placardpt
Empate no El Clasico deixa tudo igual

Não há pacto, mas não houve agressão

Notícia atualizada às 9h50 de 19 de dezembro

Grande dose política, enorme expectativa futebolística, mas zero golos. Barcelona e Real Madrid entraram no clássico igualados a nível classificativo e assim dele saíram, sem que alguém fosse capaz de fazer a diferença.

Foi, por isso, a equipa de Zidane a sair por cima. Houve oportunidades para ambos os lados, mas os merengues deram uma demonstração de personalidade e intranquilizaram um Barcelona que insiste em ser apenas uma sombra de todo o potencial de que dispõe. Valverde tem muito mais para espremer do que o que está à vista.

Grito de revolta, mas depois...

Dissociando desde o começo: há um extra-jogo, que não começou agora, que já tem anos e anos e que está em fase de ebulição, perante a vontade da Catalunha de ser independente; houve um pré-jogo, num dia de muito mediatismo, de revolta social e de gritos por independência, que se ouviram depois nas bancadas de forma impressionante; e houve o jogo, que é futebol e que nada teve a ver. Sendo um aglomerador de massas, seria um veículo político que acabava no apito inicial.

Benzema esteve perto do golo ©Getty /

E o começo até parecia indicar um Barcelona bem superior. A equipa de Valverde conseguia esticar o jogo com facilidade, quer pelos passes cortados de Ter Stegen, quer pela visão extraordinária de Messi. Só que não foram mais do que 15 minutos nesse ascendente.

Aos poucos, o Real Madrid começou a solidificar linhas. O meio-campo bloqueou o jogo curto de De Jong (sentiu a falta de Busquets) e as entradas de fora para dentro por parte dos laterais (Semedo foi novidade). Sergio Ramos fechou a esquerda, onde Messi estava em demasia. E Isco pautou todas as jogadas de ataque, qual cérebro multiplicado a encontrar caminhos para incomodar Ter Stegen, com contributo decisivo de Carvajal e Mendy para vários momentos de superioridade ofensiva.

Não se pode dizer que foi sentido único, longe disso, até porque Jordi Alba ia sabendo ler as ideias de Messi e, aqui e ali, criava bons sobressaltos nas bancadas. Ainda assim, muito mais exceção do que regra. O normal era o Real Madrid revelar maior sabedoria nas alturas de aplicar as suas fórmulas, ora em contra-ataque, ora em bolas paradas. Nota também para dois lances em que os merengues ficaram a reclamar dois penáltis sobre Varane, em lances divididos com Lenglet e Rakitic, aos quais o juiz não atendeu.

Valverde tinha de fazer algo e o intervalo era uma boa oportunidade.

Não o fez, mas não tardou. Perante um Real Madrid igualmente cómodo, o técnico dos culés tirou Nélson Semedo, baixou Sergi Roberto e lançou Vidal, com melhorias imediatas. Messi podia mesmo ter marcado, só que estranhamente trocou os pés.

Foi fugaz. Logo depois, Bale atirou à malha num bom lance de contra-ataque e os blancos tornaram a subir. O próprio Bale marcaria, mas seria anulado. E a seguir Suarez quase marcava na outra baliza. Assim, sim. Era a melhor fase do jogo e pedia golos, que tardavam.

Os jogadores não aguentariam muito mais o ritmo. Por isso, Zidane mexeu em duplicado e Valverde foi atrás, com Fati a dar mais dinamismo, mas pouco.

O jogo tornou-se amarrado porque aí, perante novas ameaças, passou a ser prioritário não sofrer e, como tal, houve mais contenção, mais faltas e menos futebol.

No fim, tudo igual.

U Quarta, 18 Dezembro 2019 - 19:00
Camp Nou
Hernández Hernández
0-0
Camp Nou
Camp Nou
Espanha
Barcelona
Lotação99 354
Medidas105x68
Inauguração1957
FaseCampeonato
JornadaJornada 10
A Chave

A forma como o Real Madrid cresceu no meio-campo logo depois das ameaças iniciais do Barcelona foram determinantes para que o jogo curto de De Jong e Rakitic não funcionasse. E resultou.

O Árbitro

Esteve sempre próximo das jogadas e sem problemas em aplicar o cartão para segurar o jogo. Nos lances mais quentes, em que os blancos reclamaram penálti, as decisões não pareceram as mais acertadas.

O Melhor
Atmosfera

Estivemos no estádio, pudemos assistir ao vivo a um dos maiores acontecimentos mundiais de futebol e é algo que qualquer adepto devia poder vivenciar uma vez. Um ambiente ímpar, num estádio monumental e num cenário belíssimo. Um regalo.

O Pior
17 anos depois...

Um jogo sem golos é como comida sem sal. Saboreia-se, mas nunca é a mesma coisa. Este jogo merecia-o, teve momentos para isso, mas, por uma razão ou outra, repetiu o que há 17 anos não se via: um clássico terminar empatado.

