placardpt
    FC Porto empata contra Aves

    Procura-se um líder que convença

    2020/06/16 23:27

    De que serve ter toda a posse de bola quando não se faz o que é preciso com ela? O líder FC Porto voltou a não conseguir uma exibição ao nível do lugar que ocupa, voltou a estar bem longe disso, e desta vez largou mesmo pontos preciosos nesta cada vez menos entusiasmante (ainda que mais equilibrada) luta pelo campeonato. Contra todas e quaisquer expectativas, o lanterna-vermelha Aves travou os dragões e manteve o resultado a zeros. E não terá sido por falta de laterais que os portistas não marcaram nem venceram...

    Sérgio Conceição fez uma série de mudanças na equipa, surpreendeu até no esquema tático, mas os novos nomes e a mudança na formação não conseguiram esconder a falta de criatividade da equipa no seu todo, contra um Aves que foi muito competente na principal tarefa da equipa de Nuno Manta Santos: evitar sofrer.

    O FC Porto dominou a posse de bola, passou a esmagadora maioria do jogo na grande área adversária e até teve direito a um penálti logo no primeiro tempo (Fábio Szymonek travou o remate de Zé Luís). Nada disso bastou, porque o resto do que se pedia aos dragões foi quase tão vazio como as bancadas. Nos longos descontos finais houve tudo-por-tudo portista, mas a última linha de resistência avense continuou firme até ao último apito de Xistra e segurou um ponto precioso para uma equipa em desespero.

    Muita bola e poucas ideias

    Sem Manafá e Telles (castigados), a juntar ao lesionado Marcano, Sérgio Conceição tinha mesmo de mexer no setor defensivo. E quais seriam as soluções? Tomás Esteves? Diogo Leite? Mbemba? Corona? O treinador escolheu... todos eles. Promoveu a estreia de Esteves na Liga, colocando-o à direita (correspondeu, até ser substituído), colocou Leite à esquerda, mantendo a dupla Pepe-Mbemba no centro, e subiu Corona no terreno. Talvez ainda mais surpreendente: Danilo, Soares e Marega estavam no banco.

    ©Liga Portugal

    O Aves entrava em campo com apenas 13 pontos, um registo dramático e que deixava a equipa a poucos passos da descida (continua a estar, apesar da surpresa) e a jogar contra a equipa do extremo oposto. Nuno Manta Santos juntou mais um defesa para formar uma linha de cinco, que procurava estar próxima da linha de meio-campo e ganhar as bolas ao meio-campo ofensivo portista. Com um trio bastante móvel, composto por Luis Díaz, Otávio e Corona, o FC Porto teria - na teoria - argumentos para ser bem mais criativo do que foi logo nesse primeiro tempo. Os remates eram bloqueados, as bolas eram perdidas, até que logo depois do quarto de hora de jogo caiu do céu uma ocasião de golo, servida em bandeja de prata: Carlos Xistra viu falta numa saída de Fábio Szymonek perante Otávio, Zé Luís teve o golo no pé esquerdo... e permitiu a defesa do guardião brasileiro.

    A posse de bola era esmagadoramente favorável aos portistas (76% durante o primeiro tempo), imaginava-se que tal como essa ocasião surgiu, surgiriam outras, mas o FC Porto não descobria as linhas de passe no último terço. Corona ia definindo bem, mas aparecia pouco, Zé Luís exibia-se a baixo nível lá na frente, e não só pelo penálti falhado. Só num pontapé de canto o golo voltou a pairar, mas Pepe cabeceou ao lado, e uma outra jogada de perigo iminente foi interrompida por suposta falta de Tomás Esteves, que surgia em zona ofensiva.

    Uma primeira parte que desiludia, e muito.

    Último suspiro sem festejo

    A entrada do FC Porto no segundo tempo foi bem melhor, mas nem era preciso muito para o ser. Começaram a surgir jogadas bem construídas, em particular uma entre Sérgio Oliveira, Corona e Luis Díaz, mas o colombiano não conseguiu bater a resistência do guardião adversário, tal como poucos minutos depois. Pertenciam a Díaz as ocasiões que tanto tinham escasseado, faltava a definição.

