placardpt
Tondela e Marítimo anularam-se

Uma casa que é assombrada

2020/02/09 17:07
E0

No futebol costuma-se dizer que é mais fácil jogar em casa, com o apoio dos nossos adeptos e em terrenos conhecidos. O Tondela é a exceção à regra. Na tarde deste domingo, os beirões não foram além de um nulo frente ao Marítimo e reforçaram o estatuto de pior registo caseiro do campeonato, aumentando para cinco jogos sem conhecer o sabor da vitória na condição de visitado.

Escassez em oportunidades

Com a nuvem que paira no Estádio João Cardoso, os beirões queriam inverter a tendência dos resultados em casa. A equipa tem uma clara dificuldade em jogar perante os seus adeptos e ninguém consegue explicar bem porquê. 

Ambos os guarda-redes tiveram pouco trabalho na primeira parte ©Rogério Ferreira / Kapta+

Do lado dos insulares, José Gomes quis mexer no estado de espírito da equipa, numa altura em que os resultados vão demorando a aparecer e começa a notar-se alguma intranquilidade. O maior exemplo disso foi o último resultado, onde permitiram a primeira vitória fora de um adversário que, até então, contava apenas com derrotas como visitante. 

Por essa razão, apostou na estreia de Xadas, e logo a titular. E foi dos pés do reforço de inverno que nasceu a primeira, e única, grande oportunidade da primeira parte para o Marítimo. A equipa madeirense começou melhor, beneficiando de uma estratégia que parece ter apanhado os auriverdes de surpresa.

A liberdade no ataque ia trocando as voltas aos defesas do Tondela. Correa, Nanu e Xadas jogavam no apoio a Rodrigo Pinho e apareciam ora de um lado, ora de outro, dificultando as marcações. Foi assim que o domínio foi durando até o Tondela começar a assumir as rédeas do jogo. 

Os homens da casa encostaram o adversário à sua baliza, mas sempre sem grande critério. O melhor que fizeram foi uma ameaça de Richard Rodrigues que Amir- manteve a confiança de José Gomes depois do erro- defendeu para fora.

Pobre. É a palavra indicada para descrever a primeira parte. As equipas saíram para o intervalo com o sentimento que podiam ter feito mais.

A atitude foi outra, o resultado foi o mesmo

Os intervenientes voltaram sem alterações nos onzes, apenas na atitude. O Tondela ameaçou, Ricardo Alves cabeceou com perigo, o Marítimo respondeu com Diego Moreno. Registou-se uma ligeira melhoria na qualidade de jogo, mas não o suficiente para encher as medidas.  

Adeptos tondelenses não veem uma vitória caseira desde novembro ©Rogério Ferreira / Kapta+

Os treinadores refrescaram o ataque, mas faltava critério dos dois lados. Xadas e Correa perderam destaque no segundo tempo e foram substituídos por Maeda e Joel Tagueu. Natxo lançou Ricardo Valente, em estreia frente à sua antiga equipa, mas também não foi o reforço tondelense que fez a diferença. 

Aparentemente satisfeito com o resultado, José Gomes retirou Rodrigo Pinho e reforçou o meio-campo com Bambock. As tarefas ofensivas ficaram a cargo de Nanu, em contra golpes rápidos facilmente controlados pela defesa dos beirões. 

Até ao fim, o Tondela ainda tentou, mas faltou muito. O Estádio João Cardoso continua a ser um palco pouco feliz para os homens de Natxo González, já que continuam a ser a pior equipa a atuar em casa.

jogos históricos
U Domingo, 09 Fevereiro 2020 - 15:00
Estádio João Cardoso
André Narciso
0-0

ESTÁDIO

Estádio João Cardoso
Lotação5 000
Medidas105x68
Inauguração2008
Positivo
Mudança de atitude que quase dava frutos

Quando as equipas deram o pontapé de saída na segunda parte, foi notória a mudança de mentalidade. A preocupação era outra e esperava-se que alguma equipa acabasse por chegar ao golo. Não aconteceu graças à falta de definição no último terço, mas fica a intenção.

Negativo
Quando não gostamos de ser anfitriões

Começa a ser preocupante a incapacidade do Tondela em conseguir bons resultados caseiros. A equipa tem apenas uma vitória, e logo frente ao Sporting, mas, fora essa, tem sido um percurso complicado no Estádio João Cardoso.

Forma
CD Tondela
2019/2020
22J
6V
6E
10D
18-28G
Marítimo
2019/2020
25J
5V
12E
8D
24-33G
O Árbitro

André Narciso esteve seguro durante toda a partida, beneficiando de um encontro sem grandes casos.

Fotografias(15)

Liga NOS: Tondela x Maritimo
Liga NOS: Tondela x Maritimo
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
CD TONDELA
EMPATE
MARÍTIMO

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
EAinda não foram registados comentários...

OUTRAS NOTÍCIAS

Voleibol
Último duelo contra o Colégio Efanor
Está tudo tratado no Campeonato Nacional. Ao quinto jogo, o FC Porto selou o tetracampeonato ao vencer o Colégio Efanor por 3-0, no Dragão Arena.