placardpt
      Chegou ao fim a série vitoriosa do Braga

      Erro pagou-se caro na Pedreira

      2020/02/08 20:08

      A série de triunfos do Braga chegou mesmo ao fim e não houve recorde de vitórias na Pedreira, muito por culpa de um erro crasso de Bruno Viana que mudou o rumo de um jogo aparentemente controlado e serviu de ímpeto para o Gil Vicente arrancar o empate (2x2). Vítor Carvalho estreou-se e foi a grande figura do encontro ao apontar os dois golos da turma de Barcelos.

      Alguém viu o Gil?

      Rúben Amorim trocou apenas duas peças em relação ao triunfo sobre o Sporting - Trincão e Palhinha para os lugares de Fransérgio e Galeno - e a motor manteve-se bem oleado. Os guerreiros assumiram desde cedo a posse que tem sido apanágio do jovem técnico e não tardaram a incomodar, por intermédio de Horta e de David Carmo, que ficou a centímetros de inaugurar o marcador.

      Expulsão de Bruno Viana alterou o rumo do encontro ©Vítor Parente / Kapta+
      A equipa do Gil parecia não ter entrado em campo, mostrava-se incapaz de criar ofensivamente - remate tímido de Sandro Lima foi a única exceção - e foi sem surpresa que chegou o primeiro golo do Braga. Excelente combinação entre Ricardo Horta e Paulinho, com o avançado a temporizar e a entregar atrasado para a finalização certeiro do companheiro. Um lance perfeito de ataque posicional, que serviu de mote para o segundo, agora por intermédio de Ricardo Esgaio, que recebeu uma sobra já dentro da grande área, matou de peito e atirou para mais um golo de belo efeito na Pedreira.

      O jogo era de sentido único e até já se começava a pensar na possibilidade de uma nova goleada tal era a passividade gilista, mas Bruno Viana estragou os planos… Já perto do intervalo, o defesa falhou um domínio fácil, Naidji recuperou, arrancou na direção de Matheus e quando se preparava para atirar, mesmo à entrada da grande área, foi travado em falta por Viana, que acabou expulso. Os estragos não foram maiores porque Matheus brilhou entre os postes e defendeu o livre, mas o Gil animou e ganhou alento para a segunda metade.

      Uma estreia de ouro

      Depois de baixar Palhinha para central nos minutos finais do primeiro tempo, Rúben Amorim optou por lançar o reforço Bruno Wilson ao intervalo para o lugar de André Horta, mantendo a linha de três centrais e chamando Ricardo Horta e Trincão várias vezes a um meio campo agora dominado apenas por Palhinha. Apesar da estratégia bracarense, e tal como se previa, foi o Gil a entrar melhor e a criar o primeiro lance de perigo, com um cabeceamento de Sandro Lima a rasar o poste.

      Gil Vicente recuperou desvantagem na segunda parte ©Vítor Parente / Kapta+
      Com o Gil Vicente mais ofensivo e o Braga reduzido a dez elementos, o jogo ficou partido e perigoso para as duas equipas, mas acabou sorrir aos homens de Vítor Oliveira. O estreante Vítor Carvalho - entrou no decorrer do primeiro tempo para o lugar do lesionado Soares - estava no sítio certo e reduziu a desvantagem pouco depois da hora de jogo, na recarga a um remate de Lino.

      Apesar do golo e da vantagem numérica do Gil, o duelo continuava dividido, com oportunidades de parte a parte e até era o Braga a criar mais perigo com as arrancadas de Trincão e Wilson Eduardo. No entanto e quando nada o fazia prever, o estreante Vítor Carvalho voltou a surgir no sítio certo e finalizou um cruzamento de Lourency, restabelecendo a igualdade no marcador a cinco minutos do fim do tempo regulamentar.

      Os últimos cinco minutos foram de intensidade elevada, com Esgaio a ficar a centímetros do golo e Bruno Wilson a impedir a reviravolta com um corte espetacular do outro lado do campo. Ainda assim, o marcador não voltaria a mexer e a série vitoriosa do Braga chegou mesmo ao fim.

      jogos históricos
      U Sábado, 08 Fevereiro 2020 - 18:00
      Estádio Municipal de Braga
      Rui Costa
      2-2
      Ricardo Horta 12'
      Ricardo Esgaio 22'
      Vitor Carvalho 65' 85'

      ESTÁDIO

      Estádio Municipal de Braga
      Lotação30 286
      Medidas105 x 68 m
      Inauguração2003
      Lances Capitais
      12´
      GOLO SC Braga!
      Ricardo Horta marca
      Ricardo Horta marca o seu 5º golo na prova (19 jogos)
      22´
      GOLO SC Braga!
      Ricardo Esgaio marca
      Ricardo Esgaio marca o seu 1º golo na prova (18 jogos)
      65´
      GOLO Gil Vicente!
      Vitor Carvalho marca
      Vitor Carvalho marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
      85´
      GOLO Gil Vicente!
      Vitor Carvalho marca
      Vitor Carvalho marca o seu 2º golo na prova (1 jogos)
      Positivo
      Um estreia para recordar

      Vítor Carvalho estreou-se graças a uma infelicidade de um colega, mas dificilmente podia ter corrido melhor. Dois golos completamente decisivos, que garantiram o empate e terminaram uma série de derrotas complicada para a turma de Barcelos.

      Negativo
      Bruno Viana

      Os erros pagam-se caro e o Braga pagou o erro crasso de Bruno Viana com o empate e o fim de uma série vitoriosa. Um lance aparentemente simples, que o defesa complicou sem qualquer necessidade.

      Forma
      SC Braga
      2019/2020
      38J
      25V
      6E
      7D
      74-43G
      Gil Vicente
      2019/2020
      26J
      8V
      8E
      10D
      28-33G
      O Árbitro

      Rui Costa teve um critério estranho ao longo do encontro, umas vezes mais largo e outras nem por isso, mas a verdade é que acertou no lance capital do jogo e acabou por não ter influência direta no resultado final.

      Fotografias(16)

      Liga NOS: SC Braga x Gil Vicente
      Liga NOS: SC Braga x Gil Vicente
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      SC BRAGA
      EMPATE
      GIL VICENTE

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Análise
      2020-02-08 20h12m por Renvia
      Vergonhosa arbitragem do árbitro do Porto Rui Costa, têm de pôr sempre árbitros do Puerto a arbitrar o mágico Braga fogo! O SC Braga foi muito melhor que o Gil, muito melhor! Resultado extremamente injusto e enganador, teve tantas mas tantas oportunidades para fazer o 3-0, e depois aquela do esgaio para o 3-2 ou o cabeceamento aos 94 do Palhinha salvo erro para defesa de Dennis!
      Enfim, Bruno Viana bem precisavamos dele para discutir o resultado com o benfica, só azares, o Rúben Am...ler comentário completo »

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Futebol Inglês
      Guarda-redes suplente foi herói do Man City
      Por um instante fugaz pareceu que Heung-min Son ia fazer o empate, tirando o título das mãos do Manchester City e deixando tudo em aberto para que o Arsenal fosse campeão, ...