placardpt
Valeu o golo de Alipour e as defesas de Amir

Duelo de Leões teve nervos, emoção e triunfo madeirense

2021/04/10 16:57
E8

Jogo emotivo e de muitos nervos na luta pela manutenção! Em encontro a contar para a 26.ª jornada da Liga NOS, o Marítimo recebeu e bateu o Farense por um tangencial 1x0, vitória importante na luta pela permanência.

Para a receção aos algarvios, Julio Velázquez chamou Léo Andrade, Jorge Correa e Rúben Macedo ao onze titular e manteve a sua defesa de três centrais. Já Jorge Costa promoveu apenas uma troca (forçada): Madi Queta ocupou a vaga do lesionado Fabrício Isidoro.

Eficácia no meio do nervosismo

A primeira parte foi pautada pelo pouco esclarecimento das equipas e também por algum nervosismo, principalmente do lado madeirense (três elementos do setor mais recuada ficaram amarelados muito cedo). Orquestrados por Ryan Gauld, os Leões de Faro foram tentando assumir a posse da bola e lançar investidas à baliza contrária, mas sem sucesso.

Dos pés de Ali Alipour saiu a primeira oportunidade de golo, só que o cabeceamento levou as medidas erradas. Os forasteiros responderam perto da meia hora de jogo, obrigando Amir Abedzadeh a uma dupla intervenção no limite. Já perto do descanso, na sequência de um cruzamento de Renê Santos, Ali Alipour (43') aproveitou uma série de falhas na defesa farense e bateu o desamparado Beto.

Segurar com Amir, organização e coração

No reatamento da etapa complementar, Julio Velázquez lançou Andreas Karo para o lugar do amarelado Franck Bambock e subiu Renê Santos para trinco, dando uma folga disciplinar maior ao seu setor recuado. Já Jorge Costa manteve os onze titulares, mas a sua equipa trouxe outra atitude dos balneários.

©Catarina Morais / Kapta +
Mais esclarecidos no último terço, o conjunto de Faro encostou o Marítimo às cordas e obrigou Amir Abedzah a aplicar-se. Apesar de um ou outro percalço, o guardião iraniano chegou para as encomendas e foi parando as investidas do adversário. Após este período mais apertado, os insulares responderam na mesma moeda e, através de cantos, Zainadine Júnior e Léo Andrade assustaram Beto. Logo de seguida, Amir Abdezah voltou a brilhar, desta feita ao parar o remate de Madi Queta.

Com o avançar do cronómetro, os treinadores efetuaram as derradeiras alterações no seu xadrez, de forma a tentar chegar aos seus objetivos. O Farense tentou lançar investidas à baliza maritimista, no entanto sem a melhor qualidade. Já o Marítimo defendeu a vantagem preciosa com uma boa organização defensiva, boa conservação da bola e algumas perdas de tempo, para quebrar o ímpeto algarvio.

O apito final de Manuel Mota acabou por soar e confirmou a conquista de três pontos importantes por parte do Marítimo, que chegou aos 24 pontos e ascendeu ao 16.º lugar. Já o Farense caiu para o 17.º posto e está agora a dois pontos dos verde-rubros e pode acabar esta ronda no último lugar, caso o Nacional seja bem sucedido na visita ao Santa Clara.

jogos históricos
U Sábado, 10 Abril 2021 - 15:00
Estádio do Marítimo
Manuel Mota
1-0
Ali Alipour 43'

ESTÁDIO

Estádio do Marítimo
Lotação10 565
Medidas105x68
Inauguração1957
Positivo
Amir Abdezah

Depois da exibição no Estádio da Luz, Amir Abdezah voltou a brilhar. O guardião iraniano, apesar de algumas abordagens falhadas, mostrou ser um dos esteios deste triunfo, com várias defesas cruciais.

Negativo
Nervos e protestos

Ao longo do jogo, foi possível ver que os nervos à flor da pele e também os protestos vindos dos bancos. Pode dizer-se que tudo isso é normal num jogo de caráter importante na luta pela manutenção, mas também é verdade que só condiciona o funcionamento do jogo.

