placardpt
Rio Ave bateu Moreirense por 0x1

Separados por 11 metros

2020/06/12 21:05
E1

O Rio Ave está de regresso aos triunfos e de volta à luta europeia depois de vencer o Moreirense pela margem mínima, quebrando a série impressionante dos cónegos de sete jogos sem perder. Os vilancondenses foram muito superiores na primeira metade, mas a resposta dos homens da casa também se fez sentir na segunda parte. No final das contas, acabou por ser a linha de onze metros a separar as duas equipas, com a grande penalidade de Taremi a revelar-se decisiva.

Ricardo Soares, satisfeito com a série de sete jogos sem perder e com o triunfo na visita ao Boavista, trocou apenas uma peça e porque teve mesmo de ser - Luther rendeu Gabrielzinho, que está emprestado pelo Rio Ave. Já Carvalhal, trocou cinco peças e passou a jogar com dois avançados declarados, talvez em busca da eficácia que pediu na conferência de antevisão.

Penálti trouxe justiça

Depois do desaire inesperado na receção ao Paços de Ferreira, o Rio Ave entrou forte e dominador em Moreira de Cónegos desde o primeiro minuto, assumindo a posse e a iniciativa de jogo. Sem bola, pressionavam alto, perturbando a saída do Moreirense e quando a tinham, mas a perdiam, a reação era imediata. Foi precisamente dessa forte reação à perda que surgiu o primeiro lance de perigo do jogo, com Gélson Dala a atirar forte para defesa apertada de Pasinato a um remate que ainda sofreu um desvio.

Taremi marcou o único golo da partida ©Liga Portugal
Do outro lado, o Moreirense jogava mais recuado e na expetativa, à espera de um erro que teimava em não surgir. Mesmo quando conseguiam a recuperação, falhavam na saída, caindo quase sempre na teia montada pelos vilacondenses, e nem a subida do bloco nos minutos finais trouxe melhorias. A única exceção foi mesmo um remate em jeito de Luther Singh, aos 20 minutos, que conseguiu algum espaço junto à quina da área, mas Kieszek estava atento e defendeu para canto.

O domínio dos homens de Carvalhal era claro, faltavam apenas as oportunidades de golo, perante um Moreirense confortável em organização defensiva. A oportunidade chegou graças à pressão alta, que permitiu recuperar em zona proibida. A bola sobrou depois para Mané, que picou com classe para Taremi, que foi derrubado em falta, no interior da grande área, por João Aurélio. Chamado a converter, o avançado iraniano não desperdiçou e inaugurou o marcador.

Faltavam dez minutos para o recolher obrigatório, mas o marcador não sofreria alterações, ainda que o Rio Ave tenha voltado a dispor de uma boa hipótese, mas a barreira defensiva da casa travou o remate de Dala.

Aguentar até ao fim

Ricardo Soares não estava satisfeito, começou por lançar Abdu Conté para o lugar de D’Alberto e a segunda parte começou diferente da primeira. O Moreirense subiu o bloco e procurava responder à desigualdade com outra presença no meio-campo ofensivo. Ainda assim, faltavam as oportunidades e o técnico deu novo sinal à equipa com a entrada de Nuno Santos para o lugar do médio defensivo Fábio Pacheco.

Reação do Moreirense fez-se sentir ©Liga Portugal
 O Moreirense pressionava agora muito mais alto para impedir a saída curta de um Rio Ave que estava agora reduzido ao contra-ataque para chegar à baliza adversária, num jogo mais partido e caótico. Ora, Carvalhal não estava a gostar e laçou prontamente Piazón e Nuno Santos para tentar reverter a situação e refrescar as alas.

As mudanças de Carvalhal não surtiam efeito - técnico ainda lançou Tarantini para tentar recuperar o controlo -, ao contrário das trocas de Ricardo Soares, que via o Moreirense crescer cada vez mais nada partida. Cresciam os cónegos, mas eram os vilancondenses a aproveitar no contra-ataque, com Piazón (em duas ocasiões) e Nuno Santos a ficarem perto do segundo.

O ritmo estava altíssimo, com as duas equipas em constantes aproximações às grande áreas adversárias, mas o resultado não se viria a alterar, nem mesmo com a subida de Pasinato junto da baliza contrária em cima do apito final.

jogos históricos
U Sexta, 12 Junho 2020 - 19:00
Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas
Jorge Sousa
0-1
Mehdi Taremi 36' (g.p.)

ESTÁDIO

Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas
Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas
Portugal
Moreira de Cónegos - Guimarães
Lotação6 153
Medidas104x68
Inauguração2002
Positivo
Intensidade

Talvez não seja exatamente igual - não é certamente - e talvez até já se tenha sentido a diferença de ritmo em relação ao que acontecia no passado em várias partidas, mas não foi o caso em Moreira de Cónegos. Moreirense e Rio Ave apresentaram-se a todo o gás e protagonizaram um duelo disputado a bom ritmo até ao último minuto. 

Negativo
Primeira metade cónega

O pior da partida foi mesmo a incapacidade ofensiva demonstrada pelo Moreirense na primeira metade. A equipa corrigiu ao intervalo e apresentou-se completamente diferente, mas nos primeiros 45’, o recuo a juntar à falta de capacidade para contornar a teia vilacondense tornou a equipa presa fácil.

Forma
Moreirense
2019/2020
29J
9V
9E
11D
39-38G
Rio Ave
2019/2020
34J
17V
8E
9D
51-32G
O Árbitro

Arbitragem segura de Jorge Sousa, que manteve o critério e decidiu bem na grande penalidade, o lance capital da partida.

Fotografias(25)

Liga NOS: Moreirense x Rio Ave
Liga NOS: Moreirense x Rio Ave
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
MOREIRENSE
EMPATE
RIO AVE

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
GS
Moreirense 0 Rio Ave 1
2020-06-12 21h45m por GSCGrandeamor
Resultado muito importante da equipa do Rio Ave que desta forma mantém viva a esperança de ir à Liga Europa.
Já o Moreirense está tranquilo na tabela e este resultado não terá consequências na objetivo: Manutenção.

OUTRAS NOTÍCIAS

FC Porto
Treinador do FC Porto dissertou sobre momento
Treinador do FC Porto puxou dos galões para falar dos sete anos ao serviço do clube e ainda falou do «timing» da sua renovação, antes do ato eleitoral