Forma
Barcelona
2019/2020
23J
15V
5E
3D
52-24G
Real Madrid
2019/2020
23J
13V
8E
2D
47-20G

Fotografias(12)

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
BARCELONA
EMPATE
REAL MADRID

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Peramanca
2019-12-19 18h22m por petitor
O Busquets já não e o mesmo, neste momento acho que o melhor meio campo seria o Vidal, Arthur e De Jong
RA
CreedEinsteinBr atton
2019-12-19 16h49m por ra1620
A venda foi por 30. 6 M cf. 1º semestre 18/19.
No RC anual 18/19, só é referida a participaçao em jogos oficiais p/ os 5, 095 m adicionais.
De acordo com o noticiado, isto vale até ao fim do contrato.
É um verdadeiro contrato por objectivos.
. . .
2019-12-19 16h24m por CreedEinsteinBratton
E isto dos 50j é até aos 200j logo estes objetivos, em princípio, significarão mais 20M a somar aos 35M da venda. Nelsinho será o lateral mais caro a sair de Portugal e top3 de sempre da nossa liga penso eu.
ra1620
2019-12-19 16h22m por CreedEinsteinBratton
Até tinha ideia que não era necessário ser jogos de carácter oficial, que os amigáveis também contavam. Tinha era de jogar pelo menos 45min.
RA
Aguia Encarnada
2019-12-19 15h23m por ra1620
Já facturámos 5. 095 M pelos 50 Jogos cf. RC 18/19.
e a cada 50 jogos são mais 5. 095 M.
Pogba e Mbappe
2019-12-19 15h15m por petitor
Não tenho dúvidas que a médio prazo serão jogadores do Real o Pogba será já em Janeiro.

Casemiro, Pobga e Valverde ficam com um meio campo compacto
Peramanca
2019-12-19 15h12m por petitor
E verdade que o real no geral tem melhor plantel que o barcelona, no entanto o Barcelona gastou imenso dinheiro em poucos jogadores que não se afirmaram como dembele, Coutinho e griezamm o que gastou nestes 3 dava para ter dado melhores opções ao plantel.

O Barcelona não fechou o rabiot e não fez um esforço maior pelo de Light. Tem o médio do Ajax na mira e ainda o vai perder para o Real, precisa de um novo técnico e uma visão mais apurada no mercado Messi não dura sempre
RA
Nelson Semedo 100 jogos oficiais
2019-12-19 15h09m por ra1620
pelo Barça, acho que são excelentes noticias para os cofres do Benfica.

É a única coisa que me interessa deste jogo

MA
Barça
2019-12-19 14h51m por Markes88
Parece-me que desde que o Real ficou sem Ronaldo que os jogadores do Barça pensam que o campeonato é um passeio.

É verdade que Valverde talvez não consiga conduzir o Ferrari, mas isso não explica tudo para perceber os níveis de motivação do plantel. . . .

Não vi este jogo, nem sequer tenho seguido liga espanhola, mas do teor dos comentários tudo aparenta que Valverde é quem mais tem a culpa por não ter mãozinhas naquele plantel. . . .

Do lado d...ler comentário completo »
Fanboys
2019-12-19 14h14m por Migas29
Não são capazes de apoiar o vosso ídolo ser desmerecer o rival?
100FANATISMOS
2019-12-19 14h09m por Migas29
"Podes chegar a final sem apanhar nenhuma equipa de jeito, ou podes lá chegar a apanhar equipas com estrelas lesionadas ou em baixo de forma" LOL. . .
Fases finais:
2013/14: Real (Schalke, Dortmund, Bayern e Atlético Madrid)
Barça (Manchester City, eliminado pelo Atlético Madrid)
2015/16 Real (Roma, Wolfsburg, Manchester City, Atlético Madrid)
Barça (Arsenal, novamente eliminado pelo Atlético Madrid)
2016/17 Rea...ler comentário completo »
Fede Valverde
2019-12-19 14h01m por petitor
Grande jogador que o Real tem naquele meio campo. Se juntarem Pogba, Mbappe e um extremo canhoto de real valor acho que o Real volta a ficar muito forte
VE
Barcelona-Real Madrid
2019-12-19 13h48m por velho_do_restelo
Não vou um grande jogo por parte do Barcelona, teve algumas situações de perigo mas nada de mais a unica equipa que quis ganhar e tenho que tirar o meu chapeu ao Real Madrid por muito que me custe escrever é a verdade este Barcelona de Valverde é um autentico degredo.
Apatico, sem ideias vive da genialidade de Messi quando Messi consegue ter um rasgo um um boa jogada colecvtiva consegue ganhar mesmo jogando em casa pensei que fosse um factor que podereria ser util ha equipa de Valverde m...ler comentário completo »
Migas29
2019-12-19 11h46m por mikev
Pior do que todos os comentários desse user, é a malta que ainda lhe dá bola.

