placardpt
Marítimo bateu Tondela nos Barreiros

Eficácia fez a diferença entre o alívio e o tormento

2019/04/28 17:35
E1

Alívio nos Barreiros! O Marítimo sofreu bastante ao longo do encontro, mas foi mais competente que o Tondela (2x0) e conquistou um triunfo bastante importante para as contas da permanência, colocando os beirões novamente nos lugares de despromoção.

Aproveitar as oportunidades

A pressão e importância do jogo notaram-se nos primeiros minutos, com as duas equipas a não correrem grandes riscos, apresentando sistemas táticos idênticos. Os insulares foram conseguindo chegar a zonas de finalização, mas o primeiro momento de verdadeiro perigo pertenceu a Tomané, num cabeceamento para excelente defesa de Charles.

Charles voltou a brilhar ©Rogério Ferreira / Kapta+

Nesta fase, o Tondela parecia estar mais confortável e dominador. Contudo a equipa de Pepa viria a sofrer um duro golpe aos 33 minutos, num lance que a defesa beirã é mal batida. Na sequência de um lançamento lateral, Jorge Fernandes consegue desviar ao primeiro poste. A bola sobra para Edgar Costa que, solto de marcação, consegue abrir o ativo.

Até ao intervalo, as duas equipas ainda conseguiram algumas aproximações interessantes às balizas, com destaque para um remate muito perigoso de Tomané - a melhor unidade do Tondela no primeiro tempo. Chegou o descanso e sem muita qualidade no seu jogo, o Marítimo ia levando a água ao seu moinho.

Pressão não teve resultados 

No reatamento do encontro, os visitantes apareceram ainda mais decididos, mas sem conseguirem criar grandes momentos junto da baliza de Charles. Já depois de Pepa lançar Pité e Sergio Peña, o peruano obrigou o guardião insular a uma apertada defesa, numa boa execução de um livre.

Este susto voltou a acordar os homens de Petit, que revelaram capacidade para sacudir a pressão, baixando o ritmo da partida. A velocidade de Getterson e Joel Tagueu voltou a ser solicitada, com o avançado camaronês a atirar ao poste num lance algo caricato. O Tondela reagiu rapidamente e Tomané voltou a ter tudo para empatar, falhando no duelo com Charles.

O jogo estava aberto e acabou por ser o Marítimo a dar o golpe decisivo. Numa jogada conduzida pelo seu pé esquerdo, Jorge Correa ultrapassou vários adversários em velocidade, batendo Cláudio Ramos num remate colocado. Explosão de alegria nos Barreiros e o objetivo permanência mais perto de ser atingido.

Um Marítimo que soube sofrer e teve consciência das suas limitações, estando agora com cinco pontos de vantagem sobre o rival deste domingo. Já o Tondela desperdiçou situações claras e cometeu erros defensivos fatais, estando por culpa própria de regresso aos lugares de despromoção. Faltam três jornadas e agora é sofrer até ao fim...

jogos históricos
U Domingo, 28 Abril 2019 - 15:00
Estádio do Marítimo
Hugo Miguel
2-0
Edgar Costa 33'
Jorge Correa 83'

ESTÁDIO

Estádio do Marítimo
Lotação10 565
Medidas105x68
Inauguração1957
Lances Capitais
33´
GOLO Marítimo!
Edgar Costa marca
Edgar Costa marca o seu 4º golo na prova (25 jogos)
83´
GOLO Marítimo!
Jorge Correa marca
Jorge Correa marca o seu 3º golo na prova (31 jogos)
90´
+4
GOLO INVALIDADO Marítimo
Fora de jogo assinalado a Joel Tagueu
Positivo
Consciência das limitações
Consciente das suas limitações, o Marítimo realizou um jogo sério e competente. Poucos riscos com bola, processos simples e um grande aproveitamento das oportunidades criadas. O Tondela joga um futebol muito mais atrativo, mas os três pontos ficaram nos Barreiros... 
Negativo
Erros fatais
Decidiram o jogo. A defesa do Tondela é mal batida no lance do 1x0, permitindo muito espaço a Edgar Costa. Já na reta final do encontro, nenhum jogador conseguiu parar o argentino Correa, que teve total liberdade para selar o triunfo dos insulares. A concentração defensiva continua a ser um grande problema dos homens de Pepa esta temporada.
Forma
Marítimo
2018/2019
37J
12V
4E
21D
29-50G
Tondela
2018/2019
38J
12V
9E
17D
50-55G
O Árbitro
Boa prestação. O jogo não teve grandes momentos de polémica, mas Hugo Miguel e a sua equipa decidiram sempre bem nos lances de maior dificuldade.
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
MARÍTIMO
EMPATE
CD TONDELA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
EAinda não foram registados comentários...

OUTRAS NOTÍCIAS

Voleibol
Último duelo contra o Colégio Efanor
Está tudo tratado no Campeonato Nacional. Ao quinto jogo, o FC Porto selou o tetracampeonato ao vencer o Colégio Efanor por 3-0, no Dragão Arena.