placardpt
PSG está na final da Champions

C’est magnifique!!!

2020/08/18 22:00

Já tínhamos candidato há muito, agora ele virou finalista. O PSG foi muito mais forte, banalizou o Leipzig na meia-final teoricamente mais dividida, ganhou por 3x0 e confirmou a presença na final da Liga dos Campeões. 

Equilíbrio virou desequilíbrio 

O PSG tem mais e melhores individualidades, mas esperava-se, também por tudo o que aconteceu na eliminatória anterior, algum equilíbrio na Luz. Começou nessa toada a meia-final, mas os 45 minutos iniciais tiveram muito mais de Neymar e companhia do que outra coisa. Habitualmente dominador, o Leipzig esteve estranhamente passivo e pagou caro. 

Claro que essa atitude do conjunto alemão teve muito a ver com as escolhas inicias de Tuchel e com a forma como o técnico as organizou. Paredes, suplente na eliminatória anterior, jogou mais perto de Marquinhos, orientou a construção a partir de trás e o PSG arranjou soluções para todos os gostos no centro do campo. Neymar recuou e desequilibrou, Mbappé jogou mais adiantado e também fez a cabeça em água à defensiva adversária. Tudo bem pensado e ainda melhor executado. 

Mas qualquer grande equipa tem de encontrar outras soluções quando a bola corrida não resulta em golo. O PSG encontrou o sucesso na bola parada. Di María, tantas vezes decisivo na Luz, voltou a provar que há poucas canhotas tão bem oleadas no momento de assistir. Cruzamento teleguiado, movimentação perfeita de Marquinhos e cabeceamento ainda melhor. Já nessa altura o Leipzig pouco conseguia construir. 

Tuchel teve de controlar a euforia ©Getty /

Os alemães não começaram mal, mas apagaram-se à medida que a primeira parte foi correndo. Sergio Rico, habitual suplente, pouco trabalho teve e só numa transição a defesa parisiense tremeu. Mas o grande passe de Olmo, o bom trabalho de Laimer na faixa direita e a boa movimentação e remate de Poulsen foram uma amostra demasiado curta para quem costuma criar tanto. 

Se o meio-campo do PSG teve toda a liberdade para criar, tal a atitude pouco proativa do Leipzig no momento de pressionar, o ataque limitou-se a aproveitar um par de erros e inseguranças. Gulácsi borrou a pintura na construção a partir de trás e Di María aproveitou, depois de uma assistência brilhante de Neymar. Que maneira artística e brasileira de seguir para o intervalo!

Foi só chegar ao terceiro 

Habituado a mexer no jogo a partir do banco, Nagelsmann trouxe sangue novo para a segunda parte. Forsberg e Schick foram um upgrade em relação a Olmo e a Nkunku, mas apenas durante os primeiros minutos. O Leipzig obrigou o PSG a jogar bem perto da sua baliza, mas, também aí, os franceses estiveram intransponíveis. Thiago Silva e Kimpembe, o passado, o futuro e o presente na retaguarda. Ninguém passou por ali!

Mas quem comete os erros que o Leipzig cometeu...Nem foram assim tantos, mas foram suficientemente graves. O que resulta no terceiro golo do PSG, o golo que acabou verdadeiramente com o jogo, é particularmente grave e, ao mesmo tempo, uma lição para quem poucas vezes tinha chegado a esta fase. Mukiele escorregou, ficou a pedir falta, a defesa alemã confiou num possível toque, que não existiu, e Bernat, no alto do seu 1,77, apareceu na área sozinho para cabecear rumo à glória. 

A partir desse momento, o jogo entrou numa toada completamente morna. O PSG não fez muito para aumentar o score, Neymar até teve tempo para escorregar e desperdiçar uma transição possivelmente fatal e o Leipzig limitou-se a procurar um golo que lhe desse alguma honra. Ninguém a pode tirar a esta equipa, depois de um percurso tão bom, mas segue para a final a melhor equipa, indiscutivelmente. 