    Sérgio Conceição olhou para o banco em busca de possíveis soluções e viu-as nos homens que melhor conhece. Um deles, Moussa Marega, foi o primeiro a entrar, e Tomás Esteves o primeiro a sair. Perdia-se um lateral que dava profundidade (bem mais do que o adaptado Leite), perdia-se também parte do Corona que se ia vendo, já que o mexicano passava a ter também obrigações defensivas. Marega aparecia no flanco direito, sem conseguir também ele descobrir o caminho para a baliza. Aos 69', recebeu a bola vinda de Corona e atirou para mais uma defesa de Szymonek.

    ©Liga Portugal

    Com bolas paradas não ia lá, com troca de bola também não, nem sequer na sempre ameaçadora meia-distância de Sérgio Oliveira. Juntaram-se ao campo Soares e o jovem Vítor Ferreira, para uns últimos minutos de sufoco sem eficácia. O FC Porto desesperou na busca do golo, não deixou o Aves respirar, mas Soares cabeceou ao lado, Szymonek voltou a brilhar perante Marega (belo passe de Vítor Ferreira) e não houve soluções para o líder.

    Assim, o Benfica vai a Vila do Conde sabendo que pode igualar os 64 pontos dos dragões.

    U Terça, 16 Junho 2020 - 21:15
    Estádio do Clube Desportivo das Aves
    Carlos Xistra
    0-0
    Estádio do Clube Desportivo das Aves
    Lotação6 230
    Medidas105x67
    Inauguração1981
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 27
    A Chave

    Minuto 19: Zé Luís bate um penálti pouco convincente (em todos os sentidos) e Fábio Szymonek responde bem com uma boa defesa.

    O Árbitro

    Demasiada tendência para puxar do apito. O penálti é no mínimo duvidoso (parece-nos demasiado forçado), mas pelo menos a equipa de arbitragem foi mantendo o critério... um critério demasiado apertado. Muitas dúvidas também numa falta assinalada a Tomás Esteves (num lance em que a bola entrou na baliza mas já com o lance interrompido).

    O Melhor
    Última linha da resistência

    Não se pode pedir muito mais a uma equipa que está no lugar em que está. O Aves permitiu que o FC Porto jogasse muito subido no terreno, mas conseguiu segurar o resultado até ao fim, com o guarda-redes Fábio Szymonek a destacar-se em particular.

    O Pior
    Falta de criatividade

    A nível individual também, mas acima de tudo a nível coletivo. A equipa de Sérgio Conceição construiu muito poucas jogadas entusiasmantes num jogo em que encostou o adversário às cordas durante longos períodos. Pede-se muito mais ao líder do campeonato nacional.

    Forma
    CD Aves
    2019/2020
    29J
    4V
    2E
    23D
    27-59G
    FC Porto
    2019/2020
    48J
    33V
    6E
    9D
    91-41G

    Fotografias(29)

    Liga NOS: CD Aves x FC Porto
    Liga NOS: CD Aves x FC Porto
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    CD AVES
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Campeonato
    2020-06-18 00h24m por kropotkin
    Achava que o campeonato devia terminar a meio e que o título fosse entregue a quem ia na frente. Mas agora percebo que isso teria sido injusto. Uma equipa que empata com o último, que não consegue vencer dois ou três jogos seguidos no campeonato não pode ser campeã.
    Angelo
    2020-06-17 17h47m por petitor
    Concordo com o teu comentario, infelizmente acho que vai voltar ao sistema habitual. Neste momento já nem quero muito saber disso so espero que ganhem os jogos todos, para sermos campeões
    PORTO II
    2020-06-17 17h42m por petitor
    No proximo jogo insistia na tactica, não esteve totalmente mal, faltou mais dinamica inicialmente, mais pressão alta, e sobretudo ter 1 PL que faça golos.

