placardpt
      Brasil bateu o Paraguai nos penáltis

      Adeus, fantasma!

      2019/06/28 03:53
      E3

      É o fim do fantasma do Paraguai! Depois de novo empate a zero no tempo regulamentar, o Brasil conseguiu finalmente mudar o final da história, com um triunfo conquistado nos pontapés de grande penalidade que carimbou a passagem às meias-finais da competição. 

      Sem Casemiro e com Fernandinho debilitado, Tite optou por Allan a titular e viu a sua equipa passar por muitas dificuldades no primeiro tempo. Na segunda parte, a história foi outra, mas a bola não entrou e o jogo teve mesmo de ser decidido da marca de onze metros.

      Ao nível do Relvado

      O Brasil começou muito bem, com dois remates a abrir – Firmino permitiu a defesa em excelente posição – e a encontrar espaços na defesa adversária, mas foi sol de pouca dura...

      O Paraguai apresentou uma estratégia muito bem delineada por Eduardo Berizzo, que apostou na marcação homem-a-homem para anular as principais referências canarinhas, sem medo de recorrer à falta e à espera do erro dos brasileiros. A aposta foi bem sucedida, ainda que com uma grande ajuda por parte do estado deplorável do relvado, que não beneficiava em nada as características da seleção brasileira.

      O relvado estava em péssimas condições ©JEFERSON GUAREZE / Getty Images
      Se o início promissor fez lembrar a goleada diante do Peru, o passar do relógio fazia cada vez mais lembrar o duelo com a Bolívia. Apesar do domínio da posse de bola, as dificuldades no último terço por parte dos comandados de Tite eram visíveis - muito dependentes da incorporação de Dani Alves ou Felipe Luís para destabilizar - e foi o Paraguai quem ficou muito perto de inaugurar o marcador.

      Na sequência de um pontapé de canto conquistado pela boa pressão individual, Pérez encontrou Derlis González sozinho na grande área e o antigo avançado do Benfica obrigou Alisson a uma grande defesa para evitar a surpresa no marcador. Até ao recolher obrigatório, houve melhoria na canarinha, mas exigia-se mais na segunda parte.

      Missões distintas

      Tite percebeu que o jogo pedia a intervenção dos laterais em zonas mais ofensivas e promoveu a entrada de Alex Sandro para o lugar de Felipe Luís. Ora, não foi da esquerda, mas foi da direita e através da subida do lateral, que surgiu nova chance de inaugurar o marcador.

      Dani Alves surgiu em excelente posição e obrigou Balbuena a recorrer à falta para o travar. O árbitro Roberto Tobar ainda apontou para a marca da grande penalidade, mas mudou a decisão depois de consultar o VAR, tendo assinalado livre e consequente expulsão para o defesa paraguaio. Na sequência do livre direto, Dani Alves falhou o alvo por muito pouco.

      O Brasil tentou de tudo para evitar os penáltis ©JUAN MABROMATA / Getty Images
      O Brasil já tinha mostrado melhorias no reentrar, mas a expulsão tirou definitivamente o Paraguai da discussão pela triunfo no tempo regulamentar. A canarinha estava agora mais subida – os craques brasileiros conseguiam finalmente receber a bola em zonas mais avançadas e promover desequilíbrios no um-para-um - e as oportunidades sucediam-se.

      Oportunidade atrás de oportunidade, os comandados de Tite tentaram de tudo, mas a história parecia teimar em repetir-se, com bolas a rasar os postes, bolas aos postes e grandes defesas a segurar o nulo e a levar o jogo para grandes penalidades.

      Na marca dos onze metros, o Paraguai começou da pior forma, com Alisson a conseguir defender o primeiro pontapé, mas Firmino deixou tudo igual ao falhar o alvo. De forma inglória e depois de uma bela exibição, Derlis González também rematou ao lado mas desta vez Gabriel Jesus não falhou e pôs fim à maldição!

      jogos históricos
      U Sexta, 28 Junho 2019 - 01:30
      Arena do Grêmio
      Roberto Tobar
      0-0

      ESTÁDIO

      Arena do Grêmio
      Arena do Grêmio
      Brasil
      Porto Alegre (RS)
      Lotação55 662
      Medidas105X68
      Inauguração2012
      Positivo
      ​Derlis González
      Derlis não teve muita bola, mas aproveitou cada um dos lances. O antigo jogador do Benfica esteve muito perto do golo na única oportunidade de que dispôs, soube fugir aos defesas adversários, defendeu quando teve de o fazer e desempenhou na perfeição o plano delineado por Berizzo, com uma bela exibição individual.
      Negativo
      VAR

      O VAR foi uma inovação excelente para o mundo do futebol. Veio ajudar a reduzir a dúvida e o erro humano, mas na Copa América necessita claramente de melhorar. A demora é grande em todos os lances em que se utiliza a tecnologia, muitas vezes com quatro e cinco minutos de espera, demasiado quando há um espetáculo à espera para recomeçar.

      Forma
      Brasil
      2019
      8J
      5V
      3E
      0D
      21-2G
      Paraguai
      2019
      8J
      1V
      4E
      3D
      8-10G
      O Árbitro
      O critério nos amarelos nem sempre foi igual, ainda assim, Roberto Tobar decidiu bem nos dois lances capitais, não assinalando penálti para o Brasil. O amarelo a Arthur na reta final pareceu exagerado.
       
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      BRASIL
      EMPATE
      PARAGUAI

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Brasil. . .
      2019-06-28 06h02m por GERRARDandRONALDINHO
      Willian tem de ser titular nesta equipa. . .
      Se é para improvisar/"forçar" um Extremo-Direito que seja Willian e não Gabriel Jesus. Gabriel Jesus ou joga a 9 ou a Extremo/Ala-Esquerdo. Ele precisa das duas opções de drible, caso contrário não consegue "explodir" e ir até à linha de fundo.
      Já que é para insistir em combinar e justapor Coutinho e Firmino na posição 10 (um a jogar de costas, outro na construção e no remate) que se faça justiça à verticalidade e eficácia de cruz...ler comentário completo »

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Futebol Brasileiro
      Equipa de Artur Jorge comunicou decisão
      Óscar Romero e Diego Hernández, médios do Botafogo, não vão viajar com a equipa para o Peru, onde na próxima quinta-feira a equipa de Artur Jorge vai ...