placardpt
Marítimo vence Tondela por 2x1

Pinho, a Pérola do Atlântico

A primeira vitória do Marítimo no campeonato apareceu com duas vezes Rodrigo Pinho, um Fábio China a menos, muito sofrimento e muitas perdas de tempo à mistura. Na receção ao Tondela, a equipa de Lito Vidigal venceu por 2x1 graças a um bis de Rodrigo Pinho e sobreviveu a 45 minutos a jogar com 10 por expulsão de Fábio China em cima do intervalo. A segunda parte pertenceu totalmente ao Tondela, mas à equipa de Ayestarán faltou eficácia e sobretudo qualidade na frente para superar a muralha montada pelos insulares.

A eficácia de Pinho a fazer diferença

Duas equipas com sistemas diferentes, a jogarem de formas diferentes, equilibraram os primeiros minutos da partida. Mais tempo com bola e a trabalhar mais os lances, o Tondela foi pecando nos momentos de definição, enquanto o Marítimo tinha intenções claras de procurar a baliza beirã de forma rápida, em contra-ataques e com bolas em profundidade. Dois estilos claramente opostos, mas com a definição a fazer toda a diferença numa primeira parte intensa, agressiva e com Rodrigo Pinho em plano de evidência.

O avançado brasileiro foi uma das novidades no onze inicial e desde cedo começou a ameaçar a baliza de Babacar, com um golo bem anulado numa movimentação já característica neste Marítimo de Lito Vidigal. O brasileiro estava fora de jogo e só isso adiou o golo insular, que surgiu minutos depois, num lance construído à esquerda, onde Fábio China assistiu o avançado para o primeiro do encontro.

Classe de Pinho fez a diferença ©Bruno de Carvalho / Kapta+

A vantagem era justa pelo maior perigo do Marítimo, mas o Tondela não estava propriamente mal no encontro, faltando a tal definição ofensiva e a ligação ao ataque que Strkalj nunca conseguiu dar. Sem a influência do avançado, Agra e Rafael Barbosa iam estando muito interventivos. O ex-Sporting, em particular, foi aparecendo à esquerda e à direita e foi no flanco de Salvador Agra que combinou com o colega para o melhor lance da equipa de Ayestarán em toda a primeira parte. Fábio China acabou por impedir a finalização numa falta que levou à expulsão do esquerdino em cima do intervalo. Como um mal nunca vem só, o Marítimo acabou mesmo por sofrer no seguimento do livre de Salvador Agra, com Pedro Augusto a desviar após defesa incompleta de Amir.

Um final de primeira parte bem agitado que podia ter sido em tudo benéfico para o Tondela, pela expulsão e pelo golo, mas que acabou com a equipa de Lito Vidigal a voltar à vantagem novamente por Rodrigo Pinho, a aproveitar da melhor maneira uma má abordagem do guardião do Tondela. Só o avançado brasileiro servia para separar duas equipas que, embora diferentes no estilo, estiveram quase sempre em pé de igualdade.

Uma galáxia distante a ver o Tondela jogar

Na segunda parte essa igualdade não voltou a existir, bem pelo contrário. Para além da desigualdade numérica, o Marítimo entregou-se completamente ao jogo e deu toda a iniciativa ao Tondela, sem sequer procurar lances de contra-ataque.

©Bruno de Carvalho / Kapta+

Rodrigo Pinho já tinha sido a estrela da primeira parte, mas agora o avançado vivia numa galáxia bem distante da dos seus companheiros, que à medida que os minutos foram passando recuaram cada vez mais para a área de Amir numa situação que deixou o Tondela confortável com bola, também porque a entrada de João Mendes veio dar muita qualidade na posse da equipa beirã, que com remates de fora da área, cruzamentos e livres diretos tentou voltar pelo menos à igualdade. Aos 58', Rafael Barbosa ainda acertou nos ferros, com Amir a conseguir o desvio e esse foi um sinal definitivo de recolher insular.

Lito Vidigal já tinha mostrado no passado conforto para jogar nestas situações e perante o assédio tondelense e a inferioridade numérica o Marítimo não hesitou em encurtar linhas e em quebrar o ritmo de jogo - Amir foi muitas vezes ao chão com queixas (é o nosso menos na caixa abaixo). Até final, o Tondela tentou mesmo tudo, teve mais uma excelente ocasião por João Pedro e outra por Jaume Grau, mas não conseguiu ultrapassar a forte barreira do Marítimo, que em 45 minutos de futebol procurou jogar o mínimo possível, mas acabou por festejar a primeira vitória na Liga NOS 2020/21.

jogos históricos
U Sábado, 26 Setembro 2020 - 15:30
Estádio do Marítimo
André Narciso
2-1
Rodrigo Pinho 34' 45'
Pedro Augusto 43'

ESTÁDIO

Estádio do Marítimo
Lotação10 565
Medidas105x68
Inauguração1957
Lances Capitais
18´
GOLO INVALIDADO Marítimo
Ficam dúvidas na posição de Rodrigo Pinho
34´
GOLO Marítimo!
Rodrigo Pinho marca
Rodrigo Pinho marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
43´
GOLO CD Tondela!
Pedro Augusto marca
Pedro Augusto marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
45´
GOLO Marítimo!
Rodrigo Pinho marca
Rodrigo Pinho marca o seu 2º golo na prova (2 jogos)
Positivo
Classe de Pinho

É um dos avançados de qualidade da nossa Liga e Lito Vidigal percebeu isso quando colocou o brasileiro no onze. A aposta dificilmente podia ser mais certeira. Dois golos de classe numa exibição de enorme qualidade, não só no aspeto ofensivo, mas também defensivamente. Qualidade técnica, finalização e trabalho no melhor em campo.