    Marchesin (Eu Colocaria Diogo Costa)
    Manafa ou Tomás Esteves - Gostei do Tomás mas o Manafa nesta fase talvez tenha mais andamento
    Mbemba
    Pepe (Eu poria Diogo Leite)
    Alex Telles
    Sergio Oliveira - 6
    Vitor Ferreira - 8
    Otavio - 10
    Corona - ED
    Luis Dias - EE
    ler comentário completo »
    AN
    Petitor
    2020-06-17 17h42m por angelothetruth
    Sabes qual é a leitura que faço, e’ que o treinador tem está forma de jogar de ontem como último recurso e que é um modelo pouco treinado, porque vemos que é um modelo bom, não maravilhoso mas que permite a todos os jogadores renderem colectivamente muito mais mas não está aperfeiçoado não está limado os jogadores não estão habituados a jogarem em triangulações, tabelas, passe curto, desmarcacoes, mas ve-se claramente que tem tudo para ser explorado infelizmente não vai ser porque retira ...ler comentário completo »
    AN
    Continuação
    2020-06-17 17h33m por angelothetruth
    Um bom exemplo é o LOUM, custou 7. 5M, foi um pedido seu, segundo o treinador e um jogador que ele mesmo foi buscar ao Braga, o Loum no Moreirense com Ivo Vieira mostrou a mesma qualidade e potencial que Pote ou Racic demonstram no Famalicão, um jogador forte na recuperação de bola, rápido na saída e progressão, um jogador que poderia evoluir quer a 6 ou com treino mais específico para um box to box, chegou em Janeiro do ano passado e mal jogou, está época tem oscilado entre a bancada e...ler comentário completo »
    Porto
    2020-06-17 17h32m por petitor
    Agora mais a frio antes do jogo eu fui dos que aplaudi o 11 inicial, e continuo a aplaudir, faltou dinamica a alguns jogadores, pois a equipe esta demasiado automatizada para o sistema de 4 4 2 com a exploração da profundidade, mas ontem já se viu uma ideia diferente.
    O quarteto defensivo esteve bem, Esteves saiu meio fatigado ou lesionado, mas esteve bem para uma estreia e Leite tambem. Centrais nada a dizer.
    Sergio Oliveira jogou a 6, esteve muito bem, a comandar o j...ler comentário completo »
    AN
    Blueman
    2020-06-17 17h11m por angelothetruth
    Tenho que concordar, entendo a ideia do SC quando ordena que os avançados e os extremos joguem assim, porque dessa forma não permite a equipa contrária jogar em marcação ao homem MAS o grande problema é que quando as oportunidades são criadas os avançados como disseste bem não estão na área, estão a cruzar, ou quando estão na área estão a vir das alas para depois finalizar no centro, quando a equipa precisa de correr atrás do resultado isso inverte-se e os avançados jogam no meio e os extre...ler comentário completo »
    SO
    Blueman
    2020-06-17 14h17m por SomosPorto1989
    Em relação ao Tomás concordo consigo e não foi de longe nem de perto dos piores nem foi dos melhores mas esteve razoável, começou um pouco mal mas aos poucos começou-se a mostrar mais e esteve razoável e isso das pontuações também acho tanto credível como muitas das análises do zerozero por ex. o goalpoint atribui uma nota melhor ao Zé Luís que ao Mbemba (que nem teve tanto trabalho mas não comprometeu em nenhum lance) e que o Tomás Esteves.


