Famalicão e Farense anularam-se

Podia ter valido seis, mas ficaram-se por um

2021/02/27 17:34

Num daqueles jogos que valem seis pontos, entre duas equipas em posições apertadas na tabela, Famalicão e Farense não foram capazes de sair do nulo. Com uma vitória a poder valer um subida na tabela e um empurrão a um adversário direto, nenhuma das equipas abriu o marcador e até foram os algarvios a beneficiar das melhores oportunidades.

Depois de uma primeira parte pautada pelo equilíbrio, a expulsão de André Pinto abriu o jogo e obrigou a equipa da casa a arriscar mais, o que deixou mais espaço nas costas da defesa, aproveitado por Licá, que por pouco não roubou os três pontos.

Demasiado encaixados para um desbloqueio

À entrada para a jornada 21 Famalicão e Farense tinham várias aspetos em comum. Para além dos 18 pontos, que se traduziam no 15º e 16º posto, respetivamente, as duas equipas chegavam em fases positivas - para os algarvios era mesmo a melhor da temporada.

André Pinto deixou o Farense reduzido a dez ©Catarina Morais / Kapta +
Se esse estímulo não era suficiente, as exibições positivas na última jornada davam bons indícios para a continuação dessas fases positivas. Sem alterações na fórmula de sucesso de Vila do Conde, Silas voltou a apostar no 3x5x2 com as duas referências ofensivas apoiadas por um bloco bem robusto.

As características dos homens do meio campo potenciavam a solidez defensiva, que ainda tinha uma linha de três nas costas, mas quando era preciso construir a falta de ideias era bem evidente. Os famalicenses aceleravam quando esse trio conseguia recuperar em posição adiantada e procurava a velocidade de Guedes e Heriberto na frente. 

Jorge Costa, já com Tomás Tavares disponível, foi obrigado a mudar depois da lesão de última hora de Madi Queta e Mansilla foi o escolhido para o lugar no onze. Numa primeira parte sem grandes oportunidades, os leões de Faro foram a equipa mais atrevida, sempre com Gauld à cabeça, mas faltavam as oportunidades de perigo. 

Acabava por não ser surpreendente que os dois conjuntos estivessem mais preocupados com a sua baliza do que propriamente da do adversário. Um deslize poderia ser fatal e, num jogo com todas as condicionantes já mencionadas, o resultado pesava na cabeça das duas equipas.

Nem a vantagem trouxe os golos

Não se pode dizer que os primeiros 45 minutos tenham sido propriamente mal jogados, até porque as duas equipas tinham boas ideias e intenções de assumir a jogo, mas esse bloqueio não permitia outro tipo de discernimento. O jogo pedia uma razão para abrir e isso aconteceu à passagem do minuto 50. 

Uma queda aparatosa obrigou Pedro Henrique a ser levado para o hospital ©Catarina Morais / Kapta +
Num ataque rápido proporcionado pela dupla famalicense, Alexandre Guedes ultrapassou André Pinto em velocidade e o central, a ver o adversário fugir, deitou-lhe a mão. Luís Godinho viu a queda e não hesitou em mostrar o segundo amarelo. O Farense ficou reduzido a dez e Jorge Silas viu-se na obrigação de arriscar, abdicando da linha de três centrais.

A superioridade numérica não foi, no entanto, sinónimo da criação de oportunidades claras. Essas ficaram aos pés de Licá, que por duas vezes atirou perto do poste da baliza de Luiz Júnior. Os famalicenses tiveram, sim, muito mais bola, mas pouca capacidade para chegar criar lances com critério que justificassem outro resultado.

O Famalicão continua com problemas de golos, mas o Farense, depois de ter conseguido mantido a folha limpa contra o Benfica, mostrou coração até ao fim para voltar a não sofrer.

jogos históricos
U Sábado, 27 Fevereiro 2021 - 15:30
Estádio Municipal de Famalicão
Luís Godinho
0-0

ESTÁDIO

Estádio Municipal de Famalicão
Estádio Municipal de Famalicão
Portugal
Vila Nova de Famalicão
Lotação5 186
Medidas105x68
Inauguração1952
Positivo
Repetir a fórmula

O Farense manteve a baliza a zeros pela primeira vez frente ao Benfica na última jornada. Em Famalicão, e apesar das dificuldades, a equipa de Silas voltou a não sofrer, o que por si só acaba por ser positivo.

Negativo
Uma seca preocupante

Frente ao Rio Ave, a supeoridade numérica resultou num golo marcado e uma vitória, mas, uma semana depois, nem isso foi suficiente para o Famalicão encontrar o caminho para a baliza adversária. Valeu pela defesa, que impediu o golo adversário e garantiu um ponto.

