placardpt
    Raphinha deu os três pontos aos leões

    Um pequeno sopro num jogo sem ventos agitados

    Uma vitória suficiente num jogo cinzento, a antever o fim de semana chuvoso que se avizinha. O Sporting meteu pressão no Sporting de Braga e continua a realizar uma boa época caseira, depois de vencer o Santa Clara por 1x0.

    Um golo de Raphinha bastou para a equipa de Marcel Keizer somar os três pontos numa partida mal jogada de parte a parte. A formação açoriana mostrou qualidade no momento defensivo mas um completo deserto de ideias no processo ofensivo, enquanto o Sporting, numa noite mais apagada de Bruno Fernandes, foi vivendo das arrancadas de Raphinha, o único a abrilhantar uma noite triste.

    Provavelmente, os piores 45 minutos da Liga 2018/19

    Agora, o cansaço não serve de desculpa. Foi difícil arranjar adjetivos para contar aos nossos leitores como foi a primeira parte. Adjetivos positivos, claro. O melhor foi que ninguém se aleijou. Tirando isso, foram 45 minutos desperdiçados pelas duas equipas, que foram participando num concurso para ver quem falhava mais passes e quem tinha menos ideias na hora de atacar.

    Se durante algumas semanas Marcel Keizer lamentou o cansaço e falta de treinos com a equipa, agora o caso mudou e o técnico holandês voltou a apostar naquele que, na teoria, seria o onze mais forte. As individualidades estavam lá, mas a nível coletivo foi tudo muito pobre e o adversário também não ajudou. 

    Leõezinhos mereciam melhor espetáculo ©Carlos Alberto Costa

    João Henriques tinha dito que a sua equipa ia jogar sem pressão. É verdade que o fez, mas os primeiros minutos foram elucidativos de uma equipa que, em Alvalade, surgiu demasiado descomplexada. Passes fáceis acabavam fora de campo e deixavam o técnico do emblema açoriano fora de si, e com razão. Poucos podiam estar satisfeitos perante uma primeira parte tão pobre e sem motivos de interesse.

    Sim, Raphinha procurou algumas arrancadas, Acuña fez vários (demasiados) cruzamentos e Wendel rematou à baliza, mas foi só isto. Muito pouco para um Sporting que ainda tem, ou pelo menos deve ter, aspirações de atingir algo mais neste campeonato. Se assim era, essas intenções não foram percetíveis durante 45 minutos sem ideias e com uma dificuldade gritante com bola, com os defesas entregues a uma equipa estática e sem procurar imprimir velocidade na circulação e no jogo. Em suma, 45 minutos sem histórias para lhe contar. Esperamos que não nos leve a mal, mas foi apenas isto que se passou. Cabia às equipas procurar mais e talvez compensar os adeptos, alguns vindos dos Açores, pelo meio bilhete sem valor qualitativo, para nós compensarmos os nossos leitores pelo clique neste artigo.

    Uma pequena agitação antes de voltar ao mesmo

    A segunda parte melhorou. Tinha tudo para melhorar. O primeiro minuto foi uma espécie de sinal de esperança, mas apenas do lado sportinguista. Raphinha, que já tinha estado muito interventivo na primeira parte, apareceu em zona central e obrigou Marco a uma excelente defesa, a primeira complicada em toda a partida. Havia mais pressão da equipa de Marcel Keizer, que depois de uma primeira parte em que lhe foi dada a iniciativa de jogo parecia ter acordado, enquanto o Santa Clara foi mais do mesmo, com o bloco baixo e sem encontrar uma forma de ameaçar a baliza de Renan.

    Para além do deserto de ideias com bola, a equipa de João Henriques já tinha apresentado períodos de desconcentração na primeira parte e foi no aproveitar dessa desconcentração que o Sporting acabou por chegar ao golo. Acuña e Bruno Fernandes foram inteligentes no lançamento de linha lateral e o médio não teve dificuldades para assistir Raphinha, que só teve de encostar e deu alguma cor a uma partida tão cinzenta.

    Nem sempre houve intensidade ©Carlos Alberto Costa

    O problema é que depois do golo o jogo voltou a aproximar-se daquilo que tinha sido a primeira parte. Havia mais cansaço e quando as equipas partiam apareciam espaços para atacar, mas temos de voltar a tocar na questão das ideias. Tão poucas e tão pobres, uma vez mais. O Santa Clara não aproveitou alguns deslizes cometidos na saída de bola da equipa leonina, que, por sua vez, também não aproveitou para resolver a partida nas poucas ocasiões que criou. Bas Dost voltou a ser inofensivo, Bruno Fernandes, que até assistiu, esteve muito abaixo do habitual.