    Em relação ao SC mantenho o ...ler comentário completo »
    SO
    JAOF
    2020-06-17 12h56m por SomosPorto1989
    Para alguns não importa se o Porto joga bem ou ganha ou se os avançados precisam de 20 oportunidades para marcar um, importa é apenas vir cascar no treinador. Ainda antes do jogo quando se soube da revolução do 11 eram os adeptos a dizer que se calhar era um impostor no lugar do SC que fez o 11 e que estava no banco e no fim os comentários desses mesmos já eram "SC rua", até me custa que haja adeptos que queiram que a equipa perca só mesmo para vir malhar no treinador e a ver se se é corrido,...ler comentário completo »
    GP
    Manta Santos Treinador de Distritais
    2020-06-17 11h51m por gp13
    Treinador horrível que em 3 equipas como treinador consegue rebaixar 2 equipas e quase rebaixar o Marítimo. Treinador horrível, retranqueiro, a mostrar autocarros como não se viam há 20 anos. Erradiquem este Manta Santos da 1 liga e levem juntamente o Pepa e o Petit e entreguem os lugares deles a treinadores como Luís Freire, Rui Quinta ou Sérgio Vieira que põe equipas a jogar bom futebol.
    5CP
    2020-06-17 11h12m por Solash
    Sabes porque é que muitos miudos não renovam com o Porto? Porque a maioria sabe que dificilmente vai jogar. Se apostarem regularmente neles, a renovação surge quase automaticamente. Isso acontece em qualquer clube e em Portugal temos o caso do Sporting, ainda agora apostaram no Quaresma e o miudo já renovou . .
    O Negocio que é o futebol . . .
    2020-06-17 11h01m por Solash
    Já lá vai o tempo em que os titulos valiam mais do que o dinheiro. . Ontem tivemos o exemplo disso. Para quando uma aposta seria dos miudos do FCP? Ontem deu para ver claramente que o Tomas Esteves deveria jogar desde o inicio da epoca. . mas enquanto não renovou. . .
    Os miudos que estão no banco têm mais fome, mais garra, mais vontade de mostrar serviço que a maioria dos que lá andam . .
    Num passado muito recente tinhamos avançados claramente superiores a qualquer equipa d...ler comentário completo »
    .
    2020-06-17 10h53m por Tiki-Taka_
    A falta de creatividade é de qualidade na finalização é o que leva o porto a fzr jogos como este. Não podemos criticar a linha defensiva pk estiveram mt bem em jogo assim como o Sérgio Oliveira. O Luís diaz estava a aparecer muitas vezes na zona de finalização mas tentava sempre com o pé esquerdo quando podia dar mais um passo e fuzilar de direito. O Zé Luís estava num dia não. Gostei mt do Tomás esteves e do Diogo leite e devem ser apostas regulares assim como o Fábio Silva já que não há nenhum avançado melhor. . .
    Pessoal a queixar-se do "autocarro"
    2020-06-17 10h31m por tcb9277
    É tão ridículo, é como qualquer equipa portuguesa jogar contra o Liverpool e jogar à defesa e ser criticada por isso.

    Como se fosse ilegal jogar futebol defensivo.

    Uma equipa que quer ser campeã já sabe à partida que tem de enfrentar equipas de menor dimensão e que usam as armas que têm para tentar disputar o jogo.

    Se nem com um penalty inventado lá vão, então toca a culpar o adversário por jogar à defesa.

    Tenho pena de o Sp. Bra...ler comentário completo »
    Choradinhos. . .
    2020-06-17 09h40m por AcaroInformatico
    Ora. . . n~~ao vejo jogos do FCP, e como tal, somente soube do resultado agora.

    0-0. . . ?!?

    Ah ahahahahahhahahahahhahahhahhah aahhahahahahhah. . .

