placardpt
Tottenham derrota Dortmund

Um, dois, três: a conta que Wembley fez

2019/02/13 22:15

Sem Harry Kane, serviu de furacão o sul-coreano Son Heung-Min, já um carrasco de longa data do Borussia Dortmund. Sem Dele Alli, houve a classe habitual de Christian Eriksen. Sem Ben Davies ou Danny Rose (por opção de Pochettino), houve Vertonghen a assistir e a marcar a partir da posição de lateral-esquerdo, na qual brilhou. E houve ainda Fernando Llorente a servir de suplente de luxo e a fechar o resultado em claros 3x0. Tudo isto em 45 minutos e o Tottenham já avista os quartos-de-final da Liga dos Campeões.

©Clive Rose / Getty Images

Admitimos desde já: até dá vontade de saltar desde já para o resumo do que se passou na segunda parte, já que a primeira não teve metade do espetáculo. Mas vamos lá: primeiros 45 minutos de dificuldades na criação por parte das duas equipas, com Jadon Sancho a tentar desequilibrar a favor dos alemães (que não tiveram Reus ou Paco Alcácer), com o Tottenham a resistir graças a uma defesa reforçada, a ter mais bola mas a não conseguir impôr-se lá na frente, com a melhor ocasião da primeira parte a pertencer a Zagadou, jovem defesa francês do Dortmund que obrigou Lloris a mostrar o que tão bem sabe fazer.

Assim é outra história

Agora sim, falamos então na segunda metade, aquela que deixou os adeptos londrinos a alternarem o olhar fixo no relvado com a euforia dos festejos. E nem foi preciso esperar muito para que o primeiro golo surgisse. Antes da descrição do lance, altura de um pequeno aparte: também devido às ausências de duas das principais figuras do Tottenham - falamos de Kane e Alli, claro -, o reencontro do Dortmund com Son Heung-Min ganhou maior destaque na imprensa germânica. Os alemães chamam-lhe «BVB-Schreck», o «bicho-papão do Dortmund», que tinha já oito golos frente aos auri-negros (por Tottenham, Leverkusen e Hamburgo)... e passaram a ser nove.

© Catherine Ivill / Getty Images

O lance, então, foi assim: Eriksen ganha uma bola no flanco esquerdo, Vertonghen acaba por encontrar espaço para o cruzamento e faz um arco perfeito na direção de Son, que salta no tempo certo e desvia com classe para bater Bürki e deixar o lateral Hakimi a pensar em tudo o que poderia ter feito para evitar aquele primeiro golo da eliminatória. Estavam abertas as hostilidades em Wembley, viria muito mais nestes 45 minutos de bonança londrina.

Durante muito tempo pensou-se que seria mesmo o tal «BVB-Schreck» o único carrasco dos auri-negros esta noite, mas o embalo deste segundo tempo em que o Tottenham conseguiu ser dominador como não conseguira na primeira metade foi aproveitado por mais dois homens: primeiro, aos 82', por Vertonghen, que já tinha brilhado na assistência e, depois de um cruzamento de Aurier, chegou a tempo de fazer o seu primeiro golo na Liga dos Campeões pelo Tottenham. Depois, já aos 86', com Llorente a responder a um canto de Eriksen e, logo depois de ter entrado em campo, a faturar também.

© Clive Rose / Getty Images

Nada está decidido, mas o Tottenham vai à Alemanha com uma vantagem muito confortável e com toda a esperança de estar entre as oito melhores equipas desta Liga dos Campeões graças a uma das grandes noites europeias do clube. E isto numa noite em que duas das grandes estrelas não estiveram em campo.

jogos históricos
U Quarta, 13 Fevereiro 2019 - 20:00
Wembley Stadium
Mateu Lahoz
3-0
Son Heung-min 47'
Jan Vertonghen 83'
Fernando Llorente 86'