U Terça, 18 Agosto 2020 - 20:00
Estádio do Sport Lisboa e Benfica
Björn Kuipers
0-3
Marquinhos 13'
Ángel Di María 42'
Juan Bernat 56'
Estádio do Sport Lisboa e Benfica
Lotação64 642
Medidas105x68m
Inauguração2003
Lances Capitais
13´
GOLO Paris SG!
Marquinhos marca
Marquinhos marca o seu 2º golo na prova (10 jogos)
42´
GOLO Paris SG!
Ángel Di María marca
Ángel Di María marca o seu 3º golo na prova (8 jogos)
56´
GOLO Paris SG!
Juan Bernat marca
A Chave

Golo de Bernat

O Leipzig procurava qualquer coisa com as substituições. Um golo, primeiro que tudo, que pudesse reabrir a discussão do marcador. Ainda assim, Bernat aproveitou um erro defensivo grave e acabou com qualquer dúvida. 

O Árbitro

Esteve bem ao não assinalar fora de jogo no lance do primeiro golo, sendo que o maior mérito é, obviamente, do auxiliar. Esteve bem ao não assinalar falta no lance do terceiro golo. Foi, acima de tudo, uma arbitragem adulta de um dos melhores, o holandês Kuipers. 

O Melhor
Plano saiu perfeito

Belo trabalho de Tuchel na abordagem à partida. Soube dar a liberdade certa a Neymar e a Mbappé e, acima de tudo, esteve bem ao juntar Paredes a Marquinhos. A construção do PSG foi quase sempre bem feita e o argentino esteve irrepreensível no passe. 

O Pior
Meia parte a ver jogar

Não se esperava um Leipzig com tantos receios e com tão pouca vontade de correr o mínimo risco. Parar Neymar e Mbappé não é fácil, mas o caminho que Nagelsmann escolheu não foi o mais acertado. Os melhores, e este jovem alemão já provou que é de uma casta muito confiável, também falham. 

Forma
RB Leipzig
2020/2021
0J
0V
0E
0D
0-0G
Paris SG
2020/2021
0J
0V
0E
0D
0-0G
Sabia que...by playmaker stats
Última final europeia de uma equipa francesa: Marseille, na Liga Europa, em 2018
Desde 2004 que uma equipa francesa não disputava a final da Champions (Mónaco)
Equipas francesas em finais da Taça/Liga dos Campeões:
Stade Reims
Saint-Étienne
Marseille
Mónaco
PSG
3.ª final europeia do PSG:
1996 Taça Taças, Rapid Wien
1997 Taça Taças, Barcelona
2020 Champions
PSG faz história: 1.ª presença numa final da Liga dos Campeões

Fotografias(14)

