placardpt
      Belenenses vence Portimonense no Jamor

      Família Varela dá pontapé na crise azul

      Num jogo de máxima importância para Belenenses SAD e Portimonense, duas equipas em posição delicada na tabela classificativa da Liga portuguesa, venceu aquela que menos erros cometeu e que mais oportunidades criou junto à área contrária.

      Um triunfo em tons de azul (2x1) com assinatura de Varela. Silvestre (tio) e Nilton (sobrinho) deram um autêntico pontapé na crise, deixando para trás um registo de 4 derrotas consecutivas. É um autêntico balão de oxigénio para a turma de Petit!

      Estado anímico refletido no campo

      Jogo entre duas equipas que chegavam a esta partida animicamente em baixo, em virtude de uma primeira volta longe do certamente imaginado pelas respetivas estruturas diretivas, e isso refletiu-se em campo. Poucas oportunidades, alguns erros e falhas na finalização. 

      Silvestre Varela dedicou golo a Tomás Ribeiro ©Bruno de Carvalho / Kapta+
      A expectativa era maior no lado do Portimonense para perceber quais as ideias de Bruno Lopes, homem escolhido para assumir o comando técnico dos algarvios após a saída de Folha, e a primeira imagem não foi muito positiva.

      Houve mudança de sistema - o 5x3x2 deu lugar ao 4x3x3 - e duas alterações no onze, com destaque para o regresso (penoso) de Jackson Martínez à titularidade, mas o essencial não sofreu alterações. Os algarvios soltaram-se tarde das amarras da depressão e faltou mais atitude na procura de um resultado positivo.

      De regresso a Jackson, avançado colombiano de créditos firmados no futebol português e de inegável qualidade, o camisola 9 sofreu uma entrada um pouco mais dura no começo da partida que complicou ainda mais a sua condição física. Chegou mesmo a ser confrangedor ver a sua presença em campo, sobretudo já numa altura em que a equipa precisava de alguém como ele a 80%, pelo menos. E com a sua saída, de facto, a equipa melhorou.

      A história escrita pelos Varelas

      'Quem não marca, sofre'. É uma expressão muito utilizada no meio futebolístico e acaba por merecer honras de destaque nesta crónica. Numa das melhores oportunidades que teve em todo o jogo, Bruno Costa, e depois Jackson, não conseguiu bater André Moreira, aos 40 minutos, e o Portimonense acabou por sofrer no minuto seguinte.

      Um passe teleguiado de André Santos acabou nos pés de Silvestre Varela e o mais velho dos Varelas em campo fez aquilo que os algarvios não conseguiram antes e aquilo que o próprio não conseguiu também em duas oportunidades que teve na primeira meia hora de jogo.

      Estreia amarga de Bruno Lopes no comando técnico do Portimonense ©Bruno de Carvalho / Kapta+
      No regresso para a segunda parte, Bruno Lopes tentou ajustar o meio-campo com a entrada de Fernando para o lugar de Pedro Sá, mas não foi isso que impediu o Belenenses SAD de chegar aos dois golos de vantagem.

      Jogada pelo corredor direito do tio Silvestre Varela para a boa finalização do sobrinho Nilton Varela. Em família. A resposta do Portimonense chegou por intermédio de Dener, aos 83 minutos, numa altura complicada para mudar o desfecho do jogo. Até porque se, com poucas ideias, é difícil marcar um golo, imagine dois... E, mesmo assim, Jadson teve tudo para fazer o 2x2 em cima do apito final.

      Com este resultado, o Belenenses SAD chega aos 18 pontos, passando a somar mais quatro do que o Portimonense, primeira equipa abaixo da linha de água.

      jogos históricos
      U Domingo, 26 Janeiro 2020 - 15:00
      Estádio Nacional do Jamor
      Carlos Xistra
      2-1
      Silvestre Varela 43'
      Nilton Varela 50'
      Dener 84'

      ESTÁDIO

      Estádio Nacional do Jamor
      Lotação37 593
      Medidas105x68
      Inauguração1944
      Lances Capitais
      43´
      GOLO Belenenses SAD!
      Silvestre Varela marca
      Silvestre Varela marca o seu 2º golo na prova (11 jogos)
      50´
      GOLO Belenenses SAD!
      Nilton Varela marca
      Nilton Varela marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
      84´
      GOLO Portimonense!
      Dener marca
      Dener marca o seu 4º golo na prova (12 jogos)
      Positivo
      Varela & Varela

      A exibição do Belenenses SAD não foi deslumbrante, longe disso, mas foi suficiente para que os azuis colocassem um ponto final numa série de quatro derrotas. Um triunfo moralizador e que se resume num apelido: Varela. O experiente Silvestre marcou e deu a marcar, curiosamente ao seu sobrinho Nilton.

      Negativo
      Quando não dá, não dá...

      Não é novidade para ninguém as limitações físicas de Jackson Martínez, evidentes nas dificuldades para correr de forma normal, entenda-se sem coxear, mas esta tarde essa condição agravou-se por culpa de uma entrada mais dura logo aos cinco minutos. Resistiu, mesmo quando não dava, por teimosia, e arrastou-se em campo durante 55 minutos.

      Forma
      Belenenses SAD
      2019/2020
      21J
      6V
      3E
      12D
      16-34G
      Portimonense
      2019/2020
      23J
      4V
      9E
      10D
      21-34G
      O Árbitro

      Arbitragem assertiva de Carlos Xistra, sem erros que condicionassem o destino do jogo.

      Fotografias(16)

      Liga NOS: Belenenses SAD x Portimonense
      Liga NOS: Belenenses SAD x Portimonense
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      B SAD
      EMPATE
      PORTIMONENSE

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      EAinda não foram registados comentários...

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Futebol Inglês
      Guarda-redes suplente foi herói do Man City
      Por um instante fugaz pareceu que Heung-min Son ia fazer o empate, tirando o título das mãos do Manchester City e deixando tudo em aberto para que o Arsenal fosse campeão, ...