ESTÁDIO

Wembley Stadium
Wembley Stadium
Inglaterra
Wembley, London
Lotação90 000
Medidas105x68
Inauguração2007
Positivo
Adaptado? Ninguém diria
Grande exibição de Jan Vertonghen, adaptado à posição de lateral-esquerdo. Brilhou no cruzamento para o golo de Son, marcou ele próprio mais tarde e pouco comprometeu a nível defensivo tendo Sancho pela frente.
Negativo
Alemães sem reação
Pedia-se ao Dortmund que, pelo menos, marcasse golos fora, mas a reação ao primeiro golo dos spurs foi quase nula. A equipa de Lucien Favre viu o Tottenham jogar na segunda metade e saiu a zero de Wembley. Há talento, há muito futuro, faltou presente.
Forma
Tottenham
2018/2019
40J
27V
3E
10D
82-42G
Borussia Dortmund
2018/2019
31J
21V
7E
3D
72-34G
O Árbitro
Sem efeito no resultado, mas com diversos erros no critério disciplinar, a deixar passar faltas claras e a deixar cartões por mostrar.
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
TOTTENHAM
EMPATE
BORUSSIA DORTMUND

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Muito bom
2019-02-14 16h08m por Boston_Celtics
Este ano é para ganhar a champions e tentar também o campeonato.
RN
Jogo
2019-02-14 13h56m por RN123
Que grande vitória do Tottenham!
Ainda por cima foi conseguida sem alguns jogadores fundamentais, como Harry Kane e Dele Alli.
O Son está fazendo uma época muito boa, sendo decisivo em muitos jogos!
Esperava muito mais do Borussia Dortmund!
Para os alemães levarem de vencida esta eliminatória, terão que fazer um grande jogo no Signal Iduna Park. . .
Tottenham
2019-02-14 12h16m por Maregooool
Praticamente decide a eliminatória nos últimos 10 minutos.
Dortmund tem oportunidade agora de se focar a 100% em quebrar a hegemonia do Bayern no campeonato
Son é o filho mais velho
2019-02-14 03h43m por MrOneMoreLopes
Nesta casa o Pai é o Kane e a mãe o Delli Ali. . . E quando não estão. . . Está sempre este filho mais velho.

Que minutos finais pra o Tottenham. . . . Fico Feliz por eles. .

Parecem amigos do bairro que jogam por prazer
tottenham
2019-02-14 00h16m por brahimi
são uma grande equipa sem dúvida! e jogaram sem o kane e o dele ali! e imaginem que nem se reforçaram! esta equipa com mais 2 ou 3 reforços de peso são um sério candidato a ganhar a PL para o ano !
Tottenham
2019-02-13 23h24m por senhor-doctor
São um verdadeiro clube de futebol, com uma equipa que sabe jogar. Fornecem jogadores a seleção, têm um projecto interessante e não são o clube de resolver problemas com cheques.

Estao a construir algo, e ano após ano vemos um clube melhor. Se gastarem no próximo verão poderão mesmo ter títulos como objectivo em vez de sonho. COYS
Bitw
2019-02-13 22h41m por iSMURF4
O Son é bom sim senhor, mas o Hazard quando está no seu dia parte qualquer um. . .

Falta-lhe consistência mas é só isso xD
mafraFCP
2019-02-13 22h36m por MCP5
Sim, hazard noutro patamar sem duvida é muito imprevisivel

O son é do genero de jogador que apesar de nao ter aquela classe de outro mundo, tem a mais do que necessária para ser decisivo, e depois é um jogador que se entrega muito ao jogo
Mas como de costume sao jogadores muito bons, mas so sao reconhecidos pela maioria do público quando vao para um daqueles clubes espanhois, que têm sobrevalorizam os jogadores como ninguém. . . Mas pronto é o costume
SO
Fixe
2019-02-13 22h28m por sofintas
Nada contra o Dortmund, mas gosto do futebol do Tottenham (e de alguns jogadores individualmente - inclusive do suplente Llorente).

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga dos Campeões
Ancelotti, em conferência de imprensa
O Real Madrid conseguiu salvar um empate (2-2) de uma visita a Munique em que até esteve a vencer, mas que permitiu uma reviravolta. Carlo Ancelotti, treinador dos espanhóis, fez a ...