Negativo
Outra vez no chão, Amir?!

Foi assistido quatro vezes! Se estava mesmo com dores pedimos desculpas, mas foi um exagero e não promove o futebol. A segunda parte teve muitas paragens e grande parte delas para assistir o iraniano, que na baliza teve uma boa exibição, mas neste aspeto merece nota negativa.

Forma
Marítimo
2020/2021
2J
1V
0E
1D
2-3G
CD Tondela
2020/2021
2J
0V
1E
1D
2-3G
O Árbitro

Bom trabalho da equipa de arbitragem num jogo com alguma agressividade. Destaque para o vermelho bem mostrado a Fábio China.

Fotografias(23)

Liga NOS: Marítimo x CD Tondela
Liga NOS: Marítimo x CD Tondela
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
MARÍTIMO
EMPATE
CD TONDELA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Lito
2020-09-29 09h53m por ___5CP___
A provocar inveja ahahah so aziados
CS Maritimo
2020-09-26 21h11m por VerdeRubro
Feliz pelos 3 pontos.

Sobre o anti-jogo há muitos anos que defendo que todos os jogadores assistidos pela equipa médica sem admoestação ao adversário, perda de sentidos ou sangue exposto deviam ficar fora de campo 5 minutos, no caso do guarda redes um central cumpria a penalização.
Imaginem se cada vez que nós nos magoamos no nosso dia a dia nos atirássemos para o chão a rebolar à espera que alguém viesse nos socorrer.

Aquilo que os jogadores de futebo...ler comentário completo »
CSM
2020-09-26 20h37m por NunononRio
Não sei porque o marítimo tanta azia provoca, independente de ter um treinador super defensivo o emblema o clube é muito superior e com certeza que vai ficar no meio da tabela. Mas concordo que é vergonhoso fazer anti jogo mesmo com menos um jogador na segunda jornada e concordo que o Amir aprendeu com o Charles esse teatro. Outra nota negativa o péssimo relvado, anos que se arrasta e ninguém resolve, tem um estádio novo e um relvado de distrais .
_MantoApredejad o_
2020-09-26 18h40m por VSC_1922_
E não digo que não. Aliás acho que este ano as equipas reforçaram-se muito bem e vamos ter dos campeonatos mais competitivos dos últimos anos. À partida vai haver menos autocarros.
_MantoApedrejad o_
2020-09-26 18h27m por VSC_1922_
Sim está a mudar para melhor, mas ainda há estas exceções que têm que ser eliminadas do nosso campeonato.
Lito Vidigal
2020-09-26 18h09m por VSC_1922_
Este treinador é do pior que há na nossa liga. Depois olham para o nosso futebol de canto, porque será? Porque temos cancros destes infiltrados cá.
Anti-jogo
2020-09-26 18h09m por SCBFAN
Tem de começar a haver mão pesada ou isto simplesmente nunca vai acabar. 4 vezes assistido pela equipa médica é só nojento e demonstra a falta de carácter do treinador. À 3 vez q um jogador pedisse assistência médica devia ser obrigado a sair do jogo já q não está em condições de continuar.
Um_portista_qua lquer
2020-09-26 18h06m por SCB1375
Já dizia o Carlos Carvalhal no Canal 11: Portugal deve ser o país onde os guarda redes se lesionam mais. Com o Lito Vidigal no comando, os guarda redes tem sempre lesões provocadas pelo vento.
MO
CSM
2020-09-26 18h05m por monarca13
Jogo muito sofrido, feliz pela vitória mas triste pela atitude de anti jogo especialmente na segunda parte. Só mais uma nota, Getterson nem nas distritais, simplesmente horrível.
Lito Vidigal
2020-09-26 18h04m por SCB1375
Ja começam a faltar as palavras para descrever o quão fraco é este senhor como "treinador". Inacreditável como ele consegue tornar todos os jogos nos piores que esta liga pode ter.
Porque, epah
2020-09-26 18h03m por Um_portista_qualquer
Eu entendo que uma equipa nas últimas jornadas do campeonato faça umas coisas destas quando está em risco e se apanha a ganhar um jogo. Aliás, a única utilidade do lito é msm essa
Agora, na segunda jornada?
SO
Lito Vidigal
2020-09-26 17h56m por Sogoul24
O maior mete nojo do campeonato. Como é que continua a ter emprego é algo que me ultrapassa.
Não acrescenta nada à liga, antes pelo contrário.
PE
Um_portista_qua lquer
2020-09-26 17h55m por PeterSundays
Concordo. O Lito continua a ser uma espécie de cancro da nossa Liga. Passeia-se naquela atitude de ser superior, que na verdade tem uma carreira abaixo de mediana.

As suas equipas jogam constantemente um futebol deplorável, o género de mentalidade do "vamos fazer o suficiente". A prática de anti-jogo rima com este treinador. Enfim, vai cumprindo, sendo despedido aqui e ali e continua a trazer o seu triste futebol para todos os lados. O sonho de todos os adeptos de futebol. . . ahahah
Lito
2020-09-26 17h42m por Um_portista_qualquer
É uma vergonha de treinador. O Amir pediu assistência médica 4 vezes na 2ª parte. Repito, 4 VEZES. O Makaridze o ano passado era igual

OUTRAS NOTÍCIAS

Voleibol
Último duelo contra o Colégio Efanor
Está tudo tratado no Campeonato Nacional. Ao quinto jogo, o FC Porto selou o tetracampeonato ao vencer o Colégio Efanor por 3-0, no Dragão Arena.