placardpt
Portimonense derrotado pelo Santa Clara

Um regresso feliz e o pódio é já ali

2020/11/01 17:05
E3

O Santa Clara regressou às vitórias e colou-se ao FC Porto no terceiro lugar da tabela, ainda que à condição. A equipa de Daniel Ramos visitou e bateu (1x2) um Portimonense que voltou a dar uma parte de avanço ao adversário e acabou a arriscar tudo pela conquista de pontos. 

Começa a ser hábito...

Ainda que tenham tido inícios bem distintos, as equipas chegaram à jornada 6 com a mesma intenção: regressar às vitórias depois de derrotas no último fim de semana. O Santa Clara deu uma boa mostra frente ao Sporting, mas Daniel Ramos operou quatro mudanças na equipa titular. 

Thiago Santana subiu ao topo da lista dos melhores marcadores ©Kapta+
Paulo Sérgio, que admitiu ter gostado da reação da equipa na segunda parte da derrota em Tondela e dos que homens que saíram do banco nessa partida, manteve o onze praticamente inalterado com a entrada de Welinton Júnior para o lugar de Aylton Boa Morte.

Como tem sido habitual esta temporada, a equipa algarvia arrancou um pouco apática e desligada do jogo. Perante um adversário de uma luta semelhante à sua, os homens da casa não impuseram logo o domínio do jogo e os açorianos aproveitaram. Logo a abrir o encontro, Marco Pereira colocou um grande passe nos pés de Thiago Santana, que obrigou Samuel a esforçar-se pela primeira vez.

As ameaças do Portimonense surgiam através da velocidade de Welinton Júnior e Anderson Oliveira, mas o quarteto açoriano, ainda que privado de Villanueva, dava conta do recado. João Afonso ameaçou com uma cabeçada à malha lateral e Samuel Portugal ainda adiou o primeiro com uma defesa incrível a remate de Carlos Júnior, mas, à passagem do minuto 37, Fábio Cardoso inaugurou o marcador. 

Nené cabeceou ao segundo poste e o central apareceu a transformar em golos a boa réplica do Santa Clara. Um remate perto do poste foi o melhor que os algarvios conseguiram fazer.

Desespero final

À partida para a segunda metade, e a confirmar a tendência da temporada, Paulo Sérgio mexeu na equipa e os efeitos da mudança foram instantâneos. Dois minutos corridos, e Anderson Oliveira atirou à barra, na sequência de uma boa jogada coletiva. 

A reação surgiu demasiado tarde para os algarvios ©Kapta+
O problema para os visitados foi a reação do Santa Clara, que soube recuperar do primeiro golpe e não perdeu a concentração. O resultado foi o golo de Thiago Santana (sobe ao topo dos marcadores), a aproveitar a passividade dos centrais da casa num lançamento lateral efetuado de forma rápida.

Sem criatividade para desequilibrar de bola corrida, o Portimonense recorreu à bola parada para reduzir a desvantagem. Cruzamento perfeito de Lucas Fernandes a encontrar a cabeça de Aylton Boa Morte e a reanimar a partida. Daniel Ramos reagiu com várias trocas na tentativa de voltar a controlar o domínio do jogo. 

O Santa Clara terminou com uma linha de cinco defesas após a entrada de Cristian González, mas ainda viu Vaz Tê ter nos pés uma oportunidade de ouro para empatar a partida. Incapaz de chegar à baliza com critério, a equipa algarvia viu o adversário terminar com os três pontos. 

jogos históricos
U Domingo, 01 Novembro 2020 - 15:00
Estádio Municipal de Portimão
Fábio Veríssimo
1-2
Aylton Boa Morte 66'
Fábio Cardoso 37'
Thiago Santana 57'

ESTÁDIO

Estádio Municipal de Portimão
Lotação4 907
Medidas102x64
Inauguração1937
Lances Capitais
37´
GOLO Santa Clara!
Fábio Cardoso marca
Fábio Cardoso marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
57´
GOLO Santa Clara!
Thiago Santana marca
Thiago Santana marca o seu 6º golo na prova (6 jogos)
66´
GOLO Portimonense!
Aylton Boa Morte marca
Aylton Boa Morte marca o seu 1º golo na prova (6 jogos)
Positivo
Melhor reação era impossível

Depois de um início promissor, a equipa entrou numa sequência de resultados negativos que poderiam pesar, caso não fossem ultrapassados. Daniel Ramos pediu uma reação e os jogadores corresponderam. Uma vitória fora de casa que significa um salto na tabela e uma aproximação ao pódio que é um prémio para os açorianos

Negativo
A mesma tendência

Paulo Sérgio já abordou várias vezes o problemas das entradas em jogo da sua equipa. Depois da derrota na última jornada, onde o técnico voltou a criticar o arranque da equipa, o Portimonense deu 45 minutos de avanço e terminou, mais uma vez, em desespero por um ponto.

Forma
Portimonense
2020/2021
6J
1V
1E
4D
4-8G
Santa Clara
2020/2021
6J
3V
1E
2D
7-5G
O Árbitro

Fábio Veríssimo não teve o jogo mais tranquilo, com um critério demasiado exigente na disciplina e muitos amarelos mostrados na parte inicial da partida. O primeiro golo do Santa Clara também parece ter sido antecedido de uma falta.

Fotografias(15)

Liga NOS: Portimonense x Santa Clara
Liga NOS: Portimonense x Santa Clara
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
PORTIMONENSE
EMPATE
SANTA CLARA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Santa Clara bem mais forte
2020-11-02 09h27m por tcb9277
Portimonense sem capacidade para fazer frente ao Santa Clara, o golo que reduziu a desvantagem de 2 golos ainda deu esperança, mas mesmo jogando em casa, não tiveram capacidade para se superiorizar.

Algo terá de mudar nesta equipa do Portimonense, senão serão mais uma época sofrida como a anterior.

OUTRAS NOTÍCIAS

Tema do Dia
com video
Novo presidente do FC Porto
Durante a semana, há sempre muitos assuntos para debater. No zerozero, escolhemos um que esteja a marcar a atualidade e um dos nossos jornalistas chega-se à frente para responder a ...