Forma
FC Famalicão
2020/2021
23J
5V
7E
11D
22-34G
Farense
2020/2021
22J
4V
7E
11D
22-31G
O Árbitro

Arbitragem tranquila de Luís Godinho, que soube controlar os momentos de jogo sem deixar que este perdesse o ritmo. Decidiu bem no segundo amarelo de André Pinto.

Fotografias(15)

Liga NOS: Famalicão x Farense
Liga NOS: Famalicão x Farense
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FC FAMALICÃO
EMPATE
FARENSE

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
VI
O_pestinha
2021-02-28 01h27m por Vilanova1
Se o jorge costa foi pouco ambicioso, imagina então o silas. . .
VI
Erwinsanchez. . .
2021-02-28 01h26m por Vilanova1
O pior é que as contas tornam a sair furadas e tornas a fazer outras. . e assim sucessivamente. .
VI
Pedrogulrf
2021-02-28 01h25m por Vilanova1
Lá vem o Jorge Mendes. . nem o Dom Quixote diria tanto. . enfim
zerozero
2021-02-27 21h26m por track194
Dói-vos alguma coisinha? Não fizeram notícia sobre o Barcelona ter ganho 2-0 ao Sevilha, é uma dorzinha que vos deu? Se calhar é porque o Barcelona passou para segundo mas eu desconfio que será por o Messi ter marcado mais um golo e feito uma assistência contra uma grande equipa. . . Custa-vos muito.

Pois é, Messi, o "acabado" como dito por alguns "inteligentes" que de inteligência têm pouca, em 2021 tem 14 golos e 4 assistências, já o Sr. Penalties tem 9 golos e 2 assis...ler comentário completo »
Equipas mendes
2021-02-27 19h25m por pedrogilrf
Dois jogos consecutivos com equipas do J Mendes tinha de dar em vários indisponíveis.
A dualidade foi gritante, apesar de saber que só em países latinos se marca a falta da expulsão do André Pinto, também sei que estamos num país latino e o André Pinto deveria ter mais cuidado. Poucos minutos ao lance da expulsão houve uma falta também a travar um ataque prometedor do Farense, o árbitro deu lei da vantagem, mas o amarelo no bolso. Como o Ugarte acaba o jogo é impressionante.
ler comentário completo »
TA
FAMALICÃO
2021-02-27 18h12m por tarik
Mal corre se com 5 defesas isto não estava melhor defensivamente.
O maior erro do Famalicão foi despedir o JPS, e o tempo assim o dirá, com toda a a certeza.

Como é possível jogar em contra ataque desde o 1º minuto com um pastelão como o Guedes na frente? Quando se sem o Anderson que é um mimo para jogar em contra ataque lol
Aí Silas Silas
Fama
2021-02-27 17h51m por eirasrafa
Sem duvida que estamos mais seguros defensivamente. Mas os problemas ofensivos estão todos lá. Foi uma sorte o Silas ter visto 1 golo contra o Rio Ave. . .
Vamos lá ver como corre o resto do campeonato. Não perder em 3 jogos é bom mas parecemos o B sad a jogar. . . shame. . .
Força grande FAMA!
Pestinha, Rui Malheiro
2021-02-27 17h42m por afonsofarense2000
Verdade, na 2ª parte foi um pouco menos ambicioso mas também não tinhamos a nossa arma secreta o Madi Queta, no lugar do Licá teria marcado o golo.

Rui acho que o Boavista, Belenenses, Nacional, Marítimo, Gil Vicente e Portimonense também não vão respirar de alívio até ao fim XD
Vai ser até ao fim
2021-02-27 17h39m por Rui_Malheiro1998
A luta pela manutenção vai ser até ao fim. Farense, Famalicão e Boavista não devem respirar de alívio até às 34º ronda
André Pinto
2021-02-27 17h36m por afonsofarense2000
Não percebi a tua infantilidade tal como a do Gauld no ultimo min :/ Tinhamos tudo na mão para ganhar este jogo. . E licá? Como se falha aquilo? O pontinho é o mal menor mas oportunidades são pra se aproveitar! Para semana é para jogar 11 vs 11, já para não falar que não temos o Isidoro (também suspenso) para assumir a posição do Gauld. Espero que o Queta esteja apto

Vamos Farense!

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga BETCLIC
Antevisão
Flaviense recebem famalicenses
Não há como escapar. O navio do Chaves, na Primeira Liga, está cada vez mais afundado e longe de chegar a bom porto. Restam, não obstante, quatro bóias de ...