Forma
Marítimo
2020/2021
29J
9V
3E
17D
29-44G
Farense
2020/2021
26J
5V
7E
14D
24-36G
O Árbitro

Nota positiva para a equipa de arbitragem liderada por Manuel Mota. Num jogo de muitos nervos e protestos, ilustrativo da sua importância na luta pela permanência, o juiz bracarense conseguiu controlar as emoções. Puxou várias vezes do cartão amarelo, mas pareceu ser sempre de forma ajustada.

Fotografias(15)

Liga NOS: Marítimo x Farense
Liga NOS: Marítimo x Farense
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
MARÍTIMO
EMPATE
FARENSE

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Farense
2021-04-10 20h16m por pedrogilrf
perde o jogo por culpa própria, não conseguiu marcar golo.
No entanto o golo do marítimo é obtido com mão na bola.
Mais o penalti por marcar sobre o Pedro Henrique.
Até admitia que tudo tinha ficado igual em decisões, mas nem a VAR foi. O VAR deve ter estado hoje como eu estive, no sofá com uma “bejeca”.
[. . . ] de palhaçada
2021-04-10 20h10m por suarez28
O central do marítimo era expulso logo aos 3 minutos. O gaurda redes devia ser um caso de estudo, nunca vi um gr sofrer tantas desconfortos musculares durante um jogo. Enquanto não houver castigos, será sempre esta vergonha
LE
Penálti
2021-04-10 19h05m por leoes18
por marcar sobre Pedro Henrique nos últimos minutos. Assim fica difícil.
Marítimo 1-0 Farense
2021-04-10 17h58m por ReturnoftheEagle
Daquelas vitórias que valem 'seis' pontos. Pode ter sido um passo importantíssimo do Marítimo rumo à manutenção. Os insulares, que noutros tempos lutavam pelo último lugar europeu, são agora uma equipa que luta pela permanência, mas continuam a ter individualidades, pelo menos no meu entender, para sobreviver à descida. Amir, então, é um guarda-redes que já merece outros voos. Tem lacunas patentes que o impedem de ser um grande jogador, mas entre os postes tem muita qualidade.
...ler comentário completo »
Farense com a vida bastante complicada. .
2021-04-10 17h43m por tcb9277
. . . uma vez que faltam apenas 8 jogos e ainda vai ter de jogar contra Paços de Ferreira, Sporting, FC Porto e Santa Clara.

Veremos se estarão condenados, ou se conseguem uma proeza "à Tondela".

Apesar de tudo, apenas 3 pontos separam a linha de água e a posição atual.

"Nova vitória moral" do S . C. F.
2021-04-10 17h11m por passe-curto
Boa tarde,

Saudações desportivas.

Nova vitória moral do Sporting Clube Farense, e mais uma vez em que o melhor jogador da equipa da casa foi o guarda-redes (Sr. Amir).

Aconteceu isso no jogo Boavista F. C. x S. C. Farense e no jogo S. C. Farense x S. C. Braga.

Estive a ouvir o relato na RDP Madeira e pareceu-me que os jornalistas, durante o jogo estiveram e transmitiram um comportamento isento.

Bom resto de fim-de-semana e protejam-se do COVID-19.

Quem não marca
2021-04-10 17h05m por afonsofarense2000
Sofre. Infelizmente penso que já estamos destinados a descida, não temos um PL que resolve, não temos nenhum matador. Mas pelo menos que dê para lutar pela subida de novo para o ano

Off-topic: Parabéns ao Moncarapachense pela garantida a fase de acesso a liga 3, quero tres equipas algarvias na 3 liga!

OUTRAS NOTÍCIAS

Basquetebol
Começa a decidir-se o campeão
A espera foi grande, mas cá estão os play-offs. A fase final da Liga Betclic, principal escalão do basquetebol nacional masculino, arranca já esta sexta-feira, 10 de maio, ...