placardpt
Manchester City vence Dortmund por 2x1

A qualidade faz toda a diferença

A qualidade paga-se e faz diferença. O Borussia Dortmund colocou muitas dificuldades ao Manchester City e não tremeu depois do golo inaugural, mas, apesar de ter conseguido marcar fora, regressa à Alemanha com uma desvantagem que fez por não merecer.

A equipa de Guardiola passou por vários calafrios, sentiu algumas dificuldades defensivas e nunca pareceu confortável, mesmo depois de chegar ao 1x0. Depois de algumas oportunidades, o Dortmund chegou ao empate perto do fim e a justiça parecia imperar, mas pouco depois a qualidade dos intérpretes voltou a ser determinante e o 2x1 deixa o Manchester City mais tranquilo para a segunda mão.

Erros fizeram a diferença

A fase a eliminar da Liga dos Campeões da época passada foi atípica e acabou por trazer eliminatórias decididas a um só jogo. Esta época, apesar das condicionantes e das bancadas vazias, há duas mãos para jogar, mas em Inglaterra jogou-se quase sempre como se fosse uma final. A nível artístico o Manchester City x Dortmund não foi particularmente espetacular, embora tenha tido os seus momentos, mas o ritmo da partida fez com que fosse impossível tirar os olhos do que se passava nas quatro linhas.

Apesar da superioridade evidente e da maior tranquilidade no campeonato praticamente conquistado pelo Manchester City, a diferença de valores fez-se nos pormenores. A equipa de Guardiola tem mais qualidade e aproveitou melhor os erros alemães. Num jogo muito aguardado pela visita de Haaland ao Ettihad, o norueguês voltou a ficar em branco, mas não deixou de ser uma dor de cabeça para os centrais da formação inglesa.

Num arranque a todo o gás e com bola nas duas áreas, um erro de Emre Can acabou por resultar no golo de Kevin de Bruyne, que recuperou e ainda foi a tempo de finalizar o passe de Mahrez. O 1x0 surgiu na primeira grande ocasião para o Manchester City, que na área contrária tinha visto Ederson travar o inglês Jude Bellingham ainda antes dos 10 minutos de jogo.

Árbitro romeno assinalou falta sobre Ederson ©Getty Images

Depois do golo, o Manchester City tentou controlar mais o ritmo e procurou saídas em contra-ataque, tentando aproveitar algumas das fragilidades da formação alemã, esta noite mais raras do que o habitual. Hummels esteve em bom nível, mas o patrão acabou por ser Akanji, que chegou para quase todas as encomendas da equipa de Guardiola.

A desvantagem num encontro equilibrado podia considerar-se injusta, mas neste tipo de jogos os erros saem caros e Emre Can que o diga. O médio ainda tremeu quando viu Ovidiu Hategan assinalar uma grande penalidade a favor do Manchester City, mas o VAR veio dar razão à formação alemã, que acabou por ter motivos de queixa pouco depois. 

O ritmo continuou alto, mais por mérito do Dortmund do que do Manchester City. A formação alemã encarou os ingleses nos olhos e tentou dar resposta aos problemas. Antes do intervalo, a grande ocasião dos alemães foi travada pelo árbitro, que assinalou falta de Jude Bellingham depois de este aproveitar um erro de Ederson para recuperar a bola que colocou no fundo da baliza já depois do apito do árbitro. O VAR ficou impossibilitado de atuar e tirou um golo limpo (fora de casa) ao Borussia Dortmund, que podia voltar a lamentar mais um erro, embora este não tenha sido por culpa própria.

Parecia que tinham deixado de procurar...

O início da segunda parte não foi assim tão diferente como o final da primeira. O Dortmund forçou mais a barra e assustou com uma grande oportunidade de Haaland, mais forte do que Rúben Dias mas a travar novamente em Ederson, que segurou a vantagem inglesa numa altura crítica da partida.

A resposta ao golo de De Bruyne foi intensa e prolongada, mas depois de alguns sustos em contra-ataque o Dortmund pareceu perder aquele gás que até então tinha conseguido mostrar. Foden teve o 2x0 nos pés depois de uma excelente arrancada de Kevin de Bruyne, mas acertou em Hitz, acabando por desperdiçar uma ocasião clara para dar um forte golpe no sonho da equipa alemã. Uma vez mais, um erro fez a diferença. Neste caso um erro na finalização.

Alemães mereciam mais

É certo que o Borussia Dortmund caiu um pouco após esse lance e deixou de surgir com tanta frequência junto à área de Ederson, mas o menor número de tentativas não esteve relacionado com a eficácia. Numa bela jogada de ataque, Haaland isolou Reus e o alemão bateu finalmente Ederson. O tão desejado, mesmo que não tão procurado, golo tinha surgido e o Borussia, contra as expectativas, iria regressar a casa com a vantagem.

Iria, mas não regressa. O talento individual da equipa de Guardiola voltou a fazer a diferença e um passe magnífico de Kevin de Bruyne encontrou Gundongan nas costas de Meunier. O alemão não traiu a antiga equipa com um golo, como acontece tantas vezes na famosa lei do ex, mas ofereceu-o a Foden. Desta vez o jovem inglês não falhou e isso fez toda a diferença. 

