tenha tanto sucesso, para mim é uma moda estúpida esta recente de adjuntos se estrearem como técnicos principais logo na Primeira Liga, a não ser que se...ler comentário completo »
Sá Pinto
2022-01-08 18h34m por zlatan_21
Como disse, irá manter o Moreirense tranquilamente na Primeira Liga e, irá calar muita gente.
robbiefowler
2022-01-08 18h27m por Kurika
Vamos lá a ver se não entramos também nessa lista, hoje tem que ser mesmo para ganhar ao Tondela. Até porque temos uma segunda volta complicada onde recebemos no Bessa as equipas mais difíceis e vamos ao campo de muitos adversários diretos (preferia ao contrário).
FE
Robbiefowier9
2022-01-08 18h15m por Felix77
O Moreirense tem tido é azar. . . em tondela merecia bem ter ganho
Sá Pinto
2022-01-08 18h13m por Kamba
Tenham calma ahaha Nem desgosto dele mas ganhou um jogo e já é o maior. Vejam lá bem o "trabalho bem conseguido" do Nuno Manta Santos e onde ele anda. Vamos ver a próxima sequência de jogos
Luta pela manutenção
2022-01-08 18h10m por robbiefowler9
Principais candidatos à descida; Tondela, Moreirense, Famalicão, Arouca, B-SAD
Outsiders: Vizela, Santa Clara, Paços de Ferreira
Boa vitória do Moreirense
2022-01-08 18h01m por robbiefowler9
Relvado terrível, cheio de areia e a acusar o desgaste de quatro jogos do Vizela em casa em menos de três semanas; o Moreirense soube adaptar-se muito melhor às condições existentes, e já apostou no jogo de transição de que Ricardo Sá Pinto tanto gosta de incutir nas suas equipas, e que parece encaixar muito bem neste plantel e nesyes jogadores, sobretudo num esquema de 3x4x3.

Já o Vizela teve hoje muitas dificuldades em assumir o controlo e a posse de bola devido ao desgaste...ler comentário completo »
Fkaa
2022-01-08 17h59m por yousandro
procura-se.

OUTRAS NOTÍCIAS

Tema do Dia
com video
Novo presidente do FC Porto
Durante a semana, há sempre muitos assuntos para debater. No zerozero, escolhemos um que esteja a marcar a atualidade e um dos nossos jornalistas chega-se à frente para responder a ...