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
RB LEIPZIG
EMPATE
PARIS SG

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
BestInTheWRLD
2020-08-19 11h01m por MisticaEncarnada
É como quando se muda de fila e vamos sempre para a maior hahah
Realmente, há ali uma malapata qualquer. . .
Podiam ter ganho em 2016 ou 2017, salvo erro, mas houve aquele penalty contra o Real. . . como equipa não tenho dúvidas que a Juve foi superior nessa eliminatória mas depois as individualidades fizeram a diferença.
EgoFragil
2020-08-19 10h01m por slbmeireles
Por exemplo dizer que pana e aek não tem historia quando tem 20 e 12 titulos cada um, é ridiculo.
Então por essa logica o Sporting tambem nao tem historia, porque tem quase metade dos titulos do benfica.
EgoFragil
2020-08-19 09h58m por slbmeireles
Não se trata de quem mais tem titulos. Primeiro estás a falar de ligas que praticamente ninguem conhece. Mas de qualquer das maneiras, não se trata de quem tem mais titulos, mas se sao clubes com historial e que lutam sempre la em cima.
Ivr1vsc
2020-08-19 02h12m por zecic
Sim. Tens razão. Na verdade era outra liga, a "Gauliga" (uma espécie de competição tipo estadual) mas depois do Nazismo foi considerada como campeonato austríaco oficial nesse período. E quem ganhava apurava-se para o campeonato alemão. Daí esse facto curioso de terem sido campeões em 2 países num ano. Deve ser mesmo um facto único.
Ivr1vsc
2020-08-19 01h52m por zecic
Durante boa parte do período da Alemanha Nazi, a Áustria uniu-se à Alemanha. As competições desportivas foram unificadas daí clubes austríacos disputarem as competições alemãs.
Avalanche27
2020-08-19 01h41m por RD_t0p07
Nos últimos 10 anos as equipas portuguesas não estiveram mal na Europa . O Porto ganhou uma liga Europa , numa final entre Porto - Braga . O Benfica foi a duas finais da liga Europa também .
Agora nos últimos 3/4 anos , as equipas francesas estão melhores que as tugas? Sim , sem dúvida.
Os orçamentos da liga francesa , são superiores aos da tuga , para não falar no orçamento do PSG xD
Penso que as equipas portuguesas se acomodaram imenso , principalmente o Benfi...ler comentário completo »
EgoFragil
2020-08-19 00h59m por Rui_Malheiro1998
Na verdade não. Até pela própria base do zerozero o Hertha de Berlim está listado como tendo 2 campeonatos alemães e o Bayern como tendo 29 títulos da Bundesliga. Também o Mundial de Clubes e a Taça Intercontinental são consideradas competições diferentes uma vez que os formatos são radicalmente diferentes
EgoFragil
2020-08-19 00h12m por Rui_Malheiro1998
Portanto, o suposto PSG ''sem História e que não é ninguém sem o dinheiro árabe'' teve mais títulos de campeão do que os ''super históricos'' Belenenses e Boavista e em menos tempo HAHAHAHA
EgoFragil
2020-08-19 00h06m por Rui_Malheiro1998
Não, verifica os factos por favor. O Hertha Berlim nunca ganhou a BUNDESLIGA (ou seja, a liga federal e totalmente profissional que começou em 1962) como mencionei explicitamente. O Union Berlim nunca ganhou a Bundesliga unificada; apenas conquistou títulos de campeão na defunta Alemanha de Leste (e alegadamente apenas devido a ser o clube do regime)
slbmeireles
2020-08-18 23h57m por iSMURF4
Estou a falar historicamente. . . têm menos ligas que Genova, Torino, Bologna. . é sempre estranho (pelo menos para mim) para um clube da capital.
iSMURF4
2020-08-18 23h51m por slbmeireles
Em italia não é bem assim, apesar de as suas equipas da capital não terem assim tantos titulos, estão sempre la em cima na disputa.
EgoFragil
2020-08-18 23h48m por slbmeireles
Exato, a alemanha tem 2 equipas da sua capital com 2 campeonatos cada, tal como o PSG tinha. Mas lá está é raro ver equipas que não sejam da capital a não ter um grande historial de titulos.
JO
slbmeireles
2020-08-18 23h46m por Josec78
"Aliás admira-me é como um clube da principal cidade de frança demorou tanto a construir a sua história. Porque se pensares nas capitais de todos os países tem um grande clube com grande historial, e França não tinha. "

O PSG só foi fundado em 1970 precisamente para dar a Paris um clube que pudesse lutar por títulos.