Se o deixassem a falar para o boneco, talvez deixasse de dizer esses disparates. . .
100FANATISMOS
2019-12-19 11h08m por Migas29
Em primeiro lugar, Ronaldo foi para o Real Madrid jogar contra o melhor Barça da história. . .
Então, estás a querer-me dizer que 25 golos marcados na La Liga é não jogar nada. . . Tá certo
Dizes ser impensável ganhar uma La Liga com o Ronaldo, ganhou duas. . . O foco do Real Madrid sempre foi acima de tudo a Champions League, onde ganhou 4!
Já reparaste que só comparas esta prestação na Liga do Real Madrid à última em que esteve Ronaldo? É a que te convém falar, nã...ler comentário completo »
Jogo e comentários
2019-12-19 10h36m por Porto1985
Jogo deixou muito a desejar, fiquei desiludido do espetáculo mas principalmente da parte do Barça. . . . . o Real merecia ganhar! houve lances do Var incrivéis, o Real merecia ter 2 penaltys!
Vamos agora a Valverde, esse devia chamar-se Valzero, não vale nadinha, com aquela cara que faz parece que está de ressaca. . . . já não posso ver o Sergi Roberto no 11 🤦🏻‍ϓ 4;️
Artur nem convocado, Vidal dá 10-0 ao Sergi Roberto mas pronto é o que temo...ler comentário completo »
Barça
2019-12-19 01h25m por RD_t0p07
Entendo que o pessoal culpa o Valverde pelos maus resultados , mas as vezes não se pode culpar o homem por tudo . Não o estou a defender , atenção .
O Messi teve la uma chance de marcar golo e falhou escandalosamente , o Jordi Alba igual . Que culpa tem o valverde disso ? Mexeu mal na equipa ? Sim , mas não se pode culpar de tudo que aconteceu de mal no jogo.
Nota-se claramente a falta que Ronaldo faz no real , então nestes jogos é que se nota .
O real não tem u...ler comentário completo »
Inacreditável
2019-12-18 23h22m por pedropereira934
Que o Real Madrid não consiga ganhar a este Barca, que estando uma lástima está na frente do campeonato, embora em igualdade pontual. Para ser sincero este Real não me impressionou, é verdade que fez por merecer a vitória e dominou o jogo quase como quis, embora sem criar tantas oportunidades quanto isso. Um Liverpool ou City em dia sim espetavam 3 ou 4 batatas nesta equipa, que fez um jogo miserável. Antes de falar de qualquer jogador é vergonhoso que Bartomeu mantenha Valverde no cargo...ler comentário completo »
Caixa de comentários
2019-12-18 23h02m por Migas29
Dou-me de caras com tantos tesourinhos em artigos quer do Barça ou da Juve. . . Só rir
Dicussões Fanboys
2019-12-18 23h01m por Migas29
Estas discussões entre fanboys do Messi e fanboys do Ronaldo são tão ridículas. . . É com cada barbaridade que se diz aqui. . . Ou distorcem factos . . . Ronaldo marcava pouco em clássicos? LOL. . . Com Ronaldo, era impensável a conquista do campeonato espanhol? Really? Real Madrid ganhou o campeonato espanhol em 2016/17 onde Ronaldo não jogou nada? Tá certo. . . Ou decidem babar o seu jogador favorito por tudo e por nada (nem preciso dizer quem é, todos sabemos a quem me refiro)
Peramanca
2019-12-18 23h00m por O_Mentalista
Sempre imparcial nos seus comentários, gosto muito de vê-lo comentar.
Peramanca
2019-12-18 22h43m por boixos_nois
Sem desculpar VAlverde claro, mas Arthur ficou de fora por lesão. Nada de estranhar esta exibição do Barcelona, o melhor mesmo é o Real ser Campeão para sair Valverde de vez, e esquecerem os milhões que enterraram em Coutinho, e os de Dembélé a ver vamos.
O Fifaforever
2019-12-18 22h04m por Rui_Malheiro1998
é o maior revisionista que já vi na minha vida. Parece uma paródia do 1984 do Orwell
Barcelona
2019-12-18 22h03m por petitor
Precisa de um novo treinador urgente. Guardiola era um sonho, mas este Valverde é muito mau.
Pode tentar dar o dembele e o griezmann é trazia o Mbappe que será o futuro melhor do mundo.
Tentava o Gabriel Jesus para PL
E um 6 de top também como Rabiot e o sonho do miúdo jogar no Barcelona.
E tentava também o de light e suplente na juventus.

Ter stegen
Nelson semedo
Pique
De light
Jordi alva
Rabiot ou Weigl ou Rú...ler comentário completo »
Jogo
2019-12-18 21h41m por sweetdreams
Jogo péssimo da parte do Barça (Valverde. . ). O Real sufocou o Barça muitas vezes. Messi e Piqué os melhores do Barça. Jogo péssimo do Suarez, que muitas vezes joga muito mal mas lá disfarça a exibição com 1 golo mas hoje nem isso. O Griezmann também esteve muito mal.
12

OUTRAS NOTÍCIAS

FC Porto
Palavras na conferência de imprensa
Depois de ter assinado por quatro temporadas com o presidente que está de saída, o atual técnico portista deixou algumas indicações sobre a sua ...