    Já estou a chorar de tanto rir!!!
    JO
    Treinar penaltis
    2020-06-17 08h12m por Josec78
    Treinar penaltis era para ontem! Nunca vi uma equipa assim. . .
    Todos os jogadores, antes do final dos treinos diários, deviam marcar uma grande penalidade contra o guarda redes principal e outra contra o suplente. Não era uma grande sobrecarga física e já se justificava há algum tempo.
    BlankSpace
    2020-06-17 02h12m por JustaCausa
    Hoje foi dos melhores jogos do porto para o campeonato, assim de outro nível acima deste só o jogo contra o Benfica
    Sera que vimos o mesmo jogo?
    2020-06-17 01h52m por JustaCausa
    Perdemos pontos. . . tudo bem. No entanto entre este jogo e os outros onde ganhamos mas não jogamos puto até preferi ver este onde jogamos melhorzinho mas nao chegamos ao golo.
    Eu só vejo adeptos da pipoca aqui, queixavam-se que era a meter o Esteves e os putos todos que iamos ganhar isto tudo. Afinal mete-se o Esteves e os putos e perdemos pontos , já agora a culpa nem foi dele e até fez um bom jogo, agora afinal quem é o culpado? É o roupeiro? O SC? O PdC? Neste jogo ninguem teve...ler comentário completo »
    *
    2020-06-17 01h45m por MisticaEncarnada
    Razões
    Caros Portistas
    2020-06-17 01h44m por MisticaEncarnada
    Descansem, amanhã a saga continua. . .
    Bem sei que é entediante, nós, Benfiquistas sentimo-nos na mesma. Agora imaginem se estivéssem atrás com a possibilidade de serem campeões, saberem que não o iam ser e já desperdiçaram pontos sificientes nos últimos jogos que dava para terem uns 5 pontos de avanço nesta altura. E ainda que esperam novo empate ou derrota contra o Rio Ave.
    Antecipando-me já, fal do jog9 de amanhã. Eu só espero que o Benfica amanhã não perca para não ...ler comentário completo »
    BlankSpace
    2020-06-17 01h29m por PIAF
    Eu já à pouco escrevi que não foi jogada de perigo visto que ela começou numa lateral e a falta foi ai, não tem absolutamente nada haver com um lance perto da baliza ou no centro da grande área e que se faz golo . neste para ser golo ainda teve que ir para os pés dos Diaz la para dentro da grande área. portanto não tem cabimento algum os que estás a dizer. isso é puro fanatismo.
    BlankSpace
    2020-06-17 01h22m por PIAF
    Meu caro quanto á veracidade do meu clube eu já o mostrei e continuo a mostra por isso tenho Emblema bem à vista de todos e se quiseres eu digo-te mais , tenho um cachecol do CDCP sempre a acompanhar-me para onde eu vá . Agora deixa-me também dizer-te uma coisa , és muito fraco de espirito quando só consegues gostar de um clube , que eu nem sei se isso é gostar mesmo ou se não é fanatismo. Eu posso me dar ao luxo em dizer que sou fertil de espirito e por isso eu tenho lugar em mim para gos...ler comentário completo »
    10
    Sérgio Conceição
    2020-06-17 01h17m por 10Valdo
    Aqueles comentários depois jogo são só ridículos. Se o aves jogasse assim continuamente, ficaria na liga.
    Contra a equipa mais fraca, literalmente 11 condenados em campo e mais um empate.
    O que vale é que o Benfica amanhã também não ganha, nem nos outros jogos ganhou e, acima tudo, muita sorte têm estes dois clubes em não haver mais 1 ou 2 dos clubes de maior calibre em Portugal, senão o 1 lugar seria, confortavelmente, de outra equipa.
    Jovens
    2020-06-17 01h14m por RicardoFranco
    Por incrível q pareça gostei de ver praticamente todos a jogar. Não sou fã do Bruno Costa, acho q temos bem melhor, mas acho q temos uma boa quantidade de jovens craques em mãos e ainda mais a chegar. Eu acredito q eles poderão reerguer o Porto no futuro. Gostava de ver o Porto em 4-3-3 novamente, são mtos médios de qualidade, espero q continuem a evoluir pq estes miúdos não foram campeões da Europa à toa. Foram os jovens da formação q ergueram o nosso rival e acho q podem ser eles q nos...ler comentário completo »
    BlankSpace
    2020-06-17 01h12m por PIAF
    ;eu caro não era jogada de perigo , para já ela estava a ser jogada pela lateral antes do passe para o Diaz por isso não tinha perigo e ai o árbitro não viu a falta mas para isso estão lá os assistentes como o nome indica são precisamente para assistir o árbitro quando ocorre uma falta perto dele e o árbitro não ve e por isso não apita e assim eles (os assistentes)marcam-na.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Brasileiro
    Destaque
    Na sequência do desastre no Rio Grande do Sul
    A Confederação Brasileira de Futebol anunciou, esta quarta-feira, a suspensão das próximas duas jornadas do Brasileirão. A decisão surge depois do pedido de ...