A segunda mão promete!

jogos históricos
U Terça, 06 Abril 2021 - 20:00
Etihad Stadium
Ovidiu Hategan
2-1
Kevin De Bruyne 19'
Phil Foden 90'
Marco Reus 84'

ESTÁDIO

Etihad Stadium
Etihad Stadium
Inglaterra
Manchester
Lotação55 097
Medidas105x68
Inauguração2003
Lances Capitais
19´
GOLO Manchester City!
Kevin De Bruyne marca
Kevin De Bruyne marca o seu 2º golo na prova (4 jogos)
84´
GOLO Borussia Dortmund!
Marco Reus marca
Marco Reus marca o seu 1º golo na prova (9 jogos)
90´
GOLO Manchester City!
Phil Foden marca
Phil Foden marca o seu 2º golo na prova (9 jogos)
Positivo
Atitude alemã

A eliminatória era exigente e o jogo mostrou isso mesmo, mas apesar das dificuldades na Liga o Borussia Dortmund mostrou que não está nesta fase da Liga dos Campeões por acaso. A equipa de Terzic conseguiu responder ao golo de Kevin de Bruyne e criou oportunidades para marcar, algo que acabou por conseguir. O 2x1 logo a seguir foi um duro golpe, mas não apaga o bom trabalho.

Negativo
Dificuldade para gerir

A equipa de Guardiola tinha entrado com algumas dificuldades, mas parecia que podia controlar a partida depois do golo inaugural. Os ingleses tentaram fazer isso, mas sentiram claras dificuldades para gerir o encontro e permitiram várias ocasiões. Por outro lado, também o Dortmund teve dificuldade para gerir o empate e numa partida com poucos erros defensivos acabou por errar depois de conseguir fazer o mais difícil.

Forma
Manchester City
2020/2021
48J
39V
6E
3D
107-27G
Borussia Dortmund
2020/2021
41J
22V
6E
13D
86-55G
O Árbitro

Erro grave ao assinalar falta de Jude Bellingham sobre Ederson antes do golo, impossibilitando a ação do VAR, até porque a sensação que fica é que a falta não existe e como tal o Dortmund acaba por ser prejudicado.

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
MANCHESTER CITY
EMPATE
BORUSSIA DORTMUND

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
JDABM
2021-04-07 02h33m por DepoisPago
Halaand pode ser uma realidade no City dinheiro eles teem Aguero esta d saida teria ali uma equipa a jogar para ele
Só acrescento ai na tua lista
Sancho tmbm já pede outros voos
Returnoftheeagl e
2021-04-07 02h26m por DepoisPago
Sim Foden tem uma enorme qualidade mas n acho que va ter tantos holofotes virados para ele como Mbappe e Halaand por n ser Avancado e hj em dia é tudo virado para estatísticas para seres o melhor ou um dos melhores
Dortmund roubado!
2021-04-07 01h24m por Tekashi
Já vi o lance e o golo é completamente limpo!

Ou seja, o resultado devia ter ficado 2x2, que daria vantagem ao Dortmund para a segunda mão!

RD_t0p07
2021-04-07 00h36m por MisticaEncarnada
Porque as restrições são entre Portugal e alguns países ou Inglaterra e alguns países. Não sei se é pela nossa parte ou pela deles. Entre Inglaterra e Alemanha pelos vistos não há. Mas uma vez que ambos os jogos são no mesmo estádio nem acho que algum dos clubes tire partido por isso.
Pergunta
2021-04-06 23h57m por RD_t0p07
Alguém me pode explicar o pq do City poder jogar em casa , e o Chelsea / Porto ter que ser jogado em Sevilha ?
AP
Incrivel
2021-04-06 23h36m por apsd93
Tanto dinheiro gastam e tao mal jogam. hoje o resultado nao é pior porque ainda ha senhores do apito com as mania que sao eles que mandam e portanto apitou logo para nem dar hipótese de intervenção do VAR e porque Halland falhou o que não costuma falhar. O Dortmund ja ha uns anos que é a mesma coisa, chega a esta altura e parece que se esquece como é que se joga, vindo até de uma derrota perante o Frankfurt e de mais uma serie de maus resultados.
O arbitro
2021-04-06 23h25m por Erling9Haland
Fez toda a diferença já naquele ''penalty'' que foi revertido se viu a inclinação
City
2021-04-06 23h21m por MisticaEncarnada
Resultado curto. Ainda arranjam lenha para se queimarem. Seria normal, o City na Champions cede sempre. É preciso experiência e mentalidade para ganhar a Champions. O Chelsea teve o projeto da Champions durante alguns anos com aqueles plantéis monstruosos e também demorou algum tempo. O PSG anda a tentar há vários anos e também ainda não ganhou. A Juve igual e teve sempre grandes plantéis na última década.
Já só quero o Pep nas meias finais para eles ultrapassarem aquela marca do...ler comentário completo »
€ity vs Dortmund
2021-04-06 22h26m por zlatan_21
Esperava uma vitória mais folgada dos citizens.
O Dortmund é sempre assim. Tanto jogam bem como fazem exibições lastimáveis mas é normal com equipas com tantos jovens ainda inexperientes.

Contudo, na Alemanha o €ity deverá vencer novamente.
Manchester City 2x1 Dortmund
2021-04-06 22h05m por Tekashi
Real Madrid e Manchester City venceram, tal como previa.

Quero deixar uma nota em relação a este jogo entre ingleses e alemães, apesar da derrota acaba por ser um resultado até minimamente positivo para o Dortmund, vai com uma desvantagem de apenas 1 golo, até porque fez o seu golo fora de casa o que é excelente!

Sinceramente pensei que o Manchester City ia fechar a eliminatória logo nesta primeira mão, mas o Dortmund acaba por fazer um resultado interessante na prespetiva da segunda mão!

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga dos Campeões
Ancelotti, em conferência de imprensa
O Real Madrid conseguiu salvar um empate (2-2) de uma visita a Munique em que até esteve a vencer, mas que permitiu uma reviravolta. Carlo Ancelotti, treinador dos espanhóis, fez a ...