https://www. zerozero.pt/text. php?id=5219
slbmeireles
2020-08-18 23h43m por iSMURF4
Não só França. . . . mesmo Itália e Alemanha os clubes da capital não têm tanto sucesso como as de outras cidades.
slbmeireles
2020-08-18 23h43m por Rui_Malheiro1998
Menos a Alemanha em que o Hertha de Berlim não é ninguém xD Nunca ganhou a Bundesliga nem fez algo digno de registo na Champions
Rui_Malheiro199 8
2020-08-18 23h38m por slbmeireles
Mas ninguem disse que não podem fazer historia. Mas uma coisa é fazer historia outra bem diferente é ter historia.
A equipa com mais campeonatos em França é o saint etiene, hoje em dia muitos se calhar nem conhecem. Mas nao quer dizer que não tenha feito história no seu pais. O PSG está a construir a sua hoje em dia. Aliás admira-me é como um clube da principal cidade de frança demorou tanto a construir a sua história. Porque se pensares nas capitais de todos os países tem um grande clube com grande historial, e França não tinha.
slbmeireles
2020-08-18 23h28m por Rui_Malheiro1998
A História é bonita e romântica (acredita, sou um apaixonado pelo estudo de História) mas não ganha nada no presente; um livro de História nunca deu um pontapé numa bola. Para mais há dois pontos a salientar:
1. aqueles que já têm a sua História feita não são os únicos com direito a escrevê-la
2. aqueles que já têm História nem sempre a tiveram; tiveram de começar a escrevê-la em algum momento. Também os clubes ''sem História'' têm o direito de a começar. Por exemplo, até m...ler comentário completo »
lvr1vsc
2020-08-18 23h27m por slbmeireles
Isso influenciou mas nao so isso. O facto da massa adepta ter se mantido maior parte no Porto Sporting e Benfica, fez com que os investimentos fossem parar a essas equipas, para alem disso em Portugal existe uma centralizaçao nas cidades do Porto e Lisboa, mas isso é em tudo não só no futebol.
E isso não vai mudar, a menos que chegue um investidor a uma delas. Mas sinceramente so vejo 1 investidor entrar em 5 possiveis equipas, Braga, Guimaraes, Academica, Boavista e Belenense...ler comentário completo »
Semfanatismos
2020-08-18 23h25m por Kurika
Eh pa, ao menos escreves "francês" sem cedilha, por favor.
Tem piada que só pegas ns grandes, mas não nos pequenos/médios, onde França ganha claramente a Portugal.
Portugal só teve 4 clubes a passar uma fase de grupos europeias nos últimos 15 anos. França teve o triplo!
Mas já sabemos que um valor de um campeonato é só feito dos grandes, o resto não interessa.
Kurika
2020-08-18 23h21m por Rui_Malheiro1998
Adoro como nunca nos entendemos em relação ao valor dos clubes portugueses mas nestas coisas lê-mos da mesma página xD
Kurika
2020-08-18 23h20m por slbmeireles
Não é um tondela mas é um boavista. Estava numa das principais cidades do pais, ia fazer umas classificações mais o menos, e la ganhou 1 campeonato pelo meio, mas isso não fez do Boavista um grande de Portugal.
lvr1vsc
2020-08-18 23h20m por Kurika
Sim, e o Rio Ave e o Lech Poznan já estiveram em finais europeias como o PSG em 97 e 98? E nas meias da LC como o PSG esteve em 95?
Uma coisa é sermos românticos, outra coisa é mostrar bastante ignorância. Portas-te como um miúdo que começou a ver bola aí em 2005 ou 06, OK, tudo bem, não há mal nisso. Mas admite logo se for esse o caso.
*
2020-08-18 23h18m por iSMURF4
Alex o gordo. . . e o Maxwell tbm.
Arshavin_Gunner
2020-08-18 23h17m por iSMURF4
Pochettino, Marcelo GALLARDO (lol nao sabia), Luyindula, Diego Lugano, Pastore, Menez, Nenê, Thiago Motta e o "cepo do Liverpool - Sakho!

xD
slbmeireles
2020-08-18 23h15m por Kurika
Uma coisa é dizer que não tinham grande historial. Outra coisa é dizer que eram um Tondela.
Acho pertinente a referência ao Chelsea que fizeram atrás. Há 15 anos, o Chelsea era visto como o paradigma do clube de plástico e era quase universalmente odiado. Entretanto, mantiveram-se no topo e uma nova geração já não olha para eles assim, já os vêem como um clube de topo naturalmente. Isso acontecerá com PSG e City também, se estes mantiverem qualidade. Depois, aparecerá outro clube para odiar. . .

OUTRAS NOTÍCIAS

Futebol Sul-Americano
Triunfo do RB Bragantino sobre o Racing Club
Quatro jogos, três vitórias e uma derrota. É este o balanço, até ao momento, do RB Bragantino na Copa Sudamericana. A equipa comandada por Pedro Caixinha esteve em ...