    Foi uma vitória com nota suficiente para uma equipa sportinguista que encontrou no Santa Clara um adversário demasiado tranquilo e que ofereceu muito pouco ao jogo no capítulo ofensivo, apesar da boa imagem dada, exceção feita às desconcentrações, no processo defensivo. Os adeptos das duas equipas não mereciam esta exibição antes do fim de semana, mas os do Sporting acabam por ir para casa um pouco mais satisfeitos.

    U Sexta, 15 Março 2019 - 20:30
    Estádio José Alvalade
    Manuel Oliveira
    1-0
    Raphinha 59'
    Estádio José Alvalade
    Lotação50 095
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 26
    A Chave
    Reação à desconcentração. Numa segunda parte em que o Sporting entrou mais forte, a reação de Acuña e Bruno Fernandes à falha de marcação dos defesas do Santa Clara abriu espaços para o golo e para a vitória leonina.
    O Árbitro
    Jogo tranquilo para a equipa de arbitragem, que fez uma boa gestão disciplinar do encontro.
    O Melhor
    As tentativas de Raphinha
    Foi, para o zerozero, o homem do jogo e a explicação é simples. Num jogo monótono e por vezes jogado a passo, o brasileiro foi dos que agitou. Nem sempre bem, mas foi o único com capacidade para agitar. Uma atitude premiada com o golo que resolveu a partida.
    O Pior
    Primeira parte
    Já explicamos como foi o primeiro tempo e ao ler esses parágrafos percebe o porquê de elegermos os 45 minutos do jogo como o pior que aconteceu em Alvalade. Sporting com bola, mas a fazer pouco com ela, Santa Clara inexistente no capítulo ofensivo.
    Forma
    Sporting
    2018/2019
    44J
    27V
    8E
    9D
    88-44G
    Santa Clara
    2018/2019
    29J
    10V
    6E
    13D
    37-38G

    Fotografias(20)

    Sporting x Santa Clara - Liga NOS 2018/19 - Campeonato Jornada 26
    Sporting x Santa Clara - Liga NOS 2018/19 - Campeonato Jornada 26
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    SANTA CLARA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Sporting
    2019-03-16 11h07m por mulscp
    Mais um mau jogo. Exageram muito no jogo pelos flancos por culpa de Dost, é péssimo, limitarmos o nosso jogo por causa de um jogador que só rende com esse estilo de jogo, para piorar ele nem tem rendido sequer. . . Ontem foram cerca de 24 cruzamentos e até nesse parâmetro falhamos muito, foi muito mau pois só o Acuña, dos jogadores que jogam nos flancos sabe cruzar.

    SCP
    2019-03-16 10h58m por andrerib
    Cada vez qe vejo Scp jogar até me cai uma lágrima, que equipa tão banal. . . Nem vou falar do jogo pois é bater no ceguinho por isso não vale a pena lol
    Nota final: no futebol de hoje em dia, os cantos são cada vez mais decisivos (veja se Porto a semana passada) e o SCP pode ter 50 cantos por jogo que nenhum causa perigo, nunca vi equipa profissional a trabalhar tao mal os cantos porra
    SO
    Raphinha
    2019-03-16 01h13m por sofintas
    Não vi o jogo (nem tenho visto), não sei como jogou, mas considero-o um jogador muito bom (gosto muito, desde a primeira vez que o vi no Vitória de Guimarães). Parece-me que jogaria melhor na esquerda. Não é bem aquele tipo de esquerdino para a direita.
    MIka2000
    2019-03-16 01h06m por JorgeSantoSLB
    Portanto andar a utilizar jogadores dos quais n se pagam e andar a contratar ainda mais, as paletes, sem depois os pagar, é sem problemas! Uma descida de divisaozinha n vos fazia mal nenhum. Mas depois o Benfica é que controla tudo, campeonato, portugal, europa, UEFA, FIFA, enfim! Temos o sistema todo e n me disseram nada. . .

    Sempre o mesmo discurso o vosso, discurso do coitadinho e pequenes
    Ilegal
    2019-03-16 00h26m por JorgeSantoSLB
    Jogar com um iogador do qual se deve MILHOES
    "Os piores 45 minutos da liga"
    2019-03-15 23h42m por batenarede
    Concordo que houve falta de ideias, muito por culpa de Dost que é menos um, mas dai a dizer que foi os piores 45 minutos da liga acho exagerado (só assim de cabeça me vem o Braga-Guimarães). O Sporting procurou construir muito pelos flancos e foi dai que surgiu o golo mais tarde. Ainda assim nao se perdoa 15 cantos sem nenhum resultar em remate ou os passes falhados do Wendel e do Doumbia, entregando o meio campo ao adversário. Em suma há muito para melhorar, mas o Santa Clara nem sequer se atreveu.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Sporting
    Perfil
    Miguel Menino vai-se estrear na equipa principal
    14 anos não são 14 dias. No Sporting desde 2010, Miguel Menino fez-se homem em Alcochete e prepara-se para ter a grande oportunidade da carreira (até ao momento): a ansiada ...