placardpt
Tondela vence Marítimo na 14.ª jornada da Liga NOS

Arango teve cabeça para escolher a prenda perfeita para os tondelenses

O Tondela colocou um ponto final numa série de quatro derrotas e logo da melhor forma. O conjunto orientado por Pepa recebeu e venceu o Marítimo (2x1), este sábado, no Estádio João Cardoso, em encontro da 14.ª jornada da Liga NOS, e pode agora respirar um pouco melhor fora da linha de água. Já o Marítimo caiu para a zona de despromoção e prolonga um jejum de vitórias que vem desde... setembro.

Charles a mostrar serviço

O guarda-redes brasileiro foi uma das surpresas no onze escolhido por Petit para tentar que o Marítimo saísse do ciclo negativo que se prolonga desde setembro. E a aposta não podia ser mais do que acertada.

Petit
Liga NOS 2018/19

4 Jogos
0 Vitórias
1 Empates
3 Derrotas

2 Golos
5 Golos sofridos

ver mais »
Charles esteve irrepreensível na baliza dos insulares no primeiro tempo e só o golo de Tomané, na recarga de um primeiro remate que possibilitou uma das grandes defesas do Campeonato, é que estragou o início de tarde do camisola 94 no João Cardoso.

Xavier (19’) e Juan Delgado (21’) tiveram oportunidades de ouro para colocar o Tondela em vantagem, mas esbarraram no inspirado Charles e isso deu margem para o Marítimo chegar primeiro à vantagem num dos poucos lances que teve junto à baliza contrária.

O conjunto de Petit aproveitou uma distração da linha defensiva tondelense, nomeadamente de Joãozinho, que colocou Rodrigo Pinho em jogo numa posição privilegiada para atirar para o fundo das redes, aos 27 minutos.

A resposta surgiu dois minutos depois, por intermédio de Tomané, e a reviravolta esteve mesmo muito perto de acontecer aos 33 minutos. Valeu o corte sensacional de Bebeto em cima da linha de golo.

Depois da barra, a glória de Arango

Em posição delicada na tabela, o Tondela não se pode dar ao luxo de desperdiçar tantas ocasiões de golo como no primeiro tempo. A verdade é que desperdiçou e tardou a ‘matar’ o encontro em vários momentos em que esteve por cima do Marítimo.

Lucas Áfrico teve de sair bem cedo devido a um choque aparatoso com um jogador do Tondela ©Rogério Ferreira / Kapta+
Os insulares regressaram dos balneários com uma nova postura e isso ficou ainda mais claro quando Petit decidiu juntar Joel Tagueu a Rodrigo Pinho na frente de ataque maritimista.

Houve dois lances em que o Marítimo teve na mão o 1x2 e só não o conseguiu por culpa de um Cláudio Ramos que se mostrou gigante entre os postes – duas belas intervenções (48’ e 60’).

Ainda assim, a melhor oportunidade da segunda parte pertenceu ao Tondela, através de Chicho Arango, que viu a barra negar-lhe um golo que parecia feito. Não marcou aí, festejou quando o cronómetro apontava os 88 minutos.

O avançado colombiano aproveitou um canto de Xavier, desviado por Tomané, para consumar a reviravolta para gáudio dos cerca de 1300 adeptos tondelenses presentes no João Cardoso.

Com este triunfo, o Tondela sai da zona de despromoção, com 12 pontos, enquanto o Marítimo cai para o 16.º posto, com 12.

jogos históricos
U Sábado, 22 Dezembro 2018 - 15:30
Estádio João Cardoso
Carlos Xistra
2-1
Tomané 30'
Cristián Arango 88'
Rodrigo Pinho 27'

ESTÁDIO

Estádio João Cardoso
Lotação5 000
Medidas105x68
Inauguração2008
Lances Capitais
27´
GOLO Marítimo!
Rodrigo Pinho marca
Rodrigo Pinho marca o seu 2º golo na prova (13 jogos)
30´
GOLO Tondela!
Tomané marca
Tomané marca o seu 4º golo na prova (12 jogos)
88´
GOLO Tondela!
Cristián Arango marca
Cristián Arango marca o seu 1º golo na prova (11 jogos)
Positivo
Crença tondelense
O Tondela ainda esteve em desvantagem, mas soube reagir a mais um momento de adversidade. Os homens de Pepa chegaram ao empate pouco depois do golo de Rodrigo Pinho e consumaram a reviravolta perto do final do encontro.
Negativo
Lesão de Lucas Áfrico
As imagens são impressionantes. Lucas Áfrico foi atingido, de forma involuntária, com uma joelhada, aos 7 minutos, tendo perdido mesmo os sentidos durante breves instantes. O central brasileiro acabou por ser substituído, com o momento a marcar de forma negativa este encontro no João Cardoso.
Forma
Tondela
2018/2019
20J
6V
5E
9D
31-27G
Marítimo
2018/2019
19J
4V
3E
12D
14-27G
O Árbitro
Algumas imprecisões, mas, no cômputo geral, nota positiva para o trabalho de Carlos Xistra, em Tondela.

Fotografias(15)

Liga NOS: Tondela x Maritimo
Liga NOS: Tondela x Maritimo
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
CD TONDELA
EMPATE
MARÍTIMO

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
arango
2018-12-23 12h31m por voltou_apito_dourado
é o jogador perfeito para 3ª opção no benfica num 4x3x3
CS Maritimo
2018-12-23 10h17m por VerdeRubro
Vida difícil para o CS Marítimo, e continua nas próximas jornadas com a visita a Braga, recepção do Portimonense e mais duas saídas, ao Bessa e aos Açores.

Existem erros que se pagam caros e tenho a sensação que os adeptos maritimistas vão pagar bem caro o ego do presidente do nosso clube.
RA
Maritimo
2018-12-22 18h49m por razga
Não acho que o Petit seja treinador para o Maritimo, mas também tem um planel limitado, tem de fazer algumas aquisições neste mercado.
RN
Marítimo
2018-12-22 18h40m por RN123
Estão muito mal. . .
Se Petit não correr bem, aconselho que contratem de volta o Daniel Ramos.

OUTRAS NOTÍCIAS

É Viral
Vasco Sousa, avançado do FC Porto, marcou o primeiro golo do jogo - diante do Casa Pia - em grande estilo, com um pontapé de bicicleta de grande qualidade.