placardpt
Vitória SC e Nacional empatam

Uns foram à primeira parte, outros à segunda

2019/05/05 22:03
E1

Uma metade de jogo de domínio vitoriano, embora com apenas um golo, uma metade com uma claque a demonstrar a falta que fez na primeira e com a reação do Nacional a valer um ponto arrancado a ferros. O Vitória continua a dar passos muito curtos no objetivo europeu, o Nacional ainda acredita no milagre da permanência.

Tantos ausentes na primeira metade

Entrada avassaladora dos vitorianos, perante um estádio bem mais silencioso do que o habitual. A razão? O protesto planeado pelos White Angels, sempre os principais contribuintes para os cânticos no recinto e que não marcaram presença na primeira metade do jogo, como forma de contestarem as arbitragens recentes. A tarja deixada no local que lhes é destinado - "Onde anda a verdade desportiva?" - era bem clara, o silêncio naquela zona era desconfortável, como queriam que fosse.

Não viram, por isso, o Vitória a dominar as incidências desde cedo e, depois dos primeiros avisos de Dodô e Rochinha, Tozé a converter uma grande penalidade que deixava a equipa da casa em vantagem. 11 minutos apenas, os vimaranenses confortáveis, o Nacional quase tão ausente como a claque vitoriana. 

©Catarina Morais / Kapta +

Os madeirenses precisavam de fazer muito mais para mostrarem que pertencem a esta Liga e o revés que o Vitória teve ainda antes da meia hora de jogo podia bem ter dado o alento desejado. Wakaso a travar Kalindi em falta, a sair lesionado... e a ver o segundo amarelo enquanto era transportado em maca. 

Uma expulsão caricata, um Vitória desfalcado e um Nacional a não encontrar a melhor forma de aproveitar a situação. Mesmo com dez, o Vitória ameaçava e só não marcava mais porque Guedes não dava a sequência desejada na frente.

Golaços, incerteza, emoção

Lá entrou a claque para a segunda metade, que além de mais repartida teve os momentos mais altos do jogo. O Nacional tentava mostrar mais jogo contra dez, até o conseguia, mas não conseguia descobrir o caminho para a baliza de Miguel Silva. O Vitória, a jogar na expectativa, continuava ameaçador mesmo quando limitado a contra-ataques.

©Catarina Morais / Kapta +

Davidson ameaçou muito cedo, o Nacional via o hipotético empate pairar com um lance em que Osorio quase colocou na própria baliza e com uma suposta falta de Pedro Henrique em que o árbitro nada viu e os pontos altos do encontro viriam depois.

Tudo pareceu ficar resolvido quando Florent, já ao minuto 78', brilhou com um remate de longe que Daniel Guimarães não conseguiu travar, mas Diogo Coelho fez o mesmo na baliza oposta, relançou a partida... e bem perto do fim apareceu a cabeça de Alhassan a recompensar a insistência do Nacional e a arrancar o empate de forma emocionante.

Sim, o Vitória mantém-se em lugar que vale acesso à Europa - face à não inscrição do Moreirense -, mas continua a não conseguir resultados de candidato.

jogos históricos
U Domingo, 05 Maio 2019 - 20:00
Estádio D. Afonso Henriques
Jorge Sousa
2-2
Tozé 11' (g.p.)
Florent Hanin 78'
Diogo Coelho 82'
Ibrahim Alhassan 90'

ESTÁDIO

Estádio D. Afonso Henriques
Lotação30 000
Medidas105 x 68 m
Inauguração1965
Lances Capitais
11´
GOLO V. Guimarães
Tozé marca de grande penalidade!
Tozé marca o seu 8º golo na prova (30 jogos)
78´
GOLO V. Guimarães!
Florent Hanin marca
Florent Hanin marca o seu 1º golo na prova (8 jogos)
82´
GOLO Nacional!
Diogo Coelho marca
Diogo Coelho marca o seu 1º golo na prova (12 jogos)
90´
+2
GOLO Nacional!
Ibrahim Alhassan marca
Ibrahim Alhassan marca o seu 1º golo na prova (10 jogos)
Positivo
Crença do Nacional
Foi até ao fim. A equipa do Nacional não se impôs propriamente no jogo, mesmo perante dez, mas insistiu, insistiu e conseguiu quebrar a resistência vitoriana para arrancar um ponto.
Negativo
Vitória em decrescendo
De uma entrada avassaladora a um final sufocante na perspetiva vitoriana. É verdade que a equipa de Luís Castro estava reduzida a dez elementos, mas deixou fugir uma vantagem de dois golos e ainda arriscou sofrer um golo que traria males maiores.
Forma
V. Guimarães
2018/2019
37J
16V
7E
14D
48-35G
Nacional
2018/2019
37J
8V
8E
21D
42-81G
O Árbitro
A equipa liderada por Jorge Sousa esteve atarefada, com muitos cartões mostrados, mas sempre dentro do critério demonstrado pelo árbitro.

Fotografias(20)

Liga NOS: Vitória SC x Nacional
Liga NOS: Vitória SC x Nacional
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
VITÓRIA SC
EMPATE
NACIONAL

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
EAinda não foram registados comentários...

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga BETCLIC
Playmaker
Jogo importante na luta pela manutenção
Est. Amadora e Farense defrontam-se esta Segunda pelas 20h15m, em jogo a contar para a 31.ª Jornada da Liga Portugal Betclic, numa partida que coloca frente a frente o 15.º e o 10.º da ...